Estudo de Livro de Congregação, Semana de 8 a 14 de fevereiro de 2021, Capítulo 4, Parágrafos, 10 a 17, Respostas.
Estudo de Livro de Congregação, 8-14 de fevereiro de 2021, Capítulo 4, Parágrafos. 10-17, Respostas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 4 paras. 10-17.
10, 11 De que maneiras podemos agora nos beneficiar da demonstração de Jeová de suas quatro virtudes fundamentais?
Justiça, visto que Jeová é um Deus que ama a justiça, ele não trata ninguém com parcialidade, por isso todos temos a oportunidade de nos tornar seus servos e receber bênçãos eternas. Sabedoria, Ele também nos deu sua Palavra cheia de “sabedoria prática”, seguir os conselhos nos ajuda a enfrentar os problemas e a ter uma vida significativa. Poder, porque Jeová usa seu espírito santo, ele nos dá a força de que precisamos para enfrentar as dificuldades, por mais sérias ou preocupantes que pareçam. Amor , Jeová nunca nos abandona por causa de seu grande e leal amor por seus servos fiéis.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová ama a justiça e isso sempre é demonstrado, como diz o Salmo 37:28, que ele não abandona os que lhe são leais, não importa nossa posição social ou o ambiente onde crescemos ou outros fatores sociais ou econômicos, todos têm a oportunidade de se tornar seus servo e receba bênçãos para a eternidade e grandes esperanças.
Deuteronômio 10:17 diz que Jeová não trata ninguém com parcialidade nem aceita qualquer tipo de suborno. O que quer que sejamos, o que quer que tenhamos, significamos o mesmo para Jeová e ele nos ama da mesma maneira, não importa o que mais, para qualquer pessoa que queira ser seu servo e mostrar a ele o mesmo amor por ele e por sua Palavra.
Todas as semanas nas reuniões e sempre que abrimos nossas Bíblias ou pensamos em um texto ou pensamento bíblico quando temos um problema vemos a grande sabedoria de sua Palavra, e é que o coração de Jeová é sábio e ele transmite grandes conselhos e sabedoria para colocar na prática e levar uma vida mais feliz, sem tantos problemas e com um sentido.
Jeová é o Deus todo-poderoso e usa seu Espírito Santo para nos dar “poder além do normal”, como diz 2 Coríntios 4: 7, este dom e bênção de Jeová nos dá a força de que precisamos para enfrentar e lidar com as dificuldades que temos, não importa quão sérias ou podem parecer preocupantes.
O poder de Jeová é comparado a nenhum outro e nunca será, e seus servos fiéis e leais se beneficiam dele tornando nosso o que o Salmo 46: 1 diz, onde diz que Deus é nosso refúgio, nossa força, uma ajuda que sempre temos em nossos momentos de angústia ou quando precisamos desse impulso, incentivo ou energia para lidar com um problema.
Jeová é amor, ele é cheio de amor leal e nunca abandona seus servos. Além disso, ele valoriza e está muito ciente de tudo o que fazemos por ele, e tudo o que nos levou a fazer por ele no passado, embora agora, devido à nossa saúde, nossa idade ou outras circunstâncias, não possamos ou sentimos que não estamos dando. tanto quanto antes. Jeová nos ama, ele continua a nos amar e vê o amor que refletimos e continua a refletir de acordo com nossas circunstâncias.
12 O que há para admitir sobre nossa capacidade de compreender as qualidades de Jeová?
Que é muito limitado e não está ao nosso alcance compreender o Todo-Poderoso, pois “sua grandeza ultrapassa todo entendimento”. Conforme mencionado no Salmo 145: 3.
RESPOSTA OPCIONAL
O que é dito em Jó 26:14, onde é dito que só conhecemos as margens de suas estradas, que apenas um leve sussurro chegou até nós sobre ele. É impossível compreendermos ou termos a capacidade de compreender plenamente as qualidades de Jeová, não está ao nosso alcance e, de fato, como diz o texto, apenas um leve sussurro do que sabemos nos alcançou.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Não apenas deixamos de entender as qualidades de Jeová, mas ele está além do nosso alcance, conforme declarado em Jó 37:23, pois sua grandeza ultrapassa qualquer compreensão humana que possamos fazer. Portanto, reconhecemos que essas qualidades de Jeová vêm todas juntas, não podem ser separadas umas das outras e não têm limite, escopo ou número.
As qualidades de Jeová não têm limite, nem em número, nem em extensão, nem podem ser separadas umas das outras, de modo que, como mencionado em Jó 26:14, conhecemos apenas "os limites do seu caminho". Há textos na Bíblia que nos oferecem a oportunidade de mostrar que confiamos em Jeová e em suas qualidades, mas devemos reconhecer humildemente que não podemos entender tudo o que Jeová faz.
Quatro faces, quatro asas, quatro lados
13,14 O que representam as quatro faces dos querubins? E como chegamos a essa conclusão?
As quatro faces dos querubins vistas juntas representam ou abrangem todas as qualidades de Jeová.
