Estudo de Livro de Congregação, Semana de 15-21 de março de 2021, Capítulo 6, Parágrafos, 7-13, Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, 15-21 de março de 2021, Capítulo 6, Parágrafos. 7-13, Respostas.





Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 6 paras. 7-13 e Caixa 6A.

7. Por que Jeová pediu a Ezequiel que dividisse o cabelo em três partes e fizesse algo diferente com cada uma delas?

Nos versículos 11 e 12 que acabamos de ler em Ezequiel, vemos que Jeová não terá compaixão nem piedade por causa de todo o mal que eles fizeram. E é por isso que ninguém seria poupado das consequências de suas ações. Nem mesmo aquelas pessoas que fogem, pois serão perseguidas pela espada como diz a terceira parte do cabelo. A primeira parte que Ezequiel usou são os habitantes que morreriam dentro da cidade e a segunda parte aqueles que morreriam ao redor da cidade inteira, fora da cidade.


COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová pediu a Ezequiel que representasse diferentes grupos de pessoas, mas que ninguém fosse poupado da fúria de Jeová por suas ações. Os habitantes se comportariam de maneira diferente e buscariam salvar suas vidas. Os que estivessem na cidade morreriam ali, os que restassem morreriam do lado de fora e os que conseguissem escapar seriam perseguidos à espada.

Como vemos no quadro 6A, o que Ezequiel fez com cada mecha de cabelo simboliza o que aconteceria com cada grupo de habitantes. Uma mecha de cabelo foi queimada enquanto Jerusalém seria destruída, pelo que morreriam dentro da cidade. Aqueles que fugissem seriam mortos fora da cidade, então ele foi cortado como uma espada. E os cabelos espalhados como o vento são aqueles que conseguiram fugir, mas que seriam perseguidos. E desses, haveria um grupo de exilados que voltaria à adoração pura como veremos no próximo parágrafo e é por isso que eles se envolveram, ficando com esse cabelo.

CAIXA INFORMATIVA 6A

Ezequiel encenou eventos que em breve aconteceriam em Jerusalém

Barbear

Os judeus seriam atacados e haveria uma grande matança

Pesar e dividir

A sentença seria executada meticulosamente e completamente

Queimando

Alguns morreriam dentro da cidade

Baixo

Alguns seriam mortos fora da cidade

Espalhar

Alguns escapariam, mas não viveriam em paz

Embrulhar

Alguns exilados voltariam a Jerusalém e a adoração pura continuaria a existir

8. a) Que pequeno raio de esperança deu a atuação de Ezequiel?

Havia um pequeno grupo de habitantes, uma mecha de cabelo que Ezequiel enrolou nas dobras de suas roupas. E estes representavam um grupo de judeus que se dispersou e permaneceria vivo, vivendo em cativeiro na Babilônia por 70 anos antes de retornar a Jerusalém. Como Ezequiel 6: 8,9 diz que este grupo sempre se lembrará da dor que seu coração infiel causou e eles terão vergonha de tudo o que fizeram e odiarão todas as coisas ruins e detestáveis ​​que fizeram.

8. b) Como se cumpriram as palavras proféticas sobre os “poucos fios de cabelo”?

O profeta Ageu disse isso quando o cativeiro da Babilônia terminou após esses 70 anos. Ele disse que alguns exilados judeus haviam retornado a Jerusalém. Ele os chamou de "aqueles que já eram velhos e que tinham visto a casa anterior -o templo-". Todas as profecias foram cumpridas assim como Jeová disse.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Jeová se certificou de que a adoração pura não desaparecesse com a destruição de Jerusalém e de seus habitantes, que haviam feito tantas coisas nojentas. Como lemos em Ezequiel 11: 18-20, lá lemos que ele faria aqueles que voltassem para lá desaparecerem todas as práticas detestáveis ​​que haviam feito, ele lhes daria um novo coração de carne para que andassem novamente em seus estatutos, cumprindo suas decisões judiciais, obedecendo-as em todos os momentos e eles se tornarão seu povo

Esta profecia e os eventos que virão

9, 10. Que eventos futuros de grande importância vêm à mente com as promessas proféticas de Ezequiel?

A cidade estava poluída e completamente corrompida com falsa adoração e imoralidade. Nossa sociedade atual é a mesma, todos. Assim como em Jerusalém, Jeová fará o mesmo, fará o impensável: atacar todas as religiões falsas na terra usando as autoridades políticas. Uma grande tribulação como nunca foi vista que culminará com a guerra do Armagedom e como Mateus 24:21 diz, nunca haverá novamente ... nós sabemos o que virá a seguir.

