Encontré Joyas Espirituais 2021, Semana de 8 a 14 de março, Números 9 a 10, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais: 8 a 14 de março de 2021, Números 9 a 10, Respostas.




Joyas Espirituais Escondidas (10 min.)

Núm 9:13. O que aprendemos com este mandato dado a Israel? (it-1 226 parágrafo 4).

Aprendemos sobre a importância que devemos dar à nossa participação nas reuniões. E que, assim como no antigo Israel, qualquer pessoa que se ausentasse intencionalmente da Páscoa era punida com a morte, se começarmos a nos ausentar intencionalmente das reuniões, ficamos expostos a sofrer uma morte espiritual.


COMENTÁRIOS ADICIONAIS

 E é que quando alguém deliberadamente não comparece a um lugar para o qual foi convidado, mostra pouco ou nenhum interesse pela pessoa que o convidou. E exatamente Jeová nos convida todas as semanas a assistir às reuniões para nos beneficiarmos espiritualmente, e não assistir a essas reuniões significaria rejeitar o convite do nosso Deus Jeová e dar as costas a ele. 

Além disso, não assistir às reuniões, além de rejeitar o convite que Jeová nos faz, nos privaria dos benefícios que encontramos registrados em Atos 10:24, 25, nos quais se destaca o poder de nos motivar a mostrar amor e fazer boas obras. . E não ter este tipo de incentivo e motivação seria extremamente triste, especialmente nestes tempos em que o fim está próximo. 

Embora não celebremos a Páscoa, isso serve como um aviso para não menosprezar o alimento que Jeová nos oferece. ainda assim, alguns têm o hábito de não comparecer, advertiu Paulo. agora com mais razão já que estamos perto do fim, porque se não o fizéssemos, nossas vidas estariam em perigo.

Os cristãos não celebram feriados como a Páscoa, mas com isso aprendemos muito, cada pessoa teve que preparar esse sacrifício, para que quem não o fizesse por altruísmo tivesse que responder pelo seu pecado. Paulo nos disse para não abandonarmos a reunião na congregação, para nos estimularmos ao amor e às obras excelentes. As reuniões são muito importantes e não devemos perdê-las por nada, exceto por uma causa importante, porque assim Jeová não vai virar as costas para nós como diz 2 Crônicas 30: 9.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: (EXPERIÊNCIA DIVERTIDA)

Uma coisa que pode nos motivar muito a nos esforçarmos para assistir às reuniões é meditar no esforço que muitos de nossos irmãos fazem para participá-las. Por exemplo, três de nossas irmãs da Mongólia relatam em um vídeo como elas tiveram que caminhar 1 hora e meia para cada lado e outra hora e meia de volta quando não tinham o suficiente para o caminhão. Como essas irmãs, há muitos outros irmãos que fazem o possível para não perder nenhuma reunião.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana? 

SOBRE JEOVÁ

Números 9:14 nos ensina sobre Jeová que ele é um Deus imparcial, por isso ele até permitiu que residentes estrangeiros celebrassem a Páscoa, e é claro que devemos imitá-lo em nosso ministério, devemos pregar e ensinar todos os tipos de pessoas.

Números 9:16 , diz que a nuvem cobriu o tabernáculo durante o dia, e o que parecia fogo à noite. Isso me faz pensar que Jeová continua a cuidar de nós e a nos apoiar da mesma forma que fazia no passado, de modo que podemos contar com ele a qualquer hora do dia, não importa onde estejamos.

Números 9:16 . É muito bom ver como a nuvem cobriu o dia, e o que parecia fogo, a noite. E ele diz que isso sempre aconteceu. É muito bom, porque vemos que Jeová está sempre conosco, cuidando de nós, não só quando acordamos de manhã e oramos a ele, mas ele também cuida de nós quando estamos mais indefesos, quando estamos adormecido. A oração é muito importante, é o nosso escudo, oramos de manhã e Jeová cuida de nós durante o dia, oramos à noite e ele cuida de nós quando dormimos. Jeová está sempre com seu povo.

Números 10:33 , Enquanto eles caminhavam por 3 dias, Jeová protegeu seu povo em um deserto de um modo geral, era grande e inspirava medo, Jeová levava em consideração crianças e idosos, por isso é provável que viajassem devagar. Isso me ensina que, de maneira semelhante, ao caminharmos para o Novo Mundo, nosso pai celestial nos protege dos perigos do mundo de Satanás, que também é grande e assustador. Temos a certeza de saber que ele leva em consideração as limitações de crianças e adultos e nos lembra que Jeová sempre será um Salvador amoroso e atencioso para com os desfavorecidos.

