A Sentinela, Artigo de estudo 1, Semana de 1 a 7 de março de 2021, Mantenha a calma e confie em Jeová, Respostas.
COMENTÁRIOS: A Sentinela de estudo, "Artigo 1", 15 a 21 de março de 2021, Respostas.
1. Assim como o Rei Davi, o que alguns cristãos podem se perguntar?
Como todos nós passamos por situações difíceis, podemos nos sentir como o Rei Davi, o que ele perguntou a Jeová e disse: Por quanto tempo terei ansiedade e preocupação é tristeza no meu coração dia após dia?
RESPOSTA OPCIONAL
Porque todos nós temos que enfrentar situações difíceis em algum ponto, podemos nos perguntar; "Por quanto tempo terei ansiedade e preocupações, tristeza no meu coração dia após dia?" (Salmo 13: 2).
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E o Rei Davi não foi o único servo fiel de Jeová no passado a se perguntar como Jeová está se saindo. Profetas fiéis como Isaías e Habacuque e até o próprio Jesus Cristo perguntaram a Jeová "Até quando?" Portanto, não devemos nos surpreender se às vezes também perguntarmos a mesma coisa (Isaías 6:11; Habacuque 1: 2; Mateus 17:17).
O que o Salmo 13: 2 diz Por quanto tempo terei ansiedade e preocupações, tristeza no meu coração dia após dia? Até quando meu inimigo estará acima de mim? Porque embora todos queiramos viver com tranquilidade e paz, sabemos a influência a que está sujeito este sistema e, até que chegue o novo mundo, teremos que enfrentar situações difíceis que geram esses sentimentos de ansiedade, preocupação e tristeza.
2. O que veremos neste artigo?
Em primeiro lugar, identificaremos algumas das coisas que podem nos preocupar. E então veremos seis dicas para manter a calma diante de problemas. Isso com o objetivo de que sejamos capazes de controlar nossos sentimentos e emoções diante das dificuldades.
INFORMAÇÃO SUPLEMENTAR
ANSIEDADE: "Estado ou sentimento de apreensão, inquietação, agitação, incerteza e medo resultante da antecipação de alguma ameaça ou perigo." (Mosby Encyclopedia of Medicine and Nursing.) É um "estado de espírito angustiado caracterizado pela expectativa de um perigo iminente e indeterminado e pela convicção de ser impotente para afastá-lo". (Great Sarpe Medical Encyclopedia.) Entre os sinais fisiológicos que a caracterizam estão a sudorese, a tensão e o aumento da freqüência cardíaca. Portanto, pode ser um problema complicado. Algumas das muitas causas desse estado de espírito são doenças, envelhecimento, medo do crime, desemprego e preocupação com o bem-estar da família (w94 15/11 p. 21).
O QUE PODE NOS CAUSAR PREOCUPAÇÃO?
3. Que pressões enfrentamos e quanto controle temos sobre elas?
São várias as pressões que temos, uma delas é o custo da alimentação, roupas e moradia que aumenta a cada ano. outras propostas e imorais ou que colegas do trabalho ou da escola, outro problema é o crime que existe no local onde vivemos. A verdade é que, como diz o primeiro João 5:19, o mundo inteiro está sob o poder do maligno e, diante de tais pressões, temos pouco ou nenhum controle sobre elas.
RESPOSTAS OPCIONAIS
Enfrentamos o alto custo de vida, que aumenta ano após ano. Enfrentamos os vários convites imorais ou desonestos das pessoas ao nosso redor e enfrentamos o crime que está presente em todos os lugares. E a realidade é que não temos controle sobre essas pressões.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E a verdade é que os servos de Jeová nunca ficaram livres de pressão. O Rei Davi é um exemplo claro disso quando o Rei Saul queria matá-lo. O próprio Jesus Cristo suportou intensa pressão nos últimos dias de sua vida terrena. No entanto, nenhum deles se importou mais com as pressões que os afetavam, pois sabiam que tinham pouco controle sobre eles.
Devemos ter muito cuidado para não sermos vítimas de pressão. Por exemplo, vamos pensar em como um pequeno animal é pego em uma armadilha e, portanto, perde sua liberdade. Da mesma forma, a pessoa que cede ao medo e à pressão perde pelo menos uma parte do controle de sua vida, como diz Provérbios 29:25.
Temos que enfrentar muitas situações e pressões todos os dias, não sabemos o que nos espera um dia ou outro porque são coisas estranhas a nós, como o custo de vida refletido na alimentação, vestimenta, moradia e uma série de outras Necessidades coisas, se as pessoas ao nosso redor vão nos testar com algo imoral ou o crime do lugar onde vivemos e nos mudamos. Tudo isso depende dos outros, são coisas fora de nós, não podemos decidir sobre isso nem podemos fazer nada para evitá-lo, por isso podemos ter pouco ou nenhum controle sobre a maioria das pressões que nos são apresentadas.
Isso pode ser muito frustrante. Somos guiados por princípios bíblicos e lutamos todos os dias para fazer as coisas bem e podemos até lutar contra nossos impulsos e desejos internos que podem não ser inteiramente morais. Lutamos contra nossos desejos e nos esforçamos para ter certeza de que nossas ações estão sempre corretas ... e de repente alguém nos diz algo que quase nos faz tropeçar ou até mesmo o faz. Isso pode nos deixar relutantes em fazer a coisa certa, mas essa é a realidade do mundo de Satanás e não devemos parar de lutar.
