A Sentinela, Artigo de estudo 3, Semana de 15 a 21 de março de 2021, Grande multidão de outras ovelhas louvando a Deus e a Cristo, Respostas.

COMENTÁRIOS: A Sentinela de estudo, "Artigo 3", 15 a 21 de março de 2021, Respostas.



1. Que efeito um discurso proferido em uma assembléia em 1935 teve na vida de um jovem?

O efeito desse jovem e de outros servos de Deus que compareceram a essa assembléia foi que sua vida deu uma guinada em termos de participar todos os anos do pão e do vinho na celebração da ceia do Senhor. Em um discurso, proferido pelo irmão de Rutherford, intitulado: A Grande Multidão, eles receberam uma nova criação que era histórica e importante.

RESPOSTA OPCIONAL 

A vida deste jovem sofreu uma reviravolta devido ao discurso histórico intitulado "A Grande Multidão". Esse discurso foi apresentado pelo irmão Joseph Rutherford em 1935 em uma assembléia em Washington, Estados Unidos. Nesta assembléia foi feito um esclarecimento que mudou não apenas a vida deste jovem, mas a de todas as Testemunhas de Jeová daquela época e até de nossa época.


COMENTÁRIO ADICIONAL

Este jovem participou todos os anos do pão e do vinho na Ceia do Senhor, assim como todos os Estudantes da Bíblia fizeram naqueles anos, até que sua vida deu uma guinada completa com o discurso histórico de Joseph Rutherford em 1935, onde ele explicou quem eles são. fariam parte da grande multidão, como veremos no próximo parágrafo.

2. Que esclarecimento comovente o irmão Rutherford fez em seu discurso?

Em sua palestra, o irmão Rutherford esclareceu quem seria a grande multidão mencionada em Apocalipse 7: 9. Naquela época, acreditava-se que este era um grupo de seres humanos que iria para o céu, mas eram de segunda categoria por serem menos leais. No entanto, à luz da Bíblia, o irmão Rutherford esclareceu que a grande multidão não é escolhida para viver no céu, mas sim as outras ovelhas * de Cristo que sobreviverão à "grande tribulação" e viverão para sempre na Terra.

RESPOSTA OPCIONAL

Em sua palestra, o irmão Rutherford esclareceu quem seria a grande multidão mencionada em Apocalipse 7: 9. Naquela época, acreditava-se que este era um grupo de seres humanos que iria para o céu, mas eram de segunda categoria por serem menos leais. No entanto, à luz da Bíblia, o irmão Rutherford esclareceu que a grande multidão não é escolhida para viver no céu, mas sim as outras ovelhas * de Cristo que sobreviverão à "grande tribulação" e viverão para sempre na Terra.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A nota explica a diferença entre os termos outras ovelhas e a grande multidão. O termo outras ovelhas é usado para se referir aos que servem a Jeová e esperam viver aqui na Terra. Inclui tanto os servos fiéis da antiguidade como os que só recentemente começaram a servir a Jeová. Por outro lado, o termo a grande multidão se refere àquele grupo que pertence às outras ovelhas, mas estará vivo quando Cristo julgar as ovelhas e cabras e elas sobreviverem à grande tribulação.

Vemos então que a idéia de que a grande multidão era um grupo de servos de Jeová menos leais e de segunda categoria estava errada. Em vez disso, a grande multidão é um grupo de servos fiéis de Jeová que sobreviverão à grande tribulação e viverão aqui na Terra. Esse ponto já deveria ser algo claro para todas as Testemunhas de Jeová, porque desde 1935 essa crença foi esclarecida.

Até aquele momento, pensava-se que a grande multidão era de cristãos menos leais, mas também iria para o céu para governar com Cristo e, portanto, os Estudantes da Bíblia comeram do pão e do vinho. Quando realmente, a grande multidão é a parte das outras ovelhas que sobrevivem à grande tribulação no dia marcado e que, como o resto das outras ovelhas que foram leais a Deus e Jesus que faleceram antes deste dia, terão o esperança de viver na Terra, eles não compartilham do pão e do vinho. O que foi um esclarecimento e uma mudança empolgantes para todos esses irmãos.

Portanto, vemos, como diz a nota do parágrafo. Por um lado, temos um grupo de ungidos que irão para o céu e governarão com Cristo, eles são os únicos que participam do pão e do vinho. E por outro lado, estão as outras ovelhas, a maioria de nós, onde está incluído o grupo chamado a grande multidão, que são os irmãos entre nós que chegam, vivem e sobrevivem ao julgamento final e todos viveremos de acordo com a nossa esperança de viver na Terra. se transformou em um paraíso.

