A Sentinela, Artigo de estudo 2, Semana de 8 a 14 de março de 2021, O que aprendemos do “discípulo que Jesus amava”, Respostas.
COMENTÁRIOS: A Sentinela de estudo, "Artigo 2", 8 a 14 de março de 2021, Respostas.
O que aprendemos com o "discípulo a quem Jesus amava"
«Continuemos a amar-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus» (1 JOÃO 4, 7).
1. Como você se sente o amor de Deus?
Jeová nos ama e seu amor nos faz sentir seguros, felizes e satisfeitos.
RESPOSTA OPCIONAL
A Bíblia diz que Deus é amor, isso significa que tudo o que Jeová diz e faz é por amor, então nos faz sentir seguros, felizes e satisfeitos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O apóstolo João em sua inspiração nos disse uma verdade muito profunda "Deus é amor" (1 João 4: 8), sendo a fonte do amor, Jeová trata seu povo individualmente, mostrando amor pessoal a cada um de seus servos.
O amor de nosso Pai celestial nos faz sentir seguros, felizes e satisfeitos. Ele nos ama como somos, com nossas imperfeições e virtudes. Ele não só nos criou, como nos deu a vida e tudo o que temos, ele nos ama muito, isso nos dá muita alegria e segurança.
O apóstolo Paulo define o amor de Deus com uma frase muito simples, dizendo que Jeová é amor. Notamos que ele diz "é amor", não que ele tenha muito amor ou algo parecido. Por isso, se não amarmos é impossível conhecer a Deus, porque o amor não é que seja uma qualidade de Jeová, é Jeová, é amor e isso nos conforta muito, ter um Deus que é amor, que nos ama.
2. a) De acordo com Mateus 22: 37-40, quais são os dois mandamentos mais importantes?
De acordo com Mateus 22: 37-40, é amar a Jeová de todo o coração, alma e mente. A segunda é amar nosso próximo como amamos a nós mesmos.
RESPOSTA OPCIONAL
Em Mateus lemos muito claramente quais são esses dois mandamentos mais importantes e que eles estão relacionados entre si. A primeira é, acima de todas as outras coisas, amar a Jeová de todo o nosso coração, alma e mente, e a segunda é amar nosso próximo como a nós mesmos.
COMENTÁRIO ADICIONAL
E como vimos no parágrafo anterior através do apóstolo Paulo em 1 João 4: 8, isso só é possível se refletirmos o amor, que é o segundo mandamento, amar o nosso próximo como amamos a nós mesmos.
2. b) Por que pode ser um pouco mais difícil para nós obedecermos ao segundo?
Porque somos imperfeitos e, embora tenhamos claro que temos a obrigação cristã de amar nossa família de irmãos espirituais, às vezes surgem situações em que fazemos ou dizemos coisas desagradáveis e os magoamos. Mesmo nesses casos, deve nos encorajar a procurar maneiras de fazer o bem, para isso. Temos a ajuda de Jeová, que fez ficar registrado na Bíblia como e por que devemos mostrar amor uns aos outros.
RESPOSTA OPCIONAL
Mostrar amor não é uma opção é uma ordem, quanto mais amarmos a Jeová, será fácil para nós mostrarmos amor aos nossos irmãos imperfeitos quando eles dizem coisas rudes ou nos ferem, visto que Jeová como um ser perfeito fez os escritores da Bíblia falarem sobre como E por que devemos mostrar amor um ao outro
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová é perfeito, ele nos deu tudo e, à medida que o conhecemos mais e vemos tudo que ele faz por nós, o amamos ainda mais. O mesmo pode não acontecer com o segundo mandato e pode ser mais difícil. Porque nossos vizinhos, nossos irmãos, são imperfeitos como nós e cometemos erros, podem ser ditas palavras que nos magoam e incomodam. Mas, como diz Mateus 22:39, temos que amar nosso próximo como a nós mesmos, e também somos imperfeitos, cometemos erros e sempre dizemos palavras que magoam.