Somos cristãos, somos guiados por princípios bíblicos e pela luz que Jeová nos dá e que nos orienta. Isso nos faz viver de forma diferente, por quê? Como 1 João 5:19 diz, sabemos que viemos de Deus, mas o mundo inteiro está sob o poder do Maligno, não compartilha dos mesmos princípios bíblicos e dói a muitos ver como levamos uma vida mais feliz e com menos problemas porque nos vestimos da mesma maneira. Personalidade cristã e quer nos atacar para que seus problemas também nos afetem.
4. Como podemos reagir quando estamos sob muita pressão?
Quando estamos sob pressão, reagimos com incerteza, angústia, ansiedade. E é porque estamos preocupados com a falta de segurança, como questões como não ganhar o suficiente para cobrir nossas necessidades ou ter uma doença que nos impossibilita de trabalhar, a perda de um emprego, não sermos leais a Jeová no face a uma tentação ou talvez Estamos preocupados com a reação que teremos quando Satanás fizer com que as pessoas que ele controla nos ataquem.Todas essas coisas nos deixam inquietos e causam angústia.
RESPOSTA OPCIONAL
Ao pensar tanto sobre as muitas pressões que nos cercam, podemos sentir que elas estão nos esmagando e talvez alguns de nós nos preocupemos se é errado nos preocuparmos com essas coisas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Os caçadores às vezes penduram uma pedra ou um grande tronco em um caminho pelo qual suas presas costumam passar. Quando um animal desavisado tropeça na corda, o tronco ou pedra cai e o esmaga. Da mesma forma, estando sob muita pressão, podemos nos sentir esmagados e ser presas fáceis e, embora seja normal devido à nossa imperfeição, devemos ter cuidado para não nos sentirmos esmagados por muito tempo.
Os problemas nos pressionam, e tudo isso está relacionado e retroalimentado por alguns sentimentos e outros: a preocupação nos pressiona, o que nos leva ao estresse, a ponto de podermos sentir ansiedade e cair em depressão. Há muitas preocupações, como não ter dinheiro para viver, emprego, doença, a força de nossa lealdade a Jeová quando somos colocados à prova, quando Satanás nos ataca e inúmeras outras preocupações. Tudo isso pode nos fazer sentir uma ansiedade que nos oprime.
5. A que Jesus estava se referindo quando disse: “Pare de ficar ansioso”?
Jesus com estas palavras pede-nos que nos acalmemos, quer que aprendamos a enfrentar estas situações incertas. Ele não quer que os problemas da vida nos sobrecarreguem tanto a ponto de afetar nosso serviço a Jeová.
RESPOSTA OPCIONAL
Jesus Cristo não disse isso para que não sentíssemos a menor ansiedade. Em vez disso, Jesus estava nos tranquilizando. Em vez disso, ele não queria que os problemas da vida nos sobrecarregassem tanto a ponto de afetar nosso serviço a Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em 1 Reis 19: 4, encontramos a ocasião em que a Rainha Jezabel ameaçou Elias de morte e ele estava com muito medo. Então ele fugiu para Beer-Sheba. Apesar de Elias ter presenciado muitas provas de que Jeová o protegia e ajudava nesses tempos difíceis, ele ficou tão desanimado que pediu para morrer. Jesus Cristo sem dúvida foi capaz de observar o caso de Elias do céu e perceber que até o servo mais fiel de Jeová pode ficar angustiado.
No Salmo 6: 3, encontramos as palavras do Rei Davi que viveu tempos muito difíceis. Por exemplo, ele se sentiu esmagado pela culpa devido aos muitos erros que havia cometido. Ele teve que enfrentar a rebelião de seu amado filho Absalão, que acabou morrendo em conseqüência dela. Além disso, um de seus melhores amigos o traiu. Muitos dos salmos que ele escreveu refletem seu desânimo, mas também expressam sua confiança absoluta em Jeová. Esse exemplo deixa claro que não é errado sentir-se angustiado, e Jeová e Jesus sabem disso.
É muito difícil dizer que nenhum de nós jamais passou por ansiedade ou momentos de grande pressão em nossa vida e mais como cristãos com tudo o que estamos sujeitos. Esto no es malo y es normal, muchos siervos del pasado sufrieron ansiedad y siguieron obteniendo la aprobación de Jehová, Dios lo sabe todo y que esto nos pasaría y también Jesús, quien nos tranquiliza en Mateo 6:25 diciendo que “dejen de angustiarse por sua vida". Jesus nos tranquiliza e não quer nos sobrecarregar, porque o mais importante que temos, que é a vida.
SEIS COISAS QUE O AJUDARÃO A MANTER A CALMA
6. De acordo com Filipenses 4: 6, 7, o que pode acalmar nossas preocupações?
O que pode nos ajudar é orar constantemente a Jeová, para que recebamos a paz de Deus, que é tão poderosa que pode vencer todos os pensamentos. Em outras palavras, é imposto sobre nossos ombros e preocupações e nos dá a paz de espírito de que tanto precisamos.
RESPOSTA OPCIONAL
Ore constantemente e com intensidade diga o parágrafo. Ao fazer isso, receberemos "a paz de Deus, que está além do que qualquer ser humano pode compreender" (Filipenses 4: 6, 7).
