Encontré Joyas Espirituais 2021, Semana De 1 a 7 de março, Números 7 a 8, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais: 1-7 de março de 2021, Números 7-8, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais (10 min.)

Nu 8:17. Como Jeová encarou os primogênitos do sexo masculino de Israel? (it-2 717 para. 3; it-2 939 para. 2).

Jeová os considerava sua propriedade, visto que foram dedicados a ele, santificados no santuário, porque preservou a vida de todos eles quando se celebra a Páscoa no Egito.


COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ele os considerava santos e isso porque Jeová os havia livrado da morte na celebração da Páscoa no Egito, por isso eles pertenciam a Ele (Núm 3:12, 13).

Jeová chamou toda a nação de Israel de seu “primogênito” porque eles eram uma nação primogênita devido ao pacto abraâmico (Êx 4:22). E Jeová, ao preservar sua vida após a libertação do Egito, ordenou que "todo primogênito que abrir cada útero entre os filhos de Israel" (Êx 13: 2) fosse santificado para que todos os filhos primogênitos dos israelitas fossem dedicados a Deus já que eles seriam os chefes das várias casas que representavam toda a nação.

Certos israelitas eram considerados santos de uma maneira especial, os sacerdotes tinham que manter sua santidade para cumprir seu serviço e Deus poderia continuar a considerá-los santos (Le 21). Os soldados se consideravam santos durante toda a campanha militar, pois as batalhas que travaram foram guerras de Jeová.

Visto que todos os filhos primogênitos pertenciam a Jeová, eles deveriam ser redimidos no santuário (Êx 13: 1, 2; Núm 18:15, 16). Quem quer que fizesse o voto de viver como nazireu (homem ou mulher) era santo durante o período coberto pelo voto, durante o qual separava-se para se dedicar inteiramente a algum serviço especial para Jeová.

Todos os primogênitos do sexo masculino pertenciam a Deus após sua libertação do Egito com a morte dos primogênitos e como cumprimento da aliança abraâmica com Israel como nação primogênita escolhida representada pelos chefes das várias casas que são os filhos primogênitos dos israelitas. Todos os primogênitos foram dedicados a Deus.

Além disso, todos os primogênitos foram dedicados a Deus e tiveram que ser resgatados no santuário. Todos os primogênitos de Israel eram santos para Jeová, pois ele havia livrado o primogênito da morte quando a Páscoa era celebrada no Egito. Israel era uma nação santa e certos israelitas eram santos de uma maneira especial, como o sumo sacerdote e os sacerdotes, profetas e escritores bíblicos, mulheres santas porque eram fiéis a Deus, soldados das guerras de Jeová ou os nazireus, por exemplo.

INFORMAÇÃO ADICIONAL

Durante o voto feito para viver como nazireu, certos requisitos legais tinham que ser cumpridos e se algum deles fosse violado, eles eram impuros. Se isso acontecesse, um sacrifício especial deveria ser feito para recuperar seu estado de santidade, além do fato de que os dias decorridos antes de se tornarem impuros, não contavam para seu Nazareat, então eles tinham que começar de novo para cumprir seu voto (Números 6: 1-12).

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

SOBRE JEOVÁ

Números 7: 5, Ele me ensina de Jeová o que é um Deus muito amoroso, pois sempre nos dá tudo o que é necessário para cumprir a sua vontade da melhor maneira, nunca nos deixa sozinhos, por exemplo, já que somos estudantes da Bíblia. , Por meio da reunião do meio da semana, estamos nos apresentando como levar a mensagem a outros, e os pioneiros e anciãos receberam escolas para treiná-los da melhor maneira.

Números 7: 5 . Jeová sempre pensa em seu povo e uma maneira de mostrar isso é que sempre provê e provê o que é necessário para que cumpram suas tarefas, designações e responsabilidades. Os servos de Deus nunca faltam nada para realizar sua obra e sua vontade, e isso nos dá grande confiança porque, por pior que seja a sociedade de hoje, sempre teremos o necessário para servir a Jeová.

Números 7: 4,5 , Jeová aceitou com prazer todas as coisas que os líderes de Israel davam, estas eram usadas para o serviço no tabernáculo e também eram distribuídas entre os levitas. Isso me ensina que Jeová, embora seja o dono de todas as coisas, se agrada e aceita quando doamos nosso tempo, energia ou bens para servi-lo. Além disso, ele quer que o imitemos e mostremos um espírito generoso e compartilhemos com os outros, especialmente com nossos irmãos. A generosidade é uma virtude, e a Bíblia nos convida a praticá-la, para que possamos ser alegres doadores e compartilhar uns com os outros.

