Estudo da Sentinela, semana de 8 a 14 de fevereiro de 2021, "Como os mortos ressuscitarão?" Respostas sublinhadas.

Estudo da Sentinela, 8 a 14 de fevereiro de 2021, “Como os mortos ressuscitarão?” Respostas sublinhadas.






1, 2. Por que é importante que todos os cristãos aprendam sobre a ressurreição celestial?

TODOS os servos de Jeová desejam saber mais sobre a ressurreição celestial. Obviamente, os ungidos que ficaram na Terra estão interessados ​​neste assunto porque tem a ver com a esperança de viver no céu. E para aqueles que esperam viver na terra - que são a maioria dos servos de Jeová - porque graças a essa ressurreição eles receberão muitas bênçãos.


2 Deus inspirou alguns discípulos de Jesus do primeiro século a escrever sobre a esperança celestial. O apóstolo João explicou: “Agora somos filhos de Deus, mas o que seremos ainda não foi revelado. Sabemos que, quando ele se revelar, seremos como ele ”(1 João 3: 2). Portanto, os ungidos não sabem como será viver no céu e ter um corpo espiritual. O que eles sabem é que, quando receberem sua recompensa, verão a Jeová.A Bíblia não revela todos os detalhes sobre a ressurreição celestial, mas dá alguns. Por exemplo, o apóstolo Paulo disse que o ungido estará com Cristo quando ele destruir "todo governo e toda autoridade e poder", incluindo o "último inimigo, a morte". No final das contas, Jesus e aqueles que governam com ele se submeterão e submeterão todas as coisas a Jeová (1 Cor. 15: 24-28). Que momento emocionante! *

3. Como 1 Coríntios 15: 30-32 indica, o que Paulo foi capaz de fazer por causa de sua fé na ressurreição?

3 A fé na ressurreição ajudou Paulo a suportar todos os tipos de provações (leia 1 Coríntios 15: 30-32). Ele disse aos coríntios: "Todos os dias enfrento a morte". E acrescentou: "Lutei com animais selvagens em Éfeso." Ele pode estar se referindo a lutar com animais reais no circo daquela cidade (2 Cor. 1: 8; 4:10; 11:23). Ou talvez ele estivesse se referindo à oposição de judeus e outros inimigos que eram como “animais selvagens” (Atos 19: 26-34; 1 Coríntios 16: 9). Em qualquer caso, Paulo sempre enfrentou os perigos com otimismo (2 Coríntios 4: 16-18).

4. Como a esperança da ressurreição fortalece muitos cristãos hoje? (Veja a foto da capa).

4 Nós também vivemos em tempos perigosos. Alguns de nossos irmãos foram vítimas de crimes. Outros vivem em áreas onde existe muita insegurança devido às guerras. E em alguns lugares, a pregação é restrita ou mesmo proibida, e nossos irmãos servem a Jeová arriscando a liberdade ou a vida. Mesmo assim, todos esses cristãos continuam a adorar a Jeová e são um exemplo para nós. Eles não têm medo porque sabem que, mesmo que morram, Jeová promete dar-lhes algo muito melhor.

ILUSTRAÇÃO



Uma família que mora em um lugar onde nosso trabalho é restrito continua a adorar a Deus com fé absoluta de que ele tem coisas muito boas reservadas para eles. (Ver parágrafo 4).

5. Que pensamento poderia enfraquecer nossa fé na ressurreição?

Paulo advertiu seus irmãos de que alguns pensavam de maneira muito perigosa: “Se os mortos não ressuscitam, comamos e bebamos, porque amanhã morreremos. ' Essa forma de ver a vida já existia muito antes. Na verdade, é possível que Paulo estivesse citando Isaías 22:13, onde é explicado que os israelitas estavam empenhados em desfrutar os prazeres da vida em vez de se achegarem a Deus. Como muitas pessoas hoje, aqueles israelitas diziam a si mesmos: "Aproveite, a vida é curta." Mas já sabemos o quão mal terminou a nação de Israel (2 Crônicas 36: 15-20).

6. Como a fé na ressurreição deve nos influenciar na escolha de com quem passar o tempo?

6 A fé na ressurreição deve guiar-nos na escolha de com quem conviver. Os cristãos coríntios tiveram que evitar se associar com aqueles que negaram a ressurreição. O que isso nos ensina? Essa amizade íntima com pessoas que só pensam em viver o momento não nos trará nada de bom. Sua empresa pode estragar nossos princípios e boas práticas. Na verdade, pode nos levar a fazer coisas que Deus odeia. Portanto, Paulo deu este conselho firme: “Caia em si, fazendo o que é certo, e não pratique o pecado” (1 Cor. 15:33, 34).

