Estudo da Sentinela, semana de 15 a 21 de março de 2021, Grande multidão de outras ovelhas louvando a Deus e a Cristo, respostas sublinhadas.

Estudo da Sentinela, 15-21 de março de 2021, Grande multidão de outras ovelhas louvem a Deus e a Cristo, respostas sublinhadas.



1. Que efeito um discurso proferido em uma assembléia em 1935 teve na vida de um jovem?

Nesta assembléia foi feito um esclarecimento que mudou não apenas a vida deste jovem, mas a de todas as Testemunhas de Jeová daquela época e até de nossa época.

Era 1926 quando um jovem de 18 anos foi batizado. Seus pais eram Estudantes da Bíblia, como as Testemunhas de Jeová eram conhecidas na época. Eles tiveram três filhos e duas filhas, que criaram para serem servos de Jeová e seguir o exemplo de Jesus Cristo. Esse jovem fiel participava todos os anos do pão e do vinho na Ceia do Senhor, assim como todos os Estudantes da Bíblia faziam naquela época. Mas sua vida deu uma guinada devido ao discurso histórico intitulado "A Grande Multidão". Ele foi apresentado pelo irmão Joseph Rutherford em 1935 em uma assembléia na cidade de Washington (Estados Unidos). Que esclarecimento foi feito nessa assembleia?


2. Que esclarecimento comovente o irmão Rutherford fez em seu discurso?

2 Em seu discurso, o irmão Rutherford explicou quem seria a “grande multidão” (versão moderna) ou a “grande multidão” mencionada em Apocalipse 7: 9. Até então, pensava-se que este era um grupo de seres humanos que iria para o céu, mas eram de segunda categoria por serem menos leais. O irmão Rutherford usou a Bíblia para esclarecer que aqueles que formam a grande multidão não são escolhidos para viver no céu, mas são as outras ovelhas * de Cristo que sobreviverão “à grande tribulação” e viverão para sempre na terra (Apocalipse 7:14) .Jesus prometeu: “Tenho outras ovelhas, que não são deste aprisco; Eu tenho que trazer esses também, e eles ouvirão minha voz. Eles formarão um rebanho com um pastor ”(João 10:16). Este grupo é formado por leais Testemunhas de Jeová que esperam viver para sempre na Terra transformada em um paraíso. - Mateus 25: 31-33, 46. Vamos ver como essa nova explicação mudou a vida de muitos servos de Jeová, incluindo aquele irmão de 18 anos.

UM ESCLARECIMENTO HISTÓRICO PARA MILHARES DE IRMÃOS

3, 4. Na assembléia de 1935, o que milhares de irmãos perceberam e por quê?

Em sua palestra, o irmão Rutherford esclareceu quem seria a grande multidão mencionada em Apocalipse 7: 9. Naquela época, acreditava-se que este era um grupo de seres humanos que iria para o céu, mas eram de segunda categoria por serem menos leais. No entanto, à luz da Bíblia, o irmão Rutherford esclareceu que a grande multidão não é escolhida para viver no céu, mas sim as outras ovelhas * de Cristo que sobreviverão à "grande tribulação" e viverão para sempre na Terra.

3 Um momento muito comovente naquela assembléia foi quando o irmão Rutherford perguntou à audiência: "Será que todos vocês que esperam viver para sempre na Terra, por favor, se levantem?" Segundo um dos presentes, mais da metade dos cerca de 20.000 presentes se levantou. Então o orador disse: "Eis a grande multidão!" Isso foi seguido por uma ovação de pé e até gritos de alegria. Os que estavam de pé perceberam que não foram escolhidos para viver no céu nem foram ungidos pelo espírito santo. No dia seguinte, 840 pessoas foram batizadas naquela assembléia, e a maioria era de outras ovelhas.

