Encontré Joyas Espirituais 2021, Semana De 15 a 21 de fevereiro, Números 3 a 4, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais: 15 a 21 de fevereiro de 2021, Números 3-4, Respostas.




Encontré Joyas Espirituais(10 min.)

Núm 4:15. Qual é uma das maneiras de mostrar que tememos a Deus? (w06 1/8 23 par. 13)

Mostramos temor a Deus se despertarmos todas as suas leis e agirmos de acordo com elas. Na história de Uzá, ilustra que Jeová não permite uma atitude fria diante de suas leis, Deus ordenou que em hipótese alguma as pessoas que não estivessem autorizadas a tocar na Arca, os israelitas soubessem que quem infringisse receberia a pena de morte. então, quando Uzá agarrou a arca para estabilizá-la, Jeová imediatamente o matou por seu ato irreverente, mas esse trágico acontecimento ocorreu porque Davi não mostrou o devido respeito pela lei de Deus. O que não mostra o quê, Temer a Deus significa fazer as coisas que ele manda.


RESPOSTA OPCIONAL

A Lei de Deus dizia que a arca da aliança deveria ser carregada nos ombros dos levitas. Em certa ocasião, uma carruagem foi usada para transportá-la, conforme providenciado por Davi que recebeu ajuda divina em tempos de angústia e fortaleceu seu temor a Jeová e sua confiança nele, mas dessa vez não foi e ele não mostrou o devido respeito a a Lei, o motorista, Uzá, em um ponto tentou estabilizar a arca enquanto a carregava, tocou e morreu, cometeu um pecado e, portanto, morreu, mas Davi também foi responsável por enfraquecer seu medo da Lei. Mostramos que tememos Deus obedecendo a sua Palavra em todos os momentos, sem desistir em nenhuma situação.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Portanto, o que aprendemos com esse relato bíblico é que devemos fazer as coisas conforme Jeová nos ordena, essa é uma maneira de mostrar que o tememos. Às vezes podemos até errar em nossa boa intenção, já que às vezes podemos fazê-lo sem mal algum: isso nos ensina que devemos cultivar a humildade, pois mesmo nesses momentos devemos ter em mente que nosso raciocínio é sempre inferior em relação a O raciocínio de Jeová e sua sabedoria excede em muito o nosso raciocínio.

INFORMAÇÃO ADICIONAL

O volume 2 do livro Insight explicou isso, apesar da possível boa intenção de Uzá de evitar que a Arca caísse. O que ele fez foi julgado como uma total falta de respeito, pois havia desobediência, havia desobediência deliberada. Visto que Jeová ordenou que sob nenhuma circunstância as pessoas que não estavam autorizadas a tocar na Arca, então, se as pessoas autorizadas que eram os Levitas tivessem carregado a Arca com os homens em seus ombros como Deus havia ordenado, não teria sido provocado o ira de Deus.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

SOBRE JEOVÁ 

Números 3:14:17,  nos faz ver que os levitas eram muito bem organizados, eram divididos em 3 famílias; Guersonites, Qohatitas e Meraritas, e cada um deles foi encarregado de uma tarefa. Isso me ensina sobre Jeová que ele é um Deus de ordem, por isso que hoje ele continua a guiar seu povo de maneira ordeira.Portanto, não devemos alterar essa ordem, mas sim continuar a obedecer aos que estão à frente.

Números 4: 5. Tudo foi perfeitamente planejado por Deus, quando o tabernáculo foi movido sabia perfeitamente como fazê-lo e quem deveria fazê-lo, todos sabiam o que deveriam fazer. Essa organização também é vista hoje, mesmo com a pandemia, tudo é atribuído com a ordem que Deus gosta de dar louvor e honra ao seu nome. A reunião abre no momento oportuno, as chaves de acesso ao zoom são enviadas com antecedência, estamos esperando que todos os irmãos se conectem, todo o suporte audiovisual necessário é dado no encontro ... com todas essas tarefas, nós imitamos a ordem no acampamento dos israelitas.

Números 4: 18-20, é interessante que no versículo 18 Jeová chamou as tribos coatitas, mostrando que elas tinham um trabalho único e isso as tornava especiais. Seu trabalho era tão delicado que ele deu instruções específicas adicionais para que não morressem devido ao delicado trabalho que lhes fora confiado. Esse texto me ensina que Jeová é um Deus que se preocupa com nossa segurança espiritual e física. Ele não apenas nos pede para realizar uma tarefa, mas também dá instruções para não expor nossas vidas, seja seguindo suas leis bíblicas ou participando de programas para construir ou manter locais de culto.