"COM QUE TIPO DE CORPO ELES VIRÃO?"

7. De acordo com 1 Coríntios 15: 35-38, o que alguns podem perguntar sobre a ressurreição?

7 (Leia 1 Coríntios 15: 35-38). Alguém que deseja lançar dúvidas sobre a ressurreição pode perguntar: “Como os mortos vão se levantar? Sim, com que tipo de corpo eles virão? ”. É bom que analisemos a resposta que Paulo deu, porque muitas pessoas têm suas próprias ideias sobre o que acontece após a morte. Mas o que a Bíblia ensina?

8. Que exemplo nos ajuda a entender melhor a ressurreição celestial?

8 Quando alguém morre, seu corpo desmorona. Mas Jeová, que criou o universo do nada, pode ressuscitar essa pessoa e dar-lhe o corpo de que precisa (Gênesis 1: 1; 2: 7). Paulo usou um exemplo para explicar que Deus não dá a ele o mesmo corpo, mas pode dar a todos “o corpo que ele quiser”. Ele falou de "um simples grão" ou uma "semente" que é plantada no solo e se torna uma nova planta. Essa planta é muito diferente daquela sementinha.

ILUSTRAÇÃO


Paulo usou o exemplo de uma semente e uma planta para explicar que Deus pode dar àqueles que ressuscitaram o corpo de que precisam. (Veja o parágrafo 8.)

9. O que 1 Coríntios 15: 39-41 diz sobre os diferentes tipos de corpos que existem?

9 (Leia 1 Coríntios 15: 39-41). Paulo destacou a grande variedade na criação. Por exemplo, os corpos de bovinos, pássaros e peixes são muito diferentes uns dos outros. Ele também disse que o Sol e a Lua são muito diferentes e que "a glória de cada estrela é diferente". Embora possamos não notar a olho nu, existem o que os cientistas chamam de estrelas gigantes vermelhas, anãs brancas e estrelas amarelas, como o nosso Sol. Paulo também disse que "existem corpos celestes e corpos terrestres". Que quiz dizer? Aqueles de nós que vivem na Terra têm corpos físicos, mas aqueles de nós que vivem no céu têm corpos espirituais, como os anjos.

10. Que tipo de corpo terão os que ressuscitarão no céu?

10 Paulo continuou sua explicação, dizendo: “O mesmo acontece com a ressurreição dos mortos. Semeia-se em corrupção e ressuscita em incorrupção ”. Claro, quando alguém morre, seu corpo se decompõe e volta ao pó (Gênesis 3:19). Então, como é possível que um corpo seja ressuscitado "não corrompido"? Paulo não estava se referindo a um ser humano ressuscitado na terra, como o povo ressuscitado por Elias, Eliseu e Jesus. Em vez disso, ele estava se referindo àqueles que são ressuscitados com um corpo celestial, isto é, “um corpo espiritual” (1 Cor. 15: 42-44).

11, 12. Que mudança Jesus experimentou quando ressuscitou, e o que pode ser dito sobre os ungidos?

11 Quando Jesus estava na Terra, ele tinha um corpo físico. Mas quando ele ressuscitou, ele “se tornou um espírito vivificante” e voltou para o céu. Da mesma forma, os ungidos seriam ressuscitados como seres espirituais. Paulo explicou: "Assim como nós somos a imagem daquele que foi feito de pó, também seremos a imagem daquele que é celestial" (1Co 15: 45-49).

12 É importante lembrar que Jesus não ressuscitou com um corpo humano. Quando Paulo estava chegando ao ponto mais importante de sua análise, ele explicou o porquê: "Carne e ossos não podem herdar o Reino de Deus" no céu (1 Coríntios 15:50). Os apóstolos e os outros ungidos não iriam para o céu com corpos de carne e sangue, que estão corrompidos. Agora, quando eles ressuscitariam? Paulo deixou claro que essa ressurreição aconteceria no futuro; eles não experimentariam isso logo depois de morrer. Na época em que Paulo escreveu 1 Coríntios, alguns discípulos - como o apóstolo Tiago - já haviam “adormecido na morte”, e o restante dos apóstolos e outros ungidos o fariam mais tarde (1 Cor. 15: 6; Atos 12: 1 , 2).