RESPOSTA OPCIONAL
Sabemos que os números na bíblia costumam ter um significado específico e, neste caso, que os querubins não tinham uma, mas quatro faces indica o que costuma ser associado ao número quatro, ou seja, transmite a ideia de algo que é abrangente ou completo. É isso que se quer transmitir, visto que, na verdade, Ezequiel menciona esse número quatro onze vezes. Assim, as quatro faces dos querubins abrangem ou representam todas as qualidades de Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Visto que na visão, embora cada roda em particular seja grande, os 4 juntos são a base sobre a qual repousa a carruagem da visão, da mesma forma que os 4 rostos representam as qualidades de Jeová, mas vistos juntos, eles formam “A base da personalidade maravilhosa de Jeová”
Na Bíblia, o número 4 é usado para se referir a algo abrangente ou completo e nesta visão particular de Ezequiel ele menciona o número 4 11 vezes e, ao longo dos anos, as publicações analisaram pelo menos 50 qualidades de Jeová.
Não apenas as quatro faces representam quatro qualidades que Deus abrange. As publicações que a organização preparou ao longo dos anos analisaram cerca de cinquenta qualidades e as quatro faces dos querubins representam todas essas qualidades em Deus, assim como as quatro rodas da carruagem vistas como um todo formam outra coisa, são a base de onde a carruagem repousa, essas quatro faces juntas são a base da maravilhosa personalidade de Jeová, que tem muitas qualidades lindas.
Jeová está perto de todos os seus servos leais
15 Que lição reconfortante Ezequiel aprendeu na primeira visão que recebeu?
Embora fosse um pobre exilado que havia sido expulso de Jerusalém e de seu povo, ele não estava longe de Jeová e de sua adoração.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ezequiel ficou muito tranquilo em saber que embora fosse um pobre exilado longe de Jerusalém e de seu templo onde adorava a Jeová, essas circunstâncias não importavam, visto que a mão de Jeová veio sobre ele conforme lemos no capítulo 1 e versículo 3, Em outras palavras, sua adoração pura não tinha nada a ver com onde ela estava ou qual posição ocupava, a única coisa que importava era o que ela tinha em seu coração e seu desejo de servir a Jeová.
Da mesma forma, isso nos tranquiliza muito, como Ezequiel sabia, sabemos que o que importa é o que nosso coração sente e nosso desejo de servir a Jeová, de manter nossa adoração pura, não importa onde estejamos ou onde estivermos. opressão que exercem sobre nós e falamos especialmente daqueles irmãos que estão presos ou que sofrem perseguições ou onde o trabalho não tem a liberdade de que desfrutamos em nossos países.
Aprendemos a lição da primeira coisa que o profeta escreveu quando disse que estava na “terra dos caldeus” e acrescentou que ali, isto é, em Jerusalém, a mão de Jeová veio sobre ele. Isso mostrou que, para dar-lhe adoração pura, não era o lugar ou a posição que ocupava que era importante, mas o que ele "tinha no coração e o desejo de servir a Jeová".
16 a) Que garantia consoladora nos dá a visão de Ezequiel?
A garantia que temos é que se servirmos a Jeová de todo o coração e é isso que desejamos, ele ficará perto de nós, não importa onde moremos, o estresse que estejamos passando ou o quão complicada seja a situação, porque conforme Atos 17 : 27 diz: “Ele (Jeová) não está muito longe de cada um de nós” e nunca estará.
COMENTÁRIO ADICIONAL
A certeza de que, se servirmos a Jeová de todo o coração, ele permanecerá perto de cada um de nós, não importa onde estejamos, o quanto estejamos sobrecarregados ou a situação pela qual estamos passando. Por causa do amor leal e incondicional que Jeová demonstra por seus servos, ele nos garante que "nunca" estaremos fora de seu alcance.
Se em algum momento de nossas vidas nos sentimos muito desanimados por nossas circunstâncias ou mesmo ações que possamos ter feito no passado ou em outra situação, temos que lembrar que Deus não nos dá por perdidos, seu amor leal por cada servo o faz o que diz o Êxodo 34: 6, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, paciente e cheio de amor leal e verdade.
16 b) Por que você é levado a servir a Jeová de todo o coração?
Porque essas visões que Jeová nos deu nos ajudam a entender verdades importantes sobre ele e suas virtudes e nos lembram que ele merece toda a nossa adoração.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Conhecer a Jeová, suas qualidades, nos leva a louvá-lo, nossa amizade com ele para sermos mais achegados e mais fortes, e junto com isso, nosso desejo de servi-lo de todo o coração e força continua a aumentar.
Jeová nunca nos abandona ou nos dá por perdidos, e não importa onde vivamos ou quaisquer problemas que passemos, ele nunca está longe de nós e está sempre disponível para nos ajudar, porque o amamos de coração, nossas intenções e desejos são amá-lo e servi-lo, e isso é o que realmente importa para ele, estará sempre ao nosso alcance e podemos contar com ele, e isso nos impulsiona muito a continuar a servi-lo de todo o coração.