Números 3:10. Com esse versículo podemos tirar uma lição que é a seguinte: Aarão e seus filhos foram designados a uma série de deveres. A organização terrestre de Deus, para manter a ordem que Deus deseja como Deus da ordem, também atribui uma série de funções para o bom funcionamento de seu povo em toda a Terra, por isso essas atribuições são feitas pelos eleitos e os Além disso, não devemos nos envolver em coisas que não são de nossa responsabilidade, nem temos que tomar decisões.

Números 4. Ao ler este capítulo vemos que foi uma instrução para que as famílias levitas: guersonitas, coatitas e meraritas pudessem ter clareza sobre quais deveriam ser seus deveres no santuário e como deveriam cumpri-los, sem dúvida é um grande detalhe, pois quando for registrado. Isso serviria de guia para as futuras gerações de levitas, sem dúvida Jeová também nos dá constantemente instruções para que possamos desempenhar nossas tarefas da melhor maneira.

Números 4: 5, me ensina que devo ser organizado igual ao Deus a quem sirvo, visto que Jeová sempre tem tudo perfeitamente planejado, da mesma forma que não gostamos de aproveitar melhor o nosso tempo e servir melhor a Jeová, devemos organizar e planejar tudo com antecedência e isso exige um bom cronograma.

Número 4: 18,20, mostra que a lei não permitia que a tribo das famílias coatitas entrasse e visse as coisas sagradas, pois se o fizessem, seriam eliminadas. Essas punições tiveram um efeito dissuasor, pois inspiraram respeito pelas coisas sagradas e por seu legislador: Jeová. Isso me ensina que Jeová trará julgamento adverso para aqueles que infringirem suas leis, portanto, os cristãos entendem a importância de tratar com o devido respeito as coisas que ele considera santas e nos esforçamos para levar uma vida que esteja em harmonia com seus padrões registrados na Bíblia. , mostrando assim respeito ao nosso legislador Jeová.

O MINISTÉRIO

Números 3: 4 É  curioso que no mesmo dia em que eles começam seu trabalho como sacerdotes, eles cometem esse grave pecado que lhes custou a vida. depois desse evento, Jeová dá advertências sobre o álcool e seu abuso, pode ter sido a causa desse pecado. Entretanto, também pode ser que eles abusaram de sua autoridade ao fazer algo que não foi ordenado. Esse evento nos lembra que, mesmo que recebamos a designação de servir a Jeová e a nossos irmãos, não devemos abusar da autoridade concedida. que nosso atual submeta ao que Jeová e seus servos designados nos dizem.

Números 3: 9 , me faz meditar que, como os levitas de tempos passados, nós também fomos separados do mundo com o propósito de servir a Jeová, então, se fomos separados, devemos mostrar que somos diferentes do povo quem Eles não servem a Jeová, por isso devemos ter cuidado com o nosso comportamento, que inclui a maneira como nos vestimos e as coisas com que nos divertimos.

OUTROS TEMAS

Números 4: 46,47 , vemos que um membro da Tribo de Levi começou seu trabalho no tabernáculo aos 30 anos e concluiu aos 50. Então essas idades foram ajustadas, tanto que nos dias do Rei Davi passaram a ser utilizadas Homens de 20 anos. Sem dúvida, de acordo com a idade, desempenham certas funções. Isso nos ensina que a idade de hoje não é um impedimento para servir nossos irmãos na parte terrestre da organização, mas acima de tudo o que Jeová se importa é com a espiritualidade. Homens relativamente jovens exibem maturidade espiritual notável e são bem qualificados para ajudar a servir e cuidar das ovelhas de Jeová.

Números 3: 9 , o texto mostra que os levitas foram entregues a Arão para desempenhar funções no serviço do Tabernáculo. Alguns tinham tarefas simples, outros realizavam ações importantes, como ensinar as leis de Deus. Este texto me ensina que a obra de levar as boas novas é conduzida pelo Ungido. No entanto, outros irmãos apoiam com tarefas adicionais, como superintendentes viajantes, comissões de ramo, assistentes do corpo governante e cada um realiza seu trabalho para que todos possamos louvar a Deus.