Exatamente como João 10:16 diz. Lá Jesus diz que tem outro grupo de outras ovelhas que também tem que trazê-las, não são os ungidos que já estarão com ele. Somos todos cristãos que permaneceram leais a Jeová e nossa fé em Jesus com a promessa e a esperança de viver na Terra transformou-se num paraíso. Muitos desses queridos irmãos já faleceram e quando chegar a hora eles serão ressuscitados para ver essa esperança se tornar realidade, e muitos de nós veremos com nossos próprios olhos, eles são a chamada grande multidão.

Tinha que ser uma grande mudança e esse esclarecimento causou um grande impacto, não só no nosso irmão de 18 anos, mas em todos os Estudantes da Bíblia que participaram do pão e do vinho, algo que eles não fariam mais e que sua esperança não é viver no céu, mas na Terra transformada em um paraíso. Ele teve que mudar a vida de muitos servos de Jeová que faziam isso há muitos anos e com pensamento errado, onde esse esclarecimento por meio do discurso de Rutherford era muito importante.

UM ESCLARECIMENTO HISTÓRICO PARA MILHARES DE IRMÃOS

3, 4. Na assembléia de 1935, o que milhares de irmãos perceberam e por quê?

Eles perceberam e não receberam a esperança celestial por meio do Espírito Santo de Deus, pelo contrário, eles tinham a esperança de viver na terra. cuando el hermano Rutherford preguntó al auditorio que se pusieran de pie todos los que tienen la esperanza de vivir para siempre en la tierra, más de la mitad lo hizo porque comprendieron que no habían sido escogidos para vivir en el cielo y habían sido Ungidos por el Espirito Santo. desde então, este grupo da grande multidão continuou a crescer e a trabalhar junto com o restante ungido.

RESPOSTA OPCIONAL

 Eles perceberam que não foram escolhidos para viver no céu nem foram ungidos pelo espírito santo. Em vez disso, eles esperavam viver na Terra e colaborar no trabalho de torná-la um paraíso ”.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Vemos então como a partir daquele ano de 1935 milhares de irmãos que participavam do pão e do vinho deixaram de fazê-lo, como era o caso do jovem de quem falávamos no início. E é que eles perceberam que Jeová não havia despertado neles a esperança celestial por meio de seu espírito santo. Desde então, a grande multidão continuou a crescer e se esforça para apoiar o restante ungido.

Milhares de irmãos perceberam quais eram seus desejos quando o irmão Rutherford, em um momento muito comovente, pediu àqueles que desejavam viver na Terra para sempre que se levantassem. Mais da metade dos 20.000 irmãos presentes se levantou. Então Rutherford disse "Eis a grande multidão!" Eles entenderam qual é a sua esperança e que não foram escolhidos para viver no céu, mas na Terra como parte das outras ovelhas que Jesus trará como vimos em João 10:16 no parágrafo anterior.

Uma assembléia muito emocionante e especial onde 840 pessoas foram batizadas, a maioria dos irmãos e irmãs das outras ovelhas, com a esperança de viver na terra, eles não foram escolhidos para viver no céu nem foram ungidos pelo espírito santo, mas eles foram escolhidos pela esperança de viver na Terra transformada em um paraíso com as outras ovelhas. Foi uma mudança chocante em suas vidas, pois deixaram de participar do pão e do vinho e colocaram em valor a verdadeira esperança que possuem.

Milhares de irmãos, incluindo o jovem que mencionamos, pararam de participar do pão e do vinho na Ceia do Senhor. Eles compreenderam a esperança que têm no coração e, humildemente, lembram-se desta assembléia como um momento muito especial, pois foi a última Comemoração em que participaram da entrega dos emblemas. Um irmão disse que “percebi que Jeová não havia despertado em mim a esperança celestial por meio de seu espírito santo” de viver com Jesus no céu, mas queria viver na Terra e colaborar nesta importante obra de torná-la um paraíso como objetivo inicial da Deus.

Esse esclarecimento foi uma grande mudança. À medida que as escrituras são melhor compreendidas, novos esclarecimentos ou novos conhecimentos podem surgir e, se houver necessidade de fazer mudanças, imitemos a humildade desses irmãos. Não se sentiram mal por viverem talvez confusos durante muitos anos, mas viram o que eram os desejos do seu coração e isso não os fez mal, antes despertou neles um sentimento apaixonado de ajudar e colaborar com o trabalho e com a Obra. Deus trabalhando lado a lado com o resto do povo ungido que ainda está vivo na Terra e participa do pão e do vinho.

5. Como Jeová encara os que deixam de comer o pão e o vinho?

Se eles forem humildes e reconhecerem o erro de terem comido o pão do vinho, mas não o fizerem mais e continuarem a servir verdadeiramente a Jeová, ele os aceitará como parte das outras ovelhas. Como todos nós, eles continuam a comparecer à comemoração porque sou muito grato pelo que Jeová e Jesus fizeram por eles.

