Estudo de Livro de Congregação, Semana de 22-28 de março de 2021, Capítulo 6, Parágrafos, 14-19, Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, 22-28 de março de 2021, Capítulo 6, Parágrafos. 14-19, Respostas.

 



Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 6 paras. 14-19.

"Olha, está chegando!"

14 (a) Como Ezequiel mostrou sua confiança na rigorosa pontualidade de Jeová?

Ezequiel não sabia a data exata e pode não ter deduzido quando seria o ano exato da destruição de Jerusalém, mas isso não importava porque ele estava convencido do que Jeová lhe havia dito e o fez fazer, e ele sabia que seria veio na data que Ele havia determinado e isso foi demonstrado advertindo Jerusalém vez após vez que seu fim estava próximo.


COMENTÁRIOS ADICIONAIS

As palavras que Ezequiel usou para se referir e corroborar vez após vez que a destruição viria e seria pontual de acordo com a vontade de Jeová são as expressões que lemos em Ezequiel 7: 3, e de 5 a 10. “Agora é o fim veio para você ”“ Olha! Já vem". Ezequiel, estava constantemente alertando que a destruição, que a sentença de Jeová ocorreria às portas da cidade.

Embora ele provavelmente não soubesse o ano exato do fim de Jerusalém, durante os anos que antecederam a destruição da cidade, Ezequiel advertiu os judeus repetidas vezes que a execução da sentença de Jeová estava próxima. Por fazer isso, ele demonstrou plena confiança de que Jeová cumpriria o que ele havia dito. 

b) O que aconteceria antes da destruição de Jerusalém?

Ezequiel estava convencido do cumprimento da palavra de Deus. Além disso, como diz Isaías 46:10, Jeová prediz o fim desde o princípio, muito antes de acontecerem as coisas que ele ordena, porque sua decisão sempre permanece. Como diz esse texto, Ezequiel junto com a profecia da destruição de Jerusalém diz que antes que muitas coisas acontecessem, viria um desastre após o outro que levaria a cidade aos poucos ao seu colapso social, o da religião e o dos governos. .

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Nos anos que antecederam o julgamento de Jeová sobre a destruição de Jerusalém, ocorreria uma série de desastres. Ezequiel diz em seu livro que a violência que se formaria acabaria com tudo, seus habitantes, suas riquezas e seu prestígio. Haverá angústia e não haverá paz, desastres e notícias perturbadoras, um após o outro. Os habitantes buscarão orientação porque não saberão o que fazer a respeito dessas coisas, mas não a encontrarão porque a lei dos sacerdotes e dos anciãos deixará de existir conforme se lê em Ezequiel 7:26.

O profeta Ezequiel também previu o que aconteceria, ele mencionou em Ezequiel 7: 25-27 que um desastre após o outro cairia sobre Jerusalém, levando ao colapso da sociedade, religião e governos.

15 Que partes da profecia de Ezequiel começaram a se cumprir a partir de 609 aC?

No ano 609 estava começando o ataque predito por Ezequiel de acordo com o que Jeová lhe havia dito. Um toque de trombeta foi ouvido alertando os habitantes para se prepararem e virem lutar e defender a cidade. Mas, assim como Ezequiel disse, é verdade que ninguém foi para a batalha. Sua arrogância e ego os levaram a pensar que Jeová já os ajudaria como aconteceu em outras situações e que a cidade é indestrutível e ninguém ousaria atacá-la.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A queda de Jerusalém começou a ser cumprida desde o início do ataque a Jerusalém. Naquele momento Ezequiel tocou uma trombeta chamando o povo para defender a cidade, mas outra parte da profecia se cumpriu onde se dizia: “Ninguém iria para a batalha” (Ezequiel 7:14).

Talvez seja impressionante como uma nação inteira não lutou para se defender dos invasores. Mas se começarmos a pensar que não faz muito tempo Jeová já os havia resgatado antes, quando os assírios ameaçaram tomar a cidade de Jerusalém e um anjo varreu a maior parte do exército, nesse caso parece um pouco mais lógico entender a ação de Jerusalém.

