Estudo da Sentinela, Como os mortos ressuscitarão?, 08-14 de fevereiro de 2021.
1, 2. Por que é importante que todos os cristãos aprendam sobre a ressurreição celestial?
A ressurreição celestial é importante, porque esta promessa inclui muitas bênçãos que todos receberão, quer tenham esperança de viver na terra ou no céu.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E aqueles que têm essa esperança celestial não sabem todos os detalhes sobre como será, porque a própria Bíblia não os dá, mas inclui que sua esperança e recompensa inclui ver a Jeová.
E os detalhes que eles conhecem interessam tanto aos Ungidos quanto a nós mesmos, porque por exemplo a primeira carta a Coríntios 15 é a que é analisada porque diz que estudam todo governo e autoridade e poder em que os ungidos estão interessados. Nós e também isso inclui a morte, por isso estamos muito atentos e entusiasmados com o que esta mudança significará pela ressurreição no céu.
Bem, o que Paulo quis dizer é que o Ungido teria que passar pela morte antes de ser ressuscitado com um corpo espiritual como Jesus, de modo que esse tipo de batismo começa quando o espírito de Deus gera neles a esperança celestial e termina quando Ele os levanta. os mortos e dá-lhes o corpo espiritual.
3. Como 1 Coríntios 15: 30-32 indica, o que Paulo foi capaz de fazer por causa de sua fé na ressurreição?
Sabemos que Paulo enfrentou muitas provações e dificuldades, mas por causa de sua fé na ressurreição ele pôde dizer que as dificuldades são momentâneas em comparação com a recompensa.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E entre essas dificuldades que Paulo enfrentou, é mencionado que enfrentava a morte diariamente, ele até menciona lutar com animais e não sabemos se isso se refere talvez a estar no círculo lutando com animais ou talvez com a oposição feroz de alguns adversários para a verdade.
Gosto muito quando 2 Coríntios 4:16 a 18 diz que nos desgastamos por fora e nos renovamos a cada dia, o que significa que quando sofremos dificuldades porque mesmo que esse período seja temporário, o que nos faz é que eles nos fortalecem nossa fé e depois nós Ajuda a copiar o exemplo de Paulo de imitar sua fé e olhar para o futuro.
4. Como a esperança da ressurreição fortalece muitos cristãos hoje? (Veja a foto da capa).
Bem, infelizmente, o mundo está cheio de problemas, crimes, violência, nossos irmãos sofrem perseguições, mas podem enfrentar tudo isso com otimismo porque sabem que mesmo que morram, Jeová lhes dará algo muito melhor.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E essa ansiedade que causa as incertezas da insegurança na vida pode ser neutralizada tendo a esperança da ressurreição firmemente agarrada.
ILUSTRAÇÃO
Sim e também gosto da imagem, pois podem ver que apesar da situação difícil que tanto a mãe quanto suas filhas passam, por terem seus aparelhos eletrônicos, até vemos a mãe com anotações em sua Bíblia e vemos que elas têm um profundo estudo da Bíblia e isso os ajuda a ter uma fé forte e firme e a não ter medo porque seus rostos refletem que eles confiam em Jeová e que não temem pela esperança que eles têm, este é um exemplo para nós se tivermos um estudo profundo da Bíblia porque também teremos muita fé que nos permitirá enfrentar as provações.
5. Que pensamento poderia enfraquecer nossa fé na ressurreição?
Pois poderíamos viver tão focados nos problemas do dia-a-dia ou nas preocupações do trabalho ou em como os israelitas têm prazeres que não pensamos muito na esperança que temos, não nos importamos com a esperança e nossa fé na ressurreição ser enfraquecido.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O apóstolo Paulo também teve que enfrentar essa forma de pensar em seu tempo, ele vivia perto de pessoas como os epicureus que tinham essa filosofia de viver no momento porque não acreditavam na ressurreição e também estavam no modo de pensar se isso nos atinge porque podemos levar a pensar que o dia é tudo o que temos e aproveitar para pensar mais em nós mesmos do que em Jeová.