RESPOSTA OPCIONAL

Jeová não os vê mal, muito pelo contrário. Se eles realmente reconhecerem seu erro, pararem de comer o pão e o vinho e continuarem a servir a Jeová fielmente, ele os aceitará como parte das outras ovelhas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se Jeová visse mal isso de primeiro tirar dos emblemas e depois não, ele mesmo nos diria por meio de sua Palavra, a Bíblia. Mas ele não diz isso, pelo contrário, em 1 Coríntios 11:28 encontramos a maneira de Jeová ver esta situação, Ele diz: “para que se examine e aprove a si mesmo”. Jeová apenas pede que nos examinemos e sejamos honestos, mas acima de tudo, que nunca paremos de servi-lo.

Esses milhares de irmãos pensaram que eram ungidos, mas perceberam que não eram e que já faziam parte do pão e do vinho há muito tempo. 1 Coríntios 11:28 diz que aqueles que podem comer desses emblemas são aqueles que se examinaram e se aprovaram. Esses irmãos pensaram que sim, mas depois dessa assembléia, eles se examinaram e viram que seu desejo era diferente. Eles reconheceram isso, reconheceram seu erro e isso os levou a colaborar lado a lado com o restante ungido e continuar a servir fielmente a Jeová, que os aceitará como parte das outras ovelhas.

UMA ESPERANÇA MARAVILHOSA

6. O que Jesus ordena que os anjos façam?

Em Apocalipse 7: 1-4, diz que Jesus envia Los Angeles para continuar segurando os quatro ventos de destruição. Eles não devem permitir que esses ventos soprem sobre a Terra até que todos os Ungidos sejam selados, isto é, eles tenham recebido a aprovação final de Jeová e recebam Sua recompensa celestial de serem reis e sacerdotes com Jesus no céu.

RESPOSTA OPCIONAL

Jesus ordena aos anjos que continuem segurando os quatro ventos de destruição. Eles não devem permitir que esses ventos soprem sobre a terra até que todos os ungidos sejam selados, isto é, eles tenham recebido a aprovação final de Jeová. - Revelação 7: 1-4.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Portanto, isso significa que antes que a grande tribulação comece, os fiéis ungidos receberão seu selo final. Isso significa que, a partir desse momento, é certo que irão para o céu. Embora também por outro lado, se algum dos ungidos não tiver permanecido alerta ou se tornar infiel, não receberá o selo final, portanto, não irá para o céu. Nesse caso, quando a grande tribulação começar, outros cristãos fiéis terão sido ungidos e substituídos.

Jesus ordena aos anjos que reprimam os ventos de destruição, pois isso não ocorrerá nem devem soprar contra a Terra até que Jeová dê a aprovação final a todos os ungidos, uma vez que isso ocorra, os 144.000 que serão convertidos serão selados em reis e sacerdotes e viverão e governarão com Jesus no céu.

INFORMAÇÃO ADICIONAL

Um fato interessante sobre o processo de selar os ungidos é que ele ocorre em duas etapas. O primeiro estágio do selamento é selecionar uma nova pessoa para se juntar ao grupo de cristãos ungidos. A segunda etapa do selamento serve para confirmar que essa pessoa, que já foi escolhida e selada, demonstrou plenamente sua lealdade. E é então, nesta fase final, que o selo ficará impresso para sempre "na testa" dos cristãos ungidos, identificando-os indiscutivelmente como provados e fiéis "escravos do nosso Deus". O selamento mencionado em Apocalipse 7: 3 corresponde a este último estágio do selamento.

7. De acordo com Apocalipse 7: 9, 10, quem João viu e o que eles estavam fazendo? (Veja o desenho na capa).

John vê uma grande multidão que sobreviveu ao Armagedom, que é um grupo muito grande. No desenho da capa, podemos ver que eles estão vestidos com túnicas brancas, o que indica que foram leais a Jeová e permaneceram imaculados do mundo de Satanás. a grande multidão fica feliz e grita bem alto que eles devem sua salvação ao que Jeová e Jesus fizeram. Além disso, João, que eles carregam folhas de palmeira, é um sinal de que aceitam de bom grado a Jesus como o rei designado por Jeová.