Números 9: 9-12 . Vemos que todos, ainda impuros, sob uma série de instruções, deviam celebrar a Páscoa. Cometemos erros, é na nossa imperfeição humana. Nas últimas semanas com A Sentinela estudamos exatamente isso, por muitos erros que cometemos, não devemos sentir que não valemos nada ou não somos dignos do povo de Deus. Jeová nunca nos abandona, ele é misericordioso e misericordioso e, acima de tudo, ele quer que nunca nos afastemos de seu rebanho.

O MINISTÉRIO

Números 9:14 . Diz aqui que se uma família israelita tivesse um residente estrangeiro morando com eles, eles também deveriam celebrar a Páscoa. Esse aspecto é interessante, pois podemos extrapolar para os estudos bíblicos que fazemos. En el estudio estamos aprendiendo de Jehová con el estudiante y compartiendo tiempo con él, y por ello, a parte de que le ayudará mucho al estudiante a progresar, tenemos que animarlo e invitarlo a que se reúna con nosotros, a que asista a las reuniones connosco.

Números 9: 5 . E os israelitas se preparam para essas datas, como Jeová indicou por meio de Moisés. Eles não se prepararam como queriam. Da mesma forma, quando nos preparamos para o nosso serviço a Jeová em reuniões, ministério e assembléias, devemos fazer isso seguindo os princípios bíblicos sobre roupas, nossa aparência física e aparência, nossa preparação para a Bíblia, o amor que devemos professar por nossos irmãos e irmãs. e outros princípios e padrões morais bíblicos que conhecemos da Bíblia.

Números 9: 2,3 . Vemos que Jeová ordenou aos israelitas que fizessem os preparativos para essa festa em uma data específica. Disto concluímos que temos que fazer os preparativos para o nosso serviço a Jeová com antecedência para que esteja pronto nas datas designadas, isso implica tanto os preparativos para as assembleias ... a comemoração ... quanto a nossa preparação para as diferentes reuniões semanais e passeios para o ministério.

Números 10: 2-4, a audição dos israelitas deve ser ajustada para identificar o número de vezes que as trombetas seriam ouvidas e saber quem foi convocado e para quê. mas o mais importante era saber as instruções que tinham para identificá-los. Este texto me ensina que devemos identificar a vontade de Jeová cada vez que recebermos instruções, seja por meio de cartas, discursos, publicações ou artigos de estudo da Torre de Vigia. Esta última é a maneira de entender o novo que Jeová transmite ao seu povo por meio do escravo fiel. É por isso que devemos prestar muita atenção aos detalhes que vêm e não presumir que já lemos um artigo semelhante.

Números 9: 2 , diz que os israelitas tinham que preparar o sacrifício na data fixada, isso me faz pensar que hoje também temos datas e horários fixos para nossas reuniões e assembléias, portanto, devemos nos preparar com antecedência e ser pontuais, portanto que vamos mostrar que realmente servimos a um Deus de ordem.

Números 9: 1, 2 . Aquí se mencionan los preparativos para la segunda ocasión en la que los israelitas celebrarían la pascua, prácticamente había pasado ya un año desde su liberación de Egipto y esta sería la primera fuera de aquel país, sin duda sería un evento especial que merecía todos los preparativos adecuados para celebrarla, igualmente cuando nosotros celebramos la conmemoración debemos poner todo el empeño para celebrarla, ya que todas las veces que la celebramos son especiales puesto que recordamos el mejor sacrificio que Jesús hizo por nosotros, así que siempre demos lo mejor cuando se acerca esta ocasião especial.

OUTROS TEMAS

Números 9: 17-20 . Os israelitas se mudaram imediatamente ao comando de Jeová, em qualquer lugar e por qualquer período. Hoje ele nos dirige, por meio de sua organização terrena, que nos dá instruções e como os israelitas, as fazemos com grande deleite e amor. Isso pode significar viajar muitos quilômetros para assistir a uma assembleia? E a pé? Bem, é assim que faremos, é assim que Deus nos diz. Agora é para o Zoom, então pode ser para outra coisa, e esperamos caminhar todos esses quilômetros de novo como fazíamos antes da pandemia, porque amamos as instruções que Jeová nos dá e vamos aonde ele quiser.