Números 7: 8,9 , diz que Deus falou com Moisés visto que ele era o chefe do povo, hoje Jeová não fala mais com seus servos daquela forma, mas continua a guiar o corpo governante através de seu Espírito Santo, portanto, Nós nunca deve duvidar do escravo fiel, pois é somente graças a essa orientação que o povo de Deus continua a se manter.

O MINISTÉRIO

Em Números 8: 4 , vemos que os métodos de Jeová para transmitir informações são diferentes; neste caso, ele usou uma visão para mostrar a Moisés o modelo do candelabro o que deveria ser feito. Isso me ensina que Jeová é nosso magnífico instrutor e, por meio de sua organização, ele nos instrui a saber como cumprir a comissão de pregar. Um método para ensinar a verdade são os vídeos, estes tocam o coração das pessoas e apelam aos sentidos da visão e audição. Isso torna a pessoa mais atenta e lembra das informações por mais tempo, por isso usamos esses recursos visuais em nosso Ministério.

Números 8: 6,7 , diz que os levitas tiveram que ser purificados para servir a Jeová, esses versículos podem nos servir no Ministério para mostrar aos nossos alunos que para sermos dignos de servir a Deus, devemos primeiro nos limpar de todos os vestígios da religião falsa incluindo objetos de crenças e superstições.

Números 7: 2-5 mostra que os líderes israelitas ofereciam touros como sacrifício, estes eram aceitos por Jeová, visto que eram usados ​​para o serviço do Tabernáculo. Isso me ensina e lembro que a Bíblia compara simbolicamente o louvor de nossos lábios aos touros oferecidos em sacrifício. Portanto, a qualquer momento e sob quaisquer circunstâncias, devemos fazer uma declaração pública do nome de Jeová. Os jovens em particular podem usar sua força e energia viva para ter um histórico de serviço fiel a Deus, sem dúvida que, quando fazem isso, alegram o coração de Jeová.

Números 7: 84-88 . As dimensões da oferta total que todos os chefes ofereciam eram muito grandes, nada era poupado e era uma oferta generosa. Da mesma forma, a generosidade é uma qualidade que nós, servos de Deus, imitamos e cultivamos e se refletirá no que damos de nós mesmos em qualquer área à vontade de Deus e à sua obra ministerial.

Números 8:26 , mostra que os israelitas deviam servir a seus irmãos. Este termo não se limitava ao parentesco imediato, mas era usado em um sentido mais amplo: eram todos irmãos, descendentes de um pai comum, Jacó, e Unidos em a adoração do mesmo Deus, Jeová. Isso me ensina que hoje a congregação cristã é a mesma, é uma família, todos nós somos irmãos que adoram a Jeová. Um ambiente acolhedor, prestativo, agradável e de unidade reina entre nós, o que distingue a nossa fraternidade cristã. Sob o reino de Deus, desfrutaremos esta fraternidade mundial em sentido pleno. 

Números 7: 10,11 , Estes dizem que os líderes israelitas ofereciam ofertas para a inauguração do altar tudo o que era feito naquela cerimônia tinha um propósito sagrado: era servir a Jeová Deus. Isso me ensina que, da mesma forma hoje, todos os cristãos podem participar com nossas ofertas ou construções na inauguração de diferentes edifícios, como salões do Reino e salões de assembleias. Esses lugares são muito importantes para nós e têm um propósito sagrado; são o centro da adoração verdadeira onde servimos a Jeová.

Números 7: 9 , vemos que na tribo de Cohat estava disposta a aceitar responsabilidades e fazer um trabalho árduo, esse texto diz que eles carregavam coisas sagradas sobre os ombros. Isso me ensina que a Bíblia oferece uma imagem positiva do trabalho árduo. Na realidade, o trabalho é um dom de Deus, portanto, os verdadeiros cristãos devem ser laboriosos e responsáveis ​​no cumprimento das nossas tarefas. Além disso, temos de participar da obra que Jeová nos designou, que é pregar e fazer discípulos. Lembremo-nos de que nada é mais gratificante do que alegrar o coração de Jeová e dar-lhe a glória que ele merece.

A leitura de Números 7: 1 me fez lembrar de como todos nos sentimos no dia da dedicação de nosso salão do reino, todos nos sentimos entusiasmados e muito felizes por ter um lugar digno de adorar a Jeová e até assumimos o compromisso de sempre mantê-lo em boa forma. estive, e assim deve continuar, tantos anos se passaram desde aquele primeiro dia de dedicação. O texto me incentiva a ter em mente que nossos amados corredores são a casa de Jeová.