RESPOSTA OPCIONAL

De acordo com este versículo, João vê uma "grande multidão" que sobrevive ao Armagedom. Nessa grande multidão, eles estavam vestidos com longos mantos brancos ", indicando que permaneceram" limpos das manchas do mundo "de Satanás e foram leais a Deus e a Cristo. Eles também carregam folhas de palmeira nas mãos, um sinal de que aceitam Jesus como o Rei que Jeová designou e gritam em alta voz que devem sua salvação a Jeová e a Jesus. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Quando o apóstolo João teve essa visão, ele estava muito velho, estava na prisão, era o último apóstolo vivo e os inimigos da verdade estavam enganando as congregações e causando divisões. Pode parecer que a chama fraca do Cristianismo estava prestes a se apagar. Mas, tendo essa visão, ele certamente ficaria muito feliz em ver que no futuro haveria milhares e milhares de pessoas adorando a Jeová. Não há dúvida de que essa visão fortaleceu a fé de John. E deve fortalecer a nossa muito mais, porque a visão está se cumprindo em nossos dias.

João viu uma grande multidão de pessoas que ele não podia contar, eles eram de todas as nações, tribos, povos e línguas. Todos os servos de Deus que viveram até este momento e que permaneceram limpos, puros e sem mácula neste sistema maligno de Satanás, conforme refletido pelas vestes brancas que eles usam e que aceitam Jesus como Rei que Jeová designou simbolizado no folhas de palmeira que carregam nas mãos. Essa grande multidão grita bem alto que a salvação deles se deve a tudo o que Jeová e seu Filho fizeram.

INFORMAÇÃO ADICIONAL

Um fato interessante sobre a grande multidão é que para o ano de 1935, quando foi feito o esclarecimento sobre a grande multidão, não foi possível ficar muito claro quando o fato de que haveria uma grande multidão se cumpriria já que para Voltar então, havia apenas 56.000 publicadores no mundo e a maioria era ungida. No entanto, hoje, graças aos esforços que foram feitos para divulgar a mensagem de Jeová, já podemos confirmar que há uma grande multidão que ultrapassou os 8 milhões de membros (w19 de setembro, p. 30).

ILUSTRAÇÃO

Podemos ver no desenho da capa a visão que o apóstolo João teve a respeito da grande multidão. Neste desenho, vemos os membros da grande multidão que estão diante do trono radiante de Deus e do Cordeiro, e eles estão vestidos com longos mantos brancos e carregam folhas de palmeira nas mãos. Sem dúvida, esta foi uma imagem que fortaleceu a fé do Apóstolo João e deve motivar cada um de nós a fazer parte deste grupo.

8. O que Revelação 7:11, 12 diz sobre a família celestial de Jeová?

Cristo diz que todas as famílias instalam a Jeová: Os Anjos, os idosos e os 4 seres viventes; Eles ficam felizes e louvando a Deus quando vêem a grande multidão sendo mantida viva e sobrevivendo à grande tribulação.

RESPOSTA OPCIONAL

Esses versículos bíblicos nos informam que a família celestial de Jeová ficará radiante de felicidade e louvará a Deus ao ver a grande multidão sobreviver à grande tribulação.

COMENTÁRIO ADICIONAL

A família celestial estava radiante de felicidade e louvou a Jeová para que ele recebesse todo o louvor, glória, sabedoria, expressões de gratidão, honra, poder e força para todo o sempre. Eles ficaram muito felizes com tudo o que estava acontecendo e em ver o cumprimento da vontade de Jeová quando a grande multidão sobreviveu à grande tribulação.

9. De acordo com Apocalipse 7: 13-15, o que a grande multidão já está fazendo?

Essas pessoas provaram por seu modo de vida que são apoiadores leais de Jeová porque usamos suas vestes compridas e elas ficaram brancas com o sangue do cordeiro, indicando que reconheceram que precisam do mérito expiatório do sacrifício de Jesus. Além disso, eles prestam serviço sagrado a Deus dia e noite, o que significa que eles realmente apóiam o relacionamento verdadeiro e são proclamadores entusiastas do Reino de Deus.

RESPOSTA OPCIONAL

Os membros da grande multidão atualmente prestam “serviço sagrado dia e noite” no pátio terreno de seu templo espiritual, ou seja, fazem com entusiasmo a maior parte da obra de pregação e formação de discípulos, colocando os interesses do Reino em primeiro plano. topo do seu.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Precisamente para prestar serviço sagrado a Jeová no pátio terrestre de seu templo espiritual, os membros da grande multidão lavaram seus longos mantos e os alvejaram no sangue do Cordeiro. Isso significa que eles têm a consciência limpa e que têm a aprovação de Jeová.

A grande multidão já está lavando e branqueando suas vestes no sangue do Cordeiro, mantendo sua consciência limpa para ter a aprovação de Deus. Eles dedicam a vida a ele com forte fé no sacrifício de seu Filho, sendo amigos de Jeová e fazendo com entusiasmo a maior parte da obra de pregar e fazer discípulos. A grande multidão está colocando os interesses do Reino de Deus acima dos seus próprios.