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Muitas pessoas duvidam que orar seja benéfico. Mas vamos dar um exemplo: quando uma criança recebe um presente, o que seus pais lhe dizem para fazer? Normalmente, ensinam-lhe que não basta estar feliz com o presente: também têm que agradecer por isso. E é que, ao expressar nossa gratidão em palavras, esse sentimento se torna mais forte. Bem, exatamente o mesmo acontece quando nos voltamos para Deus. Aqueles que expressam a ele e a confiança que temos nele aumenta e com seu poderoso espírito santo ele acalma nossas preocupações.
Não importa quantas preocupações tenhamos, que temos muitas e elas mudam de acordo com nossas circunstâncias pessoais, devemos orar a Jeová, orar com intensidade por tudo que nos oprime e nos causa preocupação, frustração ou ansiedade porque, conforme Filipenses 4: 6 diz, 7 que acabamos de ler, a paz de Deus que é comparada a qualquer outra, protegerá nossas mentes e corações.
Não devemos pensar que as preocupações são nossas e devemos ignorá-las porque assim seremos ainda mais avassaladores, poderemos cair em depressão devido à grande ansiedade que temos. 1 Pedro 5: 7 diz que Jeová se preocupa com todos nós, então vamos lançar nossas preocupações sobre ele, não importa quantos ou quão pesados sejam. Para que possamos lidar com eles, seremos menos oprimidos e iremos superá-los.
ILUSTRAÇÃO
Imagens de uma irmã orando em diferentes momentos do dia. 1. Antes de comer. 2. Sentado em um parque. 3. Antes de estudar a Bíblia. Veja o parágrafo 6. *
7. O que devemos ter em mente ao orar a Deus?
Devemos ter em mente que nossas orações devem ser específicas e constantes. Portanto, temos que falar a Jeová sobre nossos sentimentos e problemas, abrir nosso coração a ele. Além disso, devemos entender que Ele responde às orações de maneiras diferentes, em alguns casos Ele nos dá sabedoria e força para encontrar a solução para o problema que estamos passando e em outras ocasiões as respostas não são tão óbvias, mas não devemos obter desanimados, ao contrário, temos que persistir na oração e lembrar que ele sabe quando e como nos responder.
RESPOSTA OPCIONAL
Devemos ter em mente que nossas orações devem ser específicas, de modo que ficará mais claro para nós ver como Jeová as respondeu. Além disso, se a resposta não for imediata, não devemos desistir porque, como diz Lucas 11: 8-10, aquele que continua pedindo receberá.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Também devemos ter em mente que Jeová não responde a todas as nossas orações imediatamente. Porque? Lembre-se de que na Bíblia nosso relacionamento com ele é comparado ao de um filho com seu pai (Salmo 103: 13). A criança não pode esperar que o pai conceda imediatamente tudo o que ela pede, porque pode ser apenas um desejo passageiro ou pode não ser o momento mais apropriado. Além disso, se o pai atendesse todos os seus pedidos, ele acabaria se tornando seu escravo. Da mesma forma, Jeová pode decidir esperar antes de responder às nossas orações porque entende que isso é o melhor para nós. Ele tem o direito de fazer isso, pois ele é nosso Criador, nosso Mestre e nosso Pai. Mas ele também é sábio e nos ama, por isso podemos confiar nele. Por outro lado, não devemos esquecer que somos nós que servimos a Deus,não o contrário (Isaías 29:16; 45: 9).
Cada preocupação é diferente, para alguns teremos que fazer uma série de coisas que para outros, e talvez haja alguns que não tenham solução. Mas a nossa oração não pode mudar, deve ser sempre a mesma, temos que abrir o coração com sinceridade a Jeová, ele vê todas as coisas. Nossas orações devem ser profundas com um coração sincero e dizer a ele absolutamente tudo, como nos sentimos, quais as dificuldades que estamos passando e do que precisamos, ele nos ajudará de uma forma ou de outra dependendo da preocupação.
Em alguns casos, precisaremos de força e energia para lidar com uma situação, em outros precisaremos de sabedoria para decidir o que fazer, outras vezes de coragem para realizar o que temos que fazer, e outras vezes, podemos não ser capazes de fazer nada, mas devemos pedir ajuda, conforto ou o que precisamos para não nos preocuparmos muito. Jeová sabe exatamente do que precisamos e a maneira certa de nos ajudar, vamos abrir nosso coração sincero, falar sobre nossa situação e pedir o que achamos que precisamos.
8. O que devemos incluir em nossas orações?
Devemos incluir expressões de gratidão pelas coisas boas que Jeová nos dá. É verdade que às vezes ficamos tão angustiados que não conseguimos encontrar palavras para expressar o que sentimos, e só podemos implorar a Jeová com arrependimentos tácitos, como diz Romanos 8:26, mas ainda devemos nos esforçar para ser gratos pelo que Jeová fornece nós.
RESPOSTA OPCIONAL
Devemos incluir as coisas boas que temos apesar dos problemas que estamos enfrentando e agradecer por isso. Por exemplo, podemos estar passando por uma doença, mas temos uma família consanguínea e espiritual que nos ajuda nesses momentos difíceis. Incluir isso nos ajudará a ser gratos a Jeová e a perceber que nem tudo é ruim.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E é que, como servos de Jeová, todos temos bênçãos pelas quais ser gratos a Jeová. Por exemplo, temos a oportunidade de ser seus amigos. Também temos o sacrifício de Cristo, que possibilita o perdão dos nossos pecados. E os que são casados ou têm filhos, sem dúvida essa também é uma bênção de Jeová. Portanto, não nos esqueçamos de incluir tempo em nossas orações para agradecer ao nosso Deus Jeová.
