Estudo da Sentinela, O que aprendemos do “discípulo a quem Jesus amava”, Semana de 8 a 14 de março de 2021, Comentários e Respostas.
Estudo da Sentinela, O que aprendemos do “Discípulo que Jesus Amava”, 8 a 14 de março de 2021, Respostas.
1 Como você se sente o amor de Deus?
Pessoalmente, sinto que a terceira coisa que este parágrafo descreve é satisfeita, neste mundo não há amor e ver que Jeová nos ama é algo que me enche de satisfação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E é que, como parte das profecias nestes últimos dias, vimos como o amor foi repentinamente perdido, casamentos foram deixados sem amor, até mesmo o amor foi perdido entre as famílias, porém a Bíblia menciona que Jeová é a fonte de , amor, Jeová nunca deixará de nos amar, ele nunca acabará com o amor e isso sem dúvida nos faz sentir muito seguros e amados neste mundo.
1 João 4: 8 nos dá um significado profundo disso, não nos diz que Deus tem amor ou que mostra amor, mas que o amor é a fonte de todas as boas qualidades, portanto, nos ajuda a nos sentirmos protegidos e nos provoca uma reverência e a perspectiva de ter amizade com Jeová.
2 a) De acordo com Mateus 22: 37-40, quais são os dois mandamentos mais importantes?
Conforme os versículos 37 e 39 mencionam, o primeiro é amar a Jeová de todo o nosso coração, alma e mente, e o segundo é amar o nosso próximo quando agradecemos a nós mesmos.
b) Por que pode ser um pouco mais difícil para nós obedecermos ao segundo?
Ao contrário de Jeová, somos imperfeitos, então pode ser que em alguma ocasião alguém diga algo que nos faz sentir mal ou que nós mesmos fazemos os outros se sentirem mal.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Por outro lado, sentimos como Jeová nos ama, mas nem sempre sentimos esse mesmo amor pelos irmãos, por isso às vezes retribuir o amor que pode ser um pouco nem sempre é fácil.
E é por isso que Jeová sabe que nem sempre será fácil para nós e, sob inspiração, o apóstolo João escreveu que devemos mostrar amor uns aos outros, como mostra o primeiro João 3:11 e 12.
É interessante que, por inspiração, Juan lembrou o que aconteceu no início da história, quando dois humanos imperfeitos manifestam exatamente o que estamos analisando: a imperfeição dos outros pode tornar difícil para nós expressarmos amor por essas pessoas.
3 Que ideia Juan enfatizou?
Bem, ele enfatizou a ideia de amor e é que quando alguém é apaixonado por algum assunto, ele fala sobre isso e é óbvio que como ele era muito apaixonado por mostrar amor, receber amor, ele realmente falava disso entre aqueles quem escreveu os evangelhos, foi quem mais mencionou esta qualidade.
E lá em primeiro João 4:10 e 11 mostra porque Jeová mostrou seu amor ao enviar seu filho à terra como um sacrifício e é por isso que ele escreveu sob inspiração que também somos obrigados a amar uns aos outros, então. Para o apóstolo João, por inspiração, o amor não era algo opcional, era algo que todos os cristãos deviam manifestar.
E vamos lembrar que o apóstolo João foi um dos que mais viveu para poder verificar e testemunhar o amor que Jesus demonstrou por todas as pessoas, até os outros apóstolos também viram seus erros mas ele enfatizou essa qualidade do amor e é uma qualidade que motiva todos nós a continuar aprendendo como manifestá-lo
4 Cite um caso em que João não demonstrou amor.
Um caso foi o mencionado em Lucas capítulo 9, quando Jesus ordenou a Tiago e João que viessem pedir hospedagem na cidade de Samaria, mas eles não o receberam bem, então o versículo 54 João pergunta a Jesus se ele pode pedir fogo do céu para acabar com eles para que desta vez ele não reagisse com amor.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Mateus capítulo 20 versículo 20 21 e 24 é narrado quando João e provavelmente seu irmão Tiago convenceram sua mãe de que ele falaria com Jesus para dar-lhe cargos importantes, isso foi, sem dúvida, uma falta de consideração para com os outros discípulos, uma falta de amor e de fato , gerou isso nos discípulos que eles não se sentiam confortáveis com este pedido de John.
