Estudo A Sentinela, Semana de 4 a 10 de janeiro de 2021, Ajudando Outros a Obedecer ao Mandamento de Cristo, Respostas Sublinhadas.

Estudo A Sentinela, 4 a 10 de janeiro de 2021, Ajudando Outros a Obedecerem ao que Cristo ordenou, Respostas sublinhadas.





1. O que Jesus ordenou em Mateus 28: 18-20?

DEPOIS de ressuscitar, Jesus apareceu a seus discípulos, que estavam reunidos na Galiléia. Ele tinha algo importante para dizer a eles. Que era? Podemos ler em Mateus 28: 18-20 (leia).

O mandato que nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou é de fazer discípulos, mas ele também mencionou que devemos ensinar os outros a obedecer ao que ele nos mandou, ele sabia que não seria fácil mas ele também nos deu uma garantia, ele estaria ao nosso lado para nos ajudar a cumprir este comissão.

2. Que questões vamos analisar?

Todos nós que servimos a Deus hoje também temos que seguir a ordem de Jesus de fazer discípulos. Então, vamos analisar três questões relacionadas a esta obra que Jesus nos confiou. Em primeiro lugar, o que devemos fazer além de ensinar aos novos discípulos os padrões de Deus? Segundo, como toda a congregação pode ajudar os estudantes da Bíblia a progredir espiritualmente? E terceiro, como podemos ajudar irmãos inativos a participarem novamente da obra de fazer discípulos?


ENSINA-OS A OBEDECER O QUE CRISTO ORDENOU

3. Que detalhes inclui o comando que Jesus deu?

Jesus deixou claro que devemos ensinar às pessoas o que ele ordenou. Agora, é importante não esquecer que Jesus não disse apenas: "Ensina-lhes tudo o que te ordenei." Em vez disso, ele disse: "Ensine-os a obedecer a tudo o que eu te ordenei." Se quisermos cumprir esse detalhe, temos que ensinar ao nosso aluno o que fazer, mas também como fazê-lo. Por quê?

4. Explique com um exemplo como podemos ensinar alguém a obedecer ao que Cristo ordenou.

Como podemos ensinar alguém a obedecer ao que Cristo ordenou? Vejamos o seguinte exemplo. O que um instrutor em uma autoescola faz para ensinar seus alunos a obedecer às regras da estrada? Você pode primeiro ensiná-los por meio de palestras. Mas se você quer que eles aprendam a obedecê-lo, você tem que fazer outra coisa. Você deve acompanhá-los nas aulas práticas para ajudá-los a aplicar o que aprenderam na estrada. Qual é a lição?

5. a) De acordo com João 14:15 e 1 João 2: 3, o que devemos ensinar o aluno a fazer? b) Dê alguns exemplos de como podemos fazer isso.

Quando ensinamos a Bíblia a uma pessoa, a). Nós ensinamos o que Deus espera que façamos. Mas isso não é suficiente. Devemos ensiná-lo a colocar em prática o que aprende em sua vida diária (leia João 14:15; 1 João 2: 3).  b). Com nosso exemplo, podemos mostrar como aplicar os princípios bíblicos na escola, no trabalho ou ao escolher o entretenimento. Também podemos contar uma experiência pessoal que mostra como o conselho da Bíblia nos protegeu ou nos ajudou a tomar uma boa decisão. E quando oramos com o aluno, podemos pedir a Jeová que seu espírito santo o guie (João 16:13).

6. O que mais devemos fazer para ensinar outros a obedecer aos mandamentos de Jesus?

O que mais devemos fazer para ensinar outros a obedecer aos mandamentos de Jesus? Temos que ajudar o aluno a ter o desejo de fazer discípulos. Alguns alunos tremem só de pensar em participar da obra de pregação. Portanto, temos que ajudá-los pacientemente a entender melhor as verdades da Bíblia para que tenham uma fé forte e, assim, seus corações os motivem a pregar. O que podemos fazer para ajudá-los a ter o desejo de compartilhar as boas novas?

7. Como podemos ajudar o aluno a ter o desejo de pregar as boas novas?

Talvez possamos fazer perguntas ao aluno como estas: “Como você diria que sua vida melhorou desde que você aceitou a mensagem do Reino? Você acha que outras pessoas precisam ouvir isso? O que você pode fazer por eles? " (Pro. 3:27; Mat. 9:37, 38). Vamos mostrar a ele os folhetos do kit de ensino e perguntar quais ele acha que sua família, amigos ou colegas de trabalho gostariam. Vamos dar a ele alguns dos seus próprios e praticar com ele para que aprenda como oferecê-los de maneira gentil. E, claro, quando ele se tornar um publicador não batizado, continuemos a guiá-lo (Ec 4: 9, 10; Lucas 6:40).