Números 9:21 . A nuvem pode permanecer por um curto período de tempo, como dias a muito tempo, como meses. As instruções do corpo governante podem mudar, mas temos a mesma flexibilidade que os israelitas para segui-las imediatamente. As últimas decisões que foram tomadas sobre esta pandemia mostraram que eles protegeram a vida de bilhões de irmãos em toda a Terra, essas instruções salvaram a vida de milhares de irmãos e irmãs. Todas as instruções são transmitidas para o amor e proteção do povo de Deus, e nos adaptaremos imediatamente a todas as novas instruções que forem dadas.

Números 9:23 . Os israelitas estavam cumprindo sua obrigação. Todos os servos de Jeová, quer tenhamos designações públicas ou não, têm grandes responsabilidades e obrigações - para com Jeová, para com nossa família, para com a união do povo de Deus e para com todas as pessoas neste sistema. Portanto, temos que fazer como os israelitas e cumprir todos eles.

Números 10: 1-9 . Jeová disse a Moisés para tocar trombetas e como ele deveria tocá-las para alertar seu povo sobre coisas diferentes. A organização também nos dá toques de trombeta e avisa seu povo de diferentes maneiras, por meio dos anciãos, por meio de anúncios diretos, por qualquer meio, está sempre nos dando toques de trombeta para a proteção e orientação de seu povo. Por exemplo, a suspensão de nossas atividades públicas, informações sobre vacinas e sua relação com o sangue. Todos os toques de trombeta são dados com amor para a proteção de seu povo, que obedecerá a todos eles como os israelitas.

Números 10:10 . Nem todos os toques de trombeta tiveram que ser avisos, também houve momentos de alegria e felicidade. E é uma característica do povo de Deus, sua felicidade e alegria. Agora as coisas estão como estão, mas tempos melhores virão e nos encontraremos novamente com nossa família espiritual e compartilharemos muitos mais momentos de alegria e felicidade juntos até a conclusão deste sistema.

Números 10: 14-25 . Nestes versículos, notamos a ordem em que o povo de Deus se movia. Um exemplo de como devemos ser ordenados irmãos, lembremo-nos de que quando nos encontrarmos novamente em pessoa e fizermos nossas queridas assembléias, tudo tem que estar em ordem. Foi organizado com ordem e devemos refleti-lo também, não correr para conseguir o que pensamos ser lugares melhores, mas para ser amoroso com nossos irmãos e respeitar a ordem que Jeová mostra.

Números 10: 35,36 . Vemos que Moisés perguntou a Jeová quando eles começaram a espalhar seus inimigos e todos os que o odeiam. É bom aprender disso, quando estamos em casa com nossa família podemos não estar expostos ao perigo, mas quando saímos para a rua pedimos a Jeová, como Moisés fez, que espalhe todos os seus inimigos. E quando estivermos em casa, como diz o versículo 36, não nos esqueçamos de pedir a ele que proteja nossa casa.

Em Números 9:10, 11 , encontramos uma provisão amorosa da parte de Jeová para com todos aqueles que, por serem impuros ou terem viajado, não puderam celebrar a Páscoa em 14 de nisã. Eles podiam celebrar a Páscoa no 14º dia do segundo mês, chamado Iyar ou Ziv. Esta provisão era amorosa, considerando que o versículo 13 especificava que qualquer pessoa que não pudesse celebrar a Páscoa deveria ser eliminada.

Em Números 9:11 , também podemos ler que Jeová ordenou aos israelitas que comessem a refeição pascal com pães asmos e vegetais amargos. E embora não seja especificado que tipo de ervas amargas eram, seu propósito era lembrar aos israelitas o quão amarga havia sido sua escravidão no Egito. Isso para que nunca se esqueçam de que Jeová foi seu Salvador.

Em Números 10: 2 , Jeová disse a Moisés que fizesse duas trombetas de prata marteladas "para reunir o povo e demolir os acampamentos". Os sacerdotes deveriam tocar as trombetas de maneiras diferentes para que os israelitas soubessem o que fazer (Números 10: 3-8). Hoje, os servos de Deus também recebem diferentes tipos de "chamadas de trombeta". Por exemplo, quando somos convidados para grandes reuniões, quando se oferece treinamento aos superintendentes e quando novas instruções são dadas às congregações.

