Estudo da Sentinela, semana de 15 a 21 de fevereiro de 2021, Jeová salva os que estão se afogando, respostas sublinhadas.
Estudo da Sentinela, 15-21 de fevereiro de 2021, Jeová salva os que estão se afogando, respostas sublinhadas.
1, 2. O que veremos neste artigo?
É NATURAL que às vezes nos sentimos desanimados ao pensar que temos “uma vida curta e cheia de problemas” (Jó 14: 1). Muitos servos de Jeová no passado se sentiam assim. Na verdade, alguns queriam morrer (1 Reis 19: 2-4; Jó 3: 1-3, 11; 7:15, 16). Mas o Deus em quem confiavam, Jeová, sempre os encorajou e fortaleceu. Além disso, ele fez suas histórias escritas na Bíblia para nos consolar e nos ensinar (Rom. 15: 4).
Neste artigo, falaremos sobre alguns servos de Jeová que enfrentaram situações que os desencorajaram: José, o filho de Jacó; a viúva Noemi e sua nora Rute; o levita que escreveu o Salmo 73 e o apóstolo Pedro. Como Jeová os fortaleceu? E o que aprendemos com eles? As respostas a essas perguntas confirmam que “Jeová está perto dos que estão com o coração quebrantado” e “salva os que estão afundados no desânimo” (Sal. 34:18).
JOSÉ ERA VÍTIMA DA INJUSTIÇA CRUEL
3, 4. O que aconteceu com José quando ele era jovem?
3 Quando José tinha cerca de 17 anos, Deus revelou a ele por meio de dois sonhos que um dia ele se tornaria alguém respeitado em sua família (Gênesis 37: 5-10). Mas, logo após ter esses sonhos, sua vida virou de cabeça para baixo. Seus irmãos, em vez de respeitá-lo, venderam-no como escravo e ele acabou servindo a um oficial da corte egípcia chamado Potifar (Gênesis 37: 21-28). Da noite para o dia, José deixou de ser o filho amado de seu pai para se tornar um simples escravo de um homem que não adorava a Jeová (Gen. 39: 1).
4 Como se isso não bastasse, a esposa de Potifar acusou falsamente José de tentar estuprá-la. Sem verificar se era verdade ou não, Potifar mandou José para a prisão, onde foi acorrentado (Gênesis 39: 14-20; Salmos 105: 17, 18). Podemos imaginar como o jovem José se sentiu com essa falsa acusação? E que efeito isso poderia ter sobre o nome de Jeová? Sem dúvida, José tinha motivos para desanimar.
5. O que Joseph fez para superar o desânimo?
5 José nada pôde fazer para mudar sua situação quando era escravo e não havia nada que pudesse fazer enquanto estava na prisão. Como você manteve uma atitude positiva? Ele saiu de seu caminho para fazer bem as tarefas que lhe foram atribuídas, em vez de se concentrar no que não podia mais fazer. Acima de tudo, ele sempre colocou Jeová em primeiro lugar em sua vida, e é por isso que ele abençoava tudo o que José fazia (Gênesis 39: 21-23).
6. Como os sonhos que ele havia incentivado Joseph?
6 Joseph também pode ter sido incentivado a ponderar seus sonhos proféticos que indicavam que ele veria sua família novamente e que sua situação iria melhorar. E assim aconteceu. Quando José tinha cerca de 37 anos, seus sonhos proféticos começaram a se cumprir de maneira impressionante (Gênesis 37: 7, 9, 10; 42: 6, 9).
7. De acordo com 1 Pedro 5:10, o que nos ajudará a suportar as provações?
7 O que aprendemos? A história de José nos lembra que neste mundo cruel pode haver pessoas que nos tratam injustamente. Talvez até um de nossos irmãos nos machuque. Mas, se virmos a Jeová como nossa rocha, nosso refúgio, não vamos desmoronar nem parar de servi-lo. - Salmo 62: 6, 7; leia 1 Pedro 5:10. Por outro lado, José era apenas um adolescente quando Jeová o fez ter esses sonhos. Portanto, está claro que Jeová confia em seus servos jovens. Hoje, muitos jovens têm fé em Jeová como José, e alguns são presos injustamente por permanecerem leais. - Salmos 110: 3.
