Encontré Joyas Espirituais 2021, Semana De 15 a 21 de março, Números 11 a 12, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais: 15-21 de março de 2021, Números 11-12, Respostas.

 



Encontré Joyas Espirituais (10 min.)

Núm 11: 7, 8. Por que podemos dizer que a aparência e o sabor do maná mostram que Jeová é bom? (it-2.288).

Jeová não alimentou os israelitas com nada ou a primeira coisa que lhe ocorreu foi o maná. Tem o formato de uma pérola, o que mostra que ele amou seu povo, cuidou dele e o valorizou muito. O maná era branco como a semente de coentro como lemos no texto e com esse aspecto do bdélio. Não é apenas notável sua aparência, mas seu sabor é como o de um bolo doce com óleo. Jeová forneceu-lhe comida boa em abundância, demonstrando sua bondade e como ele é bom.


Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

Números 11: 1 . Jeová não gosta de reclamações amargas. Os israelitas, depois de tudo o que Jeová havia feito por eles, continuaram a reclamar injustificadamente. Todos reclamamos às vezes, nem sempre é o nosso melhor momento, mas reclamar constantemente, amargamente, sem causa alguma, sem valorizar tudo o que temos apenas por ver o mal, não gosta de Jeová e não é típico do seu povo. Não podemos ser cristãos reclamantes, como vimos nos Tesouros.

Números 11: 2 . Moisés suplicou a Jeová e então o fogo se apagou. Podemos nos ver em situações difíceis e como humanos imperfeitos, devido à pressão que sentimos, essa corrente de problemas pode nos arrastar para baixo e nossa atitude nem sempre é a melhor que um cristão de Deus deve ter, por isso devemos orar e implorar a Jeová. Assim, por um lado ele nos perdoará e por outro nos ajudará a vencer.

Números 11: 4 . Percebemos que a multidão estrangeira, pessoas que não eram israelitas, mas que estavam com eles, também começaram a reclamar e espalhar seus desejos egoístas. O que aprendemos com isso? Pessoas que não têm nossas mesmas crenças nos dirão por que fazemos uma coisa ou outra, ou por que não podemos fazer tal coisa, e serão muito insistentes. Não vamos deixar que os desejos egoístas do mundo comecem a nos afetar e nos levar a reclamar da vida limpa que levamos.

Números 11: 5 . Vemos os gritos dos israelitas, disseram eles: peixes, pepinos, melancias, alho-poró, cebola e alho, e que eram de graça. Mas sabemos que eles não eram livres, eram em troca da escravidão. Com isso, aprendemos que é muito fácil esquecer as coisas ruins de nosso passado e reclamar de nossa situação presente, que é muito melhor do que no passado. Aprendamos a valorizar tudo de bom e muito que temos hoje que Jeová nos dá porque o mal é rapidamente esquecido.

Números 11: 6 . "Estamos ficando sem força" e "tudo o que vemos é esse mana". Como se isso não bastasse, muitas pessoas gostariam de ter aquele maná e a força é um estado psicológico, porque Jeová sempre nos dá a força para superar todas as provas que passam, ele também nos dá o resto para repor essas forças. . Os israelitas reclamaram sem motivo e se esqueceram de valorizar o que tinham, que era muito precioso, não façamos o mesmo.

Números 11:10 . Jeová estava muito zangado com as queixas constantes e Moisés estava muito chateado. Irmãos, temos tudo o que vocês podem ter nesta vida, que é isso, vida. A vida que Deus nos deu, tudo o mais é temporário e virá se confiarmos que Jeová realmente cuida de nós e nos protege, não reclamamos de coisas materiais e continuamos a fortalecer nossa confiança em Deus.

Números 11: 11-15 . Moisés ficou profundamente afetado pelas constantes reclamações dos israelitas, a ponto de pedir a Jeová que morresse. Nossas queixas contínuas podem matar nossa congregação, dividi-la, destruí-la e torná-la uma presa fácil para Satanás. Isso enfraquece a fé de todos os irmãos e isso é muito perigoso, poder se sentir como Moisés. O mundo já nos arma armadilhas suficientes, não vamos ajudá-lo a colocar mais de nós. Sejamos uma congregação unida, livre de queixas onde nossa fé é fortalecida.

Números 11: 16,17 . Moisés não aguentava mais, não suportava sozinho o fardo de um povo que apenas começava a reclamar. O povo de Deus hoje também tem grandes fardos e muito trabalho, por isso existem muitos irmãos responsáveis ​​por liderar a congregação para distribuir a carga de trabalho. Assim como eles compartilham os fardos, podemos fazer o mesmo com nossos irmãos, cada um de nós carrega muitos fardos sobre nós. Porém, se falarmos deles com nossos irmãos, é possível que aliviemos nosso fardo e até nos ajudemos a desaparecer, porque o povo de Deus se ajuda.

Números 11:21, 23 . Moisés chegou a uma situação extrema a ponto de lhe dizer como isso seria possível, ao que Jeová respondeu. Existem limites para a mão de Jeová? Podemos pensar que nossa fé é muito forte e que nunca diremos nada que coloque Jeová em dúvida, mas este mundo é muito mau e se isso acontecer conosco em algum momento, talvez não nos sintamos profundamente desapontados conosco, mas vamos veja como eu reajo a Jeová com Moisés. Ele foi compreensivo e misericordioso com Moisés, ele também será conosco.

Números 11:31, 32 . Nestes versículos, vemos mais uma vez a grande demonstração do poder e sabedoria de Jeová. A ponto de não importar como Moisés disse antes que estava cercado por um povo de 600.000 homens. A cidade inteira ficou por 2 dias coletando os 45 centímetros de codorna, ninguém coletou menos de 10. Jeová sempre mantém seu povo alimentado, não importa quantos ou as circunstâncias. Com a grande tribulação final encerrando este sistema, podemos ter certeza de que seu povo também terá tudo de que precisa.

Números 11:33, 34 . Quando Jeová forneceu essas codornizes, ele ficou irado novamente com o povo, matando muitos homens. Porque? Porque eles mostraram que só tinham desejos egoístas. Como podemos assimilar isso conosco agora? Muitas vezes podemos reclamar do que temos, mas ... se refletirmos e compararmos com outros irmãos de outros países, mais necessitados e em situação pior que a nossa, temos realmente pouco? Querer mais e mais pode fazer com que não valorizemos o quanto temos e isso pode nos tornar egoístas.

Números 12:11 . Arão e Miriã questionaram certas coisas que não deveriam ter sobre Moisés, depois de ver a sentença de Jeová, disseram que o que haviam feito era tolice. Tiramos disso uma lição: há muitas coisas que não temos o direito nem a autoridade para julgar. Somos cristãos de Deus e temos que nos concentrar em nossa adoração pura, servindo a Jeová da maneira que podemos, não sendo estúpidos e questionando coisas que não temos que fazer.

Números 12: 14,15 . Sabemos que existem muitos tipos de pecados e alguns deles envolvem a expulsão da congregação cristã, se alguma vez ocorrer um caso como este sabemos que o cristão deve iniciar um período de reflexão e arrependimento com Jeová e consigo mesmo. Mas o povo de Deus, como o acampamento, não desmontará e partirá, mas estará lá esperando o momento de dar as boas-vindas ao irmão que se perdeu. Jeová é amoroso e misericordioso em perdoar, assim como todo o seu povo.

Comentários