10. Do que têm certeza os que estão na grande multidão, e que promessa verão cumprida?

Temos certeza de que experimentaremos o cumprimento da promessa que Jeová fez de estender sua tenda sobre nós ou, em outras palavras, desfrutaremos plenamente das bênçãos de Jeová, entre elas aquele que caga toda lágrima de seus olhos, a morte não existirá mais Não haverá mais tristeza, choro ou dor. Imaginar essas promessas maravilhosas nos dá segurança e encorajamento para continuar servindo a Jeová.

RESPOSTA OPCIONAL

Eles têm certeza de que Deus continuará a cuidar deles após a grande tribulação, porque a Bíblia diz que "aquele que se assenta no trono armará sobre eles a sua tenda". Eles também verão a promessa cumprida de que nem a morte, nem a tristeza, nem a dor existirão mais.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Algo de que também temos certeza é que essa promessa será cumprida aqui na terra e não no céu como muitas outras religiões afirmam. O mesmo texto de Apocalipse 21: 3, 4 o transmite começando com a expressão "A tenda de Deus está com a humanidade", e onde mora a humanidade? Isso mesmo, na terra. A promessa fala também de um mundo em que "não haverá mais morte", isto é, um mundo em que a morte existiu mas desapareceu. No céu nunca houve morte, mas na Terra houve, e quase desde o início. É claro, então, que a promessa divina de uma vida melhor será cumprida aqui na Terra.

Os que formarão a grande multidão têm certeza de que Jeová estará sempre com eles, cuidando deles em todos os momentos após a grande tribulação, pois a Bíblia diz que ele estenderá sua tenda sobre eles e eles verão a grande promessa de que ele nos fez e é citado em Apocalipse 21: 3,4 onde diz que a morte não existirá mais, nem as lágrimas - pelo menos as de dor - não haverá tristeza nem dor.

ILUSTRAÇÃO

A grande multidão, feliz por ter sobrevivido à grande tribulação. (Veja o parágrafo 10.)

11, 12. a) De acordo com Revelação 7:16, 17, que bênçãos aguardam a grande multidão? 

Como dizem esses textos, teremos a bênção de que Jesus nos guie até as águas da vida eterna. Mas primeiro veremos a bênção de estar entre o povo que Jeová protege quando derrama destruição divina sobre este sistema maligno. Isso significa que nos protegerá do calor abrasador do próprio desagrado de Jeová. E à medida que o reinado milenar de Cristo progride, desfrutaremos um paraíso espiritual e físico em toda a sua plenitude.

RESPOSTA OPCIONAL

Eles poderão desfrutar da proteção total de Jeová e do abundante alimento espiritual e físico, o que significa que não terão mais de se preocupar com problemas financeiros ou com as consequências devastadoras de rebeliões e guerras. Além disso, verão cumprida a promessa de que a morte não existirá mais, pois Jesus os guiará às "águas da vida" eternas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Podemos ver então que bênçãos maravilhosas aguardam a grande multidão. Só de saber que, dos bilhões de pessoas que viveram ao longo da história da humanidade, os servos fiéis de Jeová que vivem na grande tribulação podem ser os únicos que nunca morrem, podemos dar-nos uma idéia das bênçãos que nos aguardam.

Esqueceremos, eles esquecerão todas as coisas do passado, não terão mais que se preocupar com nada, problemas como fome, perseguição, dinheiro, conflitos sociais e políticos, prisão, etc. acabaram. Nada disso existirá mais, mas teremos alimento físico e espiritual abundante e tudo de que precisamos, pois Jesus guiará aqueles de nós que sobreviverem às fontes da vida eterna e Jeová nos protegerá da fúria que abrirá a destruição deste sistema em a grande tribulação.

11, 12. b) Na Comemoração, o que as outras ovelhas podem fazer e por que o fazem?

O que podemos fazer é estar presentes nesta ocasião especial e aproveitar esta oportunidade para louvar a Jeová e a Cristo. e fazemos isso porque somos imensamente gratos pelo que Jeová e Jesus fizeram por nós para nos dar uma esperança maravilhosa, mostrando assim que eles realmente nos amam e nos valorizam.

RESPOSTA OPCIONAL

Esteja presente na Ceia do Senhor. E fazem isso porque são gratos a Jeová e Jesus pela maravilhosa esperança que receberam.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E é que, por manter sua integridade a Jeová até a morte, Jesus provou que os seres humanos podem manter uma devoção piedosa perfeita, mesmo sob forte pressão, e assim defender a legitimidade da soberania de Jeová. Esse é outro motivo pelo qual devemos nos esforçar para estar sempre presentes na Comemoração, pois assim nossa fé e determinação de ser fiéis a Jeová serão fortalecidas.

