Encontré Joyas Espirituais: 8 a 14 de fevereiro de 2021, Números 1-2, Respostas.
Encontré Joyas Espirituais (10 min.)
Núm 1: 2, 3. Por que foram feitos censos em Israel? (it-1 1231).
Os censos em Israel eram mais do que apenas contar habitantes, pois tinham objetivos específicos, como coleta de impostos, serviço militar e nomeações para santuários no caso dos levitas.
RESPOSTA OPCIONAL
Os censos são muito importantes em qualquer sociedade e território para manter o controle e a ordem sobre diferentes assuntos, e em Israel não era diferente. Os censos foram feitos porque são necessários para manter uma organização da população, como lemos no versículo, eles foram registrados um a um de acordo com suas famílias. A finalidade desses censos, eram para Israel com diversos motivos também, como a cobrança de impostos, o serviço militar ou as nomeações do santuário no caso dos levitas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Por exemplo, no texto que lemos podemos ver que esse censo foi para o serviço militar, pois diz que todos os homens com 20 anos ou mais estavam registrados para ver quem poderia servir no exército.
Como vemos no versículo 3, era usado para alistamento militar, pois geralmente era feito pelo nome, linhagem, tribo e casa a que pertencia, visto que não só servia como uma simples contagem de habitantes, mas também tinha várias finalidades, como O serviço militar ou, no caso dos levitas, as nomeações para atender aos deveres no santuário já foram mencionados.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
SOBRE JEOVÁ
Números 1: 2 . Jeová ordenou a Moisés que fizesse um censo de todo o povo de Israel. Um censo de homens foi feito para o exército. Com essa ordem de fazer um censo, que, como vimos na pergunta sobre a pérola desta semana, teria vários propósitos, mostra mais uma vez que Jeová é um Deus de ordem e aprendemos que temos que levar vidas e famílias organizadas em todas as áreas , desta forma, estaremos mais bem preparados para tudo o que nos for apresentado.
Números 2: 16-17 . Vemos que Jeová levou em consideração até o último detalhe, organizou a maneira como o acampamento deveria ser recolhido caso tivessem que se mudar. Quão clarividente é o nosso Deus! Que tantas pessoas se movam juntas ao mesmo tempo pode ser o caos e beirar a tragédia, também temos que ser supervisores, ordeiros e disciplinados. Um exemplo é o plano de evacuação de nossas assembléias -que esperamos fazer novamente o mais rápido possível pessoalmente- se algo acontecesse, como o povo de Deus agiria? ... Se todos nós corrêssemos ou pulássemos de nossos assentos, isso aconteceria seja caos e tragédia para todos.
Números 2:31 , O texto mostra que Dã era a segunda maior tribo de homens em idade de guerra. eles foram designados para acampar ao norte do Tabernáculo, no deserto, ao lado das tribos de Aser e Naftali. Quando o acampamento começou, a Tribo ocupou uma posição muito importante na retaguarda, um tributo à sua coragem, lealdade e confiabilidade. Isso me ensina que Jeová sempre observa nossas habilidades e as usa onde as realizamos melhor, porque queremos seja grato e se esforce para sempre prestar um serviço voluntário como Jeová merece.
Números 1: 2 , me ensina de Jeová que ele sempre foi um Deus de ordem, por exemplo, aqui vemos que ele mandou Moisés fazer um censo de todo o povo de Israel, portanto, aprendemos que também como seus servos nós deve levar uma vida ordenada em todos os sentidos.
Números 2: 2 , A Bíblia não explica em que consistiam esses sinais, pois sua função era eminentemente prática: ajuda a cada um a encontrar seu lugar no acampamento, visto que eram aproximadamente 3.000.000 de pessoas e tinham que estar bem organizados. Esse texto nos ensina que Jeová é um Deus de ordem e demonstra isso novamente nesses mandamentos. As instruções escritas nos ajudam a saber o que fazer conforme a necessidade de Jeová demonstrar amor, por não nos deixar sem orientação para servi-lo com eficácia.
O MINISTÉRIO
No capítulo 2 de Números , podemos usá-lo no Ministério para mostrar que Jeová sempre foi um Deus de ordem, pois aqui vemos que Jeová especificou onde cada tribo deveria acampar e esta é uma prova do seu amor, para que possamos usá-la com as pessoas que não se sentem atraídas pela ideia de fazer parte de uma organização religiosa, visto que a Bíblia aqui ensina que Deus sempre usou uma organização para cumprir seu propósito.