4 A partir de então, milhares de irmãos - incluindo o jovem de quem falamos antes - pararam de comer o pão e o vinho na Ceia do Senhor. Muitos se sentiram como um irmão que humildemente disse: “A última vez que participei dos emblemas foi na Comemoração de 1935. Percebi que Jeová não havia despertado em mim esperança celestial por meio de seu espírito santo. Em vez disso, ele esperava viver na terra e ajudar a torná-la um paraíso ”(Rom. 8:16, 17; 2 Cor. 1:21, 22). Desde então, a grande multidão continuou a crescer e a trabalhar lado a lado com o restante ungido. *

5. Como Jeová encara os que deixam de comer o pão e o vinho?

5 Como Jeová encara os que pararam de comer pão e vinho depois de 1935? E se uma Testemunha comer do pão e do vinho porque acredita sinceramente que é ungida, mas acaba percebendo que não é? (1 Coríntios 11:28). Alguns participaram porque pensaram erroneamente que sua esperança era ir para o céu. Mas se eles realmente reconhecerem seu erro, pararem de comer o pão e o vinho e continuarem a servir a Jeová fielmente, ele os aceitará como parte das outras ovelhas. Embora não comam ou bebam mais dos símbolos da Comemoração, eles continuam a comparecer porque são muito gratos pelo que Jeová e Jesus fizeram por eles.

UMA ESPERANÇA MARAVILHOSA

6. O que Jesus ordena que os anjos façam?

6 A grande tribulação está muito próxima. Portanto, será encorajador cavar um pouco mais fundo no que Apocalipse capítulo 7 diz sobre os cristãos ungidos e a grande multidão de outras ovelhas. Lá está escrito que Jesus ordena aos anjos que continuem segurando os quatro ventos da destruição. Eles não devem permitir que esses ventos soprem sobre a terra até que todos os ungidos sejam selados, ou seja, eles tenham recebido a aprovação final de Jeová (Ap 7: 1-4). A recompensa que os irmãos ungidos de Cristo recebem por sua fidelidade é se tornarem reis e sacerdotes com ele no céu (Ap 20: 6). Jeová, Jesus e os anjos ficarão muito felizes quando os 144.000 ungidos receberem sua recompensa celestial.

7. De acordo com Apocalipse 7: 9, 10, quem João viu e o que eles estavam fazendo? (Veja o desenho na capa).

7 Depois de mencionar os 144.000 reis e sacerdotes, João vê algo emocionante: uma “grande multidão” sobrevivendo ao Armagedom. Ao contrário do primeiro grupo, este segundo grupo é muito maior e não se sabe exatamente quantos são (leia Apocalipse 7: 9, 10). Eles estão "vestidos com longos mantos brancos", indicando que permaneceram "limpos das manchas do mundo" de Satanás e foram leais a Deus e a Cristo (Tiago 1:27). Gritam bem alto que devem sua salvação ao que Jeová e Jesus, o Cordeiro de Deus, fizeram. Além disso, eles carregam folhas de palmeira nas mãos como um sinal de que aceitam de bom grado a Jesus como o Rei designado por Jeová (compare com João 12:12, 13).

ILUSTRAÇÃO


Os membros da grande multidão estão diante do trono radiante de Deus e do Cordeiro. Eles estão vestidos com longas túnicas brancas e carregam folhas de palmeira nas mãos. (Veja o parágrafo 7.)

8. O que Revelação 7:11, 12 diz sobre a família celestial de Jeová?

 Leia Revelação 7:11, 12. Qual foi a reação da família celestial de Jeová? João vê que todos estão radiantes de felicidade e louva a Deus quando a grande multidão aparece. Jeová e sua família celestial ficarão muito felizes de ver essa visão se cumprir quando a grande multidão sobreviver à grande tribulação.

9. De acordo com Apocalipse 7: 13-15, o que a grande multidão já está fazendo?

9 Leia Apocalipse 7: 13-15. João diz que os membros da grande multidão “lavaram seus longos mantos e os alvejaram no sangue do Cordeiro”. Isso significa que eles têm a consciência limpa e que têm a aprovação de Jeová (Is 1:18). Eles são cristãos batizados e dedicados que têm forte fé no sacrifício de Jesus e são amigos de Jeová (João 3:36; 1 Pedro 3:21). Por tudo isso, eles podem ficar diante do trono de Deus, prestando-lhe "serviço sagrado dia e noite" no pátio terreno de seu templo espiritual. Na verdade, eles já fazem a maior parte da obra de pregar e fazer discípulos com entusiasmo, colocando os interesses do Reino acima dos seus próprios (Mateus 6:33; 24:14; 28:19, 20).

10. Do que têm certeza os que estão na grande multidão, e que promessa verão cumprida?

10 Os que estão na grande multidão têm certeza de que Deus continuará a cuidar deles depois da grande tribulação, porque a Bíblia diz que "aquele que se assenta no trono armará sobre eles a sua tenda". Além disso, esta promessa que as outras ovelhas têm esperado por tanto tempo será cumprida: Deus "enxugará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais tristeza, nem choro, nem dor" ( Rev. 21: 3,4).