Isso nos mostra que todos nós podemos aprender a amar apesar de nossos difíceis antecedentes, neste caso podemos ver que o apóstolo João imitou nosso Senhor Jesus Cristo a esse respeito e não é por isso que nosso Senhor Jesus Cristo deixou de amá-lo por causa dos erros pelo contrário, o apóstolo João, isso foi bem registrado e ele no futuro poderia demonstrar esse mesmo amor por todos e da mesma forma, se for difícil para nós, podemos imitar o apóstolo João, mostrando amor a outros.
5 O que discutiremos neste artigo?
Vamos analisar o exemplo de Juan, vamos ver o que ele escreveu sobre o amor e não apenas o que ele escreveu como ele as aplicou, vamos ver como mostramos que amamos nossos irmãos e irmãs e algo importante para os chefes de família para mostrar amor às suas famílias.
O amor é demonstrado com ações
6 Como Jeová nos mostra que nos ama?
Jeová nos mostrou que nos ama por meio de palavras e na Bíblia encontramos textos muito bonitos que só por lê-los nos faz sentir muito bem, mas como o amor é uma qualidade ativa, ele também nos mostrou que nos ama por atos e a amostra suprema de seu amor por nós foi dar seu filho Jesus por nós.
Se, por exemplo, Romanos 8:38 e 39 deixam claro que não há nada que nos afaste do seu amor, pelo contrário, havia até obstáculos, mas mesmo assim, Jeová queria que continuássemos a servi-lo e provê seu filho para morrer por nós, ele exigiu também sacrifício de sua parte para ver como o maltratavam e ele sofreu uma morte dolorosa mesmo assim por causa do amor que tinha por nós, ele estava disposto a isso.
7 Como Jesus mostrou que nos ama?
Bem, ele veio dizer aos seus discípulos por exemplo que os amaria até ao fim e isso significa que lhes dedicou o seu tempo, não poupou em estar com eles ao seu lado e também é interessante que tenha vindo considerá-los seus amigos e um amigo compartilha o que ele tem e quando há necessidade ele compartilha com todo o seu coração e não só disse em palavras, mas também porque ele veio para dar a vida pelos seus amigos, então ele também seguiu a vontade de Jeová exemplo, amando completamente.
ILUSTRAÇÃO
Esses parágrafos nos ensinaram que tanto Jeová quanto Jesus agiram com base no que sua palavra ensina, porque a ilustração nos mostra claramente a ação que Jeová tomou para sacrificar seu próprio filho por amor, mas Jesus também deu sua vida por amor por esse motivo. disse que não havia maior sacrifício ou maior demonstração de amor do que agora, porque quando vemos que Jeová e Jesus agiram de acordo com o que disseram e com suas ações, também nos resta aprender com eles.
As ações de Jeová são possíveis pelo seu poder e são guiadas pela justiça e sabedoria, porém a fotografia ou a ilustração nos mostra que todos os seus atos são motivados pelo amor, essas qualidades estão sempre presentes em tudo o que faz todos os atributos que Jeová sempre mostrou seus. amor e dando seu filho é uma grande demonstração de amor que ele tem por nós.
8 De acordo com 1 João 3:18, o que devemos fazer?
Demonstrar nosso amor com fatos e com verdade e que melhor maneira de fazer do que obedecendo a Jesus e a Jeová, obedecer é algo que pode ser demonstrado que pode ser corroborado, mas também amar nossos irmãos para que todos saibam que somos discípulos de Jesus é algo também visível que pode ser corroborado com fatos.