Como mencionei, esse pensamento hoje também se espalhou e camuflou em muitas das coisas que vemos e ouvimos, como filmes, música ou mesmo educação, por isso é tão importante que percebamos quando se trata de nos impor essa forma . pensar para rejeitá-lo.
6. Como a fé na ressurreição deve nos influenciar na escolha de com quem passar o tempo?
Temos o exemplo dos cristãos coríntios, da mesma forma que devem evitar se unir aos que negaram a ressurreição, hoje também devemos evitar ter uma estreita amizade com aqueles que só pensam nisso no viver o momento, porque isso pode jogar para perder bons hábitos e até nos levar a fazer coisas que Jeová odeia.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sim, podemos nos enganar pensando que temos uma fé tão forte na ressurreição que isso não pode acontecer conosco, no entanto, temos que pensar que Paulo estava endereçando aquela carta a uma congregação de cristãos ungidos que acreditavam nos ensinamentos básicos e tinham até acreditávamos na ressurreição e que agora por causa das más companhias estão perdendo essa fé, então temos que ter cuidado para não nos enganarmos e ter cuidado com as empresas que escolhemos.
Nos versículos 33 e 34 aqui Paulo explica qual é a conexão entre má companhia e praticar o pecado porque ele diz que alguns não têm conhecimento de Deus, então, visto que eles não têm esse conhecimento de Deus, eles não baseiam suas ações nesse conhecimento, então aqui vemos a importância de escolher bem nossas empresas para que possamos tomar decisões e não praticar coisas que Jeová odeia.
"COM QUE TIPO DE CORPO ELES VIRÃO?"
7. De acordo com 1 Coríntios 15: 35-38, o que alguns podem perguntar sobre a ressurreição?
Bem, as perguntas que Paulo levanta que as pessoas de ontem e de hoje podem fazer, como os mortos serão ressuscitados e com que tipo de corpo eles virão.
COMENTÁRIO ADICIONAL
É bom que analisemos essas questões porque hoje existem muitas opiniões sobre o assunto, mas na verdade, como cristãos, a opinião que nos interessa é a de Jeová.
8. Que exemplo nos ajuda a entender melhor a ressurreição celestial?
Se Jeová é o criador do universo, ele deu corpo e forma a tudo e como vemos na imagem da mesma forma que uma semente é plantada e plantas de diferentes tipos crescem com formas diferentes, porque quando alguém morre e seu corpo decompõe-se no subsolo, Jeová Ele já mostrou que tem o poder de transformá-lo em um corpo espiritual, como fez por exemplo com Jesus.
ILUSTRAÇÃO
9. O que 1 Coríntios 15: 39-41 diz sobre os diferentes tipos de corpos que existem?
A grande variedade que existe na criação se destaca, pois Jeová criou gado aves peixes, então ele também criou infinito muitas estrelas que são diferentes umas das outras o sol a lua, há até corpos celestes e corpos terrestres, então vemos como Jeová tem o poder para criar o que quiser a qualquer momento.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Claro, isso fica muito claro com os corpos que vemos, podemos perceber as diferenças a olho nu, pode parecer um pouco mais complicado com aqueles que não vemos porque não vemos como eles são diferentes daqueles que conhecemos .
10. Que tipo de corpo terão os que ressuscitarão no céu?
Bem, o apóstolo Paulo mencionou que é semeado em corrupção e é ressuscitado em incorrupção, então essas pessoas têm um corpo físico, mas quando se levantam, têm um corpo espiritual muito mais glorioso.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Aqui Paulo já estava fazendo a diferença quanto a que tipo de ressurreição porque já existia vida já havia ressurreições de Eliseu de Elias, mas esses corpos não tinham esse tipo de incorrupção porque haviam voltado a ser um corpo físico, então neste caso ele ia fazer uma resolução para um corpo espiritual.
11, 12. Que mudança Jesus experimentou quando ressuscitou, e o que pode ser dito sobre os ungidos?
