Faca Seu Melhor No Ministerio2021, Semana de 18 a 24 de janeiro, Discurso de 5 minutos, Tarefa Preparada.
Faca Seu Melhor No Ministerio, 18 a 24 de janeiro de 2021, discurso de 5 minutos, tarefa preparada.
Discurso (5 min.): W07 15/7 26. Título: Quem colheu os primeiros frutos da cevada que foram trazidos ao santuário? (lec. 13).
De acordo com a lei mosaica, especificamente Deuteronômio 16:16 ordenava ao povo israelita que celebrasse três feriados importantes, um deles era "A festa dos bolos não fermentados", que começou um dia depois da Páscoa em 14 de nisã durou 7 dias. Dois dias após o início do festival, ele marcava o início da primeira celebração do ano, de acordo com o calendário judaico.
Naquele dia, em 16 de nisã, o sumo sacerdote teve que pegar "um molho das primícias" da colheita da cevada e movê-lo de um lado para outro diante de Jeová no santuário. Notemos, queridos irmãos, o que Levítico 23: 9-12 menciona. Se você encontrar, por favor, acompanhe-me com a leitura, diz: Jeová continuou dizendo a Moisés: “Fale com os israelitas e diga-lhes: 'Quando finalmente entrarem na terra que vou lhes dar e fizerem a colheita, devem trazer uma molho * das primícias da sua colheita ao sacerdote. E ele moverá o molho para a frente e para trás perante Jeová, para aprovação. O padre deve arrasar depois de sábado. No dia em que o molho for agitado, você deve oferecer um carneiro jovem e saudável em seu primeiro ano como oferta queimada a Jeová.
Portanto, se a colheita começou oficialmente 2 dias antes do início do festival e logicamente os homens israelitas estavam celebrando as festas dos bolos não fermentados, então quem estava colhendo as primícias da cevada que foram trazidas para o santuário e os homens estavam no festa, se os meninos estivessem na festa?
A resposta é que a ordem de oferecer a Jeová as primícias da colheita durante a festa dos pães não fermentados foi dada à nação como um todo. E embora se aplicasse a todos os israelitas, não era necessário que todos fossem colher e produzir a primícias para o Santuário.
Na verdade, uma enciclopédia diz que nos feriados, a cevada podia ser colhida por “três homens” representando o povo e levada ao sumo sacerdote para apresentar a Jeová.
Irmãos, o que podemos aprender e por que devemos dar valor a essa ordem de Jeová? Embora nem todos os israelitas colhessem as primícias, a participação deles na festa deu-lhes uma oportunidade maravilhosa de expressar sua gratidão a Jeová pela maneira como ele abençoou suas terras e colheitas.
Da mesma forma hoje, nós também podemos mostrar nossa gratidão a Jeová de muitas maneiras e por muitos motivos, o mais importante dos quais é que ele nos escolheu para fazer parte de seu povo, ele nos alimenta espiritualmente e nos torna diferentes das pessoas do mundo. , desfrutando assim de um paraíso espiritual sem precedentes e com a esperança certa de uma vida melhor e para sempre em um paraíso terrestre.
Curiosamente, Jesus Cristo ressuscitará em 16 de nisã, o dia em que Jeová estava oferecendo as primícias da colheita. Notemos, queridos irmãos, o que Paulo diz sobre este fato, em 1 Coríntios 15: 20-23, ele descobriu que diz o seguinte: Mas Cristo ressuscitou dos mortos como as primícias * dos que dormem na morte. Assim como a morte veio por meio de um homem, a ressurreição dos mortos também veio por meio de um homem. Pois, assim como em Adão todos estão morrendo, também em Cristo todos receberão vida. Mas cada um na sua ordem: Cristo como primícias, e depois aqueles que pertencem a Cristo durante a sua presença.
Como mostra o apóstolo Paulo, o molho de primícias que o sumo sacerdote agitava para frente e para trás diante de Jeová prefigurava o Jesus Cristo ressuscitado, pois ele foi o primeiro a ser ressuscitado dos mortos para viver para sempre.
Desta forma, Jesus abriu o caminho para libertar a humanidade do pecado e da morte. Saber disso nos motiva a sempre ser gratos ao nosso Deus Jeová e a seu filho Jesus Cristo. E a melhor forma de o demonstrar é sendo sempre obedientes, sujeitando-nos aos arranjos da organização, sempre ativos, e encontrando-nos com os irmãos, fortalecendo-nos uns aos outros. Enquanto esperamos pacientemente pelo cumprimento de todas as promessas divinas, a saber: a vindicação da soberania de Deus e as promessas de vida eterna.
Comentários
Postar um comentário