Estudo da Sentinela, semana de 29 de março a 4 de abril de 2021, Continuemos a mostrar terna afeição, Respostas sublinhadas.
Estudo da Sentinela, 29 de março a 4 de abril de 2021, Continue a demonstrar terna afeição .
1. O que mostra que a afeição natural está se perdendo hoje?
A Bíblia predisse que nos últimos dias as pessoas não teriam “afeição natural” (2 Tim. 3: 1, 3). Isso está sendo realizado hoje. Por exemplo, milhões de famílias são rompidas pelo divórcio, os pais não se suportam e os filhos sentem que ninguém os ama. Por outro lado, existem famílias em que seus membros continuam morando juntos, mas podem agir quase como estranhos. Um conselheiro familiar diz: “Mamãe, papai e filhos estão desconectados um do outro e conectados à tela de um computador, tablet, telefone ou console de videogame. Embora vivam sob o mesmo teto, quase não se conhecem ”.
2, 3. a) De acordo com Romanos 12:10, por quem devemos ter terna afeição? b) O que veremos neste artigo?
2 Não queremos que a falta de amor deste mundo passe para nós (Rom. 12: 2). Em vez disso, a) devemos cultivar terna afeição não apenas por nossos familiares, mas também por nossos irmãos na congregação (leia Romanos 12:10). O que é "mel tenro"? Em grego, é um termo que se refere ao amor que sentimos pelos membros de nossa família que consideramos amigos íntimos. E esse é o sentimento que devemos ter por nossos irmãos na congregação, que são nossa família espiritual. Por mostrar terna afeição, ajudamos uns aos outros a continuar a servir a Jeová juntos. --Mic. 2:12. 3 b) . Neste artigo, analisaremos vários exemplos bíblicos que nos ajudarão a cultivar e mostrar terna afeição.
"JEOVÁ É MUITO AMANTE"
4. Como Tiago 5:11 nos ajuda a entender o quanto Jeová nos ama?
4 A Bíblia nos fala sobre as preciosas qualidades de Jeová. Por exemplo, 1 João 4: 8 nos diz que “Deus é amor”. Saber disso nos deixa atraídos por ele. Mas, além disso, a Bíblia também diz que “Jeová é muito amoroso” (leia Tiago 5:11). Que bela maneira de expressar o que ele sente por nós!
5. Como Jeová mostra misericórdia, e como podemos imitá-lo?
5 Observe que Tiago 5:11 relaciona a terna afeição de Jeová com outra qualidade que nos atrai muito nele: sua misericórdia (Êxodo 34: 6). Uma maneira de Jeová nos demonstrar essa qualidade é perdoando nossos erros (Sal. 51: 1). Agora, quando a Bíblia fala sobre ser misericordioso, não está apenas se referindo a perdoar. A misericórdia também é um sentimento que vem de alguém e o motiva a tentar ajudar aqueles que estão sofrendo. A Bíblia explica que o desejo de Jeová de nos ajudar é mais forte do que os sentimentos de uma mãe por seu filho (Isa. 49:15). Quando sofremos, a misericórdia de Jeová o motiva a nos ajudar (Sal. 37:39; 1 Cor. 10:13).Podemos imitar sua misericórdia perdoando nossos irmãos e não guardando rancor deles quando nos decepcionam (Ef 4:32). Mas a principal forma de mostrar misericórdia é ajudá-los nas dificuldades. Quando o amor nos leva a ter misericórdia, imitamos a Jeová, o maior exemplo de terna afeição (Ef 5: 1).
“UMA GRANDE AMIZADE EMERGIA ENTRE JONATÁN E DAVID”
6. Como Jônatas e Davi mostraram terna afeição?
6 A Bíblia contém muitos relatos de seres humanos demonstrando terna afeição. Vejamos o exemplo de Jônatas e Davi. A Bíblia diz que "uma grande amizade se desenvolveu entre Jônatas e Davi, e Jônatas começou a amá-lo como a si mesmo" (1 Sam. 18: 1). Jeová escolheu Davi para ser o próximo rei depois de Saul, que era o pai de Jônatas. Saul estava com tanto ciúme e raiva que tentou matar Davi. Mas Jônatas não se juntou a seu pai em seus esforços para acabar com Davi. Jônatas e Davi prometeram um ao outro que sempre seriam amigos e apoiariam um ao outro (1 Sam. 20:42).
7. Qual é um dos fatores que poderia ter impedido Jônatas e Davi de se tornarem amigos?
7 A amizade entre Jônatas e Davi é mais notável quando pensamos em todos os fatores que poderiam ter impedido seu surgimento. Por exemplo, Jônatas era cerca de 30 anos mais velho que Davi. Portanto, ele pode ter chegado à conclusão de que nada tinha em comum com um menino tão jovem e inexperiente. Mesmo assim, ele nunca viu ou tratou Davi como se ele fosse inferior.