Vamos amar nossos irmãos
9 O que Juan fez por amor?
Desistir de uma vida confortável porque tinha um negócio com o pai talvez pudesse prosperar ou melhorá-lo, mas ele o deixou de lado para se dedicar mais a ajudar as pessoas a conhecerem sua vontade, embora isso significasse que sofria perseguições e hostilidades de outras pessoas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Y mas o menos Juan pasó unos 70 años de servicio especial do de servicio de tiempo prácticamente completo sirviendo a los hermanos y a Jehová y como se ha dicho no fue tan sencillo pero Juan sabía que al igual que Jesucristo y Jehová habían sacrificado mucho por amor él también podía hacerlo y así lo hizo y es que más adelante ya cuando estaba privado de libertad en la isla de Patmos el pensaba en sus hermanos y fue cuando escribió un libro el libro de Apocalipsis pero todavía posterior a eso escribió las cartas de Juan y también el evangelio de Juan, todo esto implicaba tiempo y un gran esfuerzo a su larga edad casi unos 100 años pero demostraba entonces que tenía mucho amor.
E podemos ver também que o que ele escreveu nessas três cartas e nele e no apocalipse refletem a maturidade que ele teve, ou seja, toda a maturidade que adquiriu com o passar do tempo, já não era aquele jovem que tinha pediu uma posição especial no reino dos céus, mas agora ele era um homem humilde que mostrava amor e outras qualidades também são vistas, como a lealdade, qualidades que também devemos imitar.
10 Como podemos mostrar que amamos as pessoas?
Com as escolhas que fazemos na vida, ter uma vida simples é totalmente contrário ao pensamento geral do mundo e ainda mais nos dedicarmos ao avanço das boas novas é porque as escolhas que fazemos na vida podem ou não contribuir para mostrar amor aos outros. outros agradecimentos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E é comovente ver como em nossas congregações há inúmeros irmãos que nos servem de exemplo, muitos podem ter sucesso no mundo do trabalho por causa de sua profissão, suas habilidades ou talentos, mas decidem liderar um vida simples e pregar tanto quanto podem, alguns até se esforçam para servir em tempo integral que magnífica demonstração de amor.
E neste momento é muito estimulante ver como os irmãos na congregação têm se oferecido para ampliar seu serviço, alguns estão no serviço de pioneiros por 30 ou 50 horas e outros também estão no serviço de tempo integral como pioneiros regulares, então eles mostram uma grande por todas as pessoas que dedicam seu tempo para ajudá-los.
11 Como muitos irmãos fiéis mostram que amam a Jeová e a seus irmãos?
Sim, muitos irmãos têm que trabalhar em tempo integral e não exatamente para enriquecer, mas para cobrir suas necessidades básicas, mas ainda assim apoiam a organização em tudo que podem, pregam o máximo que podem a cada mês, também apóiam canteiros de obras e até com suas doações e mesmo cansados se esforçam para estar presentes nas reuniões e com seus comentários também nos encorajam.
E também é muito encorajador ver que embora estejam cansados por terem tido um longo dia no trabalho ou em outras atividades, os irmãos se conectam virtualmente cedo para falar uns com os outros e também há alguns na verdade a maioria deles ficar muito tempo depois da reunião também para continuar conversando e é uma maneira muito bonita como Hebreus 10:24 e 25 diz para mostrar aquele amor aquele amor em ação.
ILUSTRAÇÃO
Isso nos dá ideias muito boas, por exemplo, vemos que irmãos se oferecem em obras que fazem doações por meio da conta TJ e também vemos que um pai se esforça para assistir a Transmissão todo mês e não só isso, mas também para incentivar sua família , ele convida outros irmãos para que também os encorajem, que boas idéias eles nos dão.
12 De que outra forma João demonstrou seu amor pelos irmãos?
Uma maneira foi aquela mostrada no primeiro de João 2:13 e 14 que ele estava parabenizando-os e eu os parabenizo por sua força em sua fé em suas boas obras e desta forma ele mostrou seu amor por eles porque ele estava interessado ele sabia o quanto eles se saíam bem, tinha um interesse sincero e por isso pôde parabenizá-los, da mesma forma que também podemos mostrar interesse por nossos irmãos na congregação, parabenizando-os.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E Provérbios 27:17 diz que somos como instrumentos que precisam ser afiados com frequência, o que significa que quando verdadeiros amigos se aproximam de nós para nos ajudar a melhorar nossa atitude para sermos mais eficazes em nos prepararmos melhor, o entusiasmo é contagiante e que se aceita humildemente essa ajuda nos ajudará a contribuir para um espírito um ambiente amoroso.