Em Números 10: 2 , vemos que Jeová ordenou a Moisés que fizesse "duas trombetas de prata ... marteladas". Embora nenhuma outra descrição dos instrumentos seja dada, o historiador bíblico Josefo descreve o tipo de trombeta que Moisés fez da seguinte maneira: “Era composta de um tubo estreito, um pouco mais fino que uma flauta, mas largo o suficiente para permitir que o sopro de um boca do homem. Terminou em forma de sino, como trombetas comuns ”. (Jewish Antiquities, livro III, cap. XII, sec. 6., Insight, vol. 2 p. 1161).

Em Números 10:10 , encontramos a ordem de Jeová de tocar as trombetas nas festas no início dos meses, ou seja, a cada lua nova. Esta celebração ficou conhecida como a Festa da Lua Nova. No entanto, deve-se ter em mente que a observância deste dia nada teve a ver com o culto da lua, uma prática frequente entre algumas nações pagãs, nem teve nada a ver com astrologia (Insight, vol. 1 p. 931). 

Números 9:13 . Se um homem não estava viajando e não preparou a Páscoa, ele tinha que responder por seu pecado. O caminho para o novo mundo é uma jornada, muito difícil e estreita, com muitas pedras. É permitido tropeçar e cair, desde que lutemos para nos levantar e continuar lutando. Se cometemos erros constantemente e não fazemos nada para lutar para mudá-los ou cometê-los novamente, se não lutarmos para sermos melhores cristãos a cada dia, responderemos por nossos erros.

Números 9: 6-8 . Vários homens que estavam impuros antes da celebração desta festa foram falar com Moisés e Aarão. Nós, conhecemos nossas ações e comportamentos, se acreditarmos que há algo que não temos feito bem e temos que falar com irmãos qualificados que lideram a congregação, o faremos. Visto que não queremos que nossas ações motivadas por nossa imperfeição contaminem também nossos lugares sagrados de adoração que são nossas reuniões e com isso nossos irmãos.

Números 9: 9-11 , vemos que a celebração da Páscoa era importante para Jeová, mesmo que um dos israelitas tivesse tocado em um morto ou estivesse viajando, ele tinha que prepará-la. Isso me ensina e me lembra o quão importante e significativo é para nós celebrar a Ceia do Senhor. Esta ocasião é um aniversário em que somos lembrados do que Jeová e Jesus Cristo fizeram por nós. É por isso que Mesmo que surja uma emergência ou pandemia como a que estamos vivendo, fazemos os preparativos correspondentes e nos encontramos em família em nossas casas e não perdemos esta celebração única e especial.

Números 10:35 , Moisés sabia que tinha a bênção de Jeová, mas sempre que a arca era movida, ele orava a Jeová por sua proteção e pedia a seus inimigos que se dispersassem ou fugissem deles. Isso me ensina que, como Moisés, nós, cristãos, podemos orar a Jeová pedindo proteção contra inimigos ou pessoas que nos odeiam. Quando Gog de Magog atacar, precisaremos mais do que nunca orar a Jeová por sua proteção. Pois ele nos garante que não só nos protegerá, mas também nos preservará em vida durante a batalha do Armagedom.

Números 9: 6,7 mostra que vários israelitas que se tornaram impuros ao tocar em uma pessoa morta tinham dúvidas sobre se deviam ou não preparar um sacrifício pascal, então eles se voltaram para Moisés e Arão para saber o que fazer sobre esse assunto. Isso nos ensina que se nos encontrarmos em uma situação em que não sabemos como agir ou tenhamos dúvidas sobre isso, como os israelitas, não devemos ter medo de pedir ajuda. O interesse que demonstramos em esclarecer nossas dúvidas vale a pena, porque ganhamos entendimento e nos certificamos de fazer as coisas como Jeová gosta.

Números 10: 29-32 , Moisés convidou seu cunhado Hobabe para ser o guia da vila. Esse homem conhecia o território e onde encontrar coisas de que o acampamento precisava. No início ele recusou, mas depois, por sabedoria e fez o que Moisés pediu que ele fizesse. Isso me ensina que muitos de nós temos sido como Hobabe, talvez no início duvidemos ou nos recusemos a fazer parte do povo de Jeová, mas depois tomamos a decisão certa e nos tornamos seus adoradores. O resultado é que temos sua bênção e temos a perspectiva de sobreviver à grande tribulação e viver no novo mundo aqui na terra.

