Estudo de Livro de Congregação, Semana de 22-28 de fevereiro de 2021, Capítulo 5, Parágrafos, 9-16, Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, 22-28 de fevereiro de 2021, Capítulo 5, Parágrafos. 9-16, Respostas.




Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 5 par. 9-16.

9, 10. Como o que aqueles idólatras fizeram no templo serve de aviso para nós?

Todos nós podemos cair em alguma forma de idolatria a qualquer momento, não importa o quão forte possamos pensar que nossa fé é. Porque hoje a idolatria não consiste apenas em ajoelhar-se diante de um objeto ou imagem ou algo equivalente. Hoje, existem formas mais sutis de idolatria, e é tudo o que vem primeiro, antes das coisas espirituais ... podem ser bens materiais, dinheiro, sexo, entretenimento, etc. Portanto, agora, mais do que nunca, temos que nos lembrar do aviso em 1 Coríntios 10:14: "Portanto, meus amados, foge da idolatria."


COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová é o único que merece ocupar o primeiro lugar no nosso coração, não podemos colocar nada à frente e temos que ter muito cuidado, o mundo de Satanás e seus atrativos são muito sutis e algo que pensamos ser inofensivo pode ocupar mais o nosso tempo a ponto de colocarmos em primeiro lugar e cairmos na mesma coisa que esses idólatras caíram no templo, por isso fugimos da idolatria.

Não há nada mais importante do que nossa pura adoração a Deus, ela deve ocupar a maior parte do tempo e não devemos adiar nossas atividades espirituais para fazer outros tipos de atividades que nos tragam algum benefício ou desejo material, pois estaremos incorrendo em idolatria por colocando em primeiro lugar as coisas deste sistema material diante de Deus.

Como lemos, um comentário bíblico explica tudo o que é considerado idolatria e diz que tudo o que tem valor, relevância ou poder e que atrai toda a nossa atenção, é algo que está colocado acima de Deus. Percebemos que se diz "chamar toda a nossa atenção". Já que haverá coisas de valor e relevantes que faremos em nossas vidas de forma compulsória, como trabalhar ou por diversão ... quando surge o problema e se torna idolatria? Quando atrai toda a nossa atenção e se posiciona acima das coisas espirituais, priorizamos as que estão diante de Deus.

Cena dois: setenta anciãos oferecendo incenso a falsos deuses

11. Que coisas chocantes Ezequiel vê ao entrar no pátio interno do templo, perto de onde fica o altar?

Ezequiel vê as paredes cheias de gravuras chocantes e nojentas que representavam falsos deuses, havia animais rastejantes e animais nojentos e ídolos nojentos cuja expressão denotava total desprezo. A seriedade do que Ezequiel viu não termina aí, está apenas começando, pois havia 70 anciãos da casa de Israel oferecendo incenso perfumado a esses falsos deuses quando esse incenso estava reservado e era sagrado para Jeová, cujo cheiro apresentava um aroma agradável e representava as orações que Deus aceitava de seus servos fiéis. Nesse caso, totalmente corrompido, aquelas coisas que aqueles velhos faziam cheiravam a podre.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Uma vez dentro do pátio do templo, ele vê algumas gravuras chocantes nas paredes que representavam falsos deuses. Mas isso não foi tudo, o mais preocupante é que ele também viu 70 dos anciãos da casa de Israel que estavam oferecendo incenso a esses falsos deuses.

O incenso perfumado de que se fala aqui, que esses anciãos de Israel ofereciam aos seus falsos deuses, vem da época de Moisés. O próprio Jeová havia dado a fórmula para a criação desse incenso (Êxodo 30: 34-38), e ele esperava que seu uso fosse exclusivo para adorá-lo. Que grande falta de respeito por parte desses anciãos de Israel em usar este incenso para adorar outros deuses. Como diz o parágrafo, a adoração que esses anciãos estavam fazendo não era sagrada de forma alguma, antes era horrível.

O versículo 12 do capítulo 8 de Ezequiel mostra que esses anciãos estavam fazendo essa adoração falsa no escuro e pensaram que Jeová não os estava vendo. Mas na realidade, pensando assim, eles estavam se iludindo, visto que para Jeová, "não há criação que não se manifeste diante dele". E se acrescentarmos a isso que eles estavam fazendo isso dentro do templo, é claro que Jeová viu o que estava acontecendo!