Em 1 João 3: 11,12, lemos que desde o início nos foi dito que devemos amar uns aos outros. Palavras, palavras são e são levadas pelo vento. Quando interagimos com nossos irmãos, devemos fazê-lo buscando o amor e não o confronto ou olhar quais são suas imperfeições ou que falta eles terão agora ou o que me dirão que me sentirei mal. Sejamos justos como Abel, procuremos o bem em nossos irmãos e esqueçamos as coisas que foram erradas por causa de nossa imperfeição.
3. Que ideia Juan enfatizou?
João enfatizou a ideia de que os cristãos devem mostrar amor em tudo o que fazemos.
RESPOSTA OPCIONAL
João enfatizou a ideia de que os cristãos devem mostrar amor. É por isso que em 1 João 4:11, ele escreveu que o grande amor que Jeová tem por nós nos motivará a amar nossos irmãos, essa é uma lição que o próprio João demorou um pouco para aprender.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
1 João 4:11 destaca que, visto que Jeová nos mostra amor, temos a obrigação de imitá-lo. O apóstolo João, em seu evangelho e em suas três cartas, nos ensina como fazer isso.
João enfatizou a ideia de que devemos amar uns aos outros, como cristãos, devemos mostrar amor porque Deus o fez quando nos amou pela primeira vez, conforme lemos em 1 João 4: 10,11. Deus é amor, enviou seu Filho como sacrifício de reconciliação pelos nossos pecados, temos a obrigação de nos amar. E lemos que o versículo 11 diz que é “uma obrigação” para tudo o que Deus nos deu e quanto Ele nos ama.
Notamos que quando João escreveu seu Evangelho e suas três cartas, ele já tinha cerca de 100 anos. Ele não escreveu sobre o amor em uma época recente, mas quando já viveu muito e tem muita experiência em muitas situações. Daqui aprendemos que pode ser muito fácil dizer: “temos que amar uns aos outros, irmãos”. Mas, na prática, não é tão simples, devido às nossas imperfeições e defeitos, por isso temos que trabalhar nisso e pode levar tempo para amar em certas circunstâncias, mas faremos, assim como Jeová quer.
4. Cite um caso em que Juan não demonstrou amor.
Em certa ocasião, Jesus e seus discípulos estavam indo para Jerusalém por meio de Samaria e, em uma aldeia samaritana, não foram recebidos com hospitalidade. Juan reagiu de forma contrariada porque queria mandar descer fogo do céu e destruir todos os seus habitantes.
RESPOSTA OPCIONAL
Além disso, em outra ocasião, João não teve consideração pelos outros apóstolos, tendo sua mãe vindo e pedindo a Jesus que recebesse uma posição importante ao lado dele no Reino. Essas ações de João não mostraram amor ao próximo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Juan cometeu erros, como todos nós, e não há razão para deixar de amá-lo. Jesus nunca o fez, apesar de seus erros, esses erros, Jesus o amava. Temos que imitar Jesus, nossos irmãos cometem erros e alguns podem nos incomodar mais do que outros. Mas isso não é motivo para deixar de amá-los, assim como eles nos perdoam e nos amam, faremos o mesmo.
Este parágrafo começa dizendo: "Ser jovem". No anterior, lemos que ele escreveu seu Evangelho aos 100 anos. Agora costumamos viver um pouco menos, quando somos jovens podemos ser mais impulsivos e exigir dos nossos irmãos a perfeição que os anos vão suavizando porque vemos e entendemos outras coisas. Mas mesmo assim, com o passar dos anos, continuaremos sendo mais jovens que Juan, por isso, por mais velhos que tenhamos, sempre teremos que aprender com nossos erros e mostrar amor aos nossos irmãos.
5. O que discutiremos neste artigo?
Neste artigo, veremos o exemplo de John e algumas das coisas que ele escreveu sobre o amor.
Também veremos como mostrar que amamos nossos irmãos e nossa família.
O AMOR É DEMONSTRADO COM FATOS
6. Como Jeová nos mostra que nos ama?
Romanos 8: 38,39 nos assegura que não há nada que nos separe de seu amor por nós, e ele o confirma com suas palavras por meio da Bíblia e nos mostra seu amor, permitindo que seu filho amado morra por cada um de nós.
