TESOUROS DA BÍBLIA Semana De 1 a 7 de março de 2021, “Lições do acampamento de Israel”, Discurso preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA: “Lições do acampamento de Israel” (10 min.), Discurso, 1-7 de março de 2021.
O acampamento de Israel ensina muitas coisas e reflete que Jeová é um Deus de ordem. Não há lugar para qualquer tipo de caos ou desordem, as instruções divinas em tudo o que se refere à organização do acampamento foram e foram claras, precisas, coerentes e muito úteis.
Já dissemos que embora não saibamos com precisão o número de pessoas que viviam naquele acampamento, as estimativas dão um resultado de cerca de 3 milhões de pessoas em um espaço delimitado. Este fato, por si só, é um exemplo para todas as civilizações atuais.
Essa estrutura organizacional foi possibilitada pelas instruções de Jeová, repletas de sabedoria. O acampamento foi dirigido de acordo com as instruções de Deus por uma série de homens, não apenas por Moisés que ele mesmo não podia carregar toda a carga do povo, mas por isso uma série de pessoas foram designadas para guiar, dirigir e estar à frente de a organização do acampamento.
Desta forma, todas as coisas que deveriam ser feitas dentro do acampamento poderiam ser feitas de maneira ordenada. As atividades de todos os seus habitantes seriam realizadas em ordem e não haveria nenhum tipo de caos. Ele sabia o que fazer em todos os momentos, seja em paz ou no caso de ser atacado. Sabia-se exatamente como deslocar o acampamento nos casos que tinham que ser mudados, quem tinha que dirigir e as funções de cada um, para que nada e ninguém ficasse para trás e tudo fosse feito em ordem, sem arrependimento de qualquer espécie de tragédia.
Tudo isso envolve um trabalho muito árduo e organizado. Sem organização ou cooperação, não teria sido possível. Quem coordenou toda esta organização e possibilitou esta cooperação entre cada um dos habitantes do acampamento? Os homens designados por Deus para isso. Vamos ler Números 7:10, diz o seguinte: “Os chefes fizeram a sua oferta para a inauguração do altar no dia em que foi ungido. Quando os chefes apresentaram a sua oferta perante o altar ”. Em Israel, seguindo as instruções dadas, eram os chefes das tribos que agiam em nome de todo o povo, como aconteceu em suas apresentações quando o tabernáculo foi erguido. A esses representantes de cada tribo são acrescentados os sacerdotes, levitas e os chefes do povo que também agiam como representantes de todos quando autenticados pelo selo do arranjo confiável nos dias de Neemias.
Um acampamento dessas dimensões, um povo como Deus exige muito trabalho e esforço, muito tempo para que tudo corra bem e reflita a ordem que nosso Criador deseja em tudo e em todos os momentos. É por isso que você precisa de pessoas para assumir a liderança e tornar esse grande trabalho possível. Portanto, esses homens ou chefes das tribos mais os sacerdotes, levitas e chefes do povo tinham uma série de funções e responsabilidades para tornar este trabalho possível.
Moisés não conseguiu lidar com toda essa carga de trabalho sozinho, de fato, durante a jornada dos israelitas pelo deserto, duzentos e cinquenta homens dos líderes da assembléia, homens de fama, se reuniram com Coré, Datã, Abirão e On para ir contra Moisés e Arão repreendendo-o porque era ele quem devia estar acima da congregação de Jeová. Então, Moisés caiu de cara no chão e disse que Jeová daria instruções.
Assim foi, e ele os lembrou que tudo o que ele fez não é por iniciativa própria, mas pela vontade de Deus, em Números 16:28 diz: Então Moisés disse: coisas que eu não faço por minha própria iniciativa ”.
A atual congregação cristã é muito numerosa e pode ser encontrada em todo o mundo. Como é possível que todos nós nos coordenemos com o mesmo propósito de fazer a vontade de Jeová? Se cada um de nós fizesse o que achamos que deveríamos fazer, seria o caos total. Assim, a organização terrestre é organizada por meio de homens designados da congregação que dão o exemplo na adoração a Deus e dão instruções para guiar o povo de Deus.
Depois desses eventos que aconteceram a Moisés e Aarão. Moisés selecionou 70 anciãos de Israel para ajudá-lo a carregar o fardo do povo, o que, como já dissemos, era demais para ele. Em Levítico 4:15 fala dos anciãos da assembléia, que seriam os anciãos da nação, seus chefes, seus juízes e seus oficiais eram os representantes do povo.
Assim, uma série de homens se encarregou de dirigir a congregação cristã como acontece hoje em todo o mundo, cada um com suas respectivas tarefas, com suas respectivas funções, com uma parte do peso de todo o trabalho que exige da organização. e ordem do povo de Deus. Números 7:11 menciona: "Jeová disse a Moisés: 'Cada dia um dos chefes apresentará a sua oferta para a inauguração do altar."