Esses homens pensaram que Deus não os estava vendo, eles estavam delirando sobre isso. Deus vê tudo, e muito mais do que eles estavam fazendo em seu templo, no que era sua casa. Provérbios 15: 8 diz que Jeová detesta o sacrifício dos iníquos. Ele odiava o que eles faziam ao templo, à sua casa. Em nenhum momento queremos que o mundo de Satanás seja capaz de nos enlaçar e colocar algo à frente de Deus, mas muito pelo contrário, como diz a segunda parte deste versículo 8, queremos que nossa oração seja sempre reta e suponha um prazer para Jeová .

Conforme podemos ver no texto da imagem, Jeová odeia todas as coisas detestáveis ​​feitas no escuro. Jeová vê tudo e é por isso que nossa adoração deve ser sempre pura. Levar uma dupla personalidade ou uma vida dupla, pois quando não somos vistos é absurdo e ridículo, Jeová vê tudo o que fazemos e o que está em nosso coração, e assim apenas enganamos a nós mesmos. Não vamos cair nas tentações deste mundo, e sejamos cristãos que vestem a nova personalidade cristã em todos os momentos de suas vidas, sem serem corrompidos por nada.

12. Por que temos que ser fiéis mesmo "no escuro"? E, acima de tudo, quem deve ser exemplo de comportamento?

Um cristão fiel e leal tem que ser assim o tempo todo, porque aquela "escuridão" ou nosso comportamento onde os outros não nos vêem, isso não existe. Como diz Hebreus 4:13: “nenhuma coisa criada está oculta aos olhos de Jeová”. Portanto, é inútil nos enganarmos com nossas possíveis ações e comportamento em particular, porque para Jeová nada é privado e ele realmente verá como estamos e se estamos prestando adoração pura, e seremos julgados no devido tempo. .

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Todos os cristãos fiéis e leais precisam ser modelos. No entanto, não é de surpreender que os anciãos congregacionais conduzam as reuniões, direcionem nossa adoração pura que fazemos nelas de acordo com os princípios bíblicos. E assim eles devem, mesmo quando ninguém os vê, obedecer à Palavra de Deus, caso contrário, eles não só não estariam contaminando sua adoração pura, mas também poderiam estar fazendo o mesmo com a adoração de todo o seu rebanho nas reuniões.

Obviamente, o que mais deve nos motivar a ser fiéis a Jeová, mesmo quando ninguém nos vê, deve ser nosso amor a ele. Mas Hebreus 3:14 nos dá outro motivo, dizendo que os olhos de Jeová veem tudo e estão sempre atentos ao que fazemos. Portanto, pensar sobre isso deve nos ajudar a não fazer intencionalmente algo de que você não gosta, mesmo em particular.

Algumas pessoas começam a duvidar do fato de que Deus pode observar tudo o que fazemos, porque não acham que Jeová está literalmente se movendo de um lugar para outro. Portanto, talvez surja a pergunta: Deus é realmente onipresente? A resposta é sim, mas não da maneira que as pessoas pensam. Precisamente a torre de vigia de 1. ° de agosto de 2011, página 27, explicou que o fato de Jeová ser Onipresente se deve ao fato de que sua poderosa força ativa, seu espírito santo, pode alcançar qualquer lugar. Desta forma, Deus vê todas as coisas e cumpre seu propósito de um local fixo: sua “santa morada” no céu (Deuteronômio 26:15).

Terceira cena: "Mulheres que choraram pelo deus Tammuz"

13. De acordo com o que Ezequiel viu, o que mulheres apóstatas estavam fazendo em uma das entradas do templo?

Ezequiel já tinha visto duas cenas terríveis, mas ainda tinha muito mais a fazer. Não apenas por homens e esses velhos. Em uma das entradas do templo no lado norte, havia uma série de mulheres sentadas chorando ao deus Tammuz que se referia ao amante de Istar, a deusa da fertilidade. Essas mulheres estavam realizando um rito de religião falsa no templo de Jeová, destruindo a adoração pura que acontecia em sua casa. Ezequiel viu mulheres apóstatas fazendo coisas detestáveis.

INFORMAÇÃO ADICIONAL 

(TAMUZ) : Segundo os babilônios e os sírios, ele era o deus da vegetação que cresce durante a estação chuvosa com suas enchentes benignas e morre durante a estação seca do sudoeste asiático. A morte da vegetação representava a morte de Tammuz, e sua morte era o que os idólatras adoradores de Tammuz lamentavam anualmente na época de calor mais intenso. Quando a estação das chuvas voltou, Tammuz deveria retornar do mundo subterrâneo, como simbolizado pelo fato de que a vegetação cresceu novamente. A adoração de Tamuz é considerada uma das mais antigas formas de adoração religiosa falsa na história humana, e ainda não desapareceu totalmente de certas partes da Terra até agora (kj p. 149).