RESPOSTA OPCIONAL
Jeová mostra seu grande amor por nós, tanto em palavras como em ação. Ele expressa seu amor por palavras porque nos deixou suas lindas palavras na Bíblia e nos mostra o amor em ação, permitindo que seu filho amado sofra e morra por nós.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E a maneira como Jeová nos mostrou seu amor foi como o apóstolo João nos explica: “É assim que o amor de Deus se revelou no nosso caso: Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo para que por meio dele obtivéssemos vida ”(1 João 4: 9). Jeová permitiu que seu amado Filho sofresse e morresse por nós, não há registro de que uma pessoa se iguale a esse ato de amor.
Como Tiago 2:17 diz com fé, amor sem obras não significa nada. As palavras são muito bonitas, Jeová expressa seu amor por nós com belas palavras, mas também com muitas obras. Não há maior demonstração de amor do que nossas obras, por isso estamos convencidos de que Jeová nos ama.
7. Como Jesus mostrou que nos ama?
Jesus nos mostrou seu amor em palavras porque em João 13: 1 ele disse que amou os seus que estão no mundo, até o fim, e ele nos mostrou seu amor na ação porque como João 15:13 diz, ele estava disposto a dar sua vida por seus amigos.
RESPOSTA OPCIONAL
Em João 15:15, Jesus mostrou amor aos seus discípulos chamando-os de amigos, porque lhes disse o que ouvira de seu pai, que os amava antes de encontrá-los e isso foi manifestado pelo que ele fez e disse.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em 1 João 15:13 ele nos diz que "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos". Eles viram esse fato quando Jesus foi morto em favor dos discípulos e de nós.
Jesus refletiu o mesmo amor que seu Pai sente por nós quando lemos em João 15:13, ali diz que, como lemos com o parágrafo, não há maior gesto de amor do que dar a vida por seus amigos. Jesus, o próprio Filho de Deus, veio à Terra para nos servir. Por isso, como diz João 15:15, ele chamou seus discípulos de amigos e não de escravos, porque os ama e lhes diz tudo, todas as coisas que ouviu seu Pai dizer. Jesus mostrou que amava as pessoas com suas palavras e ações.
ILUSTRAÇÃO
Jeová mostrou seu amor por nós ao enviar seu Filho à Terra para morrer por nós. (Veja os parágrafos 6 e 7).
8. De acordo com 1 João 3:18, o que devemos fazer?
Conforme mencionado em João 14:15, devemos mostrar que amamos a Jeová e a Jesus por obedecê-los.
RESPOSTA OPCIONAL
Este texto explica que o verdadeiro amor se demonstra não só com a palavra e com a língua, mas de fato e de verdade, por isso devemos mostrar amor aos nossos irmãos com palavras e também com nossas ações.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Precisamos expressar esse amor a nossos irmãos não apenas em palavras, mas também em ações, assim como Jeová e Jesus nos mostraram.
Em 1 João 3:18 ele menciona que é inútil amar com palavras ou externamente como diz o texto, se não o mostrarmos mais tarde. Dizemos que amamos nossos irmãos, agora temos que prová-lo com ações, porque as palavras se perdem.
VAMOS AMAR NOSSOS IRMÃOS
9. O que Juan fez por amor?
Juan, por amor ao próximo, se dispôs a deixar a atividade pesqueira, que era assunto de sua família, e resolveu ajudar e ensinar as pessoas sobre Jeová e Jesus, com essa ação demonstrou espírito de sacrifício porque sofreu perseguição, exílio e foi nessa condição que ele mostrou que amava seus irmãos espirituais, escrevendo a revelação que recebeu e enviando-a às congregações para que soubessem o que estava para acontecer. Além disso, após ser libertado, ele escreveu o relato da vida e ministério de Jesus, e 3 cartas a fim de encorajar e fortalecer seus irmãos.
RESPOSTA OPCIONAL
Juan poderia ter ficado com seu pai e ganhar dinheiro trabalhando no negócio de pesca de sua família. Em vez disso, ele passou o resto de sua vida ajudando outras pessoas a aprender a verdade sobre Jeová e Jesus. Depois de ser privado da liberdade de pregar sobre Jesus, ele mostrou que pensava nos outros.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em Apocalipse 1: 1, ele diz que enquanto estava na ilha de Patmos, ele escreveu a revelação que recebeu e a enviou às congregações para que soubessem "as coisas que logo devem acontecer", e assim encorajou e fortaleceu os irmãos , apesar de sua idade avançada, ele o fez por amor.