Números 9.21,22 , Mostra que muito esforço foi exigido por parte de todos os israelitas ao mudarem de um lado para o outro, textos esses que às vezes a nuvem parava apenas da noite até a manhã e outras vezes dois dias se passavam, um mês ou mais até que a nuvem se movesse novamente. Isso me ensina que todos os cristãos tiveram que fazer muito esforço para aceitar algumas mudanças inesperadas na Organização de Jeová, talvez nos sentíssemos confortáveis ​​com a maneira como certas coisas eram feitas antes, mas sabemos que devemos. Se trabalharmos muito, certamente veremos as bênçãos de Jeová.

Números 9:8 , nos hace pensar especialmente en nuestros hermanos que llevan la delantera en la congregación, ya que ellos al igual que Moisés siempre buscan la guía de Jehová antes de tomar alguna decisión o dictar algún juicio y por tanto son un gran ejemplo para nós.

Números 9: 6,7 , diz que vários homens se aproximaram de Moisés para informá-lo de que eram impuros, isso nos ensina que quando cometemos um pecado ou se acreditamos que há algo que não fizemos bem, temos que ir para os anciãos e pedir ajuda de que precisamos, só então poderemos recuperar nosso relacionamento com Jeová.

Números 9:13 , você nos lembra mais uma vez que todos os nossos erros vão nos trazer consequências, alguns mais graves do que outros, mas ninguém pode escapar impune, por assim dizer, já que Jeová está vendo tudo, por isso devemos sempre esteja vigilante em cada passo que damos.

Números 9: 17-20 , mostra que praticamente o dia de Jeová vai para o seu povo através desta nuvem, visto que eles se moviam sem que as nuvens subissem, atualmente ele nos dirige através de sua organização terrestre, por isso devemos sempre acompanhar isso e não ficarmos para trás, senão ficaríamos sem guia.

Em Números 10: 1-4 , vemos como Deus instituiu que trombetas seriam tocadas para reunir seu povo nos tempos antigos, hoje essa trombeta poderíamos dizer que são os anúncios de cada vez que uma nova assembléia se abre, é por isso que devemos nos preparar bem com antecedência, sem motivo, perdemos aquele chamado ou toque de trombeta. 

Números 9: 6-8 . Quando surgiu o caso de que alguns israelitas haviam se tornado impuros desde que entraram em contato com um cadáver e se tornaram impuros, eles foram até Moisés e Arão para descobrir se esta situação os afetava em sua participação na Páscoa, à qual Moisés disse que eu consultar a Jeová para obter informações, este evento é um exemplo para nós e também para os nossos anciãos, pois quando tivermos que ir aos anciãos em busca de ajuda ou conselho, devemos fazê-lo sem perder tempo por medo de que a situação se complique os presbíteros devem fazer sua lição de casa para que possam dar uma resposta baseada nos princípios bíblicos.

Números 9:10, 11 . Nestes textos é apresentado um caso excepcional para a celebração da Páscoa, caso alguém tenha sido contaminado e se torne cerimonialmente impuro ou esteja em uma viagem que o impede de celebrar a Páscoa em 14 de nisã, ele teve a oportunidade de celebrá-la no mês seguinte o mesmo procedimento, sem dúvida esse arranjo permitia aos israelitas que tivessem essas condições participarem dessa celebração especial, exceto em circunstâncias excepcionais como essa, os judeus celebravam a Páscoa na data que Deus havia designado.

Números 9:23 . O texto indica que os israelitas deveriam estar cientes das ordens de Jeová sobre montar ou desmontar o acampamento, embora devam dar ordens ao que Moisés indicou a esse respeito também tinha um sinal mais visível para perceber, pois ele havia dirigido o movimento de Israel para fora do Egito, Jeová continua a guiar a nação em suas jornadas por meio de uma nuvem que cobre o tabernáculo da Tenda do Testemunho de dia e do que parece ser um incêndio à noite. Quando a nuvem se move, a nação se move. Quando a nuvem permanece sobre o tabernáculo, a nação permanece acampada, seja por alguns dias ou um mês ou mais, assim durante os 40 anos que se passaram.

