Núm 13:27. O que os espias disseram quando voltaram que deveria ter fortalecido a fé dos israelitas? (Le 20:24; it-1.740).
Disseram que a terra para a qual Jeová os havia levado era realmente uma terra que transbordava leite e mel, ou seja, era uma terra muito boa. Em Levítico 20:24 encontramos o registro bíblico em que Jeová promete aos israelitas que lhes daria uma terra com essas características que já mencionamos. E embora muitos anos tenham se passado, Jeová manteve sua palavra.
RESPOSTAS OPCIONAIS
Los espías que habían regresado de explorar la tierra prometida llevaron consigo higos, granadas y un racimo de uvas tan grande, que hasta dos hombres tuvieron que transportarla con una barra, esta era una prueba que la tierra era realmente productiva, los israelitas, en ese momento, debieron haber recordado La promesa que les había hecho Jehová cuando lo sacó de Egipto, de llevarlos a una tierra que mana leche y miel.Por lo tanto, Jehová no les había mentido y los israelitas estaban ante la tierra prometida, aún ante estas pruebas, ellos no mostraron fe debido al temor.
Todos os espias que foram ver a terra de Canaã confirmaram o que Jeová disse aos israelitas que lhes daria por herança, uma terra que mana leite e mel em abundância. E assim foi, disseram os espias. Mais uma vez, o que Jeová lhes disse, cuja palavra nunca lhes falhou, é cumprido.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Os espias confirmaram o que Jeová havia prometido aos israelitas. Josué e Caleb fizeram um relato muito positivo e cheio de esperança sobre sua fé em Deus. Diferente dos demais espias, que mesmo com tudo o que Jeová havia feito por Israel e que viram que suas palavras também se cumpriam neste relato, foram muito pessimistas em suas opções de conquistar aquela terra, e não confiaram na palavra de Jeová, que nunca falhou com eles.
Esses espias que não tinham fé não deram uma boa denúncia, isso deixou o povo triste e eles foram contra Jeová. O que o afetou muito e causou sua raiva. Mesmo com a pouca ou nenhuma fé desses espias, eles não perceberam que mais uma vez tudo o que Jeová havia dito estava se cumprindo, ele lhes daria uma terra abundante em leite e mel como eles disseram em seu relatório que era.
E é por isso que os israelitas tiveram mais uma prova para confiar que Jeová sempre cumpre suas promessas. Por causa disso, muitos dos israelitas se sentiram da mesma maneira que Salomão e José, ao afirmar que nenhuma palavra das promessas de Jeová falhou. Portanto, olhar para esses exemplos também deve nos motivar a aceitar as palavras encontradas em Provérbios 3: 5, que dizem: "Confia em Jeová de todo o teu coração".
E a análise desses tipos de exemplos deve nos encorajar especialmente hoje, onde há tantas pessoas que mentem ou não cumprem suas promessas. Talvez muitos de nós tenham ficado magoados ou desapontados porque alguém em quem acreditávamos nos falhou. Porém, é muito reconfortante saber que existe alguém que merece nossa total e absoluta confiança e que o Ser é nosso Grande Deus Jeová que, embora tenha guardado sua palavra no passado, o fará da mesma forma no presente.
INFORMAÇÃO SUPLEMENTAR
A Terra Prometida da história bíblica era realmente peculiar. Neste território relativamente pequeno encontramos uma grande pluralidade de características geográficas, o que permitiu uma imensa variedade de árvores, arbustos e outros tipos de vegetação. Esse é um grande motivo pelo qual foi chamada de terra que manava leite e mel.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
JEOVÁ
Números 14: 17-20. Embora Jeová mostrasse sua justa fúria a ponto de pensar em puni-los com uma doença terrível e destruí-los, Moisés, tentando acalmar as coisas, apelou para várias qualidades de Jeová como Deus é paciente, amor a Deus é algo que podemos conte sempre, Jeová pode perdoar repetidas vezes e Jeová é misericordioso, ouve e atende nossos pedidos, o resultado de tudo isso é que Jeová decidiu perdoar o povo, Jeová não mudou desde os dias de Moisés. Como Moisés, podemos confiar no amor, na paciência, no perdão e na misericórdia de Deus.