Mesmo quando estava preso na ilha de Patmos, ele demonstrou seu amor a Jeová e a Jesus, não parava em momento algum, por mais difíceis que fossem as circunstâncias para parar de pregar sobre Jesus. Nesta ilha ele colocou por escrito a revelação que recebeu e a enviou às congregações para que se mantivessem informadas e soubessem do que iria acontecer em breve. Juan foi um grande exemplo de como deve ser nosso amor, mesmo nas provações mais difíceis.
João, que estava privado de liberdade, não via isso porque colocava Jeová e Jesus em primeiro lugar. Em Apocalipse 1: 9, lemos como João o interpretou. Neste versículo não diz que ele era um prisioneiro em Patmos ou privado de liberdade ou exilado, mas que ele estava nesta ilha para falar sobre Deus e dar testemunho de Jesus. Como vemos as provações e perseguições? Vamos considerá-los como João, uma ocasião para dar testemunho de Jeová e de seu Reino.
Quando João foi libertado desta ilha, ele escreveu o relato da vida e ministério de Jesus, bem como cartas a seus irmãos para encorajá-los e fortalecê-los. João, fosse qual fosse a situação que estivesse, sempre se lembrava de seus queridos irmãos, ele os amava assim como Jeová nos ama.
10. Como podemos mostrar que amamos as pessoas?
Mostramos que amamos as pessoas quando escolhemos e dedicamos nosso tempo para pregar as boas novas e ensiná-las sobre Jeová. Na verdade, alguns fazem isso em tempo integral neste trabalho.
RESPOSTA OPCIONAL
Podemos mostrar que amamos as pessoas pelo que escolhemos fazer em nossa vida, como pregar as boas novas e ajudar as pessoas a se achegarem a Jeová, bem como por servir por tempo integral.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O sistema de Satanás quer que gastemos todo o nosso tempo e energia tentando ficar ricos ou famosos, isso obscureceria nosso desejo de mostrar amor às pessoas que pregamos, então devemos nos concentrar em encontrar maneiras de amar o nosso próximo.
Mostramos que amamos as pessoas pregando as boas novas e ajudando-as a conhecer e se aproximar de Deus e das belas promessas de seu Reino. O mundo de hoje nos encoraja a nos tornarmos ricos e famosos, nos encoraja a olhar apenas para nossos desejos pessoais e egoístas, por isso há tanto mal e tão pouco amor no mundo que leva a tantos conflitos sociais.
11. Como muitos irmãos fiéis mostram que amam a Jeová e a seus irmãos?
Embora muitos de nós tenhamos empregos durante o expediente, mostramos que amamos a Jeová e a nossos irmãos por apoiar a organização de todas as maneiras que podemos. Por exemplo, alguns colaboram nos esforços de Socorro, outros trabalham em canteiros de obras e todos nós podemos mostrar nosso apoio fazendo doações para obras em todo o mundo. Além disso, mostramos amor aos nossos irmãos assistindo e participando das reuniões; também, nos esforçamos para encorajar uns aos outros antes ou depois das reuniões, embora também tenhamos nossos problemas.
RESPOSTA OPCIONAL
Muitos cristãos fiéis têm que trabalhar em tempo integral para atender às suas necessidades e às de sua família. Ainda assim, eles apóiam a organização de Deus de todas as maneiras que podem. Por exemplo, alguns ajudam nos esforços de socorro, outros trabalham em canteiros de obras e todos nós podemos fazer doações para o trabalho mundial.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Cada situação é diferente e em muitos casos temos que dedicar muito tempo para trabalhar e atender às necessidades de nossa família e da nossa. Mesmo assim, existem muitas maneiras de mostrar amor a Jeová e aos irmãos, já fazemos isso toda semana com nossa participação e comentários nas reuniões, e além disso, muitos irmãos contribuem com seu trabalho em obras de socorro, construção ou com doações para o trabalho mundial.
Por nos prepararmos bem para as reuniões e participarmos, além de fazer uma declaração pública de nossa vida de dedicação a Jeová desde que fomos batizados, também mostramos muito amor por nossos irmãos. Não importa quanto nos custe preparar para as reuniões ou quão nervosos estejamos, estamos fazendo como Hebreus 10: 24,25, estamos motivando uns aos outros para mostrar amor e boas obras; encorajando uns aos outros.
