Estudo de Livro de Congregação, Semana de 1-7 de fevereiro de 2021, Capítulo 4, Parágrafos, 1-9, Respostas.
Estudo de Livro de Congregação, 1-7 de fevereiro de 2021, Capítulo 4, Parágrafos. 1-9, Respostas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 4 paras. 1-9, vídeo e caixa 4A.
ANÁLISE DE VÍD
Os pais adoram falar aos filhos sobre Jeová, provavelmente muitos de nós usamos as imagens e vídeos que o escravo fiel e sábio nos dá para nos ensinar verdades fundamentais sobre o nosso amoroso Deus, mas as imagens também podem nos ajudar a entender verdades mais profundas sobre Jeová. .
Em Ezequiel 1: 5,6 e 10, esses versículos são discutidos no capítulo intitulado Quem são os seres vivos de quatro faces? Ao estudarmos este capítulo, devemos examinar as idéias principais. Podemos nos fazer estas perguntas: Por que a face do homem, leão, touro e águia. Eles nos lembram do poder e da majestade de Jeová? De que maneiras nos beneficiamos das virtudes extraordinárias de Jeová? Por que dizemos que os quatro rostos Querubins vistos juntos representam todas as qualidades de Jeová? E porque esta visão de Ezequiel nos garante que podemos confiar em Jeová em algum lugar ou situação?
O vídeo nos incentiva a participar o máximo que pudermos durante nossas reuniões, pois nossos comentários encorajarão todos os presentes e Jeová verá como nos sentimos a respeito dele, pois comentar fortalecerá nossa decisão de dar a Jeová a adoração pura que Ele merece.
Quem são os seres vivos de quatro faces?
1, 2. Por que Jeová às vezes usa recursos visuais para ensinar verdades profundas a seus servos na Terra?
Explicar a realidade invisível é muito difícil, para um servo de Deus vir a entender e entender algo que ele nunca viu e que não fará, porque não há nada na terra que se pareça com a organização celestial de Deus é muito complicado e pode. as coisas levarão muito tempo para serem entendidas plenamente se forem realmente alcançadas, por isso Jeová usou recursos visuais para ajudar seus servos a entender o que ele queria transmitir, como as visões de Ezequiel.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Como os pais, eles usam recursos visuais como gravuras para ensinar verdades bíblicas aos filhos. Isso é o que Jeová fez, como Pai celestial, para explicar verdades profundas aos seus servos, para que eles, por meio dessas visões e imagens, recursos visuais, pudessem entender as verdades profundas sobre ele que ele queria transmitir aos seus servos.
Diz-se que uma imagem vale mais que mil palavras. E é que dar um contexto visual para o que nossas palavras querem dizer faz com que este ensino se encaixe melhor em nossa mente e coração e entendamos muito melhor os conceitos que estão sendo explicados para nós e nos lembramos deles e saberemos como explicá-los para outros muito melhores. Recursos visuais são um verdadeiro presente que Deus nos deu para entender melhor sua Palavra, a Bíblia.
"Havia algo como quatro seres vivos"
3. a) De acordo com Ezequiel 1: 4, 5, o que o profeta viu nesta visão? (Veja o desenho no início).
Vemos como Ezequiel nos versos 4 e 5 tenta descrever que viu algo semelhante a quatro seres vivos no meio desse fogo onde havia algo semelhante ao eletro. Esses seres vivos que pareciam ter a aparência de um ser humano teriam as características de um anjo, de um ser humano e de alguns animais.
3. b) O que a maneira como ele descreve o que viu revela sobre Ezequiel?
Ezequiel, percebe a dificuldade de descrever em palavras o que está vendo por meio dessas visões e que se tratam também de realidades invisíveis que só existem nos céus e não são encontradas na Terra, fazem parte da organização celestial de Deus, e isso é porque é impossível uma descrição precisa, não é possível e é por isso que usa sempre expressões como “havia algo semelhante”, “algo semelhante a”, “era como” ou “alguém que parecia”. Não há palavras para descrever a grandeza de Jeová.
INFORMATIVO BOX 4A: Ezequiel observa "os seres vivos"
4. a) Como Ezequiel se sentiu quando teve a visão?
Ezequiel terá ficado impressionado com as visões, com o que viu, mas não só com o que viu, mas por todas as cenas que teve o privilégio de ver, as cores, sua intensidade, as luzes desses tons, o som, absolutamente tudo tinha que ser impressionante e é por isso que você deve ter ficado impressionado e chocado, os seres vivos pareciam brasas acesas e se moviam como um relâmpago, o som como o ruído de águas correndo, e então o som ao se mover, como se de um exército era. Cada aspecto e detalhe da visão era incrível
4. b) O que Ezequiel sabia sobre os querubins?