Números 1:49 , A tribo de Levi tinha uma designação especial de Jeová que era carregar o tabernáculo e seus utensílios. Além de ajudar os sacerdotes, isso Me ensina que nós, na congregação, temos um lugar para servir. Não importa a designação que desempenhemos, queremos cumpri-la como para Jeová. pois somos como uma engrenagem e cada um colabora com os outros.
Em Números 2: 3-8 , vimos que muitas pessoas viviam nesses acampamentos, todas com personalidades diferentes, mas mantiveram a ordem porque seguiram as instruções de Deus, isso nos faz pensar que hoje na congregação há muita variedade, diferente personalidades, cultura diferente ou forma de educação, portanto, mal-entendidos podem aparecer, mas se quisermos manter a paz na congregação, temos que perseverar e mostrar a nós mesmos o verdadeiro amor cristão.
Números 1: 1 , Os registros usados em Israel eram de grande valor, eles podiam ser usados para se organizarem adequadamente e saber quanto eles tinham para certas funções. Esses registros foram usados para saber a origem familiar de cada israelita. Isso me ensina que em nossos dias continuamos tentando manter registros precisos para saber o progresso da organização, bem como analisar a necessidade de tópicos a serem cobertos em reuniões ou artigos de revistas que nos ajudam a permanecer leais a Jeová.
Números 15: 1 . ali está escrito que qualquer pessoa não autorizada que abordasse o que era incumbência apenas dos levitas fazer deveria morrer. Isso me ensina que devemos respeitar as funções ou responsabilidades atribuídas na congregação, por isso não devemos nos intrometer em coisas sobre as quais não temos autoridade ou que não sejam da nossa conta.
Números 2:34 , este texto diz que Israel fez tudo o que Jeová ordenou a Moisés. O fato de serem obedientes a Moisés era uma demonstração de respeito pelo representante visível de Jeová. Isso me ensina que Jeová atualmente tem um representante visível para dirigir as atividades de seus servos aqui na Terra. Eles são o Corpo Governante, Homens guiados pela Bíblia e pelo espírito santo de Deus, quando obedecemos e realmente nos submetemos à sua orientação, mostramos o devido respeito ao instrumento que Jeová usa para administrar os bens na terra.
Números 2:31 , quando o acampamento começou a subir a tribo de Dã foram os últimos a desmontá-lo, eles ocupavam uma posição muito importante, eram a retaguarda da Nação, por isso esta tribo mostrou sua coragem, lealdade e confiabilidade. Isso me ensina que hoje os cristãos também precisam de qualidades como coragem, lealdade e confiança, ao marcharmos em direção à meta que Jeová nos propôs, não devemos temer os ataques de Satanás e seus aliados, porque sabemos que o próprio Jeová nos protege. e reparar completamente qualquer dano que eles nos tenham causado.
Números 2:34 . Para gozar da ordem estabelecida por Jeová, os israelitas deviam obedecer a todas as indicações, instruções e recomendações que existiam a este respeito quanto à distribuição das tribos no acampamento, por isso quando obedecemos à ordem gozamos de grandes benefícios , é por isso que respeitamos a ordem que Jeová e sua organização estabeleceram tanto na congregação quanto na pregação.
OUTROS TEMAS
Números 1:46 , diz que ao final da subida o número chegava a 603.550 homens com mais de 20 anos de idade, sem contar o restante da população, o que significa que o povo de Israel era muito numeroso e continuava a aumentar. me faz meditar que hoje, da mesma forma que o povo de Jeová continua a aumentar dia após dia, por causa da mensagem das boas novas, por isso devemos fazer o nosso melhor para que mais pessoas conheçam a verdade.
Números 1:49 , nos lembra que os levitas tinham deveres a cumprir no templo. Isso me faz pensar que quando decidimos voluntariamente dedicar nossas vidas a Jeová, também adquirimos deveres que devemos cumprir, então, dito de outra forma, nossa vida não nos pertence mais, se não pertencer a Jeová, portanto, fazer a sua vontade deve ser nossa prioridade.
Números 1:19 , diz que Moisés fez exatamente como Jeová lhe ordenou, hoje ele continua a guiar sua organização e cada um de nós, portanto, como seu servo do passado, devemos fazer conforme os princípios de Jeová sem alterar nada por conveniência.