12. De que outra forma João mostrou seu amor pelos irmãos?
Em 1 João 2: 13,14, João se dirige aos pais, filhos e jovens e mostra seu amor ao felicitá-los e elogiá-los por terem derrotado o maligno. Mas ele também mostra seu amor dando-lhes conselhos e advertências, conforme lido em 1 João 1: 8 e 2: 1, lá eles recebem um sério aviso sobre o pecado. Podemos imitar o animal João e parabenizar nossos irmãos pelo bem que fazem, mas também, se necessário, devemos corrigir qualquer atitude ou hábito ruim por meio da Bíblia.
RESPOSTA OPCIONAL
Juan demonstrou seu amor pelos irmãos, parabenizando-os, mas também aconselhando-os. (1 João 1: 8-2: 1, 13, 14). Nesses versículos, notamos o louvor por sua fé e boas obras, mas ele também deu a eles um sério aviso sobre o pecado e os alertou sobre como nos proteger dele. Como um velho amoroso, sempre falo com eles com respeito e dignidade.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Provérbios 27:17) Como este versículo diz, podemos tornar um amigo ou nossos irmãos melhores, encorajando-os pelas coisas boas que fazem. Mas se notarmos que alguém está desenvolvendo uma atitude ruim ou um mau hábito, podemos mostrar nosso amor dizendo-lhes com tato o que precisam ouvir, como o apóstolo João fez com dignidade e respeito.
Juan demonstrou amor de muitas maneiras e em muitas situações, como vimos. Ele não apenas mostrou amor dando parabéns e encorajando seus irmãos. Ele também fez isso por meio de conselhos. Como diz Provérbios 27:17: "Assim como o ferro afia o ferro, assim o homem torna o seu amigo melhor." Se percebermos que um irmão ou amigo está desenvolvendo uma atitude ruim ou um mau hábito ... a maneira de demonstrar nosso amor é conversando com ele, como Juan fez.
13. O que não devemos fazer?
Não devemos nos ofender facilmente com o que nossos irmãos dizem, mesmo quando nos parece que temos sido mal compreendidos ou tratados com justiça. Foi o que aconteceu com Jesus, ele disse a seus discípulos que para ter vida eterna eles tinham que comer sua carne e beber seu sangue, muitos não entenderam essas palavras e o abandonaram. mas seus verdadeiros discípulos, embora estivessem confusos, não ficaram ofendidos e me deram como certo que Jesus estava errado, se eles não confiaram nele. Este exemplo nos mostra que devemos evitar a tendência de guardar rancor daqueles que nos ofendem; ao contrário, devemos fazer todo o possível para manter a paz.
RESPOSTA OPCIONAL
Também podemos mostrar nosso amor aos irmãos não fazendo certas coisas. Por exemplo, não devemos nos ofender facilmente com o que eles dizem (João 6: 53-57). Aqui, notamos que ao ouvir as palavras de Jesus, muitas pessoas se ofenderam e desprezaram as valiosas verdades que Jesus estava lhes mostrando.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Como é importante não nos ofendermos facilmente com o que nossos irmãos dizem, mas dar a eles o benefício da dúvida (Pv 18:13; Ec 7: 9). E nesses dois textos aprendemos a ter paciência e a não nos ofender, pois mostraremos pouca maturidade espiritual.
Amamos quando não nos ofendemos facilmente. Eclesiastes 7: 9 diz para não se zangar facilmente porque isso só deixa o coração de tolo. Antes da morte de Jesus, ele disse que para a vida eterna eles teriam que comer sua carne e beber seu sangue. Muitos ficaram escandalizados e abandonados. Isso é amor? Os outros discípulos também ficariam perplexos, mas continuaram ao seu lado confiando em Jesus que sempre disse a verdade. Diz-se que não existe palavra errada, mas mal compreendida, se nos apressamos em nos ofender para tentar entender algo que não estamos amando.