Um exemplo bíblico de quando os servos de Jeová não sabem o que pedir a ele por meio da oração foi o apóstolo Paulo e seus companheiros quando estavam sofrendo tribulação no distrito da Ásia. Estando "sob extrema pressão além de suas forças, eles sentiram que haviam recebido a sentença de morte". Mas eles pediram a outros que orassem por eles e confiaram em Deus, que pode ressuscitar os mortos, e ele os libertou. (2 Coríntios 1: 8-11) É muito consolador saber que Jeová Deus ouve e responde às orações de seus servos fiéis!
Vamos expressar nossos sentimentos e emoções, vamos ver o bem que temos mesmo que passemos por situações difíceis. Uma preocupação -problema- pode ter um grande impacto sobre nós e podemos não saber como definir as emoções que sentimos ou encontrar palavras para defini-la, mas Jeová sabe. Romanos 8:26 diz que embora não saibamos do que precisamos, o espírito santo de Deus virá em nosso auxílio.
9. Como podemos encontrar proteção verdadeira?
Em Isaías 30-15, a parte deles diz Como podemos encontrar proteção autêntica, ali diz: Sua força dependerá de se manterem calmos e mostrarem confiança em Jeová. Portanto, devemos confiar no poder protetor de Jeová por buscar o seu dia e evitar depender de nós mesmos ou de outro ser humano.
RESPOSTA OPCIONAL
Criptografando nossa confiança em Jeová e não em nós mesmos. Um texto que nos torna precisamente este convite é Provérbios 3: 5, 6.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
No entanto, embora saibamos que devemos confiar em Jeová, isso se torna mais difícil quando estamos sobrecarregados com um problema. Mas, na realidade, podemos transformar os problemas em oportunidades de confiar em Jeová e receber seu terno cuidado, e devemos confiar que, se fizermos tudo ao nosso alcance e orarmos a Jeová por ajuda, ele nos responderá.
ILUSTRAÇÃO
Na imagem correspondente a este parágrafo 9, podemos ver uma irmã que, durante o intervalo do almoço, busca a orientação de Jeová por meio do estudo da Bíblia. Embora possa morar com seus colegas de trabalho, ela prefere continuar a se beneficiar da orientação de Jeová em vez da companhia de pessoas que não adoram a Jeová.
Talvez a irmã que vemos nesta imagem tenha sofrido convites não tão corretos de colegas de trabalho. E o que ela decidiu fazer é a melhor decisão. Em vez de confiar em seu próprio entendimento, ela opta por comer sozinha e continuar a obter a orientação de Jeová por meio da Bíblia, fortalecendo assim sua resolução de obedecer a Jeová.
10. Quais são algumas situações em que podemos mostrar confiança em Jeová?
Por exemplo, podemos receber uma oferta de emprego bem remunerado, mas isso vai consumir muito tempo e afetar nossas atividades espirituais. Ou talvez um colega de trabalho mostre um interesse romântico por nós, mas não seja uma Testemunha de Jeová batizada, ou mesmo um membro da família nos dê um ultimato para escolhermos entre Jeová ou eles. Essas situações são realmente difíceis, mas em cada caso Jeová nos dá a orientação de que precisamos para acreditarmos que confiamos nele.
RESPOSTA OPCIONAL
Quando, por exemplo, eles nos oferecem um trabalho muito bem pago que tomaria muito tempo e afetaria nossa rotina espiritual. Ou talvez um parceiro ou conhecido que não testemunha comece a nos mostrar um interesse romântico, ou talvez um parente que apreciamos muito nos dê este ultimato: "Escolha: seu Deus ou eu." Enfrentar essas situações não é fácil, mas em cada caso Jeová nos dá a orientação de que precisamos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Quando, por exemplo, eles nos oferecem um trabalho muito bem pago que tomaria muito tempo e afetaria nossa rotina espiritual. Ou talvez um parceiro ou conhecido que não testemunha comece a nos mostrar um interesse romântico, ou talvez um parente que apreciamos muito nos dê este ultimato: "Escolha: seu Deus ou eu." Enfrentar essas situações não é fácil, mas em cada caso Jeová nos dá a orientação de que precisamos.
Uma situação é um possível aumento de salário em nosso emprego ou um emprego com melhor remuneração, mas ambas as opções envolvem gastar mais horas, o que significa menos tempo que gastamos em nosso serviço a Jeová e nossa família. Vale a pena? claro que não. Vamos lembrar que nossa adoração deve ser sempre pura, e para mudar o tempo de nosso serviço espiritual e de nossa família para ganhar mais dinheiro, estamos colocando isso em primeiro lugar. Deus não quer isso e nossa família também não. Mostramos confiança em Jeová por colocá-lo em primeiro lugar, e não o dinheiro.