Jeová nos ama e nos valoriza tanto quanto os ungidos, embora não vivamos com Jesus no céu. E é por isso que devemos estar presentes na Comemoração com atitude de respeito, para que nos lembremos daquela ocasião como Jesus ordenou e estejamos louvando a Deus e a Cristo, além de demonstrar fé no sacrifício que Ele fez por todos nós. .

LOUVE A DEUS E CRISTO EM COMEMORAÇÃO

13, 14. Por que todos devemos assistir à Comemoração da morte de Cristo?

Atendemos porque assim demonstramos nosso amor e apoio a Cristo e ao Ungido. Além disso, ao participar, reconhecemos e apreciamos o que Jesus fez por nós para oferecer sua vida em sacrifício para que possamos viver para sempre na terra. Também o fazemos em obediência ao mandamento do próprio Jesus que nos pediu para fazê-lo enquanto há Ungidos na terra.

RESPOSTA OPCIONAL

Porque embora não participemos do pão e do vinho, o fato de estarmos ali mostra nosso amor e nosso apoio a Cristo e aos ungidos. Além disso, desta forma também mostramos a nossa gratidão pelo sacrifício de Jesus, que nos permite viver para sempre na Terra.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O exemplo que é dado no parágrafo parece muito preciso para entender a importância de comparecer à comemoração. Como em um casamento, apenas duas pessoas realmente se casam, o noivo e a noiva, é importante que todos os outros assistentes passem assim seu carinho e apoio aos noivos. Da mesma forma, nossa presença na comemoração mostra a Cristo e aos ungidos nosso amor e apoio.

É um momento muito especial, para os ungidos que participam dos emblemas, mas também para nós. Assim como vamos ao casamento de um amigo, no Memorial estamos mostrando amor, carinho e apoio a Cristo e aos ungidos, agradecemos o sacrifício que Jesus fez por todos nós, demonstrando fé na promessa de viver para sempre na Terra e estaremos fazendo como Jesus disse, fazendo isso em memória dele.

Neste parágrafo, somos informados de que para cada 1.000 pessoas que comparecem à Comemoração, aproximadamente uma participa do pão e do vinho. O que significa que na maioria das congregações ninguém participa, também nos mostra que ainda há muito trabalho a ser feito e que há muitos ungidos que se unirão a Jesus no céu após a aprovação final de Jeová. E somos profundamente gratos por poder comemorar essa ocasião com eles e trabalhar lado a lado na vontade de Jeová, sempre louvando seu nome.

15. Como cada um de nós pode louvar a Deus e a Cristo na Comemoração?

Fazemos isso cantando e orando juntos naquele dia especial. Ao chegarmos à comemoração como observadores respeitosos, devemos valorizar e prestar atenção ao discurso e lembrar o grande amor de Deus e de Cristo manifestado no sacrifício redentor que nos torna possível ter esperança na vida. Essa celebração especial deve significar nossa determinação de continuar a cumprir nossa dedicação a Jeová como seu servo.

RESPOSTA OPCIONAL

Podemos fazer isso primeiro assistindo à Comemoração e, uma vez lá, cantando e orando a Jeová junto com nossos irmãos. Precisamente neste ano, o discurso do Memorial será intitulado "Vamos mostrar gratidão por tudo o que Deus e Cristo fizeram por nós". Certamente será um discurso muito bonito que nos deixará ainda mais gratos pelo sacrifício de Jesus Cristo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Além disso, enquanto os emblemas são passados, podemos louvar a Jeová e a Jesus, lembrando-nos do que os emblemas representam, ou seja, o corpo e o sangue de Jesus. Também nos lembraremos de que Jeová permitiu que seu Filho morresse por nós para que tivéssemos vida. - Mateus 20:28.

Outra maneira de nos prepararmos para a comemoração e, assim, mostrar que queremos louvar a Jeová e Jesus é lendo a leitura bíblica que nos é dada ano após ano durante os dias em torno da comemoração. Seguir essa leitura nos ajudará a concentrar nossa atenção na semana mais importante da história da humanidade.

Também podemos aumentar o tempo que gastamos no ministério de campo durante a época da Comemoração. Muitos publicadores aproveitam ao máximo os fins de semana do mês comemorativo para servir como pioneiros auxiliares. Por que não fazer o mesmo? Todos podemos participar plenamente, enfatizando a importância de comparecer à Comemoração.

No Memorial cada um de nós mostra que louvamos a Deus e Jesus cantando e orando juntos, lembrando o que cada emblema significa e vamos aprender muito com o discurso intitulado Demonstre gratidão pelo que Deus e Cristo fizeram por nós. Que embora saibamos disso, vamos nos lembrar e refletir novamente sobre tudo o que isso significa para nós e a grande oportunidade que temos de colocar nossa vida à disposição de Jeová e obter os grandes benefícios que ele nos promete.