Aconteceu com todos nós que talvez uma certa coisa esteja um pouco errada e pensemos que está fora do lugar. O que Provérbios 18:13 nos diz? Responder a um fato sem saber todos os detalhes antes é tolo e humilhante. Podemos ter nos sentido assim mais tarde, quando estávamos mais conscientes da situação. Demonstramos amor por nossos irmãos e irmãs, não criando julgamentos antecipatórios que nem mesmo cabe a nós julgar. Sejamos pacientes, não nos ofendamos e não abandonemos nossos irmãos por algo que eles podem ter falado e não entendemos.
14. Por que não devemos odiar nossos irmãos?
Porque, como disse o apóstolo João, Aquele que odeia seu irmão Ainda anda nas trevas e equivale ao assassinato. Os cristãos não devem deixar espaço para que Satanás destrua nossa unidade cristã, o apóstolo João escreveu que este é um perigo sério, ele mencionou que um homem chamado Diótrefes tinha aquele espírito satânico e estava causando sérias divisões, por isso precisamos resolver imediatamente qualquer problema que surge com um irmão na fé e nunca permitirei que o ódio nos separe.
RESPOSTA OPCIONAL
João também nos alertou para não odiar nossos irmãos. Se o ignorarmos, nos expomos a ser manipulados por Satanás (1 João 2:11; 3:15). Por exemplo, Satanás fez tudo o que pôde para fomentar o ódio e a divisão entre os servos de Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Nesse mesmo parágrafo, ele nos fala sobre um homem chamado Diótrefes, que estava causando sérias divisões na congregação. Ele não tinha respeito pelos superintendentes viajantes enviados pelo corpo governante. Ele era tão arrogante que até tentou expulsar da congregação aqueles que queriam tratar os irmãos com hospitalidade que ele não gostava.
Somos o povo de Deus, só temos a nós mesmos. Já existe ódio suficiente neste sistema que também invade a congregação cristã. Se isso acontecer, a única coisa que causará será a divisão e assim seremos presas fáceis para Satanás. Em vez de fortalecer uns aos outros, estaríamos destruindo uns aos outros como Satanás deseja e lemos neste parágrafo. Não vamos ajudar este sistema a nos enredar, as congregações devem ser nosso porto seguro, e isso dependerá de todos nós, nunca deixe o espírito maligno deste sistema nos transformar em Diótrefes.
Diótrefes tinha muito ódio por muitos de seus irmãos, ele estava poluindo a congregação e criando divisões importantes. Muito arrogante até que tentou expulsar muitos que só queriam tratar outros irmãos com hospitalidade, irmãos de quem ele não gostava. Satanás adorou ver isso, a tática de dividir para governar. Não vamos deixar isso acontecer em nossas amadas congregações. “Ódio” é uma palavra muito forte, nunca permitamos que ela invada nossos corações, e muito menos contra um irmão.
VAMOS AMAR NOSSA FAMÍLIA
15. O que os chefes de família devem se lembrar?
Devemos lembrar que temos que atender às necessidades materiais de nossa família. Mas o mais importante é atender às suas necessidades espirituais. O exemplo que vale a pena imitar é o de Jesus, enquanto estava na árvore, confiou a João os cuidados físicos e espirituais de sua mãe Maria, porque embora ela tivesse outros filhos, aparentemente nenhum deles havia se tornado discípulo de Jesus. Portanto, ele se certificou de que sua mãe fosse bem cuidada tanto física quanto espiritualmente. O que nos ensina é a importância de atender às necessidades físicas de nossa família.
RESPOSTA OPCIONAL
Uma maneira importante de o chefe mostrar que ama sua família é suprindo suas necessidades materiais (1 Timóteo 5: 8). Mas você nunca deve esquecer que o mais importante é que você atenda às suas necessidades espirituais.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jesus estando na estaca de tortura pensou em Maria e embora ela tivesse outros filhos que iriam, sem dúvida, atender às suas necessidades materiais, mas aparentemente nenhum deles ainda havia se tornado discípulo de Jesus, ele se certificou de que sua mãe fosse bem cuidada tanto fisicamente como espiritualmente.
A Bíblia nos diz que nós, chefes, temos que sustentar nossas famílias em suas necessidades físicas e para isso precisamos de um emprego. Mas ele também nos lembra através de Mateus 5: 3 que nossa família tem necessidades espirituais e devemos reconhecê-las e colocá-las em primeiro lugar, é o mais importante na vida de um cristão.
