Faca Seu Melhor No Ministerio 2021, Semana de 29 de março a 4 de abril, Discurso, Lição 8, Tarefa preparada.

Faca Seu Melhor No Ministerio, 29 de março, 4 de abril de 2021, Discurso, Lição 8, Tarefa preparada.



Fala (5 min.): W15 5/15 15 pars. 5, 6. Título: Qual é a diferença entre orgulho bom e mau? (lec. 8).

O orgulho é necessário para todas as pessoas e é bom que de vez em quando o sintamos de uma forma especial. Porque? Se procurarmos a definição de "orgulho" no dicionário ou online, podemos encontrar dois significados, um deles define-o como: "Sentir-se satisfeito por algo que é próprio ou próximo de alguém que se considera digno". Nos sentimos muito bem com o trabalho que fizemos, tem sido um bom trabalho e agora estamos orgulhosos. Há tantos anos que vemos o fruto do nosso trabalho e estamos felizes e orgulhosos, pelo que conquistamos, pelo que temos ou pelo que aqueles que nos estão próximos alcançaram.


Não é um sentimento ruim, pelo contrário, é muito bom na medida certa, nos dá a energia, o ímpeto e a confiança de que precisamos para dar o próximo passo. Porque sempre há um próximo passo. Como humanos imperfeitos que somos, por mais orgulhosos que tenhamos de algo que fizemos, é impossível que tenha sido perfeito, porque tal coisa não existe na Terra, e é por isso que, esse orgulho que temos naquele momento nós temos que canalizá-lo para continuar melhorando naquilo de que nos orgulhamos.

A Bíblia tem orgulho de encorajar irmãos que alcançaram seus objetivos ou que superaram situações pessoais das quais são motivos para se orgulhar. Vamos ler 2 Tessalonicenses 1: 4: "Portanto, nós mesmos falamos com orgulho de vocês nas congregações de Deus, por causa da perseverança e da fé que demonstram em meio a todas as perseguições e adversidades que estão passando."

Nós notamos? Eles têm orgulho de todo o trabalho que realizam todos os dias. No entanto, essa perseverança e fé devem continuar a ser mantidas, porque as provações e perseguições não terminam quando você ouve essas palavras de orgulho. O dia a dia vai passando, e o nosso trabalho também, não dá tempo para sossegar.

Vamos dar um exemplo muito simples. Um filho decide ser pioneiro auxiliar, estamos muito orgulhosos por ele ter tomado essa decisão e por todo o trabalho e esforço que dedicou. Mas isso acaba aqui? Você já fez tudo, já sabe tudo, você já é um professor perfeito, já atingiu o máximo que pode dar? Não é verdade que se você trabalhar um pouco mais, se esforçar um pouco mais, fazer mais ajustes ... você poderia se tornar um pioneiro regular ou pioneiro? Se isso acontecer, voltaremos a nos orgulhar e mostraremos a você. Mas isso acaba aqui? Nosso filho pode canalizar esse orgulho para ganhar força e motivação suficientes para talvez se tornar ... um pioneiro especial? Servir em um local de necessidade? Participar de alguma área de trabalho, como a construção de salas de aula?

Se você fizer isso, é um bom exemplo de que o orgulho ajuda muito a canalizar suas forças, energias e sentimentos para melhorar a cada dia e dar mais e melhor de si mesmo. Qual é a dupla vantagem do orgulho? Quando se define a nosso respeito com o segundo sentido que podemos encontrar desta palavra, que diz: "Excesso de estima para consigo mesmo e para com os próprios méritos pelos quais a pessoa se considera superior aos outros".

Notamos dois aspectos importantes dessa definição, o primeiro: "excesso" e o segundo "a pessoa se acredita superior aos outros". Vamos agora ler Salmos 141: 5, aí lemos: “Se alguém me batesse, seria um gesto de amor leal; se ele me repreendesse, seria como óleo na minha cabeça, que minha cabeça nunca rejeitaria ”.

Seguindo o exemplo que definimos. Nosso filho, um pioneiro auxiliar, está muito feliz com o que está fazendo e sabe que está fazendo um trabalho muito bom. Agora um pioneiro regular, ele o elogia pelo excelente trabalho que está fazendo, está muito orgulhoso de ver o que nosso filho está fazendo e quer dar a ele um conjunto de diretrizes para continuar melhorando e avançando e se sentindo ainda mais orgulhoso. Mas agora nosso filho se sente mal e ignora esses conselhos porque acredita que já sabe disso, que já faz isso e que até melhor do que o pioneiro regular. É verdade? Como você canaliza o orgulho de si mesmo pelo que está fazendo?

Neste caso, o orgulho que o nosso filho tem no coração o define como este segundo sentido onde se acredita ser superior aos outros, que ... não lhe disseram que está a trabalhar mal, mas como poderia melhorar e fazer ainda melhor . Esse orgulho não o está canalizando para melhorar a cada dia e se esforçar mais, mas para se acreditar perfeito, e o que falamos sobre isso? A perfeição não existe neste sistema. E o que a Bíblia diz sobre isso? Ezequiel 33:28: "Transformarei esta terra em um deserto completamente desolado e destruirei sua arrogância e orgulho."

O orgulho dos irmãos é como uma espada de dois gumes, onde podemos canalizá-lo para louvar e honrar o nome de Deus, ou onde é canalizado como orgulho como Satanás deseja ver cristãos arrogantes e arrogantes. Certamente usaremos nosso orgulho da maneira certa, em primeiro lugar, para louvar e honrar a Jeová.

Comentários