O exemplo dos Qoatitas mencionados em Números 7: 9 , me ensina que embora não recebamos responsabilidades na congregação como outros irmãos, não devemos sentir menos por isso e muito menos sentir ciúmes, já que todos servimos ao mesmo Deus e com o mesmo objetivo É por isso que devemos apoiar o resto dos irmãos e trabalhar em unidade.

Números 7: 2-5 . Depois que o tabernáculo foi erguido, os chefes das tribos de Israel chegaram em seu nome para oferecer ofertas voluntárias em sinal de gratidão e que também seriam usadas para o uso e manutenção do tabernáculo, apoiando verdadeiramente toda a manutenção daquele lugar. de adoração, também temos locais onde prestamos adoração pura a Jeová e podemos ajudar na sua manutenção de diferentes maneiras, seja apoiando a limpeza após as reuniões, participando na manutenção ou simplesmente fazendo uma doação para sustentar a limpeza do nosso lugar de adoração.

OUTROS TEMAS

Números 7:1219,25, Tocante en las ofrendas de grano, es digno de notar que la expresión harina fina aparece repetidas veces, esto sugiere que Jehová esperaba que los israelitas se dieron cuenta de la importancia de dar lo óptimo, lo mejor para adorarlo. Esto me enseña que, si queremos agradar a Jehová, debemos examinar el tipo de adoración que le damos y asegurarnos que le  estamos dando lo mejor.  Nuestra adoración debe ser sincera, por eso debemos poner nuestro corazón completo cuando le servimos, pues debemos tener presente que Jehová merece la duración más pura posible, y acepta únicamente devoción exclusiva.

Números 7: 9. Podemos tirar uma lição desse versículo. E é que, embora não tenhamos responsabilidades ou atribuições específicas nas congregações ou no circuito, assim como os filhos de Cohat realizaram uma importante obra a serviço do lugar santo carregando coisas sagradas sobre os ombros, todos e cada um um de nós, como Servos de Deus, carregamos nos ombros a unidade e o amor do povo de Deus, sem as nossas qualidades que imitamos da Bíblia não seria possível, por isso temos grandes responsabilidades mesmo que não sejam publicamente atribuído.

Números 7: 10,11 . Notamos que foram os chefes de Israel que apresentaram sua oferta de dedicação para o altar. Mostra-nos a humildade destes chefes que independentemente da posição que ocupem, foram eles pessoalmente, segundo o que foi estabelecido, que ofereceram as ofertas e como veremos nos versos seguintes, não foi uma oferta simbólica mas eles foram muito humildes, generosos e alegres doadores para com eles ... a inauguração do altar, bondade e humildade que devemos imitar.

Números 8: 2 . Jeová disse a Arão que as sete lâmpadas deveriam iluminar a área em frente ao candelabro. Não apenas um, mas todos os sete. Extrapolando esse versículo para a realidade e as tentações que existem hoje, como cristãos temos a obrigação de iluminar o caminho que conduz à vida, mas não apenas com uma lâmpada enquanto os outros se orientam para os diferentes desejos e prazeres deste mundo, mas sim Nós. deve concentrar toda a nossa atenção, toda a nossa luz no que realmente importa, seguindo as instruções que Jeová nos deixou na Bíblia, sem que haja distrações que possam nos levar a um lugar escuro.

Números 8: 4 . O candelabro foi feito de acordo com a visão de Jeová, de fato, se passarmos para a referência deste versículo a Êxodo 25: 9, não apenas o candelabro, mas o tabernáculo e todos os seus objetos foram feitos exatamente no modelo que Jeová lhe deu. Moisés. Este mundo nos ensinará diferentes modelos que deseja que imitemos a fim de moldar nossa vida à sua semelhança, mas, como aconteceu com o tabernáculo e seus utensílios, Jeová nos deixou um modelo humano perfeito para imitar.

Números 8: 7 . Entre as coisas que eles tiveram que fazer para se purificar estavam barbear o corpo inteiro com uma navalha, lavar suas roupas e se purificar. Esta foi uma ordem e procedimento para a purificação dos levitas. Mas também se aplica a nós hoje, não tanto no sentido de purificar nossos pecados, mas no sentido de louvar e honrar o nome de Deus como sempre queremos fazer, e um aspecto importante é nossa higiene pessoal e nossa maneira de usando roupas limpas, nossa aparência pessoal deve estar de acordo com os princípios bíblicos e não em obediência às modas mundanas deste sistema.