ILUSTRAÇÃO


A grande multidão, feliz por ter sobrevivido à grande tribulação. (Veja o parágrafo 10.)

11, 12. a) De acordo com Revelação 7:16, 17, que bênçãos aguardam a grande multidão?

11 Leia Revelação 7:16, 17. Neste momento, alguns servos de Jeová estão morrendo de fome devido a problemas financeiros ou às consequências devastadoras de tumultos e guerras. Outros são presos por suas crenças. No entanto, aqueles que compõem a grande multidão ficam emocionados em saber que, quando sobreviverem à destruição deste sistema maligno, sempre terão alimento físico e espiritual abundante. para) Quando Jeová destruir o mundo iníquo de Satanás, ele se certificará de proteger a grande multidão de sua fúria, que é como “calor abrasador”. Após a grande tribulação, Jesus guiará os sobreviventes às "águas da vida" eternas. Imagine a esperança maravilhosa que a grande multidão tem: dos bilhões de pessoas que já viveram, eles podem ser os únicos que nunca morrem (João 11:26).

11, 12. b) Na Comemoração, o que as outras ovelhas podem fazer e por que o fazem?

12  Como as outras ovelhas são gratas a Jeová e Jesus por sua maravilhosa esperança.  Embora Jeová não os tenha escolhido para viver no céu, ele os ama e os valoriza tanto quanto aos ungidos. b)  Tanto as outras ovelhas como os ungidos podem louvar a Deus e a Cristo, e uma maneira de fazer isso é comparecendo à Ceia do Senhor. 

LOUVE A DEUS E CRISTO EM COMEMORAÇÃO

13, 14. Por que todos devemos assistir à Comemoração da morte de Cristo?

13 Nos últimos anos, para cada 1.000 pessoas que comparecem à Comemoração, aproximadamente uma come pão e vinho. Ou seja, na maioria das congregações ninguém participa. A maioria dos que comparecem à Comemoração espera viver na Terra. Então, por que eles vão? Pelo mesmo motivo que muitas pessoas vão ao casamento de um amigo. Eles fazem isso porque querem mostrar seu amor e apoio ao casal. Da mesma forma, as outras ovelhas assistem à Comemoração porque desejam mostrar seu amor e apoio a Cristo e aos ungidos. Além disso, manifestam assim a sua gratidão pelo sacrifício de Jesus, que lhes permite viver para sempre na Terra.

14 Outro motivo importante para as outras ovelhas comparecerem à Comemoração é obedecer à ordem de Jesus. Quando instituiu esta refeição com seus apóstolos fiéis, disse-lhes: “Continuem fazendo isto em memória de mim” (1 Cor. 11: 23-26). Assim, as outras ovelhas continuarão a assistir à Ceia do Senhor enquanto houver ungidos na Terra. Além disso, eles convidam a todos para se juntarem a eles nesta ocasião especial.

15. Como cada um de nós pode louvar a Deus e a Cristo na Comemoração?

Podemos fazer isso primeiro assistindo à Comemoração e, uma vez lá, cantando e orando a Jeová junto com nossos irmãos. Precisamente neste ano, o discurso do Memorial será intitulado "Vamos mostrar gratidão por tudo o que Deus e Cristo fizeram por nós". Certamente será um discurso muito bonito que nos deixará ainda mais gratos pelo sacrifício de Jesus Cristo.

15 Na Comemoração, teremos a oportunidade de louvar a Deus e a Cristo cantando e orando juntos. O discurso deste ano é intitulado: "Mostre gratidão pelo que Deus e Cristo fizeram por nós." Ao ouvi-lo, nos sentiremos mais gratos a Jeová e a Cristo. Enquanto os símbolos são passados, os assistentes poderão lembrar o que eles representam: o corpo e o sangue de Jesus. Também nos lembraremos de que Jeová permitiu que seu Filho morresse por nós para que tivéssemos vida. - Mateus 20:28. Todos os que amam nosso Pai celestial e seu Filho comparecerão à Comemoração.

ILUSTRAÇÃO


Durante a Comemoração, um irmão entrega a outro uma taça de vinho. O pão e o vinho da Comemoração nos lembram que Jesus morreu por nós para que tivéssemos vida. (Veja os parágrafos 13-15).