As visões de Ezequiel nos ajudam muito, pois ajudou Ezequiel a saber mais sobre Jeová e suas qualidades, ele se sentia muito feliz e certo de que seu amor a Deus era mútuo. Com essas visões aprendemos o mesmo que Ezequiel e conhecemos e sabemos mais sobre suas qualidades, o que nos permite estar mais próximos de Deus e de suas qualidades e que nossa relação seja muito mais próxima, o que nos leva a servi-lo ainda mais plenamente e com todos os nossos corações.
IMAGEM DO PARÁGRAFO 16
Nas imagens podemos perceber que talvez a irmã tenha perdido o marido e esteja passando por momentos de muito sofrimento e angústia, até mesmo uma luta contra o sentimento de solidão, porém, como analisamos, estamos sempre ao alcance de Jeová e comovidos por aquele amor leal que tem por seus servos, ele nos ajuda por meio dos irmãos da congregação. A segunda imagem mostra como talvez eles visitem sua irmã para encorajá-la a ler algumas passagens bíblicas para ela e como eles a incluem em atividades recreativas para encorajá-la.
17 Que perguntas serão respondidas nos próximos capítulos?
Nos próximos capítulos analisaremos questões muito interessantes relacionadas ao triste culto ocorrido no tempo de Ezequiel, já que foi contaminado, e veremos como isso aconteceu? O que Jeová fez (sobre isso)? E o que aprendemos com o que aconteceu a seguir?
Adoração pura e você
Por que os rostos do homem, do leão, do touro e da águia nos lembram do poder e majestade de Jeová?
Porque a face do Leão está relacionada à coragem e justiça, a águia à sabedoria e o touro são representados por um poder extraordinário. Quanto ao rosto do homem, sem dúvida representa uma qualidade que não pode ser manifestada pelos animais, uma qualidade moral que é o amor puro e altruísta, todas qualidades próprias de Jeová.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Porque são quatro faces ou faces de criaturas que representam a majestade, força e poder de cada uma dessas criaturas. Lembramos que o leão é um animal livre majestoso, o touro é um animal doméstico imponente, a águia um pássaro poderoso que vê além do que se vê e o homem domina as outras criaturas pelo uso da razão, do pensamento, do seu amor pelos outros .
De que maneiras você está se beneficiando da demonstração de Jeová de suas extraordinárias virtudes?
Jeová é um Deus justo que trata a todos com parcialidade, graças a isso podemos ser seus servos e nos beneficiar de muitas bênçãos agora e por toda a eternidade, a Bíblia com todos os conselhos sábios que obtemos por meio dela, a força que nos dá graças ao seu santo espírito que nos ajuda a enfrentar nossos problemas e dificuldades e seu amor leal que tem por cada um de nós, visto que Jeová nunca abandona.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Estamos nos beneficiando de seus pontos fortes hoje, já fizemos isso no passado e temos muitas bênçãos no futuro. Em todos os aspectos, ele é um Deus justo que não discrimina ninguém de seu povo e permite que todos nós o sirvamos independentemente de nossas características sociais. É amor, e ao nos aceitar por sua justiça, ele nos ama a todos igualmente, e esse amor leal o faz querer que tenhamos uma vida boa e muita esperança, dando-nos grandes conselhos para sua sabedoria em sua Palavra a Bíblia, que nos protege pelo grande poder que Deus tem, sendo para nós o nosso refúgio, a nossa rocha forte, dando-nos a força de que necessitamos nos nossos dias mais difíceis.
Por que dizemos que as quatro faces dos querubins vistas juntas representam todas as qualidades de Jeová?
Porque cada rosto não representa apenas 1 qualidade de Jeová, mas várias, na Bíblia o número 4 é usado para expor quando algo é abrangente ou completo e na visão de Ezequiel o número 4 é mencionado, 11 vezes, então as 4 faces juntas formam a base da maravilhosa personalidade de Jeová.
COMENTÁRIO ADICIONAL
O número quatro significa ou transmite a ideia de englobar ou de algo completo. Assim como as quatro rodas da carruagem de Jeová eram enormes e impressionantes, também o são os rostos e as qualidades dos querubins. Assim como as quatro rodas modelam e formam a base da carruagem de Jeová, tão majestosa ela é, assim é a personalidade de Deus, pois essas faces com qualidades abrangem toda a personalidade de Jeová, na majestade de seus muitos, muitos mais de quatro, qualidades que conferem plenamente a personalidade de Jeová.
Por que essa visão de Ezequiel lhe garante que você pode contar com o amor de Jeová em qualquer lugar e situação?
Porque embora Ezequiel fosse um pobre exilado que havia sido expulso de Jerusalém e de seu povo, ele não estava longe de Jeová e de sua adoração, foi em Jerusalém onde Jeová interveio e isso foi a prova de que para dar-lhe adoração pura, não era importante O lugar ou a posição que ocupava, mas o desejo de servi-lo, se o fizermos de todo o coração, ele permanecerá perto de cada um de nós.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Jeová é amor, seu amor é leal a cada um dos seus servos que o amam e seu desejo sincero é servi-lo, sejam quais forem as nossas circunstâncias, onde quer que estejamos, ele nunca nos dá por perdidos, mas está sempre ali estendendo a mão e nos ajudando em tudo o que precisamos e pedimos.
Comentários
Postar um comentário