Números 8: 14,16 . Jeová, que possuía todos os primogênitos, decidiu separar para ele os levitas que realizariam um serviço sagrado muito importante no tabernáculo. Da mesma forma, as responsabilidades, atribuições ou tarefas que temos que cumprir nas congregações ou em outra área do nosso serviço a Deus são muito importantes para o serviço de todo o povo de Deus, se pensarmos que um é mais importante do que outro, estaríamos cometendo erros. Jeová nos pegou para realizar essa tarefa e temos que fazer isso no serviço de seu povo como ele deseja.

Números 8:21, 22 . Os levitas estavam se preparando para seu serviço sagrado. Também o fazemos hoje com o batismo, não é uma purificação de nossos pecados, mas é uma purificação de nossa velha personalidade pela nova personalidade cristã com uma consciência limpa baseada em nossa fé no sacrifício de Jesus e nossa dedicação pública antes de Jeová e de todos os nossos irmãos. Preparamo-nos fazendo as mudanças adequadas para nos dedicarmos ao serviço sagrado de Deus e que nunca deve mudar, nossa personalidade e consciência devem estar sempre limpas e isso pode nos ajudar a imitar a santidade com que os levitas realizaram suas tarefas.

No versículo 12 do capítulo 7, vemos que quando a construção do Tabernáculo foi concluída e inaugurada, durante 12 dias cada diretor apresentou uma oferta muito generosa a Jeová. Isso nos ensina que quando damos algo a Jeová deve ser sem reservas , não o que sobrou, já que ele é a coisa mais importante em nossa vida.

Números 8: 4 , diz que o candelabro foi feito exatamente como Jeová havia mostrado a Moisés em uma visão. Isso pessoalmente me ensina que cada princípio que Jeová deixou em sua palavra devemos seguir como está, não devemos exagerar ou minimizá-lo para nosso conveniência.

Números 8: 2 , Me faz meditar que assim como sete lâmpadas deveriam iluminar a área do lustre, hoje devemos deixar a Bíblia fazer uma lâmpada em nossa vida e assim guiar cada um em nossos passos no caminho certo, que É por isso que nunca devemos negligenciar o estudo das escrituras.

Números 8:16 , É um texto que pessoalmente gosto muito, pois nos lembra que fomos separados do mundo por um privilégio especial, para servir ao criador do universo, por isso devemos nos comportar como tal, temos que nos diferenciar dos demais e o fazemos com nossa forma de agir, nos divertir, nos vestir, entre outras coisas.

Números 7: 6-8 . Vemos que os israelitas doaram carroças e animais de carga para que os responsáveis ​​levitas pudessem transportar o tabernáculo, os depósitos sagrados e tudo o que aquela tenda sagrada implicava, sem dúvida esses servos de Jeová apreciaram de todo o coração a ajuda que esses ajudantes supunham o Da mesma forma, alguns irmãos fazem doações que são muito úteis em tarefas relacionadas com a construção de salas de aula ou com tarefas de socorro ou por sua vez se oferecem para colaborar com essas tarefas, sem dúvida todos os servos de Jeová agradecem sua ajuda.

Números 7:12 . Neste versículo dois membros da família de Judá são mencionados, Nahson que era o chefe da tribo quando os israelitas estavam no deserto e que era filho de Aminadabe e além de pertencer à quinta geração de Judá, filho de Jacó, estes dois homens eram elos importantes para garantir os futuros descendentes prometidos que levariam a Davi e Jesus, na verdade Nahson era pai de Salmon, marido de Raabe, e avô de Boaz, marido de Rute; Certamente, quando olhamos para esses pequenos detalhes, eles podem nos motivar a continuar estudando detalhes importantes da Bíblia, como a semente prometida.

Números 7:89 . Quando Moisés entrou na tenda de reunião para falar com Deus, ele ouviu uma voz falando com ele de cima do convés da arca do Testemunho entre os dois querubins, então aqui podemos notar graficamente a função que os querubins têm em relação a Jeová , os querubins são seres angelicais que têm uma posição muito importante e uma relação muito próxima com Jeová, o fato de esses querubins estarem no convés da arca queriam basicamente representar a própria presença de Jeová, então Moisés teve uma comunicação direta com Jeová por assim dizer.