Outra situação que pode surgir em nosso caminho e pode ter acontecido em nosso caminho é que um colega de trabalho, aluno ou alguém que conhecemos que não é uma Testemunha de Jeová batizada e não tem a mesma fé e esperança, mostra um interesse romântico por nós. Sabemos o que a Bíblia diz sobre “casar no Senhor”, estaremos confiando em Jeová por encontrar um cônjuge com nossa mesma personalidade cristã.
Uma última situação citada no parágrafo é quando um parente muito próximo que apreciamos muito nos dá a escolha entre ele ou Jeová. Quão perverso este mundo de Satanás pode ser. Por mais que doa, em qualquer caso em nossas vidas, colocaremos o Reino de Deus em primeiro lugar.
Não importa quão difícil possa ser e não importa quanto dano possa nos causar e / ou deixar um vazio em nossos corações por um longo tempo, fazemos as palavras de Mateus 6:33 nossas. Sempre continuaremos a buscar primeiro o Reino e a justiça de Deus, e o que acontecerá então? Jeová nos dará todas as outras coisas e preencherá as lacunas que nosso coração possa ter.
11. Que exemplos bíblicos podemos estudar para manter a calma em face da oposição?
Podemos estudar os muitos bons exemplos que encontramos na Bíblia de servos fiéis que mantiveram a calma e confiaram em Jeová, um deles foi o grupo de apóstolos que enfrentou oposição, intimidação e maus-tratos, mas não teve medo e continuou a pregar porque sabiam que Jeová estava do lado deles e tinham sua aprovação. Outro exemplo é o discípulo Estêvão que enfrentou a morte, mas ele estava tão calmo e controlado que seu rosto parecia o de um anjo, e ele conseguiu isso porque estava convencido de que tinha a aprovação de Jeová.
RESPOSTA OPCIONAL
Podemos estudar bons exemplos bíblicos que destacam a importância de manter a calma e confiar em Jeová. Ao fazermos isso, devemos ver o que ajudou os servos de Deus a permanecerem calmos quando confrontados com forte oposição.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Precisamente um bom exemplo de manter a calma em face da oposição foram os apóstolos, que não se intimidaram quando a suprema corte judaica os proibiu de continuar a pregar. Em vez disso, eles corajosamente disseram: "Devemos obedecer a Deus como governante e não aos homens" (Atos 5:29). Eles não temiam nada porque sabiam que Jeová os apoiava e aprovava suas ações.
Como Esteban pôde permanecer calmo em uma situação tão intimidante? Antes de ser levado à força perante o Sinédrio, ele estava totalmente concentrado em servir à congregação com a poderosa ajuda do espírito de Deus (Atos 6: 3-7). Durante o julgamento, esse mesmo espírito o confortou e refresca sua memória (João 14:16, nota de rodapé). De fato, durante sua valente defesa no tribunal, que encontramos em Atos capítulo 7, o espírito santo o lembrou de cerca de vinte passagens das Escrituras Hebraicas (João 14:26). Mas a fé de Estêvão foi fortalecida ainda mais quando ele teve a visão de Jesus em pé à direita de Deus (Atos 7: 54-56, 59, 60, w18 de outubro, p. 32).
Existem muitos exemplos que a Bíblia nos dá, bons e maus, com os quais podemos e devemos aprender muito. Ao estudarmos bons exemplos, vejamos como Jeová lhe deu calma, coragem, sabedoria e força necessárias para enfrentar oposição e problemas. Vamos ver o que ajudou aqueles servos de Deus a permanecerem firmes.
Um exemplo citado no parágrafo é o dos apóstolos quando não se deixaram intimidar pela suprema corte judaica que queria proibir sua pregação. O que eles fizeram? Atos 5:29: "Devemos obedecer a Deus como governante antes que aos homens." Eles não ficaram com medo mesmo quando foram espancados, Jeová estava do lado deles e eles tiveram sua aprovação. O exemplo do Esteban quando enfrentou a morte é outro que nos ensina muito, ele estava calmo e sereno. Como devemos ser quando enfrentamos situações semelhantes, porque Jeová está do nosso lado e temos a sua aprovação.
A Bíblia nos ensina com muitos exemplos, de muitos servos que sempre permaneceram firmes e leais a Jeová, mesmo com todas as provações e perseguições que enfrentaram. Mas também aprendemos com muitos exemplos de pessoas más a não agir como elas. A Bíblia menciona muito Caim, mas dificilmente Abel. Sabemos que Abel era um bom homem e aprendemos muito com seu exemplo, mesmo quando Caim não é mencionado tanto quanto Caim, porque dele tiramos muitas lições sobre como não devemos agir e quais as consequências desse comportamento. A Bíblia nos instrui constantemente, com bons e maus exemplos.
ILUSTRAÇÃO
A irmã lendo a Bíblia e uma publicação bíblica. Veja o parágrafo 11. *
12. De acordo com 1 Pedro 3:14 e 4:14, por que podemos ser felizes quando somos perseguidos?
Porque sabemos que sofrer por causa da justiça significa que resistimos às pressões que podem nos levar a violar os padrões ou preceitos divinos, e não há nada mais satisfatório em saber que temos a aprovação de Jeová e o apoio de Jeová. seu espírito. Portanto, não devemos nos preocupar em como iremos reagir no futuro se formos perseguidos, mas devemos nos lembrar da promessa de Jesus, que naquele momento teremos palavras e sabedoria para responder aos nossos adversários, e mesmo assim, se perderíamos nossa vida. Por causa de nossa fidelidade, Jeová nos guardará em sua memória e nos ressuscitará.