Números 13: 1,2 , Jeová havia prometido que daria Canaã ao seu povo. No entanto, queriam que vissem por si próprios o que seria deles e queriam ter certeza de que homens capazes são aqueles que vêem e informam os outros para que sintam o desejo de estar naquela terra. Isso me ensina que é muito fácil para Jeová que todas as belas promessas que ele fez em sua palavra sejam rapidamente cumpridas depois do Armagedom. No entanto, ele deseja que nós mesmos com nossas próprias mãos façamos desta terra um paraíso com sua bênção e orientação que se refletirão nos príncipes de outras ovelhas que nos ajudarão por meio das diretrizes que Jeová lhes dá.
Números 14: 12-20 . Jeová estava certo ao dizer que sua fúria caiu sobre esse povo teimoso depois de tudo o que eles haviam passado e de como sua atitude para com Moisés, Arão e esses dois espias fiéis continuou. Mas Moisés novamente implorou por perdão e o fez, exatamente como ele pediu. Jeová trocou a destruição que ele havia falado por uma punição para aqueles que não depositaram fé. Mais uma vez, uma grande demonstração de misericórdia, amor e perdão.
Números 14:10 . As pessoas até falaram em apedrejá-los por terem fé em Deus. Podemos imaginar isso e como eles devem ter se sentido? Seu mesmo povo, seu mesmo povo, aqueles que têm que ter a mesma fé querem apedrejá-los porque perderam a deles. É muito triste, mas na realidade somos perseguidos por causa da nossa fé ou somos constantemente atacados ... há irmãos que estão passando muito mal. Mas é exatamente essa fé pela qual somos perseguidos, que nos dará coragem para vencer as provações, porque Jeová está conosco.
Números 13: 1,2 . Jeová sabia o que havia em Canaã, mas permitiu que eles enviassem espias para ver por si mesmos a terra que iriam herdar e como suas palavras se cumpriram novamente quando ele lhes disse que estava pingando leite e mel. Jeová sabe tudo e sua imensa sabedoria é comparada a nada, mas ele tem a misericórdia de nos ensinar e nos deixar aprender, refletindo seu grande amor.
Números 13:20 , 23. Nos preparativos para a missão, Moisés disse-lhes que observassem os habitantes e trouxessem amostras da produção da terra; no versículo 23, vemos que a amostra que os espias trouxeram ao acampamento era uma cacho de uvas tão grandes que eram necessários dois espias para carregar um único cacho, esta demonstração de como a terra de Canaã era fértil deveria ter servido como um sinal para encorajá-los e confiar que Jeová cumpriria sua promessa de dar-lhes aquela terra , também podemos ver sinais de que Jeová cumpre muitas de suas promessas, como cuidar de nós e nos sustentar em meio à adversidade.
O MINISTÉRIO
Números 14: 40-43 . Depois da sentença de Jeová, as pessoas ficaram muito tristes e agora queriam voltar no tempo e subir para onde deveriam ir. Mas Jeová não estava mais com eles e Moisés disse isso, mas eles fizeram isso com um resultado ruim. Aprendemos que como cristãos sabemos o que a Bíblia diz e também nos diz que o tempo determinado está próximo, não percamos tempo com outras coisas de pouca importância, porque talvez, quando o percebermos e quisermos retificar, será tarde demais para voltar. Não vamos perder tempo e nos dedicar 100% à obra e à vontade de Jeová.
Números 13:16 . Oséias era o nome original de Josué, Oséias significava "Salvação", mas aqui vemos que Moisés mudou o homem para Jehosúa, ou Josué que significa "Jeová é a Salvação", com o passar dos anos Josué foi fiel ao seu nome e declarou corajosamente que Jeová é a salvação, além de refletir a estima de Moisés por Josué e se encaixar no papel privilegiado que ele desempenharia em trazer uma nova geração para a Terra Prometida, Josué carregava o nome de Jeová com dignidade e agia de acordo com esse nome. Da mesma forma, nós carregamos seu nome quando nos chamamos suas testemunhas, como Testemunhas de Jeová devemos proclamar que só ele dá a salvação.
Números 14: 9 . Ter uma atitude otimista pode fazer a diferença em situações de grande importância, neste caso dois dos dez espias, Josué e Calebe, estavam ansiosos para entrar na Terra Prometida, por isso disseram que os cananeus cairiam facilmente em suas mãos, que Eles não devemos ter medo porque Jeová estava do lado deles, Josué e Calebe mostrando uma fé muito grande em Jeová, da mesma forma, uma fé como a desses servos tem permitido às Testemunhas de Jeová pregar as boas novas do Reino, independentemente de sermos jovens ou velho, forte ou fraco, não houve um único inimigo capaz de silenciar este exército cheio de força e coragem.