O PAPEL DA CONGREGAÇÃO NO PROGRESSO DOS ALUNOS

8. Por que é importante que uma pessoa comece a sentir um amor profundo por Deus e pelo próximo? (Veja também o quadro “Ajudando seu aluno a amar mais a Deus”).

Vamos lembrar que Jesus nos disse para ensinar outros a obedecer a tudo que ele ordenou. Sem dúvida, isso inclui os dois mandamentos mais importantes, que são amar a Deus e amar o próximo (Mt 22: 37-39). Se ensinarmos o aluno a obedecê-los, estaremos ajudando-o a pregar. É compreensível que alguns estudantes tenham medo de pensar em sair e pregar, mas podemos assegurar-lhes que Jeová os ajudará a superar gradualmente o medo das pessoas. - Salmo 18: 1-3; Pro. 29:25. Este artigo contém uma caixa que explica como ajudar o aluno a amar mais a Deus. Agora, toda a congregação pode ajudar os novos a mostrar mais amor. Vamos ver como.

COMO AJUDAR O ESTUDANTE A AMAR MAIS DEUS

 ENCORAJANDO-O A LER

Vamos encorajá-lo a ler a Bíblia mesmo que por apenas alguns minutos por dia. Vamos dar-lhe uma cópia de um programa de leitura da Bíblia (veja o programa de leitura da Bíblia para impressão disponível em jw.org. Vá para ENSINAMENTOS BÍBLICOS> AIDS PARA ESTUDO BÍBLICO). Podemos sugerir que você assista aos vídeos introdutórios dos livros da Bíblia e diga como encontrá-los em nosso site.

AJUDANDO VOCÊ A MEDITAR

 

Vamos ajudá-lo a refletir sobre o que lê na Bíblia . Vamos para a "Introdução à Palavra de Deus" no início da Tradução do Novo Mundo e mostrar a pergunta número 20, "Como você tira o máximo proveito da leitura da Bíblia?" Vamos explicar que as quatro perguntas que ele encontrará servem como um guia para a meditação. Para mostrar como, vamos ler uma passagem juntos e responder às quatro perguntas. Com esse método, o aluno poderá encontrar pérolas espirituais para si mesmo, o que o ajudará a ter mais prazer em estudar e a aproximá-lo de Jeová.

ENSINANDO-O A ORAR

Vamos ensiná-lo a orar a Jeová e ajudá-lo a entender do que pode falar em suas orações. Vamos usar textos como Salmo 25: 4, 5 e 1 João 5:14, 15 para mostrar por que é tão importante direcionar suas orações a Jeová. Vamos ser específicos nas orações que fazemos no início e no final das aulas bíblicas. Vamos mostrar com nossas palavras que realmente nos preocupamos com o aluno. Se nossas orações forem sinceras e refletirem nosso amor a Jeová, o aluno ficará motivado a fazer o mesmo. Essas orações o ajudarão a desenvolver o desejo de obedecer a Jeová e fazer o que Cristo ordenou.

9. De que maneiras uma pessoa aprende a dirigir um carro?

Voltemos ao exemplo da pessoa que aprende a dirigir um carro. Conforme você dirige pela estrada, você aprende não apenas com o que seu instrutor, que está ao seu lado, lhe diz, mas também com o que você vê outros bons motoristas fazerem. Por exemplo, o instrutor pode pedir que você procure um veículo que gentilmente permita que outro entre no trânsito antes dele. Ou talvez destaque como alguém abaixa as luzes para não ofuscar quem vem da direção oposta. Com esses exemplos, o aluno aprende lições valiosas.

10. O que ajudará o aluno a progredir espiritualmente?

Da mesma forma, o aluno que começa a trilhar a estrada que leva à vida aprende não apenas com seu professor, mas também com os bons exemplos de outros servos de Jeová. É por isso que é tão importante para o progresso espiritual de quem vai às reuniões cristãs . O que você ouve neles aumentará seu conhecimento, fortalecerá sua fé e o ajudará a amar mais a Deus (Atos 15: 30-32). E não apenas isso, lá seu professor pode apresentar-lhe irmãos e irmãs com quem você pode ter muitas coisas em comum. Que exemplos de amor cristão o aluno pode ver na congregação? Vamos ver alguns casos que podem ocorrer.