RESPOSTA OPCIONAL
Porque essa é uma prova clara de que buscamos a justiça e de que temos a aprovação do nosso Deus Jeová. Isso é comparável a quando Jeová deu poderes aos apóstolos para fazer milagres.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Meditar sobre isso deve nos fazer ver que, em vez de pensar em como reagiremos no futuro se formos perseguidos, é melhor nos concentrarmos no que podemos fazer agora para confiar cada vez mais que Jeová pode nos ajudar e nos salvar.
Porque conforme lemos em 1 Pedro 4:14, eles podem nos perseguir e nos insultar e até muitas coisas piores, mas continuamos sendo felizes e ainda mais porque o espírito de glória de Deus está conosco, repousa sobre nós. Não pensemos no que virá no futuro, prestemos atenção na nossa fé no presente e na nossa confiança em Jeová, quanto mais a fortalecemos, quando chegarem esses momentos difíceis será mais fácil para nós enfrentarmos, Jeová vai nos ajudar e nos salvar, porque com nossa perseverança salvaremos nossas vidas como pode ser lido em Lucas 21: 12-19.
13. Como podemos nos beneficiar de estudar os maus exemplos dos que não permaneceram calmos ou não confiaram em Jeová?
Meditar sobre esses exemplos nos ajudará a evitar cometer os mesmos erros. O exemplo do Rei Asa nos mostra que devemos ser vigilantes e cuidadosos Para não perder o favor de Jeová, a Bíblia diz que quando ele enfrentou um enorme exército, confiei em Jeová. Mas, em outra ocasião, ele não o fez, mas procurou a ajuda da Síria. Além disso, quando ficou gravemente doente, não pediu ajuda a Jeová. Isso nos mostra que nem sempre é necessário fortalecer nossa confiança em Jeová.
RESPOSTA OPCIONAL
Estudar os maus exemplos de pessoas que não confiaram totalmente em Jeová nos ajudará a evitar tropeçar na mesma pedra. É como 1 Coríntios 10: 11, 12 diz que tudo "o que está escrito na Bíblia é para servirmos de exemplo, e foi escrito como uma advertência para nós, para quem é chegado o fim dos sistemas".
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Um desses maus exemplos encontrados na Bíblia é o rei Asa. Embora no início de seu reinado ele mostrasse confiança em Jeová, com o passar do tempo, ele decidiu acreditar mais nele, em seus bens materiais e em nações amigas. Mesmo quando estava doente, ele não buscou a Jeová. Estudar seu mau exemplo pode nos ajudar a detectar como foi que ele parou de acreditar em Jeová e analisar se temos algo em comum com esse personagem.
Os maus exemplos que lemos na Bíblia se devem a uma série de coisas, se analisarmos e estudarmos em quais pedras eles tropeçaram para chegar àquelas situações ou para se comportar assim, podemos prevenir muitas situações e aprender muito sobre comportamentos que estão errados e que Deus não aprova, e como essas pessoas chegaram a esses extremos e não mantiveram a calma em Jeová.
Um exemplo é o Rei Asa, de Judá, que inicialmente confiou em Jeová, que o abençoou com aquela vitória, mas depois as coisas mudaram. E nas seguintes situações ele se esqueceu de Jeová e agiu sozinho, ele recorreu a outras fontes de ajuda e este foi um erro grave do qual aprendemos muito ... devemos sempre confiar em Jeová e buscar sua ajuda para todos os problemas que enfrentamos, nunca o substitua por nenhum outro.
14. O que podemos aprender com os erros de Asa?
O exemplo do Rei Asa nos ensina a não confiar muito em nós mesmos ou querer fazer as coisas do nosso jeito, talvez à primeira vista a ideia de pedir ajuda aos sírios parecia um bom plano, mas Jeová, por meio do profeta Ananias, repreendeu ele. Portanto, quer tenhamos ou não problemas, sempre queremos buscar a ajuda de Jeová e seguir sua orientação por meio de sua palavra na Bíblia, incluindo momentos em que devemos tomar decisões rápidas. Se aprendermos a permanecer calmos e confiar em Jeová, faremos Nós vamos.
RESPOSTA OPCIONAL
Aprendemos que devemos ter cuidado para não depender tanto da nossa maneira de fazer as coisas a ponto de não buscarmos a ajuda de Jeová na sua Palavra. Isso é exatamente o que Asa fez quando pediu ajuda aos sírios na luta contra Israel, mas embora parecesse uma boa ideia do ponto de vista humano, era contraproducente no longo prazo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O exemplo de Asa ao pedir ajuda aos sírios deixa uma lição clara para nós. Que a maneira como o ser humano vê as coisas não é a mesma que Jeová Deus as vê. Portanto, mesmo que às vezes acreditemos que uma ideia que temos é boa, não nos esqueçamos de ver primeiro o que a Bíblia e a organização de Jeová dizem, talvez tenhamos perdido um detalhe que nos prejudicará a longo prazo.
Talvez os planos de Asa não fossem ruins, talvez ele não tivesse razão para pensar o contrário. Mas ele confiou em outra pessoa, pediu ajuda a outra pessoa, esqueceu-se de Deus e foi assim. Ele confiou no rei da Síria antes de confiar em Jeová. Aprendemos que devemos ter cuidado com nossa maneira de fazer as coisas, podemos agir corretamente, mas o excesso de confiança em nossa segurança pode nos fazer esquecer de Jeová e não pedir sua ajuda e, em última análise, nossa maneira de fazer as coisas. Causar problemas. Vamos manter a calma e confiar em Jeová.