Números 4:27, 28 . Os Guersonitas podiam receber instruções de qualquer filho de Arão, mas eram exclusivamente responsáveis ​​por Íthamar, as linhas de autoridade e responsabilidade eram claramente comunicadas a todos, podemos aprender que quando trabalhamos com os outros, vamos nos certificar de que as linhas de autoridade entre os irmãos que estão à frente são claramente compreendidos e que foi alcançada uma boa comunicação e ao mesmo tempo que fomenta um bom relacionamento.

Números 4: 6 . O uso de pele de foca é mencionado aqui, lembre-se que nos tempos bíblicos era possível encontrar focas em áreas do Mar Mediterrâneo e do Mar Vermelho, quando os egípcios negociavam com países e nações nas regiões do Mediterrâneo podiam obter pele de foca e quando os israelitas levaram consigo muitas coisas valiosas quando deixaram o Egito, também receberam peles de foca que sem dúvida doaram e que foram usadas como cobertura para a arca

Números 4: 3 . Aqui é mencionado que os levitas entre 30 e 50 anos de idade realizariam algumas tarefas, geralmente fariam trabalhos pesados ​​como transportar o tabernáculo enquanto os mais jovens fariam um trabalho mais leve, esta distribuição equilibrada do peso do trabalho mostra que No antigo Israel já existia uma ideia de como distribuir o trabalho de acordo com as capacidades e habilidades de quem colaboraria com as atividades sagradas.

Números 3:25, 31, 36 . As famílias dos levitas tinham várias responsabilidades no santuário, por exemplo, os gersonitas cuidariam do tabernáculo e da tenda, os coatitas cuidariam da arca e dos itens sagrados e os meraritas cuidariam das estruturas do santuário. , portanto, todos Eles estavam perfeitamente organizados para manter o tabernáculo e a tenda em bom estado.O mesmo modelo é seguido hoje para designar os irmãos que ficariam encarregados da manutenção de lugares de culto como Betel.

Números 3:10 . Os levitas eram os únicos entre todas as pessoas que podiam exercer os deveres sacerdotais, enquanto qualquer outra pessoa do povo que se aproximasse sem autorização tinha que morrer por sua falta de respeito, esta regra era ensinar aos israelitas que eles deveriam respeitar os limites que Jeová tinha definido para certas funções, o que nos ensina que devemos reconhecer que existem questões e funções nas quais não devemos nos intrometer.

Números 3: 7,8 . Os levitas foram escolhidos para cumprir muitas facetas e deveres como, por exemplo, cuidar de todo o equipamento da tenda de reunião e cuidar dos serviços relacionados ao tabernáculo, o que sem dúvida demonstrou uma boa organização para que este serviço sagrado funcione adequadamente ... Da melhor maneira possível, também somos bem organizados e cumprimos uma ordem estabelecida na congregação.

O capítulo 4 de Números, me faz ver que o povo de Deus no passado trabalhou como uma equipe para montar, desmontar e mover o tabernáculo pelo deserto e todas essas tarefas exigiam cooperação entre todos, isso me ensina que queremos na Congregação para funcionar bem, deve haver unidade, e de forma alguma ciúme e inveja.

Nos números 3: 5-10 , vemos que no antigo Israel Aarão e seus descendentes foram designados sacerdotes para fazer um sacrifício a Deus, mas Jeová ordenou que os levitas os ajudassem cuidando de todos os utensílios da tenda de reunião, hoje Os servos ministeriais ajudam os anciãos, portanto, ambos devem trabalhar em harmonia, a fim de atender de forma equilibrada as necessidades da congregação.

Nos números 4: 5,   vemos que tudo foi perfeitamente planejado por Deus, Quando o tabernáculo foi movido sabia-se perfeitamente como fazê-lo e quem deveria fazê-lo, e a mesma organização é vista hoje, mesmo com a pandemia está tudo atribuído com a ordem que Deus quiser, por exemplo a reunião abre na hora certa, as chaves de acesso são enviadas com antecedência, estamos esperando que todos os irmãos se conectem, etc., então com todas essas tarefas, estamos imitando o ordem que existia no acampamento dos israelitas.

Números 3 na parte final do versículo 4 , diz que Eleazar e Itamar continuaram com seus privilégios, ao contrário de seus irmãos que morreram por desobediência, isso sem dúvida nos ensina, especialmente para aqueles de nós que têm privilégios na congregação que se quisermos mantê-los , devemos obedecer a Jeová em cada um de seus mandamentos, sem tentar representá-los erroneamente para nossa conveniência.