E Provérbios 17:17 destaca que um homem torna seu amigo melhor e eu acho muito interessante o que o parágrafo que trata do tato diz a ele o que ele precisa ouvir, não o que ele quer ouvir ou o que pensamos que ele deveria ouvir, mas o que ele precisa de um amigo para saber o que está acontecendo em sua vida e não parar para lhe dizer isso porque é uma forma de o ajudarmos a ser uma pessoa melhor.
Todos nós queremos ser sábios, mas para isso é necessário conhecimento e como aplicá-lo, mas nenhum irmão tem todo o conhecimento, todo o entendimento, então em algum momento precisaremos de conselhos e também encontraremos alguém que precise deles, então como já foi dito se fazemos isso com tato e com amor, vai beneficiar toda a organização.
13 O que não devemos fazer?
Não devemos nos ofender facilmente com o que nossos irmãos dizem ou às vezes fazem.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Às vezes um mal-entendido pode fazer com que alguém se ofenda, mas como já comentei, não deveria ser assim, João demonstrou quando Jesus mencionou que eles deveriam comer sua carne e beber seu sangue, muitos ficaram escandalizados com isso, mas João não abandonou Jesus gosta de seus amigos, verdade, que boa lição para não ficarmos ofendidos quando tudo é um mal-entendido.
Poderíamos pensar como no parágrafo anterior nos disseram quando nos deram conselhos que talvez esteja errado, o irmão que talvez não seja correto não é para nós naquele momento poderíamos ficar ofendidos mas temos que lembrar que não devemos aceitar sentando que talvez seja mau irmão, se não aceitar da melhor maneira e lembrar que temos que evitar que isso nos ofenda.
Provérbios 18:13 menciona que responder a uma questão sem conhecer os fatos pode até nos humilhar no caso de pessoas que se distanciaram de Jesus por causa de suas palavras, alguns ficaram escandalizados com o que ouviram, outros ficaram escandalizados com a reação que outros tiveram Eles nem sabiam do que se tratava da mesma forma se ficamos com raiva de algo que nem sabemos se aconteceu ou não porque pode nos humilhar.
O próprio amor nos motivará a não sermos extremamente sensíveis aos comentários dos outros, talvez a pessoa não tenha pensado profundamente sobre o seu comentário ou talvez não tenhamos entendido o contexto das palavras e podemos copiar o exemplo dos discípulos de Jesus conceder a o benefício do certamente promoverá a paz e, assim, o amor crescerá na congregação.
14 Por que não devemos odiar nossos irmãos?
Es peligroso llegar a odiar a nuestros hermanos porque damos lugar a que Satanás nos pueda manipular Juan capítulo 2 versículo 11 dice que es como estar cegados no estar viendo lo que estamos haciendo y eso puede traer graves consecuencias dentro de la congregación y fomentar precisamente división dentro dela.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E é que aqui ele também fala sobre diotrefes que faziam coisas que iam contra o amor que nosso Senhor Jesus Cristo nos mostra e também daquele que estava ali demonstrando o apóstolo João, então ele fez coisas como espalhar comentários então nós também devemos ter cuidado Com esse tipo de coisa, evite fazer comentários maldosos, porque assim também podemos incutir ódio e divisão na congregação.
Y las divisiones es algo muy común en el mundo de Satanás y es una táctica que a Satanás le ha funcionado y la sigue tratando de implementar así que nosotros debemos estar atentos y no dejar que Satanás nos divida en la congregación eso sería muy peligroso para todos nós.
E é interessante que aqui o primeiro de João 3:15 é citado onde a ideia é assumida que aquele que odeia seu irmão é um assassino não literalmente um assassino, mas antes desta passagem bíblica João mencionou Caim que atingiu o grau de homicídio, então o pano de fundo é que se pode ter esse tipo de sentimento e é algo de que Jeová Deus não gosta nada, por isso é tão importante que amemos e não odiemos.