11. Que casos podem ocorrer na congregação, e que efeito eles podem ter sobre os alunos?

Na congregação, podemos encontrar uma variedade de irmãos fiéis que, como em todas as suas circunstâncias, podem causar certos testes ou dificuldades, por exemplo, alunos que são mães solteiras, que lutam contra uma fraqueza como o cigarro ou jovens que tentam ser felizes, eles podem Encontre irmãos que viveram ou viveram circunstâncias semelhantes e eles podem ser de grande ajuda dando o exemplo.  

Uma aluna que é mãe solteira percebe uma irmã que está em uma situação semelhante. Ele fica comovido ao ver o grande esforço que a irmã faz para ir ao Salão do Reino com os filhos. Outro estudante, que está tentando parar de fumar, conhece um editor que passou por uma luta semelhante. O irmão diz a ele que seu amor por Jeová o motivou a obedecer aos princípios bíblicos e vencer esse vício (2 Cor. 7: 1; Fil. 4:13). Depois de contar sua história e garantir que ele também pode fazer isso, o aluno fica muito animado. Por fim, uma jovem que está estudando a Bíblia nota uma irmã de sua idade que parece muito feliz como Testemunha de Jeová. Isso faz com que o aluno queira saber por que a irmã está sempre feliz.

12. Por que dizemos que todos podemos contribuir com nossa parte para o progresso dos alunos?

 

À medida que o aluno conhece vários irmãos e irmãs fiéis, ele pode ver neles o que significa obedecer à ordem de Cristo de amar a Deus e ao próximo (João 13:35; 1 Timóteo 4:12). Além disso, como já dissemos, o aluno pode se beneficiar do exemplo de irmãos que estão em situação semelhante à sua. Assim, ele percebe que é possível fazer as mudanças necessárias para se tornar um discípulo de Cristo (Deut. 30:11). Como podemos ver, todos na congregação podem fazer sua parte pelo progresso espiritual dos estudantes da Bíblia (Mt 5:16). Cada um deve se perguntar: "O que estou fazendo para incentivar os estudantes da Bíblia que vêm às reuniões?"

VAMOS AJUDAR OS INATIVOS A PREGAR NOVAMENTE

13, 14. Como Jesus tratou seus apóstolos quando eles ficaram desanimados?

Queremos ajudar os irmãos inativos a participarem novamente do processo de fazer discípulos confiado por Cristo. Para ver como fazer isso, vamos lembrar como Jesus tratou seus apóstolos quando eles estavam desanimados.

 

Perto do fim do ministério de Jesus na terra, quando sua morte era iminente, os apóstolos o abandonaram e fugiram (Marcos 14:50; João 16:32). Como Jesus os tratou nesses momentos de desânimo? Vejamos algo que ele fez logo após ressuscitar. Ele enviou algumas discípulas para avisar aos apóstolos que ele havia ressuscitado. Ele lhes disse: “Não tenham medo. Vá, diga aos meus irmãos ”(Mt 28: 10a). Embora eles o tivessem abandonado, observe que Jesus não os rejeitou, mas continuou a chamá-los de "meus irmãos". Jesus imitou a Jeová sendo compassivo e disposto a perdoar (2 Reis 13:23).

15. Como nos sentimos por aqueles que pararam de pregar?

Também nos preocupamos muito com aqueles que pararam de pregar . Eles ainda são nossos irmãos e nós os amamos. Não nos esquecemos de tudo o que eles fizeram por Jeová no passado, alguns até por décadas. - Hebreus 6:10. Sentimos muito a falta deles (Lucas 15: 4-7). De que maneiras podemos imitar a Jesus e mostrar nosso interesse?

16. Qual é uma maneira de mostrar a nossos irmãos inativos que nos importamos com eles?

Convidando-os com amor para as reuniões. Uma das coisas que Jesus fez quando seus apóstolos ficaram desanimados foi convidá-los a se reunir (Mt 28: 10b; 1 Cor. 15: 6). Hoje nós também podemos convidar os inativos para assistir às reuniões congregacionais. Claro, sabemos que pode ser necessário dizer a eles várias vezes antes de aceitarem. Certamente Jesus ficou muito feliz quando seus discípulos aceitaram seu convite, e podemos sentir a mesma alegria (Mateus 28:16; compare com Lucas 15: 6).