OUTROS TEMAS
Números 14:30 . A partir daqui, aprendemos que não devemos ser guiados pelo que todos fazem, mas pelo que a Bíblia diz e fortalece nossa fé. Não imite o comportamento de outras pessoas, mas promova a fé. Caleb e Josué o tinham e veriam esta terra prometida. O que quer que outras pessoas façam, como cristãos nossa tarefa é fortalecer nossa fé em Jeová, só então veremos a terra que ele prometeu a nós, aos que depositam fé nele.
Números 14:19 . Moisés teve que suportar o peso de um povo que apenas parava de reclamar dele e que muitas vezes queria o pior para ele. Ele não desistiu, nem abaixou os braços ou deu as costas ao povo, por mais cansado que estivesse com a atitude deles ... continuou a zelar por eles e a clamar por perdão por todas as ofensas que cometiam contra Jeová. e contra si mesmo. Talvez alguns irmãos tenham cometido ofensas contra nós, mas certamente não tantos como eles fizeram a Moisés e ele continuou a perdoá-los, temos que imitar a mesma humildade e amor de Moisés.
Números 14: 4 . Vamos nomear um líder e voltar para o Egito! Um líder? Um líder melhor do que Jeová? Voltar para o Egito onde eles eram escravos? Quando lemos esse versículo, dói-nos ver o tratamento que esse povo, o mesmo povo de Deus, deu ao próprio Jeová. Dizemos que isso nunca vai acontecer conosco, mas não temos muita diferença com esses israelitas, eles são pessoas imperfeitas como nós e por isso devemos sempre ter a Jeová em mente em nossas vidas para não pecar na fé em um momento de fraqueza.
Números 14: 2,3 . As queixas do povo eram a tal ponto que eles desejavam até morrer antes de chegar a essa situação. Eles estavam vivos na época e não sentiam qualquer tipo de dor, mas imaginaram coisas que não aconteceriam e perderam a fé. Ninguém conhece o futuro, exceto Deus, o que quer que venha, virá e nós o enfrentaremos como um povo unido. Não vamos permitir que nossa imaginação flua para coisas que não aconteceram e que podem prejudicar nossa fé.
Números 14: 1 . A cidade inteira levantou a voz, gritando e chorando a noite toda. E tudo isso colocando sua confiança nas palavras de 10 pessoas imperfeitas. Temos orgulho da oportunidade que Jeová nos deu de pertencer ao seu povo e agradecemos a ele por essa oportunidade como um povo forte e unido, e isso só é possível com a forte fé de cada um de nós.
Números 13:33 . Os espiões usam a palavra "parecíamos gafanhotos" em comparação com eles. Tudo isso está sendo ouvido por Jeová. Podemos imaginar como foi? Ele exterminou o Faraó do Egito e todos os seus falsos deuses com dez pragas e dividindo um mar inteiro e agora esses espiões os comparam a um gafanhoto. Eles subestimaram completamente e se esqueceram de Jeová e de seu poder, o que, como cristãos, nunca devemos permitir.
Números 13: 30,31 . Josué e Caleb, os espias que tinham fé em Jeová, tentaram apaziguar a má notícia que os outros dez haviam dado e tranquilizar o povo e fazê-lo confiar em Jeová, que tanto tinha feito por eles. Mas a má influência dos outros dez poderia com Josué e Caleb. Estamos cercados por más influências neste sistema, e é uma influência muito grande que geralmente predomina sobre todos os bons e como cristãos não devemos permitir que essa corrente maligna nos arraste para baixo e nos faça perder nossa fé.
Números 13: 27,28 . Esses espiões que deram um relatório ruim disseram que sim, realmente transborda de leite e mel. Mas aí acabam e passam a dar importância a tudo que é ruim, a tudo que achavam ruim e que não aguentavam. Eles davam mais importância às suas próprias palavras com base na percepção do medo do que nas palavras de Jeová e no seu poder. Aprendemos que nossa vida deve ser guiada pela Palavra de Deus a Bíblia e não pela nossa sobre o que pensamos que devemos ou não fazer.