8. Por que você acha que Jônatas era um amigo tão bom para Davi?
8 Além disso, Jônatas poderia ter ciúme de Davi e defender que ele tinha o direito de ser o próximo rei porque era filho de Saul (1 Sam. 20:31). Em vez disso, Jônatas era humilde e leal a Jeová, por isso apoiou de todo o coração a decisão de Jeová de dar o trono a Davi. Ele também era leal a Davi, embora isso tenha deixado Saul muito zangado (1 Sam. 20: 32-34).
9. Por que sabemos que Jônatas não via Davi como rival?
9 A terna afeição de Jônatas por Davi o impedia de vê-lo como um rival. Jonathan era um arqueiro habilidoso e um guerreiro poderoso. Ele e seu pai eram "mais rápidos do que as águias" e "mais fortes do que os leões" (2 Sam. 1:22, 23). Assim, Jonathan poderia ter se gabado de suas façanhas militares. Mas ele nunca foi competitivo ou amargurado com os sucessos de David. Pelo contrário, ela o admirava por sua coragem e confiança em Jeová. Na verdade, Jônatas começou a cuidar de Davi exatamente quando ele matou Golias. Como podemos mostrar essa terna afeição por nossos irmãos?
ILUSTRAÇÃO
David ouvindo Jonathan. A diferença de idade não impediu que Davi e Jônatas se tornassem amigos íntimos.
COMO DEMONSTRAR O CONCURSO HOJE
10. O que significa amar “uns aos outros intensamente de coração”?
10 A Bíblia diz: “Amai-vos intensamente de coração” (1 Pedro 1:22). Jeová dá o exemplo. Ele nos ama tanto que, enquanto formos leais a ele, nada pode nos separar dele (Rom. 8:38, 39). A palavra grega traduzida como “intensamente” transmite a ideia de sairmos do nosso caminho para demonstrar amor, e é isso que às vezes temos que fazer com alguns irmãos. A Bíblia nos diz o que fazer quando alguém nos incomoda: “Suportai-vos uns aos outros com amor; faça o possível para manter a unidade do espírito pelo vínculo da paz ”(Ef 4: 1-3). Para proteger o “vínculo de paz”, não devemos nos concentrar nas faltas de nossos irmãos, mas sim nos esforçar para vê-los como Jeová os vê (1 Sam. 16: 7; Sal. 130: 3).
11. Por que nem sempre é fácil demonstrar terna afeição?
Porque às vezes pode acontecer que nos concentremos muito nas faltas que nossos irmãos cometem e talvez isso nos limite a mostrar um afeto sincero.
11 Nem sempre é fácil demonstrar ternura e afeição pelos irmãos, principalmente quando estamos cientes de suas faltas. Aparentemente, isso já aconteceu no primeiro século. Por exemplo, parece que Evódia e Síntique não tiveram problemas em trabalhar junto com Paulo "a favor das boas novas". Mas, por algum motivo, eles acharam difícil se dar bem. Portanto, Paulo disse-lhes que tivessem "o mesmo pensamento em união com o Senhor" (Filipenses 4: 2, 3).
ILUSTRAÇÃO
Evodia e Síntique estão em uma sala conversando cada um com um grupo de irmãos e se desafiam com os olhos. Paul disse a Evodia e Syntyche para se esforçarem para ser amigos. Nós também às vezes precisamos trabalhar muito para nos dar bem com um irmão.
12. O que devemos fazer para sentir terna afeição por nossos irmãos e irmãs?
12 O que precisamos fazer para sentir terna afeição por nossos irmãos e irmãs? Procure conhecê-los cada vez melhor. Isso tornará mais fácil para nós entendê-los e começar a cuidar deles. As diferenças culturais e de idade não precisam ser um obstáculo. Vamos lembrar que Jônatas se tornou muito amigo de Davi, embora ele fosse cerca de 30 anos mais velho que ele. Por que não pensar em alguém em sua congregação que seja mais velho ou mais jovem do que você e ter como meta tornar-se seu amigo? Ao fazer isso, você está mostrando que tem “amor por toda a fraternidade” (1 Pedro 2:17).
ILUSTRAÇÃO
Numa reunião de anciãos, os mais velhos ouvem os mais novos. Independentemente da idade, os idosos podem se tornar bons amigos.
13. Por que não temos uma amizade próxima igual a todos os irmãos na congregação?
13 Agora, quando falamos sobre gostar de irmãos, queremos dizer ter uma amizade próxima igual com todos? Não, isso não seria realista. É normal que nos sintamos mais confortáveis com alguns irmãos do que com outros, porque temos mais coisas em comum. Na verdade, Jesus via todos os seus apóstolos como amigos, mas ele tinha uma afeição especial por João (João 13:23; 15:15; 20: 2). Mesmo assim, Jesus não mostrou favoritismo. Por exemplo, quando João e seu irmão Tiago lhe pediram que lhes desse uma posição importante no Reino de Deus, Jesus respondeu: “Não sou eu quem diz que se sentará à minha direita ou à minha esquerda” (Marcos 10: 35 -40).Devemos imitar Jesus e não mostrar favoritismo para com nossos amigos mais próximos (Tiago 2: 3, 4). O favoritismo causa divisão, e isso está totalmente fora de lugar na congregação (Juízes 17-19).
