Estudo de Livro de Congregação, Semana de 15 a 21 de fevereiro de 2021, Capítulo 5, Parágrafos de 1 a 8, Vídeo, Análise e Respostas.
Estudo de Livro de Congregação, 15-21 de fevereiro de 2021, Capítulo 5, Parágrafos. 10-17, Vídeo, Análise e Respostas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr seção 2, cap. 5 par. 1-8 e vídeo.
ANÁLISE DO VÍDEO E RESPOSTAS AOS PARÁGRAFOS
Jeová amou e cuidou dos israelitas, eles eram sua possessão valiosa, mas como eles retribuíram esse amor? Adorando falsos deuses naquele templo que levava o nome de Deus, eles quebraram seu coração e mancharam a reputação de Jeová. Israel caiu tão baixo? O que podemos aprender com as profecias de Ezequiel sobre a destruição de Jerusalém? Essas perguntas serão respondidas na seção 2 do livro A adoração pura de Jeová finalmente restaurada. Esta seção é baseada em Ezequiel 5:11 e é intitulada “Contaminando Meu Santuário”, o primeiro capítulo desta seção enfoca o declínio espiritual e moral do apóstata Judá.
Ezequiel conhecia perfeitamente a lei de Moisés, ele sabia o que significava dar adoração pura a Jeová, as coisas que ele viu no templo em Jerusalém escandalizariam qualquer servo fiel de Jeová
Ezequiel 8: 9, esta passagem será estudada no capítulo 5. Aí você vê as coisas ruins e detestáveis que os israelitas estavam fazendo, ao estudar este capítulo somos encorajados a procurar as respostas para as seguintes perguntas: O que é que Jeová Ele tem o direito de exigir de seus servos? E o que podemos fazer para corresponder ao que ele exige? Como Israel mostrou que havia sido contaminado espiritualmente? Como podemos permanecer espiritualmente puros? E por que você está determinado a permanecer moralmente puro? Ao estudarmos essas informações, devemos nos perguntar: Que tentações devo rejeitar se quiser permanecer espiritualmente puro?
O vídeo nos incentiva a ter certeza de qual cidade nos dará a força de que precisamos para resistir a qualquer tentação ou abandonar qualquer hábito impuro, mas somente permanecendo puros podemos dar a Jeová o que ele merece “adoração pura”.
1-3. O que Jeová deseja que Ezequiel veja no templo em Jerusalém e por quê? (Consulte as páginas introdutórias da seção 2.)
Jeová quer que Ezequiel, filho de um sacerdote que conhecia profundamente a Lei de Moisés e estava muito familiarizado com o templo, veja as coisas infelizes que estavam acontecendo no templo e diga aos anciãos de Judá, que eram judeus exilados, que eles se encontrariam em sua casa. Essas cenas lamentáveis que ele fez Ezequiel ver eram a idolatria que eles estavam fazendo a quatro cenas horríveis por parte de uma nação que havia sido espiritualmente arruinada.
RESPOSTAS COM BASE NAS PÁGINAS DE INTRODUÇÃO: (SEÇÃO 2)
Essas visões da contaminação da adoração de Deus em Jerusalém que Ezequiel teve por meio dessas visões possibilitaram a Jeová por meio do espírito santo transferir Ezequiel de sua casa em Tel-Abib, na Babilônia para Jerusalém, centenas de quilômetros, e leva Ezequiel justamente para a porta norte do pátio interno do templo, fazendo um tour por todo o templo de lá onde terá experimentado muitos sentimentos ao ver a decadência que se estabelecera com símbolos de adoração idólatra.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O que Jeová queria era que Ezequiel visse as coisas infelizes que estavam acontecendo no templo, com o objetivo de contar isso aos “anciãos de Judá”, isto é, aos judeus exilados que estavam reunidos em sua casa.
E se Ezequiel era filho de um sacerdote, isso significava que ele conhecia perfeitamente a Lei de Moisés e que estava familiarizado com o templo em Jerusalém e com a adoração pura que deveria ser dada ali. É por isso que Jeová lhe mostra as coisas tristes que estavam acontecendo no templo.