Números 13:20 . Moisés disse a eles que eles deveriam ser corajosos e trazer alguns frutos daquela terra. Mesmo aqueles que deram este relatório ruim com medo o fizeram. Apesar de tudo o que eles disseram e de que não puderam lidar com eles, eles foram capazes de trazer frutos de uma terra que segundo eles devora seus habitantes. Quando uma situação ou problema nos ocorre, podemos nos sentir desamparados e vulneráveis quando realmente é bem possível que não seja tão ruim e, de qualquer forma, se tivermos fé em Jeová, o que esses espiões não tinham, não teremos passar por tudo que não podemos suportar.
Números 13:17-19. Los diez espías que dieron un mal informe describieron la ciudad, no en los términos de Moisés sino en su valoración humana de lo que sintieron. Moisés le dio una serie de instrucciones sobre lo que tenían que ver y apreciar, y ellos hicieron un juicio de valor. A veces, inconscientemente, hacemos juicios de valor hacia nuestros hermanos según nuestra percepción humana imperfecta, pero esto no es lo que nos dice la Biblia, las instrucciones que se nos da es que amemos al prójimo, no que lo juzguemos.
Números 13: 3 . Os espias que foram enviados não eram qualquer povo, mas os chefes de cada tribo israelita e, portanto, eles representam sua casa e a fé que ela possui. Vimos qual foi o resultado e o que aconteceu com a fúria de Jeová com o relatório ruim. Queremos aprender com isso que nós, chefes de família, temos a grande responsabilidade de cuidar e fortalecer a fé de nossa família, para que nunca façamos um relato ruim.
Números 13: 17-20 , Moisés enviou 12 homens para a terra de Canaã, seu trabalho como espiões consistia em examinar a terra, a fim de coletar informações sobre aquele lugar. Isso me ensina que, quando a Bíblia se refere à ação de espiar, é para explorar. Isso é muito diferente do que os governos humanos fazem, eles usam a espionagem e criam um ambiente de desconfiança, suspeita e medo entre seus cidadãos, o que resultou em um espírito nacionalista e divisão entre os países. Portanto, os cristãos se opõem a esse tipo de espionagem e promovem o amor e a unidade entre todos.
Números 14: 4 , a reclamação dos israelitas os levou a querer organizar uma rebelião popular e nomear um líder e retornar ao Egito, segundo eles era para uma mudança favorável. Isso me ensina que algo semelhante está acontecendo hoje em dia, os Defensores da agitação social afirmam que os protestos são por uma mudança favorável, a verdade é que quando atingem alguns objetivos, costumam surgir novos problemas. A Bíblia nos ensina que a verdadeira solução para todos os nossos problemas é o reino de Deus. Portanto, nós, cristãos, não participamos de protestos ou movimentos populares.
Números 14: 29,34 , os israelitas estavam bem nos portais da terra que Jeová havia prometido dar a eles, mas por não confiar e desobedecer a sua instrução de entrar e tomar a terra, ele nos puniu e disse que todos os mais velhos mais de 20 anos morreriam no deserto. Isso me ensina que, da mesma forma, nos encontramos bem nos portais do novo mundo que Jeová nos prometeu. Não devemos temer os ataques de Satanás. É hora de ficarmos firmes, ter confiança em Jeová e obedecer a todas as instruções que nos são dadas, se o fizermos entraremos no prometido Novo Mundo que Jeová nos oferece.
Números 13:32:33 , os israelitas ficaram com medo de parecerem gafanhotos quando descobriram que o canal era habitado por descendentes dos nefilins, filhos de demônios, homens eram de tamanho extraordinário, gigantescos. Isso me ensina que muito em breve Satanás em seu ataque total e final contra nós usará Gog de Magog, um grupo gigante e poderoso, comparado a eles, talvez, eles nos olhem como gafanhotos, mas não confiamos em Jeová. Sabemos que eles não levam em consideração que não precisaremos lutar, porque a batalha é de Jeová e nossa proteção e seu triunfo estão assegurados.
Números 13:30 , O bravo Caleb com tom calmo tenta encorajar seus irmãos israelitas, garante-lhes que, com a ajuda de Jeová, eles podem conquistar Canaã. Com isso, ele mostrou zelo, confiança e lealdade a Jeová. Isso me ensina que, imitando Caleb, muitos de nossos irmãos que vivem em países onde há proscrição, mostram a mesma coragem, zelo, confiança em Jeová e com um tom sereno encorajam outros a realizar reuniões importantes como a Ceia do Senhor, apesar de se exporem a abusos ou morte por isso. Não há dúvida de que Jeová recompensará a lealdade desses irmãos assim como fez com Caleb.