O número 3: 4 , nos diz que Nadab e Abihú morreram por assumirem atribuições que não correspondiam a eles, isso nos ensina que como no passado todos nós temos um lugar na organização de Jeová e já temos responsabilidades atribuídas e, portanto, limites. Não deve exceder.

Números 3: 9 , Jeová providenciou para que outros membros da Tribo de Levi ajudassem Aarão e seus filhos. Os levitas tinham de valorizar o privilégio que Jeová lhes dava e ser submissos e leais à autoridade de Arão e seus filhos. Isso me ensina que nas congregações em toda a Terra há anciãos designados que respeitam o sacerdócio real e servem em posições de responsabilidade. Jeová os designou para quais posições, portanto, Filhos de questionar a autoridade que receberam, devemos valorizá-los e ter prazer na oportunidade que temos de servir nosso Deus ao lado deles.

Números 4: 6,8,13 , vemos que quando o Tabernáculo foi movido, a arca da aliança e todos os outros utensílios foram cobertos com tecido azul, vermelho escarlate e lã roxa. cada capa tinha que ser de uma cor específica. Isso me ensina que Jeová, o criador da luz e do olho humano, usa cores para que possamos compreender, lembrar, coletar e processar informações que nos ajudam a lembrar conceitos ou questões importantes, pois às vezes podemos nos perguntar por que temos a capacidade de distinguir uma ampla gama de cores, se isso não for necessário para a sobrevivência. A verdade é que as cores que existem são um presente amoroso do nosso criador.

Números 3: 46,51 , a justiça perfeita de Jeová ficou evidente quando um censo foi feito e revelou que havia 273 mais israelitas primogênitos do que levitas. Para resgatar esses 273, os israelitas tiveram que pagar um resgate por cada um. Deus foi muito rigoroso nessa transação. Isso me ensina e me lembra que Jeová, para defender sua justiça perfeita e libertar a humanidade do pecado e da morte, fez um arranjo legal: o resgate pago por Cristo Jesus. Portanto, o rei resgatador de Cristo remove completamente o que Adão fez. portanto, devemos mostrar gratidão pelo resgate, porque é uma expressão maravilhosa do amor e da justiça perfeita de Jeová.

Números 3:32 , a principal responsabilidade da administração dentro do sacerdócio recaía sobre o sumo sacerdote, porém, como diz este texto, outros como Eleazar correspondiam a supervisionar certos serviços. Isso me ensina que Jeová, também hoje, usa cristãos ungidos, dando-lhes autoridade e responsabilidade para supervisionar a aplicação e execução de sua vontade dentro de seu povo. Eles apreciam muito esse privilégio e é de se esperar que o sacerdócio celestial, sob a liderança de Cristo Jesus, realize um trabalho semelhante durante o Reinado Milenar.

Números 3: 5-10 , esses textos nos mostram como era importante manter um registro da linhagem sacerdotal ou separar dos israelitas para Jeová. Isso porque todo o seu sacerdócio tinha que ser da tribo de Levi. Isso me ensina que esses dados apóiam a veracidade da Bíblia, não devemos nos ver como simples registros caprichosos, pois nos ajudam a identificar alguns personagens sobre os quais estamos lendo. Portanto, podemos ser gratos por ele ter sido preservado e preservado para esse propósito, para que possamos ter um quadro maior e obter uma compreensão mais clara dos personagens bíblicos.

Números 3: 6,8 , No antigo Israel Aarão e seus descendentes foram designados sacerdotes, mas Jeová ordenou que os levitas nos ajudassem cuidando de todo o equipamento da tenda de reunião. Isso me ensina que, da mesma forma, hoje os servos ministeriais ajudam os anciãos. Esses homens não competem entre si, mas trabalham para o mesmo objetivo: a edificação da congregação. Obviamente, tanto os anciãos como os servos não ministeriais desempenham papéis muito importantes, portanto, Jeová espera que eles trabalhem juntos em harmonia, cooperação e união.

Números 4:14 . Notamos que nada ficou por atribuir, Jeová não se esqueceu de nada e absolutamente tudo foi transportado, até os garfos e quaisquer outros utensílios. Aprendemos a não deixar nada importante para trás, não vamos deixar nada para trás, temos que levar tudo em consideração e cuidar como Deus quer, não pensemos em não animar um irmão porque outro o fará, como povo de Deus nós não deixamos nada para trás e cobrimos tudo com tecidos, mostrando nosso amor e cuidado para com todos os nossos irmãos.