Ezequiel vem de uma família de sacerdotes por isso tem conhecimento das Escrituras e sem dúvida ele sabia e sabia da existência dos querubins e sua relação com a presença de Deus e que estão a serviço de Jeová, sob suas ordens e soberania.
RESPOSTAS BASEADAS NA CAIXA INFORMATIVA 4A: Ezequiel observa "seres vivos"
Na época de Ezequiel, havia esculturas de touros e leões alados com cabeças humanas protegendo as entradas de palácios e templos, então Ezequiel já ficaria impressionado com essas enormes esculturas e ficou impressionado com essas criaturas, algumas das quais mediam até 6 metros. Mas ainda são esculturas sem vida por mais poder que reflitam ... Ezequiel quando viu as quatro criaturas, esses viventes, se ficou completamente impressionado, são viventes, o impacto foi tal que no início do livro ele os menciona 11 vezes.
Embora não tenhamos tido o privilégio de ver a visão de Ezequiel, apenas imaginá-la nos impressiona profundamente também, imaginando tudo que estamos estudando, vemos refletida a grandeza e o poder de Jeová, bem como o esplendor de sua soberania.
"Cada um tinha quatro faces"
5. (a) Como os querubins e seus quatro rostos refletem a grandeza do poder e da glória de Jeová?
A grandeza e a glória de Jeová são ilustradas por essas quatro faces que lemos em Ezequiel 1:10 pelas qualidades desses animais, com o leão como um animal selvagem majestoso, o touro como um animal imponente e a águia como um pássaro poderoso. E acima deles, o ser humano, que é a obra-prima das criações terrenas de Deus e que domina todos os outros seres vivos do planeta.
5. b) Por que esta parte da visão traz à mente o significado do nome de Deus? (Veja a nota).
Isso traz à mente o significado do nome de Deus, porque Jeová pode fazer e usar sua criação para cumprir seu propósito, ele pode fazer o que quiser e colocar à sua disposição o que deseja e acha que é necessário para isso. Essas quatro criações poderosas de Deus representadas na face de cada querubim estavam sob o trono, sob a soberania de Jeová, por isso ele arranjou para cumprir sua vontade. A majestade de Deus está acima da terra e acima do céu.
Um dos quatro seres vivos de quatro faces.
6. O que poderia ter ajudado Ezequiel a entender o que as quatro faces representavam?
Não é a primeira vez que as pessoas são comparadas a animais para destacar suas características ou qualidades como pessoas que carregaram em suas vidas. Foi o que aconteceu com o que Moisés havia escrito e o patriarca Jacó com a comparação de seus filhos. Pelo que Ezequiel, isso pode tê-lo ajudado e lembrado de reconhecer que os rostos dos querubins também representavam qualidades ou virtudes muito importantes de Deus.
Qualidades de Jeová e de sua família celestial
7, 8. Com que virtudes as quatro faces dos querubins foram relatadas muitas vezes?
Eles representam virtudes muito importantes, a face do leão representa a justiça, enquanto a da águia uma sabedoria que vê além do óbvio ou o que vê, e a do touro um poder extraordinário. Quanto ao rosto do homem, ele reflete uma qualidade moral que os animais não possuem, um raciocínio que eles não possuem e somente os humanos, que são criaturas feitas à imagem e semelhança de Deus, refletem ou representam o amor.
Esse amor que representa o rosto humano se reflete na Bíblia em diversos versículos quando diz que "Ame a Jeová, seu Deus de todo o seu coração" ou "ame o seu próximo como a você mesmo" ou quando o apóstolo João escreveu que "Nós amamos porque ele nos amou primeiro. " Ao fazermos isso, cumprimos esses mandatos e mostramos amor a todos, sem egoísmo, estamos refletindo o amor de Jeová, Deus é amor, uma virtude que reflete esse rosto humano.
E por que o amor é uma virtude ou qualidade importante que devemos ter? Como se lê em 1 João 4: 8: “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. Todo servo de Deus demonstra esse amor por todos, porque se não fosse assim não poderia ser.
9. Quem tem as qualidades representadas nas quatro faces dos querubins?
A vida dos querubins vem de Deus, eles são criações de Jeová e sua mão se reflete na criação deles, portanto os rostos e as qualidades que representam e virtudes são do seu criador, Jeová. Não só isso, mas essas qualidades dos querubins de visão representam não só eles, mas todas as criaturas espirituais fiéis que constituem a família celestial de Jeová, que estão sob sua soberania e sob essas qualidades e virtudes.
Comentários
Postar um comentário