14. Que lição podemos aprender de como Jeová viu o que as mulheres apóstatas estavam fazendo?

A lição que aprendemos é não misturar nossa adoração pura com os costumes impuros da religião falsa, parece lógico e razoável e que nunca vamos cair nessa. Mas, como isso se traduz hoje ... bem, por exemplo, com muitas festas que são celebradas hoje como o Natal ou a Semana Santa, elas podem parecer inofensivas, mas não são, sua origem é importante e Deus sempre se importou. muito essa sociedade quer torná-los rotineiros. E o ano novo? Exatamente igual, que tal aniversários? Já estivemos envolvidos em um? Todos esses são costumes ou celebrações com raízes pagãs que podem contaminar nossa adoração pura e devemos nos afastar deles.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Para Jeová, as práticas pagãs não são menos detestáveis ​​porque muito tempo se passou desde suas origens ou porque as pessoas as misturaram com a adoração pura, para ele uma prática pagã sempre será uma prática pagã e é algo detestável para ele.

INFORMAÇÃO ADICIONAL

ORIGEM DO NATAL : Uma enciclopédia explica que os pagãos (ou não-cristãos) de Roma celebraram o nascimento do Sol em 25 de dezembro. Os líderes religiosos queriam que mais pagãos se tornassem cristãos. Então, eles decidiram celebrar o nascimento de Jesus em 25 de dezembro, embora ele não tivesse nascido naquele dia (Lucas 2: 8-12). Os discípulos de Jesus não celebraram o Natal. De acordo com o livro As origens sagradas das coisas profundas, durante os 200 anos que se seguiram ao nascimento de Jesus, "ninguém sabia, e poucos se importavam, exatamente quando Jesus nasceu". Na verdade, o Natal começou a ser celebrado mais de 300 anos após a morte de Jesus (O que a Bíblia nos ensina? P. 166).

ORIGEM DO ANO NOVO : O feriado do Ano Novo não é de origem recente. Como as inscrições antigas revelam, ele já existia na Babilônia no terceiro milênio AC. A festa, que aconteceu em meados de março, foi muito importante. “Naquela época, o deus Marduk decidia o destino do país para o ano seguinte”, diz The World Book Encyclopedia. A festa babilônica do ano novo durava onze dias, durante os quais se realizavam sacrifícios, procissões e ritos de fertilidade (g02 1/8 pp. 20-21).

Cena quatro: vinte e cinco homens "curvando-se diante do sol"

15, 16. (a) O que vinte e cinco homens estavam fazendo no pátio interno do templo?

Dói-nos estudar o que estudamos, não imaginamos como se sentia Ezequiel, não sabia o que mais podia ver, mas faltava-lhe uma quarta cena, em que estes vinte e cinco homens adoravam o Sol, e como se isso não bastava. Como veremos na parte b, eles não o fizeram no escuro pensando que enganariam a Deus, mas estão cientes de sua idolatria.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Esses homens estavam no pátio interno do templo e se curvavam “para o leste” para adorar o Sol. É mencionado no parágrafo que essa ação foi ainda mais detestável para Jeová do que as já mencionadas nos parágrafos anteriores e que eles iriam dificilmente descobri que esses homens são uma maneira mais cruel de prejudicar a Jeová.

15, 16. (b) Por que Jeová ficou tão ofendido com o que esses homens fizeram?

Esta última quarta cena magoou muito a Jeová, como as outras por sua idolatria, esta também. Eles corromperam tudo onde apenas a adoração pura deveria existir e ser um exemplo verdadeiro e todas essas coisas aconteceram. A adoração idólatra desses homens ajoelhados ao Sol acima estava olhando para a porta oeste, ou seja, do lado oposto da entrada do templo de Deus que era a entrada leste. Não apenas sua adoração estava contaminada, mas eles estavam virando as costas a Jeová e sua casa, desprezando e desobedecendo a tudo o que implica uma adoração pura a Deus, e isso ofendeu muito a Jeová.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Isso ocorreu principalmente por causa da posição em que o templo estava. Isso era na direção oeste, de modo que aqueles que entravam no templo para adorar a Jeová viravam as costas para o leste, onde o sol estava nascendo. Mas esses homens apóstatas estavam fazendo o oposto, eles estavam adorando o sol voltado para o leste, virando as costas ao templo de Deus, ou seja, virando as costas a Jeová como podemos ver na ilustração.

Comentários

Postar um comentário