Números  10: 4 . Quando uma trombeta soou no antigo Israel, os chefes das tribos de Israel tiveram que comparecer a Moisés para que ele pudesse transmitir-lhes informações e treinamento que os ajudasse a cumprir as responsabilidades em suas respectivas tribos, igualmente na congregação cristã todos nós tenham a honra de serem ensinados e treinados por Jeová, os anciãos recebem treinamento adicional quando frequentam escolas como a Escola de Presbíteros ou a Escola do Ministério do Reino, os pioneiros frequentam a escola de pioneiros e todos nós recebemos instrução na seção de Let us ser melhores professores, por isso devemos estar sempre presentes quando somos chamados para treinar.

Números  10: 5, 6 . Quando foram dados toques curtos da trombeta, todas as pessoas tiveram que se mexer devido a uma nova instrução de Jeová para mover o acampamento, sem dúvida foi uma maravilhosa demonstração de organização que exigiu muito esforço da parte de todos nós. pode até pensar que Alguns acharam difícil estar mudando de lugar com muita frequência, da mesma forma toda vez que recebemos alterações em alguma instrução e que pode dificultar nossa aceitação de tais mudanças, nesse caso devemos sempre lembrar que quando recebemos uma instrução é sempre para melhorar e se nos esforçarmos para obedecê-los e aplicá-los, certamente veremos a bênção de Deus.

Números  10:10 . Deus ordenou a Israel que a cada lua nova que marcasse o início dos meses do calendário judaico houvesse o toque de trombetas por ocasião dos holocaustos e sacrifícios de participação em comum, naqueles dias sacrifícios especiais deveriam ser oferecidos, além do sacrifício diário contínua, a oferta da lua nova consistia em uma oferta queimada de dois touros, um carneiro e sete cordeiros de um ano, com as ofertas correspondentes de grãos e vinho, e também um cabrito como oferta pelo pecado, esta observância do dia da lua nova não tinha nada a ver com o culto da lua como era entre algumas nações pagãs ou com a astrologia.

Números  10: 29-32 . Aqui podemos ver uma conversa entre Moisés e seu cunhado Hobabe sobre a ajuda que ele pode dar ao povo, Moisés pediu a Hobabe para acompanhá-los para servir de guia ou explorador, para a nação, porque ele conhecia bem a região e Vemos que essas palavras de louvor por parte de Moisés cumpriram essa tarefa ao longo do tempo, já que muito mais tarde é mencionado que os descendentes de Hobabe viviam em Judá, o que podemos aprender desta história é que quando te parabenizamos e damos palavras elogios àqueles que merecem, construir relacionamentos duradouros e ajudar os outros a saber que são valiosos para os outros.

Números 9: 2,3 , vemos que as instruções de Jeová eram claras e detalhadas. Além disso, exigiam planejamento, calculando a data da Páscoa naquela época havia muito cuidado para ser exato. Isso me ensina que hoje a parte terrestre da Organização de Jeová imita a Deus, fornecendo com antecedência suficiente as publicações que usaremos nos próximos meses, programas de reuniões e assembléias, etc.

Números 9 ;: 7,8 , Esta era uma situação inédita e não havia instruções sobre como resolvê-la. Moisés recorreu a Jeová para descobrir o que era certo e fornecer a solução para outras situações que surgiram. Isso me ensina que, quando surgem situações para as quais não há nada escrito, não devemos criar nossas próprias soluções de acordo com nossos próprios critérios ou dos outros. É útil investigar a palavra de Deus e as publicações apontam que isso virá irmão de experiência que eles têm algumas informações do escravo fiel.

Números 9:23 , certamente Jeová não conhece esses comandos de transferência por capricho pessoal. ele deve examinar o que é melhor para seu povo. E eles tinham que estar atentos ao toque da trombeta que indicava a partida. Além disso, isso exigirá que eles carreguem o básico para não atrasar a ação. Isso me ensina que devemos estar atentos ao carro celestial, agora temos um novo instrumento de estudo e também um novo método. Precisamos nos familiarizar para ajudar outros a se tornarem discípulos, porque queremos ir na direção que Jeová vê o que é melhor e na hora certa.

Comentários

  1. Em números 9:5 vemos que os israelitas se prepararam para essa data como Jeová indicou por meio de Moisés, eles não se preparavam como queriam, da mesma forma hoje quando nos preparamos para o nosso serviço a Jeová seja em nossas reuniões,
    ministério e Assembleia devemos fazer isso Seguindo os princípios bíblicos

    ResponderExcluir
  2. Reunião é o correto e não culto!.sempre aparece culto nas respostas .porque?.

    ResponderExcluir

Postar um comentário