Muitos habitantes de Jerusalém devem ter pensado que Jeová os resgataria novamente, como fez com os assírios, por exemplo. Mas desta vez foi diferente, e Ezequiel disse isso há muito tempo antes, por muitos dias, os anjos de Deus não iriam ajudá-lo desta vez. O fim de Jerusalém estava muito próximo.

Primeiro foi cumprido que ninguém veio lutar ou defender a cidade e quando viram o exército babilônico preparado para iniciar o cerco já era tarde e o que Ezequiel também diz se cumpriu, a cidade já parecia um caldeirão pegando fogo e seu habitantes estavam dentro da panela. Isso aconteceu em pouco tempo, quando a cidade foi cercada e um cerco sufocante de dezoito meses começou até que Jerusalém foi destruída.

Notemos que Jerusalém já parecia uma panela apenas por ser cercada e agora o cerco da Babilônia começaria até a destruição final. Um cerco sufocante e um longo tempo de dor para todos os habitantes que estavam dentro da panela e que muitos, a maioria, acabariam perdendo a vida como vimos com os grupos de mechas de cabelo de Ezequiel.

ILUSTRAÇÃO CORRESPONDENTE

Podemos ver na ilustração como a cidade de Jerusalém era antes situada e sem a salvação de Jeová. Eles literalmente pareciam uma panela colocada no fogo e seus habitantes eram como pedaços de carne. Eles se recusaram a defender a cidade, esperando que Jeová os salvasse apesar de seu mau comportamento, mas agora seu fim era iminente.

"Armazenem para vocês tesouros no céu"

16 Como podemos mostrar que confiamos na extraordinária pontualidade de Jeová?

Como Ezequiel, não sabemos a data exata e não sabemos quando chegará a data que Jeová fixou, mas sabemos que será pontual. Como diz 2 Pedro 3: 9,10, Jeová não é tarde demais para cumprir sua promessa, mas é paciente porque deseja que o maior número de pessoas sejam salvas, caso tenham fé em Jeová. Temos fé na sua promessa, sabemos que ela se cumprirá e a demonstramos como Ezequiel, anunciando constantemente que está próximo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Como Ezequiel, também não sabemos a data exata da destruição da religião falsa. No entanto, como Ezequiel, continuamos fazendo o que Jeová nos pede, ou seja, alertamos as pessoas continuamente: "Agora é chegado o fim para vocês."

E talvez alguns pensem; "Bem, uma vez que dermos esta mensagem é mais do que suficiente." Na realidade não basta com apenas um tempo, é necessário que continuemos repetindo essa mensagem. A razão é a mesma que Ezequiel ficava repetindo, a maioria das pessoas que ouviram a mensagem da queda de Jerusalém não acreditaram. Porém, quanto mais repetimos isso, mais provável é que pessoas de bom coração encontrem o caminho que conduz à vida.

Podemos pensar que a maioria das pessoas não nos escuta no ministério, mas sempre há pessoas que vão, mesmo que sejam poucas, e devemos continuar procurando os merecedores até a data final. O mesmo aconteceu com Ezequiel, a maioria das pessoas não deu ouvidos à mensagem da queda de Jerusalém, por isso não parava de transmiti-la ou ficava desanimada. Ele confiou em Jeová e na oportunidade de sua promessa, assim como nós devemos.

Enquanto houver tempo até o fim dos últimos dias, devemos continuar a transmitir esta mensagem profética como Ezequiel fez. Desta forma, demonstramos plena confiança / fé no cumprimento da promessa que Deus nos fez e ajudaremos as pessoas que permanecerem de bom coração a se salvarem da grande tribulação como a irmã da fotografia tenta.