Nas páginas introdutórias da seção 2, somos informados em parte que foram aquelas coisas infelizes que estavam acontecendo no templo; a saber, a moralidade e espiritualidade do povo de Israel haviam declinado e eles começaram a adorar falsos deuses exatamente no templo que trazia o nome de Jeová!
“Eu sou um Deus que exige devoção exclusiva”
4. O que Jeová exige dos que o adoram?
Devoção exclusiva, é assim que Deus era preciso e conciso quando falou aos israelitas, na verdade o segundo dos Dez Mandamentos é que exige devoção exclusiva, como lemos em Êxodo 20: 5, Jeová disse para não se curvar a nada mais. A ordem de Deus foi muito clara, direta e concisa e não deixou dúvidas, Jeová exige devoção exclusiva.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Analisamos e estudamos no Capítulo 2 deste livro como e o que é a adoração pura, e um requisito fundamental e principal é que o destinatário de nossa devoção seja Deus, caso contrário, não estaríamos tendo adoração pura, mas enganando-o e nos enganando .nós mesmos, então a primeira coisa que temos que colocar em nossa vida acima de todas as outras coisas é a nossa adoração a Deus, tudo o mais é material.
Para que nossa adoração seja pura, temos que estar limpos no sentido espiritual, que a primeira e mais importante coisa em nossa vida é nosso serviço a Deus e não colocamos nada material antes disso. Jeová é fiel aos seus convênios, os israelitas se comprometeram com o convênio da Lei e vemos o que aconteceu. Queremos ser fiéis ao nosso convênio com Deus, é o que Jeová espera, que cumpre seus convênios com todos.
Em Deuteronômio 7: 9,10 lemos o que sabemos que acontecerá com aquelas pessoas que também guardam seu pacto e lhe mostram adoração pura e aqueles que vão contra ele e o odeiam, que, quando chegar o tempo indicado por Deus, eles o farão pague diretamente com a destruição como diz o versículo, que também diz que não demorará muito para lidar com essas pessoas que o odeiam e que se dedicam à adoração falsa.
O que Jeová exige é que aqueles que o adoram permaneçam espiritualmente limpos e não misturem adoração verdadeira com falsa. Precisamente no segundo dos Dez Mandamentos, ele disse aos israelitas: “Eu, Jeová, vosso Deus, sou um Deus que exige devoção exclusiva” (Êxodo 20: 5). Por “devoção exclusiva” Jeová dá a entender que não tolerará a adoração de nenhum outro deus.
Na verdade, no Capítulo 2 deste livro, discutimos que o primeiro requisito da adoração pura é que Jeová seja o destinatário de nossa devoção. É por isso que nós, como seus adoradores, temos que colocar Jeová em primeiro lugar em nossas vidas (Êxodo 20: 3).
E assim como os israelitas em 1513 aC se comprometeram a dar devoção exclusiva a Jeová, cada um de nós também se comprometeu a dar a Jeová nossa adoração exclusiva no dia em que formos batizados pelo que devemos ser fiéis ao nosso compromisso, assim como Jeová é fiel a nós.
INFORMAÇÃO SUPLEMENTAR
Devoção exclusiva: A palavra “devoção” significa intenso apego a alguém e fervoroso amor por essa mesma pessoa. Por outro lado, a palavra "exclusivo" vem do latim exclusus (excluído), então devoção exclusiva significa adesão total a Deus, que exclui de nosso coração e de nosso comportamento todas as outras pessoas ou coisas e reserva para Deus um lugar que só pode pertencer a ele.
5, 6. Por que Jeová merecia devoção exclusiva aos israelitas?