NOEMI E RUTH: DUAS MULHERES QUEBRADAS COM DOR
8. O que aconteceu com Noemi e Rute?
O parágrafo menciona que essas mulheres foram quebradas de tristeza por terem sido deixadas sem o abrigo e proteção de um homem desde que o marido de Noemi e seus filhos, incluindo o marido de Rute, morreram. E é que nos tempos antigos, não ter uma figura masculina na família era uma situação bastante complicada.
8 Noemi e Elmeleque tiveram dois filhos e moraram em Judá, mas houve uma grande fome e eles partiram para um país estrangeiro chamado Moabe. Quando eles estavam lá, Elimeleque morreu e Noemi foi deixada sozinha com seus dois filhos. Com o tempo, eles se casaram com duas mulheres moabitas chamadas Rute e Orpah. Cerca de 10 anos depois, eles morreram sem ter filhos (Rute 1: 1-5). Essas três mulheres estariam quebradas de dor. O que seria deles agora? Rute e Orpah poderiam se casar novamente, mas Naomi estava envelhecendo. Quem cuidaria dela? A certa altura, ela ficou tão deprimida que disse: “Não me chame de Naomi. Chame-me de Mara, porque o Todo-Poderoso encheu minha vida de amargura. Com o coração partido, Noemi decidiu voltar para Belém, e Rute a acompanhou (Rute 1: 7, 18-20).
9. De acordo com Rute 1:16, 17, 22, como Rute incentivou Noemi?
Amor leal era exatamente o que o coração de Naomi precisava. Rute demonstrou esse tipo de amor por ficar com ela (leia Rute 1:16, 17, 22). Em Belém, Ruth trabalhou duro nos campos de cevada, procurando por Noemi e por ela mesma. Graças a isso, em pouco tempo a jovem ganhou boa reputação (Rute 3:11; 4:15).
10. Como Jeová mostrou amor aos pobres?
10 Jeová dera aos israelitas uma lei que refletia sua compaixão pelos pobres como Noemi e Rute. Ele ordenou a seu povo que quando eles colhessem a terra, eles não deveriam colher totalmente as bordas do campo para que os pobres pudessem pesquisar (Lv 19: 9, 10). Assim, Naomi e Ruth podiam obter sua comida sem ter que mendigar.
11, 12. O que Boaz fez para deixar Noemi e Rute felizes?
11 O dono do campo em que Rute trabalhava era um homem rico chamado Boaz. Ele ficou tão comovido com a lealdade e o amor de Rute por sua sogra, Noemi, que ela comprou de volta a herança de sua família e se casou com Rute (Rute 4: 9-13). Mais tarde, eles tiveram um filho a quem deram o nome de Obede, que era o avô do rei Davi (Rute 4:17).
12 Imagine Noemi com Obede nos braços, radiante de felicidade e agradecendo do fundo do coração a Jeová. Mas o melhor ainda está por vir para Naomi e Ruth. Quando eles forem ressuscitados, eles aprenderão que Obede era o ancestral do Messias prometido, Jesus Cristo.
13. Que lições valiosas podemos aprender do relato de Noemi e Rute?
13 o que aprendemos? Quando passamos por um teste, podemos ficar desanimados ou até mesmo quebrar nosso coração. Podemos não ver a saída. Nessas ocasiões, vamos confiar completamente em nosso Pai celestial e não nos desviar de nossos irmãos. Sabemos que Jeová nem sempre tirará de nós o teste, assim como não devolveu Noemi a seu marido e filhos. Mas o que sempre fará é nos ajudar a perseverar, talvez pelo amor fiel de nossos irmãos (Pv 17:17).