Agora, mais do que nunca, devemos nos dedicar a transmitir com a mesma urgência com que Ezequiel transmitiu a mensagem da vinda do Reino. Ezequiel, em um livro tão curto, usou as expressões "vir" e "chegar" em muitas ocasiões, porque estava pronto. Como já é o fim dos últimos dias. E quando chegar, orientação será buscada e não encontrada, porque nossa mensagem já terá mudado. Vamos aproveitar o tempo que nos resta e confiar na obra de Deus.

ILUSTRAÇÃO CORRESPONDENTE




Podemos ver na ilustração correspondente a este parágrafo como uma de nossas irmãs talvez esteja pregando em um posto de transporte. Algumas pessoas estão ocupadas com suas atividades diárias, mas outras se sentem atraídas pela mensagem de Jeová, incluindo uma garotinha. Enquanto houver pessoas interessadas, mesmo que poucas, continuaremos procurando por elas.

17 O que veremos durante a iminente grande tribulação?

Na iminente grande tribulação, veremos como essas pessoas que confiaram em suas falsas organizações religiosas não irão para a batalha, mas pedirão ajuda e não haverá resposta. O medo tomará conta deles e eles irão jogar fora todos os seus bens materiais e dinheiro porque perceberam que nada disso será capaz de salvá-los, eles eram inúteis.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Uma das coisas que veremos é que os membros das organizações religiosas que serão atacadas não irão para a batalha, antes dirão: "Senhor, Senhor", pedindo ajuda. E, vendo que não há resposta, suas "mãos perderão a força" e "um tremor" tomará conta deles.

Também é mencionado em Ezequiel 7:19: “Eles jogarão a sua prata nas ruas”. Esta declaração mostra claramente o que acontecerá durante a grande tribulação. Nesse ponto, as pessoas perceberão que o dinheiro não pode salvá-las de uma calamidade iminente.

As organizações religiosas serão atacadas e não poderão fazer nada para se defender. Eles sentirão nojo de seus bens por não serem capazes de resgatá-los da destruição. Todo o orgulho e beleza de seus ornamentos são inúteis, conforme lemos em Ezequiel 7:20, nenhum de seus ídolos nojentos os salvará.

ILUSTRAÇÃO CORRESPONDENTE


Podemos ver nesta ilustração o que são certamente utensílios de prata. As pessoas no Apocalipse descobrirão que o que lutaram por tantos anos não vale nada quando se trata da vingança de Jeová. Eles gostariam de poder comprar a salvação de Jeová, mas o preço que Ele pede por suas riquezas não pode compensar.

18 Que lição sobre o estabelecimento de prioridades tiramos da profecia de Ezequiel?

Os habitantes de Jerusalém só mudaram à medida que o fim se aproximava, não durante todos os anos anteriores e apesar de todas as advertências de Ezequiel. Eles só mudaram quando viram desastre após desastre se abatendo sobre eles, todas as calamidades e como sua riqueza não poderia protegê-los. A Bíblia nos adverte de tudo que está por vir, por isso nossa ordem de prioridades na vida é clara e é muito diferente do resto dos habitantes deste sistema.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Que não devemos ser iguais aos habitantes de Jerusalém. Eles só mudaram suas prioridades quando perceberam que o fim de sua cidade e de sua vida estava bem debaixo de seus narizes. Até então, eles se livraram de seus pertences e começaram a buscar "a visão de um profeta". Nós, ao contrário, nossa fé nas promessas de Deus nos leva a definir corretamente nossas prioridades na vida.

Hoje estamos dando muitas instruções e mensagens por meio de nossa pregação da Bíblia. E mesmo que eles não nos escutem, chegará um momento em que a orientação que transmitimos por meio da Bíblia será buscada e ela não será mais encontrada porque será tarde demais. Como cristãos, nossas prioridades na vida são claras e não podemos nos perder no fluxo deste sistema, porque podemos estar atrasados.

É por causa do que foi comentado que devemos ter em mente o que é dito em Mateus 6: 19-21. Acumule tesouros no céu, porque quando vier a grande tribulação, nenhuma riqueza material o salvará daqueles que cairão sobre você. Serão nossas riquezas espirituais que nos conduzirão ao caminho da salvação.