Vamos amar nossa familia
15 O que os chefes de família devem se lembrar?
Lembre-se do que primeiro Timóteo 5: 8 e Mateus 5: 3 dizem que uma maneira de mostrar amor à sua família é atender às necessidades materiais, mas também espirituais.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E o exemplo de Jesus a esse respeito é muito bom em João 19:26 e 27 ele relata a ocasião em que Jesus já estando na árvore ainda sofrendo ele pensou nas necessidades de sua família neste caso de Maria sua mãe, ele sabia que ele tinha mais irmãos e que eles poderiam suprir suas necessidades materiais, mas ele se concentrou em que sua mãe fosse cuidada espiritualmente, por isso naquele momento ele pede a Juan para cuidar dela.
Se ao invés de visitá-la esporadicamente onde ela morava, João capítulo 19 versículo 27 na parte final diz que a partir daquele momento o discípulo a tinha consigo em sua casa, desta forma ele levou muito a sério seu papel, não apenas como um provedor físico ... mas também de alguém que lhe daria o apoio espiritual que Jesus queria que ele desse a sua mãe.
16 Quais são as responsabilidades de Juan?
Se ele tivesse que dar o exemplo na pregação visto que era apóstolo alguém que estava próximo de Jesus também segundo o que primeiro Coríntios 9 diz: 5 parece que alguns apóstolos também tinham uma esposa possivelmente o caso de João foi este, à parte Ele também tem que cuidar de Maria, então suas responsabilidades eram muitas, mas ele foi equilibrado e deu a ela o material e o espiritual.
ILUSTRAÇÃO
Nesta ilustração podemos ver Jesus Cristo para João, Maria e vemos dois personagens Jesus Cristo e João que atenderam às necessidades físicas e espirituais de sua família mesmo e apesar de muitas responsabilidades e como é visto na ilustração no caso de Jesus Cristo em um ponto em que Ele estava sofrendo muito, não foi fácil, mas ainda assim ele pensava em sua família e em Juan que tinha muitas responsabilidades, mas ainda assim ele continuou a atender as necessidades de sua família e de Maria também.
17 Por que é importante que os chefes cuidem das necessidades espirituais de sua família?
Por ser também uma de suas responsabilidades e muito importante estudar a Bíblia regularmente com sua esposa e filhos, o que ele fará é mostrar seu amor por sua família e mantê-los saudáveis no sentido espiritual.
COMENTÁRIO ADICIONAL
E é que os chefes de família têm muitas responsabilidades importantes, eles têm que cuidar de seu trabalho eles têm que cuidar das responsabilidades na congregação e se não forem cuidadosos podem negligenciar algo muito importante também a espiritualidade de sua família. é importante que eles não negligenciem este aspecto.
ILUSTRAÇÃO
Pois é aí a gente vê o exemplo porque é o mesmo pai de família, não é uma família diferente então a gente vê que ele está dando prioridade ao cuidado espiritual de sua família, não só ele atende outras responsabilidades que ele também tem que fazer contribuições ou para participar da Ajuda no trabalho, se você não se concentrar no que é realmente importante para sua família.
"Eles permanecerão no meu amor"
18 Do que Juan estava convencido?
Amar os mandamentos ou obedecer aos mandamentos por amor sempre será o melhor, de fato ele estava presente quando Jesus disse os mandamentos que mais tarde repetiu por esse motivo em João 15:10 ali ele menciona que se obedecerem aos seus mandamentos permanecerão Tanto no meu amor quanto na obediência aos mandamentos de meu pai e permanecemos no seu amor, nós, desde que obedecemos aos mandamentos de Jeová, temos a certeza de que ele continua a nos amar.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
No final do parágrafo vem uma expressão muito bonita onde se diz que nem Satanás nem seu mundo poderiam fazer nada para impedir Juan de mostrar amor a seus irmãos, então nem o exílio, nem as circunstâncias difíceis, nem a idade avançada impediram Juan de mostrar amor por seus irmãos em diferentes fases de sua vida.