Números 14: 29,30 , Embora Josué e Calebe fossem inocentes, eles tiveram que pagar 40 anos pelo deserto como resultado da má conduta de seus compatriotas, embora eles não tenham se tornado amargos, mas permaneceram fiéis. Isso me ensina que não devemos permitir que atos infiéis de um irmão turvem nossa razão e nos tornem amargos quando paramos de servir a Jeová. O melhor é manter nossa espiritualidade viva e ser fiel. Tenhamos certeza de que Jeová, no devido tempo, responsabilizará os que não respeitam e obedecem a seus padrões, assim como fez com os israelitas infiéis.
Números 14:10 , o povo de Israel não quis ouvir Josué e Calebe até ameaçou apedrejá-los. Isso nos mostra que a pressão e o descontentamento os levava a cometer uma injustiça. Isso me ensina que, se alguma vez tivermos sido tentados a ceder à pressão de algo de que não gostamos ou com que não concordamos, devemos lembrar que corremos o risco de fazer algo de que nos arrependeremos mais tarde. Portanto, não vamos perder a cabeça, pelo contrário, vamos usar nossas faculdades perceptivas treinadas pela Bíblia para tomar boas decisões e não cometer injustiças.
Números 13: 23,24 , A abundância de alimentos de qualidade era enorme. Dois homens fortes carregavam um cacho de uvas que devia pesar alguns quilos. Ora, aquele Vale do Escol ou Vale das Uvas produz as melhores e maiores uvas da Palestina. Os israelitas teriam bastante comida de qualidade. Isso me ensina que esta é uma demonstração clara do que Jeová abençoará a Terra quando for um paraíso, não apenas abençoando seu povo com comida de qualidade, mas também em quantidade para satisfazer tanto os que sobreviverem ao Armagedom quanto os que forem ressuscitados.
Números 13: 27,28,33 , Todos trouxeram provas da fertilidade da Terra. Eles até mencionaram os anakim que eram supostamente filhos de anjos materializados nefilins. A falta de fé deles os levou a exagerar e tornar críveis um relatório ruim. Isso derrubou o povo e os levou a reclamar de Jeová. Isso me ensina que, embora tenhamos ampla evidência do cumprimento de profecias e de como nossa vida mudou para melhor, ainda podemos reclamar e ficar fracos por causa de nossa falta de fé. e isso certamente afetará outros que podem nos ter como exemplo na congregação.
Números 14:11 , os israelitas que viram os milagres no Egito e durante o deserto, estavam mostrando não apenas falta de fé, mas também falta de respeito pelo Deus Todo-Poderoso. e isso afetou outros que confiavam em sua maneira de ver as coisas. Isso me ensina que não importa há quanto tempo estamos servindo a Jeová, porque o desespero de não chegar ao fim depois de tanta espera pode nos fazer dizer algo que indica que nossa fé está enfraquecendo. É por isso que devemos analisar tudo o que Jeová fez por nós e por seu povo. E assim nossa fé será fortalecida.
Números 13:27 . A terra que Jeová ia dar aos israelitas era sem dúvida uma terra boa, os espias que foram explorá-la obtiveram alguns produtos de lá, como figos, romãs e um cacho de uvas tão grande que dois homens tiveram que transportar com uma barra e para reforçar ainda mais essa declaração, eles disseram o seguinte: “Entramos na terra para a qual nos enviaste, e realmente está transbordando leite e mel.” Esta foi a declaração que mostrou que Jeová lhes daria o melhor, mesmo os de nós que vamos viver na Terra prometemos viver num paraíso que será muito melhor do que qualquer terra prometida, Jeová cuidará para que tenhamos o melhor dos melhores.
Números 13: 30-33 . Nesta parte podemos apreciar a diferença entre as palavras que se dirigem a encorajar e as palavras que a única coisa que fazem é desencorajar, Caleb procurou tranquilizar e encorajar o povo dizendo que eles poderiam conquistar as terras que acabaram de explorar sem qualquer dificuldade e que isso fortaleceria sua fé, mas em vez disso, os outros dez espias assustaram o povo, dizendo que todos os habitantes que viram eram como gigantes, como se fossem os próprios nefilins. Esse relatório ruim causou pânico entre os israelitas e enfraqueceu sua fé. , Por isso é importante saber o que devemos ouvir, a saúde da nossa fé estará baseada em darmos atenção às palavras que nos encorajam ou não.