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Naomi lamenta a morte de seus dois filhos. Ruth e Orpah choram com ela. 2. Rute e Boaz compartilham a alegria de Noemi quando ela segura Obede nos braços. Deus mostrou a Noemi e Rute que Ele pode ajudar Seus servos, incluindo nós, a superar o desânimo e a tristeza. *
UM LEVITA PARA O QUAL AS DÚVIDAS FORAM
14. Por que um levita estava tão desanimado?
14 O escritor do Salmo 73 era um levita. Os levitas tiveram a grande honra de servir no lugar onde Jeová era adorado. Mesmo assim, a certa altura, ele ficou desanimado porque começou a invejar os ímpios e arrogantes. Não que ele quisesse fazer as coisas ruins que eles faziam, mas ele foi atraído pela vida boa que eles pareciam levar (Salmos 73: 2-9, 11-14). Eles pareciam ter tudo: riquezas, prazeres e nenhuma preocupação. Isso desanimou tanto o salmista que ele disse: "É claro que não valia a pena manter meu coração puro ou lavar minhas mãos na inocência." Sem dúvida, ele estava em grave perigo espiritual.
15. De acordo com o Salmo 73: 16-19, 22-25, o que o levita fez para vencer o desânimo?
15 (Leia Salmos 73: 16-19, 22-25). O levita entrou no “magnífico santuário de Deus”, onde certamente havia outros israelitas adorando a Jeová. Lá, ele conseguiu colocar suas idéias em ordem com calma e com a ajuda da oração. O resultado foi que ele abriu os olhos e percebeu que estava sendo tolo e que, se continuasse nesse caminho, acabaria se afastando de Jeová. Ele também concluiu que os ímpios estão "em terreno escorregadio" e que um "fim terrível" os espera. Qual foi o antídoto para a inveja e o desânimo do levita? Veja as coisas do ponto de vista de Jeová. Quando o fez, ele recuperou a paz interior e a felicidade. Dirigindo-se a Jeová, ele disse: "Na terra, além de ti, nada desejo."
16. O que aprendemos com o levita que escreveu o Salmo 73?
16 O que aprendemos? Não devemos invejar a vida boa que os ímpios parecem levar. Sua felicidade é superficial e não durará, pois eles não viverão para sempre (Ec 8:12, 13). Invejá-los abriria a porta para o desânimo e nos colocaria em perigo espiritual. Portanto, se algum dia nos sentirmos como o levita, vamos fazer o que ele fez: ouvir o conselho do nosso amoroso Deus e passar tempo com aqueles que o servem. Se Jeová é nossa maior alegria, seremos realmente felizes e continuaremos no caminho que conduz à “vida que realmente é vida” (1 Tim. 6:19).
ILUSTRAÇÃO
Dois casais se divertem rindo enquanto almoçam em um restaurante caro. Um irmão que está limpando as janelas olha para elas e inveja a vida boa que parecem levar. O escritor do Salmo 73 foi questionado pelo aparente sucesso daqueles que não colocam Jeová em primeiro lugar. O mesmo pode acontecer conosco.
PEDRO FOI DESENCORAJADO POR SUAS FRACAS
17. Que motivos Pedro teve para estar desanimado?
17 O apóstolo Pedro era um homem dinâmico, mas também bastante impulsivo, e às vezes dizia a primeira coisa que lhe vinha à mente. Às vezes, ele dizia ou fazia coisas das quais se arrependia mais tarde. Por exemplo, quando Jesus disse a seus apóstolos que ele teria que sofrer e morrer, Pedro o repreendeu dizendo: “Isso nunca acontecerá com vocês” (Mt 16: 21-23). Jesus corrigiu isso. Quando uma multidão veio prender Jesus, Pedro impulsivamente cortou a orelha de um escravo do sumo sacerdote (João 18:10, 11). Jesus o corrigiu novamente. Além disso, Pedro presumiu que, mesmo que todos os outros apóstolos falhassem e abandonassem Jesus, ele nunca o faria (Mt 26:33).Mas esse excesso de confiança se transformou em medo do homem, e Pedro negou três vezes conhecer seu Mestre. Afundado ", ele saiu e chorou amargamente" (Mat. 26: 69-75). Você deve ter se perguntado se Jesus poderia perdoá-lo.