VITÓRIA SOBRE A MORTE

13. O que aconteceria durante a presença de Jesus?

13 Tanto Jesus quanto Paulo falaram profeticamente da presença de Cristo, um período muito importante caracterizado por guerras, terremotos, epidemias e outros eventos mundiais. Essa profecia, que vimos cumprida desde 1914, tem outra parte importante. Jesus disse que as boas novas do Reino seriam pregadas “em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações”, e então viria o fim (Mt 24: 3, 7-14). Paulo indicou que durante a "presença do Senhor" os cristãos ungidos que "adormeceram na morte" seriam ressuscitados no céu (1 Tess. 4: 14-16; 1 Cor. 15:23).

14. O que acontece com os ungidos que morrem durante a presença de Cristo?

14 Hoje, os cristãos ungidos que acabam com suas vidas na Terra são imediatamente ressuscitados no céu. Como nós sabemos? Das palavras de Paulo em 1 Coríntios 15:51, 52: "Nem todos adormeceremos na morte, mas todos seremos transformados em um momento, num piscar de olhos, ao soar a última trombeta." Essas palavras estão sendo cumpridas agora. Uma vez ressuscitados, esses irmãos de Cristo terão felicidade completa; eles estarão sempre "com o Senhor" (1 Tes. 4:17).

15. O que os que foram transformados “em um piscar de olhos” farão no céu?

15 A Bíblia explica o que os transformados farão no céu “num piscar de olhos”. Jesus lhes diz: “Ao que vencer e permanecer nos meus caminhos até o fim, darei autoridade sobre as nações, assim como recebi autoridade de meu Pai. E ele pastoreará o povo com uma barra de ferro, de modo que sejam despedaçados como vasos de barro ”(Apocalipse 2:26, ​​27). Eles seguirão seu Líder e pastorearão as nações "com vara de ferro" (Ap. 19: 11-15).

ILUSTRAÇÃO



Jesus e alguns dos ungidos ressuscitados carregam barras de ferro. Aqueles que são transformados “num piscar de olhos” ajudarão Jesus a esmagar as nações. (Ver parágrafo 15).

16. Como milhões de pessoas vencerão a morte?

16 Certamente, o ungido obterá vitória sobre a morte (1 Cor. 15: 54-57). Sua ressurreição permitirá que eles participem da purificação do mal da Terra durante a guerra do Armagedom. Milhões de outros cristãos sobreviverão à grande tribulação e entrarão no novo mundo (Apocalipse 7:14). Esses homens e mulheres verão com seus próprios olhos outra vitória sobre a morte - a ressurreição de bilhões de pessoas que morreram no passado. Que momento feliz! (Atos 24:15). E todos os que permanecerem totalmente leais a Jeová também alcançarão a vitória sobre a morte herdada de Adão e poderão viver para sempre.

17. O que 1 Coríntios 15:58 diz que devemos fazer?

17 Todos os cristãos vivos hoje apreciam muito as palavras consoladoras sobre a ressurreição que Paulo escreveu aos coríntios. Temos boas razões para acatar o conselho de Paulo de estar “sempre muito ocupados na obra do Senhor” (leia 1 Coríntios 15:58). Se formos leais e fizermos todo o possível nesse trabalho, um futuro muito feliz nos espera, muito mais maravilhoso do que podemos imaginar. Então veremos que nosso trabalho relacionado ao Senhor não foi em vão.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como a esperança da ressurreição nos ajuda a enfrentar as provações?

Porque nos ajuda a não ter medo da morte, porque sabemos que Jeová promete cuidar de nós e de um futuro muito melhor, independentemente de vivermos em meio à insegurança, guerras ou até mesmo que nosso trabalho seja proibido, sempre podemos confiar que Jeová cumpre suas promessas.

O que farão aqueles que são transformados "num piscar de olhos" junto com Cristo?

Aqueles que são ressuscitados durante a presença de Cristo em um piscar de olhos, receberão autoridade sobre as nações semelhante àquela que Jeová deu a Jesus e pastorearão as nações com uma vara de ferro.

Por que o conselho de 1 Coríntios 15:58 é oportuno para nós hoje?

1 Coríntios 15:58 nos ajuda a permanecer constantes na corrida pela vida, participando plenamente na pregação, isso ajuda nosso coração e mente a focar em fazer a vontade de Jeová e não perder de vista o prêmio da vida eterna.

Comentários