Números 14: 1-3 . Jeová deve ter ficado desapontado ao ver que a gratidão que os israelitas inicialmente demonstraram quando deixaram o Egito e cruzaram o Mar Vermelho e que os levou a cantar louvores a Jeová se transformou em reclamações e descontentamento, em vez de serem gratos a Deus por ter os libertaram, culparam-no pelo que estavam sendo privados, com suas murmurações desprezavam todas as considerações que Jeová tinha com eles, este caso nos mostra os perigos de murmurar, pois faz a atenção em nós mesmos e em nossos problemas, e relega as bênçãos que recebemos como Testemunhas de Jeová para segundo plano.
Números 14: 39-45 . Depois que Moisés disse ao povo que eles não veriam a terra prometida por causa de sua má atitude contra Jeová, o povo, em vez de mostrar arrependimento sincero, disse que estava pronto para subir ao lugar de que Jeová havia falado, porque pecamos, com essas palavras eles estavam mostrando uma atitude obstinada, ou seja, que pretendiam fazer a vontade deles em vez de Jeová, o resultado foi a derrota para os amalequitas e os cananeus, o que podemos aprender dessa história é que em todos os aspectos de nossa vida, deve sempre ser baseada e guiada de acordo com a vontade de Jeová.
Em Números 14:24 , encontramos um registro do espírito diferente que Calebe demonstrou ao longo de sua carreira como servo de Jeová. Hoje devemos nos esforçar para cultivar um espírito diferente da mesma maneira, a fim de resistir à pressão do mundo para fazer o que é errado. Mas o que significa ter um espírito diferente? Tenha uma atitude mental diferente daquela do mundo.
Em Números 13: 31-33 , encontramos a má notícia que alguns dos espias transmitiram ao povo de Israel. Aunque claro está, gran parte de la responsabilidad recae en los espías que dieron este mal informe, el resto del pueblo también tuvo su grado de responsabilidad ya que cedieron al temor que les infundió este informe negativo, y por ello vagaron treinta y ocho años en o deserto. Este é um bom exemplo para refletir porque se realmente cedermos ao medo do homem também poderemos perder muito.
Em Números 13:16 , podemos encontrar o registro bíblico de que o nome original de Josué era "Oséias", que significa Salvação. No entanto, foi Moisés quem adicionou uma sílaba ao seu nome que aludia ao nome divino, então ele o mudou para Jehoshua, ou Joshua, que significa "Jeová é a Salvação." Sem dúvida, a grande trajetória de Josué dignificou o significado de seu nome e vemos que a mudança que Moisés fez não foi fruto do acaso.
Em Números 13:24 , há o registro bíblico em que os israelitas nomearam um certo vale de Escol porque nele encontraram um enorme cacho de uvas que deve ter sido carregado por dois homens. Em tempos mais recentes, a área da Palestina, especificamente este vale chamado Escol, ainda tem muitas vinhas, e as uvas são as melhores e maiores da Palestina. Esta é mais uma prova irrefutável que nos dá plena confiança na fidelidade da palavra de Deus.
Números 14: 26-30 nos ensina como a murmuração é perigosa. Nos versos anteriores pudemos ler a terrível atitude dos israelitas contra Moisés e Aron. Os resultados de sua fofoca nos mostram que a fofoca pode colocar aqueles que a praticam em perigo de morte. Neste caso específico, Jeová considerou aquela murmuração contra Moisés e Aron como uma reclamação rebelde contra Sua própria liderança. Como resultado, muitos perderam a vida por causa das críticas.
Em Números 14: 9 , encontramos a expressão da parte de Josué e Calebe "eles são pão para nós", para se referir ao povo que habitava a terra prometida. Ao contrário do restante dos espias que acreditavam no contrário, Josué e Calebe confiaram plenamente que Jeová estaria com eles, assim como esteve durante as dez pragas do Egito e sua salvação no mar Vermelho. Da mesma forma, quando enfrentamos situações difíceis, o melhor que podemos fazer é nos lembrar das ocasiões em que Jeová nos ajudou a superar outras situações difíceis.
Comentários
Postar um comentário