TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 18 a 24 de janeiro de 2021, “O que significam para nós as festividades de Israel?”, Discurso Preparado.

Tesouros da Bíblia, “O que as festas de Israel significam para nós?”, Discurso, 18-24 de janeiro de 2021.







"O que as festas de Israel significam para nós?" (10 min.)

Os israelitas, além da Páscoa, tinham que celebrar três festas para Jeová, essas são a Festa dos Pães Asmos ou também conhecidas como Pães Não Fermentados, a Festa das Semanas ou Pentecostes e a Festa das Barracas. . Começando com a Festa dos Pães Ázimos, era celebrada no dia seguinte à Páscoa e eles tinham que comer pães ázimos pelos próximos sete dias, conforme mencionado no livro de Levítico no capítulo 23 e versículos 5 e 6 que iremos leia se o encontrou, acompanhe-me com a leitura: “No primeiro mês, no dia 14, ao anoitecer, é a Páscoa de Jeová. “'O dia 15 desse mês é a festa dos pães ázimos de Jeová. Eles devem comer pães asmos por sete dias. "

Segundo o texto lido, este dia 15 foi considerado um sabático, nenhum trabalho de qualquer espécie poderia ser feito e todos os homens deveriam estar presentes nesta solene assembléia. No dia seguinte à abertura desta festa, desta assembleia, o sumo sacerdote agitava o feixe de grãos das primícias dos frutos moídos a Jeová, enquanto oferecia um carneiro saudável em seu primeiro ano como holocausto, ao lado de uma oferta de grãos levemente umedecida com óleo e uma libação. Este primeiro dos três grandes festivais anuais dos israelitas tem um significado importante. O mandamento de não comer bolos não fermentados e pão cuja massa foi levedada pelos próximos sete dias simboliza a saída apressada dos israelitas do Egito,tão rápido e apressado que não havia tempo para as massas fermentarem. Esta festa é um lembrete anual de que por sete dias o mandato de Deus de Êxodo 12:19 está sendo cumprido: "Durante sete dias não se achará fermento em suas casas." 

Os israelitas estavam se lembrando da aflição que estavam sofrendo na terra do Egito e da escravidão à qual foram submetidos. Esta festa e o cumprimento deste mandato reconheceram a consciência de sua liberdade nacional por parte de Jeová, seu Libertador, o único que tornou possível que as vidas dos israelitas mudassem e a obediência a este mandamento é sua demonstração de gratidão, respeito e reconhecimento por tudo o que Deus fez por eles nesta fuga precipitada do Egito.

Agora vamos ver que o segundo dos festivais anuais que eles tinham que celebrar é a Festa das Semanas ou Pentecostes, para eles vamos olhar juntos Levítico 23: 15,16, diz assim: “Eles têm que contar sete sábados a partir do dia seguinte ao sábado, a partir de o dia em que trazem o feixe de oferta movida. Devem ser semanas inteiras. Contarão 50 dias, até o dia seguinte ao sétimo sábado, e então terão que apresentar uma nova oferta de grãos a Jeová. "

Esta Festa das Semanas também é chamada de Pentecostes, e é assim por causa do que aconteceu neste ano de 33 EC, onde Jesus Cristo derramou espírito santo sobre cerca de 120 discípulos reunidos neste cenáculo de Jerusalém, lembram que Jesus havia ressuscitado no dia 16 Nisan durante a Festa dos Pães Não Fermentados-. No Pentecostes, Jesus pôde apresentar a Jeová os novos filhos espirituais que eram seus seguidores fiéis, selecionados de toda a humanidade pecadora. Esse derramamento de espírito santo sobre este grupo e a capacidade de Jeová de falar em línguas mostram que Deus aceita esses novos filhos espirituais humanos, que mais tarde formariam um grupo maior. Esta é a razão pela qual foram apresentados dois pães nesta festa, esses pães eram comuns e todos os dias e não só,expressamente, para propósitos sagrados. Junto com esses pães, eram oferecidos holocaustos, por culpa e oferta de comunhão. O fato de que dois pães das primícias dos grãos foram apresentados indica que haveria mais de uma pessoa envolvida neste cumprimento, também pode indicar que os futuros seguidores de Jesus por espírito santo podem vir de dois grupos terrestres: o primeiro, os judeus naturais circuncidados e em seguida, gentios de todas as outras nações.judeus naturais circuncidados e mais tarde gentios de todas as outras nações.judeus naturais circuncidados e mais tarde gentios de todas as outras nações.