17. O que devemos fazer se uma pessoa inativa vier a uma reunião?

Recebendo-os de braços abertos. Ao encontrar seus discípulos, Jesus se aproximou deles e falou com eles para que se sentissem bem-vindos (Mt 28:18). E nós, o que faremos se virmos uma pessoa inativa entrar no Salão do Reino? Devemos nos apresentar e dar-lhe uma recepção calorosa. A princípio, podemos ficar preocupados em não saber o que dizer, mas pode ser o suficiente para dizer a você - sem fazer você se sentir desconfortável - que estamos muito felizes em vê-lo.

18. Como podemos dar incentivo e confiança aos inativos?

Dando-lhes incentivo e confiança. Os discípulos de Jesus devem ter ficado maravilhados com a idéia de pregar a toda a terra. Jesus os tranquilizou, dizendo: "Eu estarei sempre com vocês" (Mt 28:20). E funcionou, porque logo depois eles estavam “ensinando e anunciando as boas novas” sem parar (Atos 5:42). Editores inativos também precisam de incentivo e confiança. Eles podem se sentir oprimidos quando pensam em sair para pregar novamente. Podemos tranquilizá-los, dizendo-lhes que não terão que pregar sozinhos e oferecendo-nos para sair com eles quando estiverem prontos. Eles certamente apreciarão nosso apoio. Se os virmos e os tratarmos como irmãos, nossa congregação poderá ter a alegria de vê-los reativados.

TERMINEMOS A OBRA QUE JESUS ​​NOS COMISSOU

19. Qual é o nosso desejo sincero e por quê?

Por quanto tempo devemos continuar fazendo discípulos? Até o final deste sistema (Mt 28:20; veja o glossário, “conclusão do sistema”). Seremos capazes de cumprir esta parte do mandato que Jesus deu? Estamos determinados a fazer isso! Usamos com prazer nosso tempo, energia e recursos para buscar aqueles que têm “a atitude certa para obter a vida eterna” (Atos 13:48). Assim, seguimos o exemplo de Jesus, que disse: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e completar a sua obra” (João 4:34; 17: 4). Nosso desejo sincero é também completar a obra que nos foi confiada (João 20:21). E queremos que todos os nossos irmãos, incluindo os inativos, continuem trabalhando ao nosso lado até o fim (Mt 24:13).

20. De acordo com Filipenses 4:13, por que podemos cumprir a missão que Jesus nos deu?

É preciso reconhecer que Jesus não nos confiou uma tarefa simples. Mas não estamos sozinhos, porque ele nos prometeu que estaria ao nosso lado. Obedecemos ao mandamento de fazer discípulos como “cooperadores de Deus” e “na companhia de Cristo” (1 Cor. 3: 9; 2 Cor. 2:17). Então podemos fazer isso. É um grande prazer e um grande privilégio cumprir nossa missão e ajudar outros a fazer o mesmo (leia Filipenses 4:13).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como podemos ajudar nossos estudantes da Bíblia a obedecer ao que Jesus ordenou?

É como ensinar uma pessoa a dirigir, o teórico vai lhe dar os conhecimentos básicos para entender o que fazer, porém não pensaríamos que só por saber o teórico ele já saberia dirigir, devemos estar em suas aulas práticas para ajudá-lo a se colocar. Pratique o que aprendeu.

O que podemos fazer para incentivar os estudantes da Bíblia que assistem às reuniões?

Muitos irmãos na congregação não tiveram a possibilidade ou privilégio de conduzir um estudo progressivo, mas isso não é limitante para poder apoiar o crescimento espiritual dos alunos, porque vendo nosso exemplo ou tendo companhia juntos, sem dúvida apoiaremos seu crescimento espiritual. 

De que forma podemos ajudar os inativos a sair e pregar novamente?

Devemos ter em mente que Jeová não se esquece dos irmãos inativos, ele os ama e sentimos muito a falta deles, por isso nos foram dadas 3 maneiras de mostrar nosso interesse: 1. Convidá-los com amor para as reuniões, 2. Recebê-los de braços abertos e 3. Dê-lhes ânimo e confiança, com isso vamos mostrar-lhes amor e juntos podemos cumprir a missão que Jesus comissionou. 

Comentários