OBRIGADO A JEOVÁ PELA ESPERANÇA QUE ELE DEU A VOCÊ

16. Em que sentido os ungidos e as outras ovelhas são iguais?

16 O ungido e as outras ovelhas são igualmente importantes para Deus. Jeová ama os dois grupos. Afinal, ele pagou o mesmo preço - a vida de seu querido Filho - para comprar o ungido e as outras ovelhas. A única diferença entre os dois grupos é que eles têm esperanças diferentes, mas ambos devem ser leais a Deus e a Cristo (Salmo 31:23). E não vamos esquecer que Deus pode fazer com que seu espírito aja com a mesma força sobre todos os seus servos. Jeová pode dar seu espírito a cada pessoa de acordo com as suas necessidades, independentemente de ser ungido ou das outras ovelhas.

17. O que os ungidos esperam?

17 Os cristãos ungidos não nascem com esperança celestial, mas Jeová precisa colocá-la no coração. Eles pensam sobre sua esperança, mencionam isso em suas orações e estão ansiosos para receber sua recompensa no céu. E embora não consigam sequer imaginar como será seu corpo espiritual, não podem esperar para se encontrar com Jeová, Jesus, os anjos e o restante dos ungidos e tomar seu lugar no Reino celestial. - Fil. 3: 20, 21; 1 João 3: 2).

18. O que as outras ovelhas estão realmente procurando?

18 As outras ovelhas abrigam uma esperança que vem naturalmente a todos os seres humanos: a de viver para sempre na Terra (Ec 3:11). Eles esperam o dia em que possam contribuir para fazer de todo o planeta um paraíso e possam construir suas próprias casas, plantar seus jardins e jardins e gozar de perfeita saúde junto com suas famílias (Isaías 65: 21-2. 3) . Eles estão ansiosos para viajar por todo o mundo, ver montanhas, florestas e mares e aprender mais sobre a fascinante criação de Jeová. Mas nada os empolga mais do que saber que sua amizade com Jeová ficará mais forte e achegada a cada dia.

19. Que oportunidade a Comemoração nos oferece e quando será celebrada este ano?

19 Jeová deu a cada um de seus servos dedicados uma esperança maravilhosa. - Jr 29:11. A Comemoração da morte de Cristo dá a todos nós uma oportunidade de ouro de louvar a Deus e a Cristo pelo que eles fizeram para que possamos viver para sempre. Sem dúvida, o Memorial é o encontro mais importante do ano para os verdadeiros cristãos. Em 2021, será celebrado no sábado, 27 de março após o pôr do sol. Este ano, muitos poderão assistir a este importante evento sem muitos problemas, outros o farão apesar de enfrentarem oposição e haverá quem tenha o desafio de festejar este evento na prisão. Que todas as congregações, grupos e indivíduos desfrutem desta ocasião muito especial sob os olhos vigilantes de Jeová, Jesus e da parte celestial da família de Deus.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Que esclarecimento foi feito sobre a grande multidão em 1935?

Foi esclarecido quem seria a grande multidão mencionada em Apocalipse 7: 9. Naquela época, acreditava-se que este era um grupo de seres humanos que iria para o céu, mas eram de segunda categoria por serem menos leais. Porém, à luz da Bíblia, foi esclarecido que a grande multidão não é escolhida para viver no céu, mas sim as outras ovelhas de Cristo que sobreviverão “à grande tribulação” e viverão para sempre na Terra.

Que bênçãos aguardam a grande multidão após a grande tribulação?

Eles poderão desfrutar da proteção total de Jeová e do abundante alimento espiritual e físico, o que significa que não terão mais de se preocupar com problemas financeiros ou com as consequências devastadoras de rebeliões e guerras. Além disso, verão cumprida a promessa de que a morte não existirá mais, pois Jesus os guiará às "águas da vida" eternas.

Como cada um de nós pode louvar a Deus e a Cristo na Comemoração?

O que podemos fazer é, primeiro, ir à Comemoração e, uma vez lá, cantar e orar a Jeová junto com nossos irmãos. Além disso, enquanto os emblemas são passados, podemos louvar a Jeová e a Jesus, lembrando-nos do que os emblemas representam, ou seja, o corpo e o sangue de Jesus. Assim, lembraremos que Jeová permitiu que seu Filho morresse por nós para que tivéssemos vida. - Mateus 20:28.

Comentários