15. O que podemos fazer quando estamos lendo a Bíblia?
Quando lemos a Bíblia, devemos tentar memorizar, ler em voz alta ou escrever um texto que nos ajude a superar qualquer medo ou ansiedade causados por uma situação que estamos passando. Como diz o Salmo 27: 1-3, Jeová é a nossa salvação, portanto, se permanecermos calmos e confiarmos em Jeová, ele nos dará força, sabedoria e coragem para superar ou suportar até os piores obstáculos ou adversidades.
RESPOSTA OPCIONAL
Esteja atento enquanto lemos a Bíblia, caso encontremos uma passagem bíblica que mostre que manter a calma e confiar em Jeová nos dá força e, se a encontrarmos, tente memorizar os versículos mais importantes. Fazer isso nos ajudará a superar qualquer medo que você possa ter em meio às circunstâncias em que nos encontramos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Por exemplo, Salmos 27: 1-3. Nestes versículos encontramos expressões como: “Jeová é minha luz, minha salvação, minha força” e que “embora um exército acampe para lutar contra mim, meu coração não temerá”. Meditar nesses tipos de versículos, estudar quem os escreveu, quais situações eles estavam passando e como Jeová os ajudou, pode tornar o apoio que temos Nele ainda mais real.
Quando lemos a Bíblia, temos que memorizar certos textos bíblicos. Não podemos saber a Bíblia inteira de cor, mas quando lemos as passagens da Bíblia sobre os versículos para manter a calma e confiar que Jeová nos dará forças, eles são versículos para memorizar. Todos nós temos uma série de versos gravados em nossas mentes e corações, e devemos continuar gravando mais textos, para que nos lembremos deles exatamente quando passarmos por uma situação em que precisamos deles para nos dar a força que procurávamos.
Cada irmão tem sua maneira de estudar a Bíblia e memorizar textos encorajadores, podemos lê-los em voz alta, escrevê-los para estudo ou escrevê-los em post-it e colá-los na geladeira como vemos na imagem. Desta forma, teremos uma grande diversidade de textos de acesso rápido que nos servirão de lembretes e nos apoiarão quando nos encontrarmos em meio a circunstâncias complicadas.
ILUSTRAÇÃO
Podemos ver nesta ilustração uma maneira muito prática de aprender versículos bíblicos encorajadores. Vemos que eles escreveram um texto que os encorajou, em uma folha adesiva a por sua vez, colá-lo na geladeira ou em algum lugar visível. Isso com o propósito de que as palavras que aí estão ajudem a superar nossos medos.
16. Como Jeová usa a congregação para nos ajudar a ficar calmos e confiar nele?
Jeová nos ajuda por meio de nossos irmãos, por exemplo, os bons comentários que eles fazem nas reuniões nos encorajam, e também as boas conversas que temos uns com os outros nos fazem sentir amados. E, como diz Provérbios 12:25, uma boa palavra de um amigo pode levantar nosso moral e nos libertar do peso da ansiedade.
RESPOSTA OPCIONAL
Jeová usa nossos irmãos na congregação para manter a calma e confiar Nele. Isso é por meio de discursos, comentários ou alguma boa conversa com nossos irmãos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O parágrafo também nos convida a abrir nosso coração para um irmão amado na congregação. Isso é bom, pois é provável que esse irmão nos dê conforto ou ajuda, como diz Provérbios 12:25: "A ansiedade oprime o coração do homem, mas uma boa palavra o reaviva."
A congregação nos ajuda muito, os irmãos nos ajudam muito a manter a calma e confiar em Jeová. Aprendemos muito e eles nos fortalecem com as atribuições da plataforma, com todo o amor e confiança dos comentários, com as boas conversas de fortalecimento que temos com eles. Eles nos encorajam e nos ajudam muito, nos ajudam a livrar-nos de muitos fardos e de muitas angústias, podemos abrir nosso coração para eles sem medo que nos machuquem, o que não podemos fazer com outras pessoas.
ILUSTRAÇÃO
Nesta ilustração, podemos ver como duas irmãs estão colocando em prática o conselho de passar tempo com nossos irmãos. E que lugar melhor para passar tempo com eles e conhecê-los melhor do que na pregação. Fazendo isso, podemos ter palavras de incentivo e companheirismo saudável, e demonstraremos felicidade muito parecida com nossas irmãs na ilustração.
17. De acordo com Hebreus 6:19, como a esperança do Reino pode nos dar estabilidade apesar dos problemas?
O texto diz que a esperança do reino é como uma âncora para a alma, que não está estabilizada. Se pensarmos em uma âncora literal, é uma ferramenta de segurança pesada, essencial para manter os navios no lugar e evitar que fiquem à deriva. Da mesma forma, quando enfrentamos tempestades de oposição ou experimentamos outras provações, nossa maravilhosa Esperança atua como uma âncora que não se estabiliza, para que nosso navio de fé não mergulhe nos perigos da dúvida. Para nos fortalecermos, devemos nos imaginar em o novo mundo e participe em tornar esta maravilhosa Esperança conhecida por outros.