18. Como Jesus ajudou Pedro a vencer o desânimo?
18 No entanto, Pedro não ficou desanimado. Apesar de seu erro, ele se recuperou, e sabemos que continuou com os outros apóstolos (João 21: 1-3; Atos 1:15, 16). O que te ajudou? Ele se lembrou de que Jesus havia lhe dito que ele orou para que sua fé não diminuísse e também para que ele voltasse e fortalecesse seus irmãos. Jeová respondeu a essa oração sincera. Mais tarde, Jesus apareceu a ele, provavelmente para encorajá-lo (Lucas 22:32; 24:33, 34; 1 Cor. 15: 5). Em outra ocasião, Jesus apareceu aos apóstolos depois que eles passaram a noite pescando sem pegar nada. Lá, Jesus deu a Pedro a oportunidade de confirmar seu amor por ele e mostrou ao seu querido amigo que o havia perdoado dando-lhe mais trabalho (João 21: 15-17).
19. De acordo com o Salmo 103: 13, 14, o que Jeová pensa de nossos pecados, e como podemos imitá-lo?
Jeová encara nossos pecados assim como um Pai amoroso encara com misericórdia os erros de seus amados filhos. Portanto, quando cometemos um erro, não pensemos que Jeová nunca nos perdoará. O único beneficiário que pensamos que é o nosso inimigo satanás. E a melhor maneira de ser grato é imitar essa mesma compaixão e misericórdia por aqueles que nos ofendem.
19 o que aprendemos? A maneira como Jesus tratou Pedro mostra que ele era muito compassivo, assim como seu pai. Portanto, quando cometemos um erro, não pensemos que Jeová nunca nos perdoará. Não vamos esquecer que Satanás quer que pensemos assim. Em vez disso, tentemos ver a nós mesmos e àqueles que nos ofendem com o mesmo amor e compaixão com que nosso Pai celestial nos vê (leia Salmos 103: 13, 14).
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Pedro sentado numa pedra chorando. 2. Pedro pregando com entusiasmo. Meditar sobre como Pedro deixou de estar desanimado e se concentrou em servir a Deus pode nos ajudar e servir para ajudar os outros.
20. O que veremos no próximo artigo?
20 As histórias de José, Noemi e Rute, o levita e Pedro confirmam que “perto está Jeová dos que têm coração quebrantado” (Sal. 34:18). Claro, ele nem sempre nos impede de passar por provações ou nos sentir desanimados. Mas quando perseveramos com sua ajuda, nossa fé fica mais forte (1 Pedro 1: 6, 7). No próximo artigo, veremos outras maneiras pelas quais Jeová ajuda seus leais quando estão desanimados, talvez por causa de imperfeições ou outras circunstâncias difíceis.
COMO PODE A MANEIRA QUE JEOVÁ FORTALECEU ESSES SERVOS DO PASSADO PODE NOS ENCORAJAR?
Joseph e Naomi e Ruth
No caso de José, Noemi e Rute, Jeová nunca os deixou sozinhos. Independentemente do tempo que passou e da gravidade de seus problemas, Jeová sempre estava ao seu lado e usava vários meios para fortalecê-los e até mesmo livrá-los de suas preocupações. Da mesma forma, tenho plena confiança de que conto com Jeová para superar quaisquer dificuldades que possam surgir.
Um levita
No caso do levita do Salmo 73, posso ver que Jeová é um Deus compassivo e paciente conosco, e Ele sabe que às vezes podemos ficar deprimidos e cometer erros por invejar a vida aparentemente boa que aqueles que não o servem têm , Mas ter uma congregação de apoio e oração me faz ver que posso dissipar todos os pensamentos errados da minha mente.
Pedro
Sinto-me encorajado por saber que Jeová é igual a um Pai misericordioso e está disposto a perdoar nossos erros. Também me sinto encorajado pelo fato de que Jeová permite que seres humanos imperfeitos cumpram responsabilidades dentro de sua organização, assim como fez com o apóstolo Pedro.
Comentários
Postar um comentário