19  Que efeito as declarações proféticas de Ezequiel têm sobre nós hoje?

Este capítulo nos lembra que resta pouco tempo, pouco tempo resta para fortalecer nossa fé, consagrar nossa adoração pura, ajudar pessoas de coração sincero a abri-la para a mensagem de Jeová e que também elas podem ser salvas. O trabalho de fazer discípulos é prioritário e urgente, e mesmo que não nos escutem, devemos continuar a perseverar como Ezequiel para que ninguém possa dizer que não dissemos: "Agora é chegado o fim para ti . "

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Eles nos lembram que resta pouco tempo para ajudar outras pessoas a se tornarem servos de Deus. E assim vemos a obra de fazer discípulos como uma tarefa urgente. Mas, acima de tudo, nos torna decididos a manter intacta nossa confiança em Jeová e a dar prioridade à adoração pura em nossa vida. 

E embora haja pessoas de bom coração que começam a adorar nosso Pai, Jeová, também há muitas outras que não dão esse passo. Mas, independentemente da reação das pessoas, continuamos a dar-lhes a mesma mensagem de aviso que Ezequiel deu às pessoas de sua época: "Agora é chegado o fim para vocês."

Adoração pura e você

Que eventos futuros importantes vêm à mente ao estudarmos as promessas proféticas de Ezequiel?

Um deles é quando Jeová ataca todas as religiões falsas da terra usando as autoridades políticas, ou quando a “grande tribulação” culmina na guerra do Armagedom, que será uma calamidade sem precedentes. E também quando o ataque da espada de Jeová vier contra todos os adoradores de religiões falsas.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Assim como Jerusalém foi poluída, assim está nosso mundo hoje e espera o mesmo ou pior do que Jerusalém. Jeová atacará religiões falsas usando as mesmas autoridades políticas. Uma grande tribulação como nunca visto e nunca visto novamente, onde todos os habitantes serão destruídos e não encontrarão proteção em lugar nenhum, exceto a grande multidão que depositou fé nas promessas de Deus.

Que efeito tem a maneira como Ezequiel transmitiu as advertências de Jeová sobre o seu conceito de pregação?

Devo ver a pregação como uma obra urgente. E agora é a hora em que temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar as pessoas a servir a Jeová. Porque? Porque sobra pouco tempo para fazer "discípulos de pessoas de todas as nações".

COMENTÁRIO ADICIONAL

Nossa pregação é prioritária e urgente, agora mais do que nunca, o fim está muito próximo, e embora não nos escutem como Ezequiel, devemos continuar procurando os merecedores. Porque quando chegar o momento de Jeová, ficaremos mudos como Ezequiel, embora as pessoas busquem orientação. Nossa mensagem, é possível que mude para uma frase em vez de uma boa notícia, que devemos dar agora e levar até o último canto do planeta.

Por que as profecias que estudamos neste capítulo o incentivam a repensar suas prioridades? Que mudanças você já fez?

Porque não quero ser como os habitantes de Jerusalém que, até que viram sua cidade destruída e sua vida em perigo, começaram a consultar o profeta de Jeová e a fazer mudanças em sua vida. Esse modo de agir revela muita hipocrisia, algo que Jeová odeia muito. 

Não deixe que o entretenimento, o trabalho ou o estilo de vida exigente desse sistema governem minha vida. Em vez disso, concentrei minha vida nas coisas espirituais, especialmente pregar, estudar a Bíblia e assistir às reuniões. 

COMENTÁRIO ADICIONAL

Vimos como os bens materiais, o ouro e a prata, as coisas supostamente belas que os enojaram. Porque na hora da verdade, a única coisa que nos salvará será a nossa fé em Jeová e em Jesus, serão os nossos tesouros que temos trabalhado no céu, as riquezas materiais não salvarão ninguém e nossas mudanças devem estar focadas em colocar sempre primeiro reino de Deus.

Comentários