Números 2: 2 , este texto menciona que bandeiras ou sinais eram fornecidos no acampamento para a casa de seus pais, a função desses sinais era prática: eles ajudavam os israelitas a encontrarem seu lugar no acampamento. Isso me ensina que, nestes últimos dias perigosos, Jeová também nos dá sinais e revela aos nossos olhos que não há tempo a perder, é urgente tomarmos medidas e encontrar o nosso lugar e o favor de Jeová no seu povo. Assim estaremos em uma posição segura e seremos sobreviventes deste mundo maligno.
Números 1: 47,49 , Jeová separou a Tribo de Levi como a única a não ser registrada; Isso indica que eles já tinham um lugar designado em seu propósito. Isso me ensina que quando concordamos em ser servos de Jeová para fazer sua vontade, isso indica que o aceitamos decidindo como vai nos usar e onde vai nos colocar no contexto de seus propósitos, mas todos nós somos valiosos, por isso, apreciamos o lugar que Jeová designou para cada um de nós em seu povo.
Números 1:16 , Em Israel, foram designados líderes homens capazes, tementes a Deus e confiáveis, os quais, sob sua direção, havia boa supervisão e manutenção do povo. Isso me ensina que atualmente, da mesma forma, foram nomeados anciãos ou pastores, homens espirituais e capazes que, sob sua direção, tornam possível haver uma boa supervisão e manutenção nas diferentes congregações ao redor do mundo. Sem dúvida, esses irmãos trabalham muito e são a provisão de Jeová para cuidar de suas ovelhas.
Números 1:53 , este texto menciona que os levitas que foram designados para servir no santuário de Jeová, viviam ao redor do Tabernáculo, praticamente eram como uma cerca protetora que impedia a intrusão de quem não fosse levita. Isso me ensina que, como os levitas, quando servimos a Jeová e cumprimos nossos deveres cristãos, formamos uma cerca de proteção em nossas vidas que impede a intrusão de Satanás e de seu mundo que pode nos causar danos espirituais, os cristãos reconhecem a importância de nos mantermos acordado e vigilante contra intrusos.
Números 2: 2 . Para diferenciá-los, cada tribo deveria ter um estandarte ou um sinal, a Bíblia não explica em que consistiam esses sinais. No entanto, eles não foram considerados símbolos sagrados nem foram atribuídos qualquer significado religioso. Sua função era eminentemente prática: ajudar cada um a encontrar seu lugar no acampamento
Números 1: 45-50 . Para Jeová, todos os israelitas tinham um papel específico na nação, os israelitas tinham que defender o povo, os levitas se encarregariam das funções sagradas e do tabernáculo, para que cada um apoiasse o povo de maneiras diferentes, mostrando que eles são úteis nas mãos de Jeová, por isso nunca pensemos que não temos um papel a desempenhar na organização de Jeová.
Números 1:46 . A Bíblia indica que havia 603.550 homens no censo, mas se incluirmos levitas, mulheres e crianças, a população ultrapassaria dois milhões de israelitas quando eles deixaram o Egito, sem dúvida uma nação numerosa que poderia ter causado muita desordem e falta de comida, mas graças à orientação de Jeová e à ordem que ele estabeleceu por meio de Moisés, a nação pode continuar a avançar em sua jornada para a terra prometida sem muitos problemas.
Números 1: 4-17 . No povo de Jeová, a ajuda de seus servos sempre foi necessária para realizar algumas tarefas, neste caso nomeando alguns de cada tribo para ajudar no censo, da mesma forma na organização de Jeová é necessário realizar muitas tarefas para o bom funcionamento do organização, de modo que a disposição de muitos servos de Jeová que apoiam muitas atividades teocráticas com seu tempo e energia é sempre apreciada.
Números 1: 50,51 , Utensílios do templo de Jeová eram dedicados ou separados para uso apenas na adoração pura. A Lei de Moisés explicava em detalhes como cuidar deles, cuidar deles e quem violasse essas normas deveria ser executado. Isso me ensina que, se Jeová protegeu e cuidou dos objetos usados em sua adoração dessa maneira, com muito mais razão ele espera que tratemos bem nossos irmãos. visto que todo membro da congregação pertence a Jeová, portanto, se não quisermos desgostar E receber sua desaprovação, devemos ser gentis e atenciosos uns com os outros.
