Estudo de Livro de Congregação, Semana de 29 de março a 4 de abril de 2021, Capítulo 7, Parágrafos de 1 a 7, Vídeo, Análise e Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, 29 de março, 4 de abril de 2021, Capítulo 7, Parágrafos. 1-7, vídeo, análise e respostas.


Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 7 par. 1-7 e vídeo.


ANÁLISE DO VÍDEO E RESPOSTAS AOS PARÁGRAFOS




Israel estava sob pressão de nações aparentadas com eles que não serviam a Jeová, e também estavam cercados por nações ricas e poderosas. Quando os israelitas confiaram em Jeová, ele os protegeu de seus inimigos, mas muitas vezes eles se deixaram corromper pelas nações vizinhas.

Como Jeová reagiu? O capítulo 7 é chamado: “As nações terão de saber que eu sou Jeová.” Essa expressão aparece muitas vezes nas profecias de Ezequiel. O texto temático deste capítulo traz uma ideia semelhante.

Em Ezequiel 25:17, podemos aprender muito estudando o relacionamento dos israelitas com os povos vizinhos, incluindo muitos daqueles que estavam em desacordo, e também vendo a reação de Jeová. 

Ao analisarmos este capítulo do vídeo, fomos encorajados a buscar as respostas para estas perguntas: Por que não é surpreendente que nossos familiares se oponham à nossa adoração? Do que podemos ter certeza, embora sejamos perseguidos por governos muito poderosos? lição que podemos aprender dos habitantes de Tiro? E como mostramos que sabemos quem é Jeová?

Ao estudarmos este capítulo, podemos nos perguntar: Como posso usar as idéias principais para ajudar um aluno a se preparar para a oposição? É muito importante que permaneçamos leais a Jeová. Só assim podemos dar a ele a adoração pura que Jeová merece. 

As nações "terão que saber que eu sou Jeová"

EZEKIEL 25:17

IDEIA PRINCIPAL: O que aprendemos da relação de Israel com nações que desprezavam o nome de Jeová

1,2 a) Em que sentido Israel tinha sido como uma ovelha cercada por lobos? (Veja o desenho no início).

A nação de Israel foi durante séculos cercada por inimigos em todas as frentes. E não apenas por um inimigo, mas por vários em muitas frentes e alguns muito poderosos e que odiavam esta nação. Ao leste, eles tinham os amonitas, moabitas e edomitas. A oeste, os filisteus são velhos inimigos. Ao norte, um grande império comercial com Tiro como sua cidade-carro-chefe. E ao sul, o Egito com um rei que se considerava um deus. Como podemos ver na imagem, como ovelhas no meio de lobos.

1,2 b) O que os israelitas e seus reis deixaram acontecer no país?

Os israelitas e seus reis não pararam de ser corrompidos por outras nações e de não confiar ou ter coragem ou coragem de confiar em Jeová e em sua palavra, embora tenham visto inúmeras vezes que, quando os israelitas confiavam em Jeová, ele sempre os protegia de seus inimigos. Mesmo com aqueles, eles continuaram sendo corrompidos no sentido espiritual.

Um exemplo foi com o rei Acabe e sua esposa, a filha do rei de Sidom, Jezabel, que fez tudo o que podia para corromper a adoração pura por meio da adoração de falsos deuses, por meio da adoração a Baal em Israel. Jezabel influenciou seu marido a tornar possível a contaminação da adoração pura como nunca antes.

3.4 a) Em quem Ezequiel está se concentrando agora?

Agora Ezequiel enfoca as nações que estavam ao redor da Terra Prometida e a corrupção e o mal que existiam nelas. Visto que nenhuma nação que desprezou o nome de Jeová ou perseguiu seu povo, nenhuma escaparia impune. Essas nações se regozijariam com a destruição de Judá e tornariam a vida dos sobreviventes miserável, mas haveria consequências para todos.

O exército babilônico destruiria Jerusalém em 609, após tê-la sitiado por quase dez anos. Neste ano, as paredes foram derrubadas e aqueles que se revelaram a Nabucodonosor foram destruídos. Tudo foi realizado em detalhes, como disse Ezequiel. Um momento que os inimigos de Judá teriam desfrutado muito, mas agora começariam suas consequências.

3,4 b) A que perguntas iremos responder?

Responderemos a estas perguntas: Que lições práticas podemos tirar da relação de Israel com essas nações? "," E por que o que Ezequiel profetizou sobre elas nos enche de esperança? "

Parentes que trataram Israel com "enorme desprezo"

5,6 Que relação existia entre os amonitas e os israelitas?

Os amonitas eram descendentes de Ló, sobrinho de Abraão. Portanto, vemos uma relação bastante direta, tanto que eles possivelmente entenderam a língua por serem tão relacionados. Jeová, por isso mesmo, como povos aparentados, disse-lhes para não guerrearem contra Amon. O que os amonitas não fizeram o mesmo e houve várias tentativas de opressão e até atacaram Israel com Saul como rei e também com Josafá.

A relação dos israelitas com os amonitas era tal que até mesmo Jeová, conforme lemos em Deuteronômio 2:19, diz aos israelitas para não atacar ou provocar os amonitas, visto que sua terra é sua propriedade, por isso ele a deu a eles Deus. Os amonitas não viram da mesma forma e atacaram Israel e sua terra prometida em várias ocasiões.

7 Como os moabitas tratavam seus “primos”, os descendentes de Israel?

Os moabitas bloquearam seu caminho quando os israelitas fugiam do Egito a caminho da terra prometida. Além disso, o rei dos moabitas, Balaque na época, contratou Balaão para amaldiçoar os israelitas e eles caíram na imoralidade sexual e na idolatria, pois sabiam que isso prejudicaria a Jeová e todo o povo. Como vimos em Ezequiel 25: 6. Os moabitas, primos dos israelitas, também tinham enorme desprezo por eles.

Jeová, como fez com os amonitas, também deu aos moabitas sua porção de terra como propriedade, conforme lemos em Deuteronômio 2: 9 e disse aos israelitas o mesmo para não atacar ou provocar, visto que não era sua responsabilidade. Os moabitas se esqueceram da bondade de Jeová e não retribuíram o gesto de bondade, mas atacaram os israelitas.

Comentários