Números 8: 5, 6 . Jeová deu uma ordem firme a Moisés, tomasse os levitas dentre os israelitas e os purificasse, embora ele mesmo já tivesse dito que os separou para servi-lo em uma posição especial, também era necessário purificá-los todos cerimonialmente, pois suas funções seriam estar diretamente relacionados com as coisas sagradas e com Jeová, só então estariam aptos para seus deveres, ser espiritualmente limpo é importante para poder realizar tarefas e funções no nosso serviço a Jeová, desde as mais básicas como participar do ministério ou ter responsabilidades na congregação Em todas as atividades que fazemos relacionadas a Jeová, devemos ser espiritualmente limpos.

Números 8:16 . Os levitas foram entregues a Arão para desempenhar funções no serviço do tabernáculo, para que Deus pudesse dizer que eles são os que foram libertados, aqueles designados entre os israelitas para realizar um serviço especial para ele, alguns levitas realizaram tarefas simples e outros recebemos privilégios notáveis, como ensinar as leis de Deus, o importante é que todos os levitas prestassem serviço sagrado a Jeová, igualmente nós, independentemente das funções que desempenhamos na congregação, devemos todos ser gratos por cumprir um serviço sagrado a Jeová.

Números 8:25, 26 . Os levitas tiveram que se retirar voluntariamente do serviço sagrado que eles ofereciam, não é que eles deixaram de ser levitas, mas que eles iriam parar de atender às suas tarefas designadas, como atender às tarefas de transporte que exigiam força, como mover o tabernáculo de um lugar para outro , este limite estabelecido para o serviço levítico não era apenas devido à consideração humana, mas também evitou o excesso de mão de obra, além disso, os levitas aposentados ainda podiam trazer sua experiência e conselhos para os levitas mais jovens, o que certamente percorreria um longo caminho. em suas funções sagradas de o tabernáculo.

Números 8:25, 26. Los levitas que tenían 50 años debían retirarse voluntariamente de sus labores y obligaciones puesto que ya no podían desempañar dichas funciones en el tabernáculo debido a su edad, aunque podían participar ayudando a otros levitas y dando la oportunidad a otros para que desempeñen labores, aunque en nuestros días no se jubila a nadie de su labor como proclamador del Reino, el principio implícito en esta ley nos enseña una valiosa lección, aquel cristiano cuya edad avanzada le impida desempeñar ciertas obligaciones puede participar en otros aspectos del servicio que estén a su alcance y a su vez con su experiencia aconsejar a los más jóvenes.

Números 7: 2,3 , A generosidade dos líderes tribais era uma forma de agradecer o privilégio que tinham de Jeová. E sem dúvida essa generosidade motivaria os outros membros de sua tribo a seguir seu bom exemplo. Isso nos ensina que hoje temos o privilégio de mostrar nossa gratidão por meio de nossas doações voluntárias, seja apoiando o trabalho de evangelização, com contribuições para apoiar o trabalho mundial, ou nossos esforços para construir locais de culto e muitos dos anciãos são um bom exemplo a seguir.

Números 7: 9 , Os coatitas tinham o privilégio de carregar a arca da aliança, a mesa dos pães da proposição, o candelabro e os utensílios que eram usados ​​no tabernáculo. Mas Arão e seus filhos eram os únicos que podiam ver e tocar os artigos sagrados para prepará-los para a transferência. Isso nos ensina que na congregação cada um dos presbíteros tem a mesma designação ou Espírito Santo. No entanto, nem todos podem realizar uma tarefa teocrática a menos que tenham sido designados para isso. O respeito pela ordem teocrática traz bem-estar para cada um deles e para todos os membros da congregação.

Números 8: 4 , Embora os melhores obreiros tenham sido escolhidos para fazer todos os utensílios e roupas que seriam usados ​​no tabernáculo, eles ainda deveriam seguir as instruções e modelos que Jeová havia dado a Moisés, neste texto aprendemos que é essencial pagar muito Preste atenção às instruções de Jeová, pois hoje temos a tarefa de ensinar a verdade sem acrescentar ou mudar nada. Queremos que seja tão preciso quanto a palavra de Deus contém e que os novos discípulos entendam.

Números 8: 7 , vemos que os levitas tinham que ter as condições adequadas para servir no tabernáculo. o que era essencial para servir adequadamente naquele lugar, caso contrário, sua vida estaria em sério perigo. eles tinham que obedecer às instruções sem dar desculpas. Isso nos ensina que hoje nossa condição espiritual é essencial para obter a aprovação de Jeová e poder realizar nosso serviço sagrado. cada privilégio deve satisfazer alguns requisitos. entretanto, a principal tarefa é manter nossa pureza espiritual para servir ao nosso pai celestial.

Comentários