Sim, como Paulo explicou no primeiro Coríntios 15:50 carne e sangue não podem herdar o reino de Deus no céu, ou seja, eles não podem entrar no céu, então no caso de Jesus ele não poderia ressuscitar com um corpo humano ou físico que pode ser corrompido, mas teve que ser ressuscitado com um corpo espiritual.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E no caso de Jesus era um corpo físico porque era necessário para aquela designação que ele tinha naquela época, quando aquela designação mudou e ele voltou para o céu porque tinha um corpo espiritual, o mesmo acontecia com os ungidos têm um corpo físico que está na terra E quando você receber sua esperança, então eles mudarão de acordo com sua nova atribuição.
Sim, e o caso de Jesus também é o maior exemplo que pode ser analisado porque por milhares de anos Jesus teve um corpo espiritual, ao vir à terra Jeová lhe deu um corpo físico e quando ele morreu Jeová novamente lhe deu um corpo espiritual. isto em mente, porque os servos ungidos dos que seguem Jesus e que são ungidos sabem perfeitamente que recebem o chamado em um corpo físico, mas quando morrem ou quando morrem, Jeová pode tornar perfeitamente possível que eles vão para o céu com um corpo espiritual.
E aqui Paulo já começa a dar detalhes de quando aconteceria essa ressurreição, pois falando que os irmãos que morreram em seu tempo por estarem adormecidos na morte não haviam ressuscitado, não haviam feito a mudança para um corpo celestial, seria tem que estar no futuro.
VITÓRIA SOBRE A MORTE
13. O que aconteceria durante a presença de Jesus?
E temos as palavras de Jesus no capítulo 24 de Mateus quando explicou que sua presença seria marcada por guerras, terremotos, pandemias e o mais importante que os bons seriam pregados por toda a Terra.
Além disso, o apóstolo Paulo menciona que durante a presença de Jesus em 1 Coríntios 15:23 naquela presença seria quando os cristãos ungidos que haviam adormecido na morte ressuscitariam no céu.
E o resto dos primeiros tessalonicenses explica a ordem em que ele ressuscitaria no versículo 16 mostra que primeiro os ungidos que estavam dormindo na morte ressuscitariam diante da presença de Jesus, eles fariam isso como diz com uma ordem imediatamente e depois a O versículo 15 mostra que aqueles que sobrevivem até a presença de Jesus e, portanto, morrem durante ela, pois no caso deles, como veremos agora, sua ressurreição é imediata.
14. O que acontece com os ungidos que morrem durante a presença de Cristo?
Pois eles são imediatamente ressuscitados no céu, como diz em 1 Coríntios 15:51 e 52 nem todos nós adormeceremos na morte será mudado em um momento em um piscar de olhos durante o toque da última trombeta.
COMENTÁRIO ADICIONAL
E é interessante o que ele menciona no final do parágrafo diz que naquele momento eles terão felicidade completa porque estarão com o Senhor, então sua felicidade não dependerá de títulos ou privilégios, mas de seu relacionamento íntimo com Jeová.
15. O que os que foram transformados “em um piscar de olhos” farão no céu?
Bem, além de como vimos ter um corpo que está em conformidade com a atribuição que eles terão ou a área em que residirão, eles receberão capacidades ou habilidades que desenvolverão de acordo com sua atribuição, neste caso, o Apocalipse menciona que eles receberão autoridade, eles serão investidos de glória e essa autoridade será para que eles possam agir junto com seu líder para pastorear as nações com uma barra de ferro.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Em relação a este detalhe da barra de ferro, ele nos indica as capacidades que terão o poder que eles terão ao lado de Jesus, novamente ele enfatiza que para esta atribuição os corpos que eles tinham anteriormente não eram compatíveis com essas super capacidades de pastorear as nações com a barra de ferro.
Sim, a respeito da velocidade em que essa transição de morrer em um corpo físico e ressuscitar em um corpo espiritual ocorre, os versos 51 e 52 do capítulo 15 da carta aos Coríntios nos mostram fala de um piscar de olhos O que seria em um piscar de olhos pelo que vemos que Paulo entendeu exatamente como isso aconteceria, seria morrer na terra com um corpo físico e ser instantaneamente ressuscitado no céu com um corpo espiritual.
ILUSTRAÇÃO
E também ver a imagem e ler as palavras Apocalipse também nos ajuda a entender como uma barra de ferro pode quebrar completamente um pote de barro sem nenhum problema, por isso também nos dá a compreensão da absoluta incapacidade que terão as nações rebeldes. Submeter-se à autoridade de Cristo e seus governantes.