COMENTÁRIO ADICIONAL

O que acontecerá com os habitantes que apoiaram essas falsas religiões? Já vimos o que aconteceu com aqueles em Jerusalém e os diferentes grupos de mechas de cabelo de Ezequiel. Da mesma forma, nada protegerá essas pessoas, mesmo que sobrevivam ao ataque às religiões. Eles morrerão no Armagedom junto com todos os outros que são como cabras, conforme lemos em Mateus 25:41 e 46.

11, 12. a) Depois de entender a profecia sobre o cerco de Jerusalém, como devemos encarar nossa pregação?

Nossa pregação é fundamental e mais ainda agora, visto que é o único meio para essas pessoas serem salvas dessa destruição que virá assim que aconteceu com Jerusalém. A ordem de fazer discípulos de todas as nações está chegando ao fim. Quando esse momento chegar, ficaremos sem palavras como Ezequiel e pararemos de anunciar boas novas, ficaremos sem palavras. Portanto, é importante percebermos a urgência do nosso trabalho, pois nos resta pouco tempo.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Quando ficarmos mudos, quando vier esta grande tribulação. Muitas pessoas buscarão a orientação que estávamos dando antes, como diz Ezequiel 7:26. Mas eles não vão mais encontrar, ficaremos sem palavras como Ezequiel. Agora é tarde demais para ouvir as boas novas. Procuremos agora transmiti-los, porque em breve não o faremos mais.

11, 12. b) Que mudança é muito provável que nossa pregação e a mensagem que transmitimos?

O povo de Deus também deve se adaptar a essas circunstâncias, vivemos no mesmo mundo e não nos esquecemos do que vai acontecer. É possível que nossa mensagem de boas novas mude completamente e se torne uma mensagem de condenação como uma praga de granizo, conforme lemos em Apocalipse 16:21. Uma mensagem de condenação por não ter ouvido a mensagem que foi dada a todas as pessoas por tanto tempo.

 "Olha, está chegando!"

13. Por que Jeová disse a Ezequiel para se deitar do lado esquerdo e depois do direito?

Ezequiel não apenas previu que seria destruído, o que aconteceria com seus habitantes, mas também quando isso aconteceria. Para fazer isso, Jeová disse-lhe que se deitasse primeiro no lado esquerdo por 390 dias e no lado direito por 40 dias. Ezequiel faria isso durante parte do dia para deixar isso claro. Ezequiel estava dizendo a hora exata ou o ano exato em que essa destruição ocorreria.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Neste período de anos ocorreram diversos eventos. Durante os 390 anos do pecado de Israel, que começou em 997 aC, a nação de Israel com 12 tribos se dividiu em 2. E durante os outros 40 anos que possivelmente começaram em 647, Jeremias começou a advertir sem rodeios que o reino de Judá está se aproximando da destruição, que Ezequiel havia previsto há muito tempo. E o ano 607 chegou, o ano exato da queda e destruição de Jerusalém.

Ezequiel durante esses dias teve que deitar no chão para um lado ou outro durante uma parte do dia, pois um evento que ocorreria 390 anos depois, cada dia significava um ano. Quando se deitou à direita estava dizendo que a destruição estava próxima, eram os anos de culpa da casa de Judá e coincide quando Jeremias começa a alertar sobre essa destruição. Esses 40 dias, um dia por ano, completam o período de 390 dias conforme lemos em Ezequiel 4: 4-6 com aqueles que carregam a culpa da casa de Israel. Portanto, 390 anos começando em 997 e terminando com a destruição anunciada em 607.

Conforme lemos em Ezequiel 4: 4-6. Cada dia representa um ano. Não que haja dois períodos separados, não é 390 anos + 40 anos. Esses 40 anos estão dentro de 390 anos, complementam este período como diz o versículo 6 e é por isso que Ezequiel teve que ficar mais 40 dias deitado à direita. O pecado pela culpa da casa de Israel simboliza 390 dias. O pecado culpado da casa de Judá simboliza 40 dias. Assim, ambos os pecados estão incluídos neste tempo de 390 anos até que Jerusalém seja destruída, de 997 a 607, e a culpa da casa de Judá, os 40 anos, possivelmente comece com 647, ano em que Jeremias começa. mensagem de destruição iminente até que o 390º aniversário seja cumprido.

Aprendemos uma lição para nós mesmos. Ezequiel teve que fazer isso por muitos dias de sua vida, anos ... por grande parte do dia por um evento que ocorreria muito tempo depois. E em nenhum dia ele falhou em cumprir a vontade que Jeová lhe ordenara. Não podemos falhar na nossa pregação, não sabemos quando virá a tribulação final, mas sabemos que vivemos nos últimos dias e sabemos que esta é a vontade de Jeová, façamos como Ezequiel e não deixemos de anunciar a boa notícia porque como vimos nos parágrafos anteriores, ela chegará e quando chegar será tarde demais para fazê-lo, pois ficaremos sem palavras.

Comentários