Números 4: 5-9 . Vemos que tudo foi coberto com um pano por cima. Notamos a importância que Jeová dá a tudo, não só aos móveis, mas também a todos os tipos de instrumentos. Aprendemos a mostrar o mesmo respeito e importância por tudo que Jeová nos provê por meio do escravo fiel e prudente, e também a ter muito cuidado com tudo o que temos que Deus providenciou para nós.Números 4: 3 . Os levitas exerceram suas funções em uma certa faixa etária e adquiriram outras funções em idades posteriores de acordo com uma série de critérios. Hoje, embora não haja idade definida para algumas tarefas que possamos ter, isso depende de uma série de coisas como nosso conhecimento, experiência ou espiritualidade. Em qualquer caso, cada tarefa que realizamos no povo de Deus, e todos nós contribuímos para o povo de Deus e sua unidade, devemos fazê-lo fazendo o nosso melhor e fazendo o nosso melhor pelos nossos irmãos.

Números 3:39 . Ao todo, 22.000 homens levitas foram contados. Um número muito alto, porém, todos sabiam qual era seu papel, suas responsabilidades e sempre havia ordem. O povo de Deus hoje é muito numeroso e cresce a cada ano e a ordem que caracteriza o nosso Criador continua a ser mantida porque todos sabem quais são as funções que lhes são atribuídas e as desempenham com o máximo cuidado, sem isso isso não seria possível, e portanto, temos que nos manter ocupados na obra do Senhor e fazer o nosso melhor em tudo o que temos que fazer.

Números 3: 25-31 . Cada família da tribo de Levi tinha uma responsabilidade específica pelo tabernáculo. Hoje as famílias cristãs, como família, também têm muitas responsabilidades e uma das principais é cuidar da espiritualidade da família e fortalecê-la a cada dia, formando famílias fortes. Desta forma, você também está contribuindo para a força de todo o povo de Deus.

Números 3:15 . A ordem de Deus era que Moisés registrasse os filhos de Levi pelas casas de seus pais ou de acordo com suas famílias. Na Bíblia, certas pessoas são mencionadas com frequência por suas famílias, e é que a família que Deus consagrou é muito importante e queremos que nossa adoração pura seja pura em toda a unidade familiar. Ações ou comportamentos contrários aos princípios bíblicos não só afetam a Jeová, mas também podem afetar nossa família, causando ainda mais dor.

Números 3: 7-9 . Todo o povo de Deus tem responsabilidades. Como cristãos, temos o dever de honrar e louvar o nome de Jeová em todos os momentos com nossas ações e comportamento. Na congregação todos temos responsabilidades, com Deus e com os nossos irmãos, porque todos fazemos parte do seu povo. Certos irmãos e irmãs têm atribuições “públicas”, mas todos os nossos irmãos e irmãs, anciãos e filhos, todos têm responsabilidades importantes, uma vez que a unidade de nosso povo, o amor que eles demonstram e a pura adoração que mostramos a eles depende de cada um de nós. Deus.

Números 3: 7 . Os levitas tinham que cumprir suas responsabilidades para com Jeová e para com todo o povo. Irmãos e irmãs que têm responsabilidades como essa também devem ter, mas não apenas para Jeová, mas para todo o povo. Os irmãos trabalham na congregação por todo o seu povo, não para eles próprios ou para impressionar a Deus, mas para o bem-estar de todos os irmãos. As irmãs também têm sua responsabilidade, nossas pioneiras assumem a grande responsabilidade de transmitir e fazer com que a mensagem de Deus chegue ao coração para que muitas pessoas sejam salvas, nossas irmãs também trabalham pelo bem-estar de nosso povo e seu crescimento.

Números 3: 4 . Nadabe e Abiú perderam a vida por oferecerem fogo não autorizado diante de Jeová e vimos em Levítico quais poderiam ser os motivos para isso. Não devemos ter medo de Deus ou dos seus mandamentos, mas devemos ter medo do que a sua Palavra diz, se tivermos este medo faremos da sua "Palavra" a nossa vida e viveremos de acordo com os princípios bíblicos fazendo a sua vontade e assim, chegaremos para ser justos e ser salvos, salvando nossas vidas, não deste mundo, mas por toda a eternidade.

Comentários

Postar um comentário