Sabemos tudo o que Jeová fez pelos israelitas e temos estudado e analisado novamente nas últimas semanas. É por Deus, seu profundo amor e bondade, que eles foram libertados da escravidão à qual foram submetidos no Egito e, posteriormente, providenciaram todas as coisas. Quem, se não fosse Jeová, os teria libertado dessa escravidão? Jeová os libertou, como os lembra em Êxodo 20: 2, só isso é uma razão para sermos eternamente gratos, e a isso devemos acrescentar tudo o que ele providenciou e todas as boas qualidades de Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque Ele é o Deus Todo-Poderoso, o Soberano do universo, "a fonte da vida" e quem a sustenta. Além disso, ele foi o Libertador dos israelitas. E quando Ele deu os Dez Mandamentos ao Seu povo, lá Ele os lembrou de que os havia tirado da terra do Egito, o lugar onde eram meros escravos (Êxodo 20: 2).
A Bíblia relaciona nosso intenso amor a Jeová com nossa devoção a ele. E o amor se baseia no conhecimento que alguém tem sobre algo ou alguém, e exatamente nós, como povo de Deus, adquirimos um grande conhecimento sobre Jeová. Graças a esse conhecimento, devemos nos esforçar para dar a Jeová nossa devoção exclusiva e aproveitar o fato de que tudo o que continuamos a aprender dele nos ajuda a fortalecer essa devoção.
Talvez porque alguns anos tenham se passado desde o pacto que os israelitas fizeram no ano 1513 AEC, eles chegaram a pensar que esse pacto não estava mais em vigor ou simplesmente que talvez a maneira de pensar de Jeová tivesse mudado, mas sim é que os israelitas chegaram a pensar nisso significa que eles se esqueceram do que Malaquias 3: 6 diz, que Jeová não muda e que seus padrões permanecem constantes, estáveis, imutáveis e sem a menor variação.
Jeová não era exigente com os israelitas, apenas pediu uma série de coisas coerentes para torná-los mais felizes e viver em abundância e paz. Ele é o soberano do universo, ele é a fonte da vida, ele é Deus Todo-Poderoso, Deus é amor e ele nunca pediu nada que o exigisse, aliás, ele foi o seu Libertador ... ele deveria ter ocupado um lugar exclusivo nos corações dos israelitas, e sem No entanto, muitos se corromperam por cair na adoração falsa por meio de símbolos idólatras, quando Jeová era muito claro ao pedir devoção exclusiva.
Em Malaquias 3: 6 diz que Jeová não muda, que ele é o mesmo e que por isso pede as mesmas coisas, sempre pediu devoção exclusiva, é assim que seus servos fiéis hoje demonstram com a nossa vida. Ezequiel ficou horrorizado com o que viu, só de pensar nisso nós também o fazemos, agora é inconcebível nos vermos fracassar como os israelitas falharam, mas lembremos que Satanás é muito astuto ... a única coisa que ele pediu Jesus foi um único ato de adoração, poderíamos cair a qualquer momento colocando qualquer outra coisa à frente de nossa adoração pura, portanto, temos que estar sempre vigilantes.
Primeira cena: "O símbolo idólatra do ciúme"
7. a) O que os judeus apóstatas estavam fazendo no portão norte do templo? E que reação eles provocaram em Jeová? (Veja o desenho no início).
Esses judeus apóstatas estavam adorando uma imagem ou símbolo idólatra, seja lá o que este símbolo representasse, que poderia ser Ashera, uma falsa deusa dos cananeus que a consideravam a esposa de Baal, eles estavam desobedecendo a uma ordem fundamental, eles estavam quebrando o pacto da lei , eles estavam fazendo muito mal a Jeová por suas ações corruptas, eles provocaram o ciúme de Deus e, como Deuteronômio 32:16 diz, também a raiva deles, eles o enfureceram com coisas detestáveis.
COMENTÁRIO ADICIONAL
No portão norte do templo, havia judeus apóstatas adorando uma imagem ou símbolo idólatra. É mencionado que talvez fosse um poste sagrado que representava Ashera, a falsa deusa dos cananeus, que a considerava a esposa de Baal. Fosse o que fosse, aqueles israelitas idólatras não cumpriram os termos de seu pacto com Jeová. Esses tipos de atos idólatras e apóstatas provocaram o ciúme e a ira justa de Jeová.
