TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 1 a 7 de fevereiro de 2021, O que devo fazer para que Jeová me abençoe? ”Discurso preparado.

Tesouros da Bíblia, O que devo fazer para ser abençoado por Jeová? ”, Discurso, 1-7 de fevereiro de 2021.



"O que devo fazer para que Jeová me abençoe?" (10 min.)

Como verdadeiros cristãos, somos leais e fiéis a Deus? Sabemos o que sua palavra a Bíblia diz e nos revestimos da nova personalidade cristã, observando fiel e firmemente os princípios bíblicos e colocando-os em prática em nossas vidas? Para fazer as mudanças adequadas, mesmo quando somos batizados e dedicados, temos sempre que fazer mudanças e nos esforçar para que nossa adoração seja uma adoração pura a Deus, como ele deseja. Visto que nosso serviço a Jeová é constante a cada segundo de nossa vida e como humanos imperfeitos que somos. Isso implica que vivemos vidas muito diferentes de nossos vizinhos, de nossos colegas estudantes ou do trabalho, do resto das pessoas.Estilos de vida tão diferentes que muitos podem não entender e até mesmo nos criticar por isso ou vir nos atacar como acontece com tantos irmãos em todo o planeta.


Nosso estilo de vida é muito diferente, pois nosso objetivo de vida vai muito além dos propostos pelas pessoas deste sistema e nossos objetivos também o são. Vamos ler Levítico 26: 1, se você encontrar, por favor, junte-se a mim na leitura. É mais ou menos assim: “Não se tornem deuses sem valor, nem ergam para vocês uma imagem esculpida ou uma coluna sagrada, e não coloquem uma figura de pedra em sua terra para se curvar diante dela; porque eu sou Jeová teu Deus "

De acordo com o texto que lemos, podemos ver que existem muitos tipos de deuses ou ídolos que esse sistema criou e que bilhões de pessoas são subservientes a eles. Por exemplo, o dinheiro é um deles e, na verdade, é o deus de muitas pessoas, muitas delas só acreditam no dinheiro e o usam para tudo, toda a sua vida gira em torno do dinheiro e dos bens materiais. Como já dissemos, as metas e objetivos são diferentes para um cristão fiel e leal do que para uma pessoa que não acredita em Deus. Enquanto nosso objetivo é cultivar a riqueza espiritual, o objetivo de muitas pessoas é ganhar mais dinheiro, ficar mais ricos e os objetivos que têm giram em torno disso, obter mais riquezas e posses materiais, o dinheiro se tornou seu deus e domina toda a sua vida .

Os israelitas sabiam perfeitamente bem que Jeová exige devoção exclusiva. Uma pedra é nessa altura muito útil para a construção de casas ou de infra-estruturas públicas muito úteis para as pessoas, seriam bons aproveitamentos dessas pedras. No entanto, se agora eles o pegam para fazer uma estátua ou altar e o adoram, o que está acontecendo? Eles estão prestando adoração que é proibida e condenada por Deus. Da mesma forma, o dinheiro é muito necessário para o nosso sustento e de nossas famílias, precisamos de dinheiro para viver. E isso seria um bom uso, o que seria um mau uso? Quando construímos, como com esta pedra, toda uma vida em torno dela, quando temos o que é preciso, vamos buscando cada vez mais dinheiro para ter mais casas, mais carros,melhorar o que temos ... ao fazer isso nos faz esquecer riquezas importantes, as espirituais. Se colocarmos a obtenção de mais dinheiro acima de nossas atividades espirituais, estaremos fazendo dela nosso deus e estaremos adorando o dinheiro, alguns papéis com tinta que geram tanto desejo em nossa sociedade atual, um escravo do dinheiro.

Agora, o que aconteceria se nos concentrássemos mais no dinheiro do que em Jeová? Estaríamos desobedecendo a Deus e, muito pior, poderíamos estar cometendo um pecado muito sério por render idolatria ao dinheiro. Portanto, devemos sempre fazer o que está dito em Levítico 26: 2 que vamos ler, diz assim: “Deves respeitar os meus sábados e respeitar profundamente o meu santuário. Eu sou Jeová "

O que podemos entender com este texto? Que se estamos realizando nossas atividades espirituais, nosso serviço a Deus, e enquanto o fazemos estamos pensando no nosso trabalho, que tenho que trabalhar mais horas, como posso gerar mais dinheiro . Não estaremos respeitando os sábados, não estaremos respeitando o santuário de Jeová, não estaremos respeitando o seu nome. 