ILUSTRAÇÃO

Durante a Comemoração, um irmão entrega a outro uma taça de vinho. O pão e o vinho da Comemoração nos lembram que Jesus morreu por nós para que tivéssemos vida. (Veja os parágrafos 13-15).

OBRIGADO A JEOVÁ PELA ESPERANÇA QUE ELE DEU A VOCÊ

16. Em que sentido os ungidos e as outras ovelhas são iguais?

Somos iguais no sentido de que os dois grupos são seus servos e Jeová se preocupa conosco. Ele comprou pelo sangue de Cristo tanto o Ungido como as outras ovelhas, para que sinta amor pelos nossos grupos e possa agir com o seu Espírito a favor de cada um deles, independentemente do que a pessoa ou das outras ovelhas imagine.

RESPOSTA OPCIONAL

No sentido de que Jeová tem o mesmo amor por ambos os grupos, visto que pagou o mesmo preço - a vida de seu querido Filho - para comprar o ungido e as outras ovelhas. A única diferença entre os dois grupos é que eles têm esperanças diferentes, mas ambos devem ser leais a Deus e a Cristo (Salmo 31:23).

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Outra maneira de percebermos que para Jeová os ungidos e as outras ovelhas são iguais é no momento em que ele dá seu espírito santo aos que precisam. Ele dá sua ajuda àqueles que precisam e faz seu espírito agir com a mesma força sobre todos os seus servos, independentemente de serem das outras ovelhas ou dos ungidos.

Eles são iguais no sentido de que Jeová os ama igualmente, pagando o mesmo preço por seu querido e amado filho Jesus. Embora os ungidos façam seu propósito no céu, as outras ovelhas cumprirão seu propósito na Terra e nos amam igualmente e somos igualmente leais a Jeová e a seu Filho. Além disso, o espírito de Jeová atua em cada pessoa que precisa, independentemente de ser ungido ou não.

17. O que os ungidos esperam?

Eles estão ansiosos para receber sua recompensa no céu e encontrar-se com Jeová, Jesus, os anjos e o restante dos ungidos, e assumir seu lugar no Reino Celestial.

RESPOSTA OPCIONAL

Embora nem possam imaginar como será seu corpo espiritual, os ungidos desejam que seja chegado o momento de se encontrarem com Jeová, Jesus, os anjos e o restante dos ungidos e tomarem seu lugar no Reino celestial.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E é que a esperança celestial dos ungidos foi colocada em seus corações graças a Jeová. Portanto, essa esperança se tornou algo tão real e desejado para eles quanto para nós que queremos ter a vida eterna em um paraíso terrestre, então, sem dúvida, essa esperança deve ser muito intensa no coração dos ungidos.

Os irmãos ungidos não sabem como será viver no céu, mas isso não importa para eles e estão ansiosos por aquele momento de se encontrarem com Jeová, Jesus, os anjos e o resto dos ungidos. Os cristãos ungidos não nascem com essa esperança celestial, eles pensam a respeito e oram querendo receber sua recompensa no céu e é Jeová quem decide se deve colocá-la em seus corações.

18. O que as outras ovelhas estão realmente procurando?

Aguardamos o dia em que poderemos contribuir para tornar todo o planeta um paraíso, construindo nossas próprias casas, plantando nossos pomares e jardins e desfrutando de perfeita saúde com nossas famílias. Aqueles de nós que gostam de viajar estão ansiosos para viajar por todo o mundo, ver montanhas, florestas, mares e aprender mais sobre a fascinante criação de Jeová. Mas, principalmente, estamos entusiasmados em saber que nossa amizade com Jeová será mais forte a cada dia e por toda a eternidade.

RESPOSTA OPCIONAL

Aguardamos o dia em que você poderá contribuir para fazer de todo o planeta um paraíso e poderemos construir nossas próprias casas, plantar nossos jardins e jardins e desfrutar de uma saúde perfeita junto com nossas famílias.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Também estamos ansiosos para viajar por toda a Terra, ver montanhas, florestas e mares e aprender mais sobre a fascinante criação de Jeová. Mas nada nos empolga mais do que saber que nossa amizade com Jeová ficará mais forte e achegada a cada dia.

As outras ovelhas também estão ansiosas pelo tempo em que viveremos na promessa que Deus nos fez. Há muito trabalho a ser feito, temos que construir o novo paraíso e haverá muitas coisas que queremos fazer com nossa família e tudo isso com vida eterna, sem doenças, sem morte e sem preocupações. Todos nós queremos viver para sempre, e desta vez será no novo mundo de Jeová, onde haverá muito trabalho a fazer e muito tempo para desfrutar da criação de Deus.