14. De acordo com Filipenses 2: 3, o que impedirá o surgimento de um espírito competitivo na congregação?
14 A terna afeição impedirá o surgimento de um espírito competitivo na congregação. Lembre-se de que Jônatas não tentou competir com Davi ou vê-lo como um rival pelo trono. Vamos seguir seu exemplo e não ver nossos irmãos como rivais por suas habilidades. Em vez disso, vamos fazer o que Paulo disse: “Pense humildemente que os outros são superiores a você” (leia Filipenses 2: 3). Tenhamos em mente que todos os irmãos contribuem com algo para a congregação. Se formos humildes, perceberemos as boas qualidades de nossos irmãos e nos beneficiaremos de seu exemplo fiel (1 Co 12: 21-25).
15. O que você aprendeu com o que aconteceu com Tanya e sua família?
Que quando passamos por dificuldades ou problemas, Jeová nos fortalece por meio da terna e sincera afeição que nossos irmãos demonstram por nós.
15 Quando nos sobrevêm situações difíceis, Jeová nos consola por meio da terna afeição e da ajuda prática que recebemos de nossos irmãos. Vamos ver o que aconteceu com uma família depois de participar de uma das assembléias internacionais “Love Never Fails” realizada em 2019 nos Estados Unidos no sábado. Tanya, que tem três filhos, explica que eles estavam voltando para o hotel quando outro veículo perdeu o controle, cruzou a pista e colidiu com eles. Ela conta: “Ninguém ficou ferido, mas saímos do carro e paramos na estrada, meio paralisados. Então vimos alguém que estava na beira da estrada acenando para que fôssemos até seu carro e fiquemos em segurança. Era um irmão que acabara de deixar a assembléia. E ele não foi o único que parou;o mesmo aconteceu com cinco delegados da Suécia. As irmãs abraçaram minha filha e eu com muito amor. Era justamente o que precisávamos. Embora tenhamos dito a eles que estávamos bem, eles preferiram ficar conosco. Eles nem saíram quando o pronto-socorro chegou. Eles se certificaram de que não estávamos perdendo nada. Durante uma situação tão desagradável, sempre sentimos o amor de Jeová. Passar por isso fortaleceu nosso amor pelos irmãos. Além disso, nosso amor e gratidão a Jeová se aprofundaram. " Você se lembra de uma ocasião em que um irmão demonstrou ternura e afeição quando você mais precisava dele?Eles nem saíram quando o pronto-socorro chegou. Eles se certificaram de que não estávamos perdendo nada. Durante uma situação tão desagradável, sempre sentimos o amor de Jeová. Passar por isso fortaleceu nosso amor pelos irmãos. Além disso, nosso amor e gratidão a Jeová se aprofundaram. " Você se lembra de uma ocasião em que um irmão demonstrou terna afeição quando você mais precisava dele?Eles nem saíram quando o pronto-socorro chegou. Eles se certificaram de que não estávamos perdendo nada. Durante uma situação tão desagradável, sempre sentimos o amor de Jeová. Passar por isso fortaleceu nosso amor pelos irmãos. Além disso, nosso amor e gratidão a Jeová se aprofundaram. " Você se lembra de uma ocasião em que um irmão demonstrou ternura e afeição quando você mais precisava dele?
16. Que motivos temos para mostrar terna afeição uns pelos outros?
Assim poderemos dar conforto aos irmãos que estão sofrendo ou passando por momentos difíceis e promoveremos a unidade e a paz na Congregação.
16 Se mostrarmos terna afeição uns pelos outros, quais serão os benefícios? Vamos consolar nossos irmãos quando eles estiverem sofrendo e fortalecer a unidade do povo de Deus. Além disso, mostraremos que somos verdadeiros discípulos de Jesus, e isso fará com que pessoas mais sinceras queiram servir a Jeová. Mas, o mais importante, daremos glória a Jeová, “o Pai de ternas misericórdias e Deus de todo o consolo” (2 Cor. 1: 3). Por isso, todos continuamos cultivando e demonstrando ternamente um ao outro.
ELE LEMBRA?
O que é terno querido?
O amor que sentimos pelos membros de nossa família que consideramos amigos íntimos. E aquele que devemos ter e demonstrar aos nossos irmãos na congregação, que eles são nossa família espiritual.
O que os exemplos de Jeová, Jônatas e Davi ensinam a você sobre demonstrar terna afeição?
Perdoar nossos irmãos e não guardar rancor deles quando nos decepcionam, mostrando assim misericórdia, qualidade que caracteriza Jeová por perdoar nossos erros sem contabilizar o dano. Além de ajudar nossos irmãos quando eles precisam, assim como Jeová nos ajuda no sofrimento ou nas dificuldades e problemas.
Como podemos ser ternos e amorosos hoje
Mostrando terna afeição, poderemos consolar nossos irmãos quando eles precisarem, fortaleceremos a união dentro da congregação e nos mostraremos verdadeiros discípulos de Jesus, dando glória a Jeová por imitar as qualidades que caracterizam ele e isso, por sua vez, incentivará outros a querer servir a Jeová.
Comentários
Postar um comentário