19 O que 1 João 4: 7 nos incentiva a fazer e por quê?
Isso nos encoraja a estarmos determinados a continuar mostrando amor aos nossos irmãos na congregação aos nossos amigos e a procurar oportunidades de demonstrá-lo, e a razão é porque o mundo de Satanás está cheio de tristeza acabou. Mesmo a afeição natural entre as famílias é muito desunida e não queremos que isso nos afete na congregação e pessoalmente.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E é claro que demonstrar amor nem sempre vai ser fácil. Neste artigo aprendemos que existem várias situações em que realmente teremos que nos esforçar, mas que lindo o exemplo de João quando escreveu essas palavras no primeiro de João 4: 7 já foi comentado que Ele tinha cerca de 100 anos e ainda continuava trabalhando da mesma forma, mesmo que demore 100 anos, estamos determinados a continuar demonstrando amor não só com palavras, mas também com ações.
E o texto explica o motivo pelo qual temos que continuar amando os irmãos aí diz todo mundo que ama ser nascido de Deus e conhece a Deus, o principal motivo pelo qual amamos é porque conhecemos a Jeová, um Deus que nos mostra amor e se queremos para imitá-lo, temos que fazer isso com o nosso vizinho.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
O que você aprendeu com o exemplo de John?
Quando jovem existem muitas ideias que o mundo nos coloca, por exemplo, de sermos celebridades importantes, mas Juan não pensou nisso, até deixou o emprego de pescador para se tornar um bom pregador, o mesmo posso aprender, posso uso minha juventude e minhas forças para servir a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sim, também aprendi que o amor que mostro pelos outros pode ser melhorado pelo aperfeiçoamento, João nem sempre teve sucesso, ele queria abaixar o fogo para destruir as pessoas ou viu pelos seus próprios interesses, mas quando viu o exemplo de Jeová e Jesus, ele aprendeu e se aprimorou e também se pode fazer o mesmo para melhorar na maneira como expressa seu amor aos irmãos de família.
E que apesar da perseguição que sofreu por servir a Jeová por 70 anos, ele conseguiu demonstrar esse amor e isso o amadureceu e no final conseguiu escrever um lindo evangelho, três cartas nas quais muito nos dizem sobre o amor e que sem dúvida ajudou os cristãos da época a demonstrá-lo aos outros irmãos.
Que com suas palavras e ações ele foi capaz de dar peso à direção que a congregação deu, especialmente os anciãos congregacionais e os que têm autoridade, se continuarem a demonstrar que o amor acrescenta peso e fortalece a congregação.
Aprendi que as decisões que tomamos na vida devem ser governadas pelo amor, a qualidade dominante de Jeová e isso nos fará permanecer no amor de Deus, portanto é um bom prelúdio para meditar no amor de Deus para o evento comemorativo que teremos em uma semana.
Como podemos mostrar aos irmãos que os amamos?
Sim, aprendemos que o demonstramos pela forma como utilizamos a nossa vida utilizamos energia, no parágrafo número 11 é mencionado que quando estamos na reunião apesar de estarmos cansados quando estamos na reunião e comentamos apesar de o nervosismo é uma forma de encorajar e amar os nossos irmãos, também vimos que podemos mostrar-lhes que os amamos quando não nos ofendemos facilmente, mas também quando os felicitamos quando vemos as suas qualidades e quando os aconselhamos quando necessário.
COMENTÁRIO ADICIONAL
E também o fazemos de maneira prática, quando nos oferecemos voluntariamente para apoiar os esforços de socorro para a construção de salões, inclusive por meio de nossas doações também para a obra mundial, mostramos que amamos nossos irmãos por apoiarem a organização no atendimento de algumas de suas necessidades.
Como os chefes podem mostrar que amam sua família?
Vimos no parágrafo 15 que uma maneira é satisfazer suas necessidades materiais, mas também, e muito importante, satisfazer suas necessidades espirituais.
COMENTÁRIO ADICIONAL
O parágrafo 17 quase no final diz que suas famílias apreciarão de coração tudo o que fizerem para cuidar deles e que famílias fortes também são congregações fortes, então toda a congregação se beneficia desse sacrifício feito pelo chefe.
Comentários
Postar um comentário