19. Que oportunidade a Comemoração nos oferece e quando será celebrada este ano?

Eles nos dão a oportunidade de ouro de lavar Jeová e Cristo e mostrar-lhes com gratidão que somos pelo que eles têm feito para que possamos viver para sempre. este ano, vamos celebrar no dia 27 de março após o pôr do sol.

RESPOSTA OPCIONAL

A Comemoração da morte de Cristo dá a todos nós uma oportunidade de ouro de louvar a Deus e a Cristo pelo que eles fizeram para que possamos viver para sempre. Este ano, será realizado no sábado, 27 de março, após o pôr do sol.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Esta é a reunião mais importante do ano para todos os verdadeiros cristãos e é por isso que não a perderemos por nada, mesmo muitos de nossos irmãos o farão apesar de enfrentarem a oposição ou até mesmo na prisão, mesmo que seja um desafio para eles.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Que esclarecimento foi feito sobre a grande multidão em 1935?

El hermano Rutherford usó la Biblia para aclarar que quienes forman la gran muchedumbre que habla Apocalipsis 7:9 no son Escogidos para vivir en el cielo como clase secundaria, sino que son las otras ovejas de Cristo que sobrevivan a la gran tribulación y vivan para siempre Na terra. Ele deixou claro que este grupo é formado por Testemunhas de Jeová legais que esperam viver para sempre na Terra transformada em um paraíso

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Foi esclarecido quem seria a grande multidão mencionada em Apocalipse 7: 9. Naquela época, acreditava-se que este era um grupo de seres humanos que iria para o céu, mas eram de segunda categoria por serem menos leais. Porém, à luz da Bíblia, foi esclarecido que a grande multidão não é escolhida para viver no céu, mas sim as outras ovelhas de Cristo que sobreviverão “à grande tribulação” e viverão para sempre na Terra.

A grande multidão era considerada um grupo de cristãos com uma fé mais fraca, mas que viveria com Jesus no céu. Quando a grande multidão serão nossos irmãos e irmãs das outras ovelhas que verão o julgamento final com seus próprios olhos e sobreviverão à grande tribulação para depois se juntarem ao resto das outras ovelhas na esperança de viver na Terra e torná-la um paraíso.

Que bênçãos aguardam a grande multidão após a grande tribulação?

Como sua tenda se espalhará sobre nós, muitas bênçãos nos aguardam. Entre eles está que teremos a bênção de que Jesus nos guie com as águas da vida eterna. Contribuiremos para fazer da Terra um paraíso, construiremos nossas próprias casas, plantaremos nossos pomares e jardins, desfrutaremos de perfeita saúde junto com nossas famílias. Mas, principalmente, teremos uma forte amizade com Jeová todos os dias e por toda a eternidade.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Eles poderão desfrutar da proteção total de Jeová e do abundante alimento espiritual e físico, o que significa que não terão mais de se preocupar com problemas financeiros ou com as consequências devastadoras de rebeliões e guerras. Além disso, verão cumprida a promessa de que a morte não existirá mais, pois Jesus os guiará às "águas da vida" eternas.

A tenda de Jeová se estenderá sobre a grande multidão e Jesus os guiará o tempo todo. Todas as coisas do passado terão passado e muitas belas promessas se cumprirão, como as de Apocalipse 21 e seus versículos 3 e 4. Não haverá morte, dor ou qualquer coisa que conhecíamos antes. Em todo caso, lágrimas de alegria e felicidade porque chegou o grande momento que esperamos.

Como cada um de nós pode louvar a Deus e a Cristo na Comemoração?

Fazemos isso participando dessa reunião especial e cantando e orando juntos como esses irmãos. Ao chegarmos à comemoração como observadores respeitosos, devemos valorizar e prestar atenção ao discurso e lembrar o grande amor de Deus e de Cristo manifestado no sacrifício redentor que nos torna possível ter esperança na vida.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O que podemos fazer é, primeiro, ir à Comemoração e, uma vez lá, cantar e orar a Jeová junto com nossos irmãos. Além disso, enquanto os emblemas são passados, podemos louvar a Jeová e a Jesus, lembrando-nos do que os emblemas representam, ou seja, o corpo e o sangue de Jesus. Assim, lembraremos que Jeová permitiu que seu Filho morresse por nós para que tivéssemos vida.

Cada um de nós cantará nesta ocasião única, especial e muito importante para os cristãos. Vamos cantar e orar juntos, nossa atitude será de respeito, vamos aprender muito e vamos lembrar como mostrar gratidão por tudo que Deus e Jesus fizeram por nós e pela grande oportunidade que temos de dar nossas vidas ao colocá-la à vontade de Jeová pela fé neste sacrifício de Jesus, lembrando-se dele em sua memória ano após ano.


Comentários