Outro feriado importante para agradecer e louvar a Jeová e a tudo o que ele oferece. A terceira grande festa é a Festa das Cabanas, pois agora lemos o versículo 24 desse mesmo capítulo 23 de Levítico: “Digam aos israelitas: 'No dia 15 deste sétimo mês começa a Festa das Cabanas para Jeová. , e vai durar sete dias "

Esta Festa das Cabanas também era conhecida como a festa da coligação ou dos tabernáculos. Este festival, como lemos em Levítico, aconteceu entre os dias 15 e 21 de Etanim e uma assembléia solene aconteceu no dia 22. Este festival celebrava a colheita dos frutos da terra, o grão, o azeite e o vinho, para os israelitas era final da parte principal do ano agrícola. Jeová foi agradecido por todos os frutos das safras que deu ao seu povo, os israelitas ficaram alegres e gratos pelo alimento que ele forneceu.

Vimos que cada festa que os israelitas celebravam tinha um significado sagrado e significado para Deus, em todos eles agradeciam por tudo o que Jeová lhes tinha fornecido e como os considerava seu povo escolhido dentre outras nações. Tudo o que foi apresentado pelos sacerdotes foi feito de forma solene, com o rigor e respeito que eles mereciam, e tudo de forma ordeira e seguindo orientações claras, cumprindo todos os mandamentos que Jeová havia dado. Isso nos ensina muito sobre o comportamento dos israelitas e a sempre ser gratos por tudo que Jeová nos dá. Devemos valorizar o privilégio de pertencer a este povo de Deus e as maneiras pelas quais lhe mostramos que somos gratos por todas as bênçãos que temos como um povo.

Hoje, muitos festivais mundanos são celebrados, e em todos eles há um espírito comercial e eles são promovidos pelo marketing e pelo consumismo. Além disso, a maioria das festas que o mundo celebra hoje são simplesmente para satisfação pessoal, para se divertir e para realizar seus desejos carnais e até sexuais. As festas desse sistema não têm nenhum significado sagrado e são feitas apenas para diversão. Outras festas são promovidas por governos e empresas simplesmente para estimular o consumo de bens e posses materiais, o dinheiro é o que reina nelas. E existem muitos outros festivais pagãos,que afirmam ter um significado importante e que servem a "certos deuses" ou para celebrar certos atos da parte de Deus, mas que realmente não têm base bíblica e que estão impregnados desse espírito de mundo voltado para o marketing, o consumismo, o capitalismo como pode ser Natal.

O povo de Deus se distancia e diverge muito a esse respeito e é assim que as festas israelitas nos ensinam. A solenidade que nelas existe está muito longe da devassidão das festas atuais. O significado sagrado de cada festival israelita é muito diferente dos festivais atuais que apenas as pessoas que participam deles procuram se divertir. Afastamo-nos das festas deste sistema, não necessitamos de festa para fins materiais para nos divertirmos ou nos divertirmos, já o fazemos com as nossas festas espirituais em forma de reuniões, assembleias ou ministérios com os nossos irmãos ou o pouco tempo que passamos com eles partilhando o mesmos princípios bíblicos, muito menos, participamos de festivais pagãos.

A Palavra de Deus é clara, e seu povo escolhido a obedece ao pé da letra, como no caso da Comemoração da morte de Jesus. Imitamos a solenidade das festas israelitas e mostramos profundo respeito e apreço pelo significado e pelas grandes consequências positivas desse ato de amor de Jeová e Jesus. Mas não apenas mostramos gratidão e louvor a Jeová nesta data anual, o fazemos com toda a nossa vida e serviço a Deus, em nossa vida diária, nossas ações e nosso comportamento e em nossas atividades espirituais, participando ativamente, incitando uns aos outros ao amor com outros e excelentes obras, sem abandonar a reunião e mais agora que o dia se aproxima como afirma Atos 10: 24,25.Ficamos muito felizes quando pensamos no que significam as festividades do Israel antigo e o que Jeová fará para cumprir suas promessas.

Este mesmo alimento é fornecido a nós hoje por meio de nossas atividades espirituais, quando assistimos às reuniões ou assembléias, com o nosso ministério, porque como os israelitas, somos alegres, contentes e gratos por todo o alimento espiritual que é Não dá o tempo oportuno e que contribui de maneira muito importante para o fortalecimento da nossa fé e da nossa saúde e felicidade espiritual, da nossa vida pessoal e no seio do povo de Deus. É por isso que devemos aproveitar ao máximo cada fruto que Deus nos dá por meio de sua organização terrestre.

Comentários