O que realmente nos move? Tudo o que esse sistema pode nos oferecer é temporário, mas o que Jeová nos oferece é eterno. Como dissemos no início, somos muito diferentes e nossa personalidade cristã não se compara a nenhuma outra. Nossa meta e nossos objetivos são muito diferentes e são eternos. Queremos adorar a Jeová como ele deseja, e que não há nada que este sistema de Satanás possa oferecer para colocá-lo à frente ou dar mais importância do que o nosso serviço a Deus.

Nosso tempo, forças e energias são direcionadas para nosso serviço sagrado e nada deve se interpor entre nós e nosso belo e achegado relacionamento com Jeová. Os israelitas que tinham respeitosamente temido a autoridade de Moisés, assim demonstrado pela maneira como ele servia a Jeová, inspiraram um respeito terrível. Eles perceberam que Deus falou por meio dele. Os israelitas deviam ter temor respeitoso do santuário de Jeová, adorar como Jeová havia ordenado e se comportar em harmonia com todos os seus mandamentos. Isso mesmo implica em nossa nova personalidade cristã refletida, conforme mencionado em Levítico 26: 3, diz assim: "Se você continuar a andar de acordo com meus estatutos e obedecer aos meus mandamentos e cumpri-los"

Se estudarmos a Palavra de Deus, a Bíblia diariamente e sabermos o que é pedido de nós. Assim como sabemos o que alcançaremos se o fizermos. Jeová disse à nação de Israel que, se o fizessem, ele mesmo lhes daria fortes chuvas no devido tempo, a terra daria todos os frutos de que precisavam, bem como todas as árvores. Além disso, daria paz à nação e todos iriam para a cama à noite sem nada a temer. Jeová andaria no meio deles e eles seriam o seu povo. A nação de Israel não teria que sentir nenhum tipo de medo, mas teria paz e abundância material porque colocava o fortalecimento dessa bela e achegada relação com Jeová em primeiro lugar. 

Cada um de nós faz o mesmo ao colocar a Lei de Jeová em primeiro lugar? Certamente todos nós nos esforçamos por ela e prestamos adoração pura a Jeová de acordo com nossas limitações e circunstâncias pessoais. Os israelitas que obedeciam às leis de Jeová estavam em paz com ele e receberam muitas bênçãos. Vimos as muitas bênçãos que o povo de Deus tem, sentimos muitas dessas grandes bênçãos e benefícios em nossa própria carne porque colocamos a Lei de Jeová em primeiro lugar. Llevamos vidas más felices, de forma individual o con nuestras familias, y evitamos muchos problemas que tiene este mundo… porque nuestra meta y nuestros objetivos son muy diferentes y se trata de mantener la vista puesta al frente, en el futuro Reino venidero de Jehová y por ele,Esquecemos as riquezas materiais ou os bens materiais que podem fazer com que nos concentremos mais neles. Não sabemos, mas colocamos o Reino de Deus em primeiro lugar.

Desta forma, como acontecia no antigo Israel, fazemos parte deste povo de Deus e Jeová estará conosco para que nunca tenhamos medo ou trememos pelas situações que passamos, pois, por mais difíceis que sejam, ele está sempre conosco ajudando, e fornecerá o que precisamos em abundância no devido tempo. Essas bênçãos são muitas e temos visto elas refletidas em nossas vidas de muitas maneiras, temos um conhecimento correto da Bíblia e isso nos permite estabelecer um bom relacionamento com Deus e ser amigos de Deus. A tranquilidade que temos e os muitos problemas que evitamos são inúmeros e vemos isso refletido na felicidade das nossas famílias, que mesmo com problemas,Essa felicidade nos faz enxergar além dela e aproveitar as coisas importantes da vida com a maravilhosa esperança que temos no horizonte da ressurreição e da vida eterna em um paraíso com todos aqueles que amamos.

Comentários