RESPOSTA OPCIONAL
Porque meditar na promessa de Jeová de que no futuro os pensamentos negativos serão uma coisa do passado e falar sobre o Reino a outros fará com que o Reino tenha esperança "como uma âncora para nossas vidas".
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Assim como um navio sem âncora pode ser arrastado à deriva, nossos pensamentos negativos e coisas ruins que nos acontecem podem fazer com que nos desviemos espiritualmente. Mas a esperança do Reino nos mantém firmes e faz com que, embora esses pensamentos negativos nos atinjam, eles não nos movem ou nos derrubam.
A esperança do Reino de Deus nos dá estabilidade porque, como lemos no texto, é uma esperança firme, certa ... é uma esperança real que logo se tornará realidade e isso serve de âncora, nos para em nosso caminho e nos diz onde devemos nos parecer com a irmã da foto. Todo o resto é temporário, e meditar sobre isso nos dá a estabilidade de que precisamos para ver que tudo de ruim que passamos não importa, porque muito em breve, nem nos lembraremos disso.
Outra maneira de manter essa esperança bem viva em nossa mente e coração é não apenas imaginá-la e pensar a respeito, mas também nos manter ocupados falando sobre ela para todas as pessoas. Não apenas manteremos essa esperança muito em mente se o fizermos, mas a fortaleceremos ainda mais.
ILUSTRAÇÃO
Podemos ver nesta ilustração uma irmã que está pensando no futuro maravilhoso que Jeová promete de viver num paraíso terrestre. Isso não significa que esta irmã não tenha problemas ou que os esteja deixando em segundo plano, mas sim que manter o pensamento fixo no Reino de Deus a faz ter um ponto de vista equilibrado sobre seus problemas e, portanto, com a ajuda de Jeová os venceu.
“Sua força dependerá de você permanecer calmo e mostrar confiança” (IS. 30:15).
COMO ALCANÇAR
1. Ore constantemente.
2. Confie em Jeová.
3. Tire lições de exemplos do passado.
4. Memorize versículos da Bíblia.
5. Passe algum tempo com os irmãos.
6. Mantenha a esperança viva em sua mente.
18. O que nos espera no futuro e o que nos ajudará a lidar com isso?
Como o fim deste sistema está próximo, mais problemas e preocupações nos aguardam, o que significa que vamos sentir muita ansiedade. Mas o segredo para lidar com eles é permanecer calmo e confiar totalmente em Jeová, não em nossas próprias forças.
RESPOSTA OPCIONAL
Quanto mais nos aproximamos do fim deste sistema, mais problemas e preocupações teremos e mais ansiedade poderemos sentir. É por isso que, para enfrentá-los, precisamos ter esse tipo de estudo que nos lembra como é importante manter a calma e confiar mais em Jeová do que em nossas próprias habilidades.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Vivemos nos últimos dias, já o conhecemos há muito tempo e vivemos com tudo o que vemos, o texto deste ano nos lembra o que devemos fazer para enfrentar o futuro, o que nos ajudará ... Isaías 30:15 : “A força deles vai depender da calma e da confiança”. O segredo para lidar com os problemas e manter a calma é confiar em Jeová.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Por que não é errado sentir ansiedade?
Porque vivemos em um mundo dominado por Satanás e cheio de problemas, onde muitas vezes podemos ter pouco ou nenhum controle sobre ele. Mas devemos ter cuidado para que os problemas da vida não nos sobrecarreguem a ponto de afetar nosso serviço a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque é normal para os servos de Jeová que às vezes nos sintamos assim, ao enfrentarmos muitas pressões sobre as quais temos pouco ou nenhum controle.
É normal que o façamos, ninguém está livre da influência do Maligno neste sistema de coisas. Muitos ex-servos sofreram grande ansiedade e continuaram a ser constantes e justos para com Jeová. Jesus sabia que seria muito difícil, tanto naquela época como agora, e por isso nos tranquilizou para que não fiquemos obcecados com a preocupação ou excessivamente angustiados como vimos em Mateus 6,25: “Pare de ficar ansiosos”.
Quais são as seis coisas que nos ajudarão a manter a calma?
1) Orar freqüentemente, 2) Criptografar nossa total confiança em Jeová, 3) Analisar exemplos anteriores, 4) Memorizar textos bíblicos, 5) Passar nosso tempo morando com nossos irmãos e irmãs, e 6) Manter nossa esperança em Jeová bem viva em nossa mente.
Por que o texto do ano 2021 é tão apropriado?
É apropriado porque cada dia que passa está próximo do fim deste sistema e os problemas e preocupações serão maiores, mas o texto de Isaías 30:15 nos lembra que o segredo para lidar com eles é manter a calma e confiar totalmente em Jeová e em nossas próprias forças.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque nos lembra exatamente o que todo servo de Jeová deve enfrentar em face das pressões desta vida: "Permaneça calmo e mostre confiança, porque disso depende a nossa força."
Estamos vendo o que a Bíblia diz que aconteceria nos últimos dias, e isso traz muitos problemas e situações difíceis que temos que passar. Esse texto nos incentiva e nos lembra do que temos de fazer para enfrentar essas situações, e não é confiar em nossa própria força, mas pedir a Jeová por ela. É ele quem nos dará forças se permanecermos calmos e confiarmos em Jeová.
Comentários
Postar um comentário