Números 1: 4-17 . Para fazer o censo foi necessário nomear ajudantes de cada tribo para colaborar com a grande tarefa e como podemos ver mais tarde no final o censo correu como o esperado e sem contratempos, essa história serve como lição de que é sempre bom diga com a ajuda de outras pessoas quando uma tarefa importante deve ser realizada.
Números 2: 3-8 . Se tentarmos fazer uma imagem mental daqueles homens que vivem em suas áreas demarcadas e daqueles que lemos nos versos posteriores e agora pensarmos nos conflitos sociais que existem hoje, aprendemos a mostrar amor ao próximo, e não colocar nosso ego ou orgulho diante de nós, de outra família ou outro chefe de família. Mas para viver como o povo de Deus deve viver, em paz, em harmonia, sem ressentimentos ou egos, não importa o quanto algumas personalidades possam colidir com outras, se cultivarmos o amor verdadeiro pelo próximo, todos viveremos juntos como iguais sem acreditando que somos melhores do que os outros.
Números 2: 2 . "Cada homem ao lado da bandeira de sua casa paterna." Os acampamentos foram distribuídos e perfeitamente representados por tribos e casas paternas. A partir disso, podemos extrair um pensamento sobre nós mesmos e nossa família, ou seja, as ações que podemos fazer como chefe de família ou como membro da unidade familiar podem manchar o bom nome de toda a família e trazer muito de dor e sofrimento para todos. Todos nós queremos viver em harmonia com os princípios bíblicos, por amor ao nosso Criador e por amor e respeito pela integridade de nossa família.
Números 1:54 . Assim como o povo de Israel fez como Jeová ordenou a Moisés. As atribuições que temos dentro do povo de Deus, em nossas congregações e em nosso trabalho pela organização terrestre faremos como nos mandam, seguindo os critérios que nos foram atribuídos, de acordo com a vontade de Deus.
Números 1:52 . Um acampamento da magnitude que este teria, só que com o número de homens é enorme, se somarmos os 22.000 levitas mais as famílias desses homens "de guerra" como vimos nas semanas anteriores, pode ter sido mais de 3 milhões pessoas. Como havia ordem em um acampamento desse tamanho? Por ter dito isso, Jeová estabeleceu uma série de critérios, como que cada israelita arme sua tenda no acampamento designado. O povo de Deus hoje é muito numeroso, e nossa organização terrestre nos designa tarefas e funções com base em uma série de critérios, para que a ordem que Jeová deseja continue a existir.
Números 1:51 . Podemos ler que "qualquer pessoa não autorizada que se aproximar (as funções que eram apenas os levitas) deve morrer." O que aprendemos? Cada um de nós recebeu tarefas, funções, responsabilidades e outras, como outras. Seja qual for o nosso papel, devemos fazer o nosso melhor para fazer bem e não nos intrometer ou intrometer no que não temos autoridade ou não nos diz respeito.
Números 1: 49,50 . Os levitas não eram contados para o exército, pois tinham funções próprias e muito importantes em tudo o que se referia ao tabernáculo e seu cuidado. Percebemos que tudo tinha um propósito e um propósito. Cada coisa, cada pessoa tinha um papel, como fazemos hoje, com respeito à nossa família, aos nossos irmãos, à congregação, à nossa vida. E devemos exercer essa função como Deus deseja, com ordem e com critério.
Números 1:46 . Este versículo nos dá o número total após o censo que eles fizeram contado por Moisés, Arão e os 12 chefes de Israel, e deu um número muito alto, eles são mais de 600.000 homens “de guerra”. Vemos quão numerosas eram as tribos, às quais se somam suas famílias e pessoas impedidas de lutar e os levitas. Esse grande volume populacional tem seus desafios na sua organização, porém, com as instruções de Jeová, sempre havia ordem e tudo era feito como ele queria. Jeová é um Deus de ordem, e devemos imitar a mesma ordem que o povo de Deus.
Números 1: 3-4 . Vemos que não foi simplesmente um censo de todos os homens que havia, mas foi feito seguindo uma série de critérios muito claros e úteis para os fins desse censo. Vemos a sabedoria de Jeová refletida e aprendemos a viver e decidir com sabedoria em nossa vida e nos aspectos que afetam nossa família como chefe ou membro dela.
muito bom mesmo estas resposta
ResponderExcluir