Quando Jesus estava na árvore, ele não parava de pensar em sua família. Na verdade, ela disse a Juan que cuidaria dela, que seria bem cuidada tanto física quanto espiritualmente. As necessidades de nossa família são muito importantes, mas atender às necessidades materiais não deve nos fazer esquecer as necessidades espirituais que nos darão a vida eterna.
16. Quais são as responsabilidades de Juan?
Juan tinha muitas responsabilidades. Por ser apóstolo, ele teve que dar o exemplo na pregação. E, além disso, é possível que ele fosse casado.
RESPOSTA OPCIONAL
É possível que Juan fosse casado, então ele tinha a responsabilidade de cuidar de sua família, no sentido material e espiritual. Além disso, por ser apóstolo, ele teve que dar o exemplo na pregação.
ILUSTRAÇÃO
Jesus na árvore enquanto o apóstolo João, Maria, alguns soldados romanos e outras pessoas o observam. Jesus comissionou João para cuidar de sua mãe física e espiritualmente. Hoje, os chefes também devem atender às necessidades de suas famílias. (Veja os parágrafos 15 e 16.)
17. Por que é importante que os chefes cuidem das necessidades espirituais de sua família?
Chefes de família Temos várias responsabilidades importantes, mas o homem que ama sua família e deseja imitar a Jeová e a Jesus se certificará de atender às necessidades espirituais, emocionais e materiais de sua família. O mais importante é garantir que todos os membros de nossa família leiam, estudem a Bíblia, vão às reuniões, preguem e se esforcem para manter uma boa amizade com Jeová.
RESPOSTA OPCIONAL
Os chefes de família também podem ter várias responsabilidades importantes. Por exemplo, Efésios 6: 5, 6 fala que eles devem ser bons trabalhadores para que sua conduta fale bem de Jeová. Por outro lado, eles podem ter responsabilidades na congregação, como pastorear os irmãos e ser um bom exemplo na pregação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
No texto de Efésios 5:28, 29 no versículo 29, ele fala de "nutrir e cuidar com afeto", como Cristo faz, o chefe da família também tem a responsabilidade de estudar a Bíblia regularmente com sua esposa e filhos. Suas famílias apreciarão de coração tudo o que fizerem para servi-los física, emocional e espiritualmente.
Nossa família tem necessidades materiais para viver neste mundo, mas serão as espirituais que nos permitirão a vida eterna, portanto os chefes da família têm que atender muito bem a essas necessidades. Os chefes de família são bons obreiros e também em suas responsabilidades na congregação e pregação, bem como na responsabilidade espiritual de estudar sua esposa e filhos, sua família.
ILUSTRAÇÃO
O que fazemos por nossos irmãos e nossa família mostra que os amamos. (Ver parágrafos 11 e 17). *
"VOCÊ PERMANECERÁ NO MEU AMOR"
18. Do que Juan estava convencido?
João estava convencido de que Jeová e Jesus o amavam e que lhe dariam forças para superar qualquer obstáculo.
RESPOSTA OPCIONAL
João estava convencido de que Jeová e Jesus o amavam e que lhe dariam forças para superar qualquer obstáculo ou problema, e que nada nem ninguém poderia impedi-lo de mostrar por meio de palavras e ações que amava seus irmãos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
1 João 4:16 nos diz que João conhecia e cria no amor de Jeová por ele, de modo que nem Satanás nem seu mundo podiam fazer nada para impedir que João mostrasse a seus irmãos com palavras e ações seu amor por eles.
Nem Satanás, nem o mundo, nem a ilha de Patmos impediram João de retribuir o mesmo amor a seus irmãos com suas palavras de encorajamento e conselho e tudo o que ele sentia por eles.
19. O que 1 João 4: 7 nos incentiva a fazer, e por quê?
Não é encorajado assumir a firme determinação de amar nossos irmãos, de expressá-lo com palavras e demonstrá-lo com ações. Devemos fazer isso porque, como diz este texto, nosso amor fraternal indica que nascemos de Deus e o conhecemos, o que resultará em sentir a imensa alegria de fazer parte da família de Jeová e ter uma vida verdadeiramente feliz.