7. b) De que maneira esses judeus despertaram o ciúme de Jeová? (Veja a nota).
Por mais de quatrocentos anos o templo tinha sido o santuário que representava a presença de Jeová e agora os judeus o haviam corrompido, a própria casa de Jeová, com falsos ídolos, fazendo com que Jeová se afastasse de seu santuário. A palavra “ciúme” que é usada para denotar o que Deus sentiu reflete a alta fidelidade de seus convênios e de sua Palavra aos seus servos, este ato detestável lhe causou muita indignação e com bons motivos.
COMENTÁRIO ADICIONAL
A Nota menciona que o ciúme e a indignação de Jeová eram semelhantes aos que um marido sentiria ao saber da infidelidade de sua esposa. E não foi por menos, pois a indignação e a deslealdade foram muito grandes, pois por mais de quatrocentos anos, o santuário do templo estivera associado à presença de Jeová. E agora os judeus haviam trazido a idolatria direto para o templo.
Quando vemos essas imagens que o escravo fiel e prudente preparou e estudamos essas visões de Ezequiel, sentimos dor e dói vê-los, como puderam fazer tal coisa, ficamos tristes com o que aconteceu e o que Deus teria imaginamos como Jeová deve ter se sentido. Provérbios 6:34 é citado para entender esse ciúme que um marido sente quando ocorre uma infidelidade, isso nos ajuda a ter uma ideia e nos aproximar um pouco mais da gravidade da situação.
8. Com o que podemos relacionar hoje a visão do símbolo do ciúme que Ezequiel teve?
Relaciona-se com as muitas falsas religiões que dizem adorar e servir a Deus e ainda usam muitos símbolos, imagens e outros elementos de idolatria, supostamente religiões cristãs que estão cheias de ídolos. Jeová não muda, lemos em Malaquias 3: 6 e em Êxodo 20: 5 que você não se curva a essas coisas. A cristandade sem dúvida provocou a justa ira de Deus, assim como o apóstata Judá.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Podemos relacioná-lo com o falso cristianismo, ou seja, as religiões que se supõe serem cristãs. E é que a "suposta adoração" dessas religiões está cheia de ídolos e certamente é por isso que esse falso cristianismo provocou a justa ira de Deus, assim como o apóstata Judá.
INFORMAÇÃO SUPLEMENTAR
Muitas religiões afirmam que as imagens não são ídolos, mas sim um meio de se aproximar e homenagear a pessoa que representam. Mas isso é verdade? Segundo uma enciclopédia, “é possível que, num primeiro momento, as imagens tivessem fins principalmente didáticos e decorativos; pelo menos, era assim que se justificava seu uso. No entanto, logo ficou claro que eles haviam se tornado um objeto de veneração. Isso é especialmente verdadeiro para os ícones da Igreja Ortodoxa Oriental, onde se tornaram uma parte importante do culto ”(The Encyclopedia of Religion). Agora, essas imagens têm algum valor? Não, porque o profeta Isaías disse: "A quem então você comparará a Deus e a que imagem você o fará semelhante?" (Isaías 40:18, Nácar-Colunga, 1972).
As respostas tem que ser de maneiras bem clara e de acordo com a materia so assim podemos ajuda irmaos com mais dificuldades
ResponderExcluirAgradeço a ajuda das respostas, foi de grande proveito pra mim.Jeova os Abençõe
ResponderExcluirEssa ajuda é maravilhosa. Tem me ajudado demais a entender o texto e as Reuniões. Muito obrigada a todos. Que Jeova os abençoe. Eunice
ResponderExcluirÉ de grande valia, tem me ajudado bastante, muito obrigada que Jeová continue a usar-vos para o nosso bem. Ana
ResponderExcluirObrigada Irmãos pela ajuda com ela fica mais fácil para mim entender e poder encontrar as respostas. Jeová os abençoe.
ResponderExcluir