TESOUROS DA BÍBLIA, Semana De 15 a 21 de fevereiro de 2021, “O que os levitas fizeram”, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA: “O que os levitas fizeram”, Discurso, 15-21 de fevereiro de 2021.

 



“O que os levitas fizeram” (10 min.)

A Nação de Israel nasceu em 1513 antes da Era Comum. No início, não tinha cidade, capital, nem território, nem rei visível. e seus súditos eram ex-escravos, ele era único Em algum outro sentido: Jeová Deus era seu Juiz, legislador e Rei invisível. Visto que Jeová é um Deus de ordem e paz, espera-se que sua nação seja bem organizada…. E assim foi.


Pois, como vimos no livro de Números, Jeová designou homens fiéis para serem seus representantes visíveis. Havia chefes, chefes de casas paternas e anciãos que cumpriam a função de conselheiros e juízes.

Com relação ao espiritual, Jeová fez provisões para atender às necessidades espirituais de seu povo. havia um tabernáculo que constituiria o centro da adoração verdadeira. Ele também instituiu um sacerdócio para ensinar a lei, oferecer sacrifícios e queimar incenso.

E como a tarefa espiritual do povo era pesada para alguns sacerdotes, foi combinado que a Tribo de Levi os ajudaria ... Qual era a sua missão? O que os levitas fizeram? Observe como Jeová considerou aquela tribo, por favor, abra no Livro de Números, capítulo 3, versículos 11 a 13, se você a encontrou. Acompanhe-me com a leitura que diz assim: Jeová também disse a Moisés: “Olha! Eu, da minha parte, tiro os levitas do meio dos israelitas, em vez de todos os primogênitos * dos israelitas. Os levitas serão meus. Porque todos os primogênitos são meus. No dia em que matei todos os primogênitos na terra do Egito, santifiquei para mim todos os primogênitos de Israel, tanto homens como animais. Eles serão meus. Eu sou Jeová.

Jeová ficou com os levitas em troca dos primogênitos de Israel, Deus poderia ter designado todos esses primogênitos de Israel como sacerdotes ou zeladores do santuário. No entanto, pareceu-lhe melhor usar homens da tribo de Levi para este serviço….

Agora surge esta questão; Quais foram algumas de suas tarefas? Para responder a esta pergunta, vamos ler os versículos 25,26,31,36,37 do capítulo 3 do Livro dos Números, Se você não encontrou, por favor, junte-se a mim com a leitura: A responsabilidade dos filhos de Guersón no a tenda da reunião era para cuidar do tabernáculo e da tenda, sua cobertura, a cortina da entrada da tenda da reunião, 26 as cortinas do pátio, a cortina da entrada do pátio ao redor do tabernáculo e do altar, suas cordas e tudo relacionado a este serviço. Agora vamos ler o versículo 31, ele diz assim: Sua responsabilidade era cuidar da Arca, da mesa, do candelabro, dos altares, dos utensílios que serviam no lugar santo, da cortina de separação e tudo relacionado a este serviço. Finalmente, leremos os versículos 36 e 37 que dizem assim:Os filhos de Merarí tinham a responsabilidade de supervisionar as molduras do tabernáculo, suas grades, suas colunas, suas bases, * todos os seus utensílios e tudo relacionado a este serviço, 37 bem como as colunas que circundavam o pátio e suas bases, suas estacas e suas cordas.

Que privilégio especial para os irmãos levitas, não é? Cada movimento do templo - como levantar, desmontar e carregar o tabernáculo - foi obra dos levitas. entre muitas coisas que já lemos. E eles assumiram de bom grado suas responsabilidades aos 30 anos, porque seu serviço terminou aos 50 anos. Observe o que diz os números 4: 46-48 que vamos ler diz assim: Moisés, Arão e os chefes de Israel registraram todos esses levitas de acordo com suas famílias e de acordo com as casas de seus pais; 47 Eles tinham entre 30 e 50 anos e todos receberam a responsabilidade de servir e carregar as cargas da tenda de reunião. 48 O número total de homens registrados foi de 8.580.

Hoje, Jeová ainda é o Juiz, doador de status sim rei de uma nova "Nação". Por sua infidelidade e rebelião, ele substituiu o sacerdócio levítico por um muito diferente, um sacerdócio real, mas "espiritual" que começou no primeiro ciclo e permanece até hoje. 

Observe as palavras do apóstolo Pedro registradas em 1 Pedro 2: 9 referindo-se precisamente ao sacerdócio espiritual, aos ungidos. Diz assim: Mas tu és uma “raça eleita”, um sacerdócio real, uma Nação Santa, um povo que é uma propriedade especial, para que possas anunciar em todos os lugares as “excelências” daquele que te chamou das trevas para a sua luz maravilhosa.

Os Ungidos que seguem os passos de Jesus formam, como coletivo, um “sacerdócio real”, que Pedro também chamou de “Nação Santa”. Eles são o canal que Jeová usa para educar seu povo e orientá-lo espiritualmente.

Hoje, nas congregações, há anciãos designados por espírito santo, que respeitam o sacerdócio real e servem em posições de responsabilidade. há também servos ministeriais que ficam felizes em ajudar os anciãos em algumas tarefas, e tudo para o bem da congregação.

Isso mesmo, irmãos, anciãos ou anciãos, devem conhecer a palavra de Deus em profundidade. Eles se preparam e lideram as reuniões congregacionais. Eles dão a você a liderança na pregação e nos aconselham com as escrituras quando precisamos ... eles nos visitam quando estamos doentes e nos consolam em momentos tristes. cuidar dos interesses do Reino com lealdade e desinteresse. espírito disso sobre eles; eles têm a aprovação divina.

Claro, os idosos não são perfeitos. Eles levam em consideração suas próprias limitações, eles não tentam dominar o rebanho, que é "herança de Deus". Em vez disso, eles se consideram “Colaboradores para a alegria de seus irmãos”, de modo que o Israel espiritual, os anciãos e os servos ministeriais servem de forma organizada e alegre em favor dos interesses do Reino e para o louvor de nosso criador e Deus.

Somos muito gratos, queridos irmãos, por ter Jeová como governante invisível, Jesus Cristo como sumo sacerdote, membros do sacerdócio real ungido como professores e fiéis cristãos mais velhos como conselheiros, que nos alegramos com a oportunidade de servir a Deus ao lado de nossos irmãos leais em a fé, que se submete alegremente à autoridade divina.

Comentários