RESPOSTA OPCIONAL
Ele nos encoraja a estar decididos a amar nossos irmãos, a expressá-lo com palavras e demonstrá-lo com ações.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Se amarmos a Jeová, sentiremos a imensa alegria de fazer parte da família de Jeová e teremos uma vida verdadeiramente feliz, “porque o amor vem de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”.
Vivemos em um mundo de ódio pelo controle de Satanás. Como 1 João 4: 7 diz, temos que amar uns aos outros. Se não o fizermos, ninguém mais o fará. Além disso, como vimos neste artigo, Deus é amor, e não podemos dizer que o conhecemos ou que somos seus amigos se também não somos amor e o mostramos aos nossos irmãos com palavras e ações. Como o texto termina dizendo, o amor vem de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
O que você aprendeu com o exemplo de John?
Aprendi que John amamos por ter espírito de sacrifício porque estava disposto a deixar o negócio de pesca da família em troca de ensinar outros sobre Jeová. Ele também mostrou que amava seus irmãos espirituais quando no exílio escreveu e enviou para as congregações o que havia sido revelado a ele, ele escreveu sobre a vida e o ministério de Jesus e 3 cartas onde encorajou e fortaleceu os irmãos. Então Juan me ensina a mostrar amor com palavras e ações.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Juan poderia ter ficado com seu pai e ganhar dinheiro trabalhando no negócio de pesca de sua família. Em vez disso, ele passou o resto de sua longa vida ajudando outras pessoas a aprender a verdade sobre Jeová e Jesus. Depois de ser privado da liberdade de pregar sobre Jesus, ele mostrou que pensava nos outros.
Juan passou por muitas dificuldades e teve que aprender muito sobre o amor em sua vida. Embora em algum momento tenha tido alguma falta de amor, aprendeu com isso e não importava a dificuldade que acontecesse, estava sempre com os irmãos incentivando, aconselhando e demonstrando com fatos, como devemos fazer.
Como podemos mostrar aos irmãos que os amamos?
Todas as semanas podemos mostrar amor aos nossos irmãos assistindo às reuniões e participando delas, também o fazemos parabenizando-os e encorajando-os pelas coisas boas que fazem, mas também, se necessário, devemos corrigir qualquer atitude ou mau hábito através do Bíblia. Da mesma forma, temos a necessidade de resolver imediatamente qualquer problema que surja com um vínculo irmão e nunca permitiremos que o ódio nos separe.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Aprendemos que podemos mostrar nosso amor aos irmãos não fazendo certas coisas. Por exemplo, não devemos nos ofender facilmente com o que eles dizem.
Aqui notamos que ao ouvir as palavras de Jesus muitas pessoas se ofenderam, e desprezaram as valiosas verdades que Jesus lhes mostrava, assim como podemos nos perder das diferentes personalidades e qualidades dos irmãos se nos ofendermos ou nos afastarmos a congregação
Muitos são os sinais de amor que podemos dar aos nossos irmãos, mas lembremo-nos de que devemos acompanhar as palavras com as obras. E também o conselho dado na hora certa é uma forma de dar amor, como nos lembramos em Provérbios 27:17. Porque com nossas palavras de amor tornamos nosso amigo melhor.
Como os chefes podem mostrar que amam sua família?
O homem que ama sua família e deseja convidar a Jeová e Jesus se certifica de que as necessidades espirituais, emocionais e materiais de sua família sejam atendidas. Por esse motivo, ele celebrará o culto familiar e se esforçará para garantir que todos os membros tenham amizade com Jeová e com os irmãos da congregação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Efésios 5:28, 29 no versículo 29 fala de “carinho e cuidado amoroso” como Cristo faz, o chefe da família também tem a responsabilidade de estudar a Bíblia regularmente com sua esposa e filhos. Suas famílias apreciarão de coração tudo o que fizerem para servi-los física, emocional e espiritualmente.
O chefe da família tem muitas responsabilidades. Acima das necessidades materiais devemos resolvê-las. Não podemos negligenciar as necessidades espirituais de nossa família e as nossas. Estes são muito mais importantes e são os que vão salvar nossa família para viver a vida que realmente é vida.
Comentários
Postar um comentário