Além de suas respectivas tarefas e funções, cada chefe tribal sabia como e o que deveria fazer para liderar o seu, contribuindo para a ordem geral de todo o acampamento. Por exemplo, os rubenitas acamparam no lado sul do Tabernáculo flanqueados pelos descendentes de Simeão e Gade e quando a nação teve que se mexer, partiram ... esta divisão de três tribos lideradas por Reuben seguiu a divisão de três tribos feita de Judá, Issacar e Zebulom. A mesma ordem quando as tribos apresentaram suas ofertas no dia da abertura do Tabernáculo.
Da mesma forma, cada cristão designado para servir em congregações hoje desempenha várias funções. Portanto, em primeiro lugar, todo o fardo do trabalho da congregação não recai sobre um único irmão, pois ele não seria capaz de realizá-lo como aconteceu com Moisés. E, em segundo lugar, que ele possa se concentrar em suas tarefas e no trabalho, fazendo-o da melhor maneira para seus esforços, de modo que resultem no bem-estar de toda a congregação.
Toda essa ordem que Jeová exigia de seu povo reflete seu grande amor por ele e para que todas as coisas sejam feitas e corram bem. Desta forma, será um povo feliz, preparado para enfrentar problemas e situações, um povo unido no qual todas as pessoas que o compõem terão uma tarefa muito importante. Jeová conhece seu povo, cada um de seus membros, ele os conhece e também conhece suas limitações e nunca pedirá nada além do que pode fazer.
Desta forma, todos nos sentimos realizados no povo de Deus e não sofreremos porque nos foram confiadas tarefas que nos geram estresse, porque é um desafio impossível para nós. Porque Jeová nos conhece e sabe a melhor maneira de cada um de nós contribuir para o bem-estar e a ordem de seu povo. Vamos ler Números 8: 25,26. Diz assim: “Mas depois dos 50 anos de idade ele se aposentará do grupo de serviço e não fará mais o seu serviço. Você pode servir a seus irmãos que têm responsabilidades na tenda de reunião, mas não deve realizar o serviço ali. Isso é o que você deve fazer em relação aos levitas e suas responsabilidades.
O texto que lemos nos mostra claramente que Jeová leva em consideração as limitações de cada um de nós e demonstrou isso distribuindo as funções e cargos de serviço dos levitas de acordo com sua idade. Os homens mais velhos foram removidos do serviço obrigatório para dar lugar aos próximos levitas que ganharam experiência na juventude. No entanto, de forma alguma esses levitas mais velhos foram separados, mas eles poderiam continuar a se voluntariar para ajudar os outros levitas. Muito nos ensina que, embora a idade não nos ajude a assumir certas responsabilidades, ainda assim somos muito úteis e teremos outras obrigações nas quais participar no serviço de Deus.
Que lições podemos aprender com esses textos bíblicos? Aprendemos que Jeová organizou a nação de Israel e também organiza seu povo hoje. Um acampamento em um pequeno espaço com cerca de 3 milhões de pessoas é um desafio e desafio muito grande e um exemplo de organização cívica, em paz e ordem para todas as civilizações atuais. A obra de Deus hoje também é muito complexa e desafiadora. O nome de Deus e seu testemunho ultrapassam fronteiras e alcançam todos os lugares da Terra exatamente como diz seu propósito.
Isso é possível graças à grande organização que Jeová fornece hoje, em nossa organização terrestre, mas como tudo isso poderia ser possível? O mesmo alimento espiritual que estamos discutindo hoje nesta reunião está sendo feito em centenas e milhares de lugares. Não só em nosso país, mas do outro lado da Terra. É impressionante ver como os recursos são organizados por meio dos homens designados para eles e como, graças a isso, cada um de nossos irmãos pode se beneficiar, não importa onde morem.
Jeová cuida de cada um de nós e vê o esforço que fazemos para servi-lo. Nossos irmãos designados por espírito santo para liderar a congregação cristã permitem que a ordem exista e que a vontade de Deus seja feita como estamos fazendo em todo o mundo. Eles garantem o bem-estar da congregação e sua saúde espiritual, abordando todos os aspectos que podem ser um indicador de enfraquecimento da fé da congregação.
Nossos irmãos designados orientam a pregação de maneira eficiente e ordenada. Desta forma, é possível transmitir a mensagem de Deus e seu nome às pessoas para que o conheçam e seja feito de forma adequada, tranquila e sem problemas, respeitando as pessoas que vivem no bairro e garantindo também o seu bem- ser e segurança. de nossos editores.
E como já dissemos, Jeová conhece nossas limitações e somos todos, absolutamente todos, muito importantes na congregação. Embora com a idade tenhamos dado lugar a outros irmãos mais novos, nossos irmãos mais velhos ainda são muito importantes e são o pilar da congregação, sua sabedoria e conhecimento são muito importantes e se refletem em tudo, desde orações, designações a como eles estimulam a todos os nossos irmãos com sua experiência e conhecimento. Um povo ordeiro é possível porque cada um de nós é ordenado, obedecemos com submissão às instruções que nos são dadas e contribuímos no que podemos para as cumprir, cumprindo todas as tarefas que têm de ser realizadas e que nos foram atribuídas, como limpar nossos Salões do Reino. Todas as tarefas são igualmente importantes e, graças ao trabalho árduo de todos, estamos dando louvor e honra como um povo ordenado por Deus.
Comentários
Postar um comentário