16. Como milhões de pessoas vencerão a morte?
Sim, porque através da ressurreição do Ungido eles participarão da purificação da terra do mal na guerra do Armagedom e eles permitirão que as pessoas passem para o novo mundo através da grande tribulação e também lá eles permitirão que milhões de pessoas ressuscitem. uma conquista contra a morte.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sim, como diz a parte final do parágrafo, é muito importante que todos nós permaneçamos leais a Jeová, sejamos fiéis até o nosso fim da terra ou poderemos sobreviver ao Armagedom e, assim, ter aquele imenso privilégio de viver para sempre e de uma vez por todas poder superar o pecado que herdamos de Adão e ser perfeito.
E, como mencionado em Atos 24:15, a esperança que temos de que haverá uma ressurreição de justos e injustos é importante que também tenhamos isso em mente, pois estamos vendo na Torre de Vigia desta forma com certeza também podemos alcançar esta vitória sobre a morte se mantivermos essa esperança e permanecermos leais.
17. O que 1 Coríntios 15:58 diz que devemos fazer?
Já que a esperança de que falamos não é uma ilusão, é uma esperança real, o apóstolo Paulo aqui destaca a ideia de que então o que temos que fazer é estar sempre muito ocupados neste trabalho que podemos fazer neste tempo e que sabemos que qualquer esforço, qualquer investimento de tempo ou energia, como diz no final do versículo, não é em vão.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O parágrafo vincula muito bem a lealdade a fazer tudo o que podemos com estar muito ocupados nessa obra e a vincula a um futuro muito feliz, é isso que Jeová quer e que estamos focados e sobre o que Paulo falava na primeira carta aos coríntios concentre-se nas coisas que não são vistas.
E também se pensarmos se realmente somos gratos por ter essa esperança e se pensarmos em como isso é reconfortante para nós, estarmos muito ocupados nesta obra do Senhor, é também compartilhá-la com outras pessoas porque queremos para que eles sintam a mesma alegria e se sintam tão confortáveis quanto nós.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como a esperança da ressurreição nos ajuda a enfrentar as provações?
A realidade é que hoje somos vítimas de diferentes formas de opressão, como podemos ser vítimas de crimes, inseguranças, guerras, seja em situações em que o nosso trabalho é restrito ou que os nossos irmãos passam por dificuldades que colocam a sua vida em risco ou até a liberdade deles, mas na pior das hipóteses a esperança de ressurreição, na pior das hipóteses em que tiveram que perder a vida por causa dessas circunstâncias, o que os espera é algo muito melhor do que nós temos.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Também aprendemos que esta esperança bíblica. Este ensino bíblico nos ajuda a entender qual é o propósito de Deus para a terra e também nos ajuda a enfrentar as provações com fé com convicção e otimismo.
O que farão aqueles que são transformados "num piscar de olhos" junto com Cristo?
Aprendemos em Apocalipse 22:26 e 27 que os ungidos receberão autoridade para ajudar Cristo e seguirão e apoiarão Jesus Cristo para pastorear as nações com uma barra de ferro.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Eles também irão eliminar completamente a morte e seus efeitos na humanidade.
Por que o conselho de 1 Coríntios 15:58 é oportuno para nós hoje?
Sim, Paulo fez um resumo, olhando para tudo o que temos diante de nós, a maravilhosa esperança da ressurreição e como voltar ao propósito de Jeová, porque usando o tempo que temos agora vamos nos ocupar com o que é realmente importante.
COMENTÁRIO ADICIONAL
E também, ter muito o que fazer na obra do Senhor nos mantém próximos daqueles como nós que têm fé na ressurreição, o que, como vimos, é muito importante porque isso também protegerá nossa fé nesta esperança, por isso ter esta esperança e tendo muito que fazer porque qualquer teste qualquer situação que este sistema surgir porque será temporário nada do que fizermos será em vão.
Obrigado aos irmãos que fazem esses ótimos comentários!
ResponderExcluirMuitos bons os comentários. Obrigado
ResponderExcluir