Estudo de Livro de Congregação, Semana de 25-31 de janeiro de 2021, Capítulo 3, Parágrafos, 21-30, Respostas.
Estudo de Livro de Congregação, 25-31 de janeiro de 2021, Capítulo 3, Parágrafos. 21-30, Respostas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 3 paras. 21-30.
O que está no comando
21, 22. Explique o que faz o carro funcionar.
Este carro celestial não é governado por nenhum tipo de lei física, a visão de Ezequiel é sobre um veículo simbólico que só existe na região espiritual e que não precisa de nenhum mecanismo físico para se mover porque, conforme lido em Ezequiel 1:20, 21 esse espírito é o espírito santo de Jeová, sua força poderosa é a energia com a qual esta carruagem de Deus se movia.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Vimos neste capítulo que rodas seriam o sonho de qualquer engenheiro. E é que tudo como um todo seria, assim como as rodas são, não precisa de nenhum mecanismo para manter suas partes juntas e direcionar seus movimentos sincronizados. Tudo que você precisa é da força ativa de Deus, é o seu espírito santo que realça a majestade do carro.
Ao pensar em um carro é impossível não se referir à mecânica e às leis da física que nos ajudam a explicar o movimento, porém, o carro de Jeová não é regido por leis humanas por ser simbólico, o carro tem uma plataforma translúcida que brilha nas rodas e o que o move é o espírito santo de Jeová, a força mais poderosa em todo o universo.
Segundo um dicionário, a mecânica é a parte da física que estuda o movimento e o equilíbrio dos corpos, bem como a força que os produz, por isso pode ser difícil para quem entende de mecânica entender como funciona a carruagem de Jeová. É importante que nós entender que esse carro é simbólico, portanto, é lógico pensar que é a força ativa de Jeová que dá energia a esse veículo.
23. Que tipo de expressões Ezequiel geralmente usa? Por que você os usa tanto ao tentar descrever a Jeová?
Ezequiel geralmente usa expressões como "parecia", "semelhante" e "algo como" e nesses versos que acabamos de ler ele faz isso com ainda mais frequência e é que Ezequiel teve que encontrar palavras para descrever essas cenas de suas visões porque elas eram indescritíveis. Ezequiel, dentro do que sabia, tentou dar uma descrição do que viu, mas vemos que a grandeza e majestade dessas visões eram tão grandes que são indescritíveis e Ezequiel tentou dar uma aproximação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Vamos pensar em quando talvez queiramos transmitir um certo sentimento ou como nos sentimos sobre algo em um determinado momento. Muitas vezes teremos dito “não sei como expressar, como definir para que você entenda”. Se isso costuma acontecer conosco com certas coisas que não sabemos como ou que palavras usar para nos explicar, não podemos imaginar o que significou para Ezequiel tentar descrever tudo o que viu; na verdade, ele caiu de bruços.
O profeta Ezequiel estava usando adjetivos de qualificação para ser capaz de explicar características específicas sobre a carruagem de Jeová e tudo mais que ele estava vendo, no entanto ele usou palavras como; "Algo como" ou "semelhante a". Sem dúvida foi porque ele tentou nos explicar coisas que nunca vimos traduzidas em palavras e termos que, se sabemos, certamente não foi uma tarefa fácil.
Como explicamos as cores a uma pessoa cega de nascença, certamente não seria fácil e nem poderíamos saber se o que estamos explicando pode ser entendido como o vemos, parece que Ezequiel passou por algo como ter que descrever coisas espirituais dos humanos e situações.
24, 25. (a) O que o arco-íris ao redor do trono de Jeová nos lembra?
Isso nos lembra do pacto de paz que Jeová estabeleceu depois do dilúvio. Jeová é um Deus de paz, A paz reina em seu coração e ele a oferece a todos os que o adoram fielmente. Sempre que vemos o arco-íris quando chove, lembramos deste pacto e isso nos dá tranquilidade além de vê-lo com entusiasmo por sua grande beleza e perfeição. Jeová irradiava poder na visão de Ezequiel, mas também tranquilidade e paz por meio desse arco-íris.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ezequiel teve que proteger os olhos com a mão por causa do brilho, os lampejos de glória que Jeová irradiava, aos quais foi acrescentado esse brilho do arco-íris. A visão de Ezequiel mostra a grande glória, poder, tranquilidade e paz de Jeová.
Certamente, ao ouvir a palavra arco-íris, muitos de nós pensamos na primeira referência bíblica a esse nome encontrada no relato da aliança de Deus com Noé e sua família depois que eles sobreviveram ao dilúvio. Da mesma forma, quando Ezequiel descreve este esplendor fascinante do arco-íris, isso nos faz pensar que Jeová é um Deus Todo-Poderoso e, ao mesmo tempo, reina paz em seu coração.
A imagem de Deus e seu trono está relacionada na Bíblia à glória e beleza do arco-íris que aparece depois de uma tempestade e ao sentimento de paz que isso produz.
24, 25. b) Que efeito esses tipos de visões tiveram sobre alguns homens de fé?
Ezequiel caiu de cara no chão, com grande espanto e medo ao ver essas visões de Jeová. Nada comparado com o que ele viu antes e cujo poder está longe do que qualquer demonstração de poder que ele já viu e nunca veria. Outros homens de fé também tiveram visões e sentiram exatamente o mesmo antes de tal experiência, insignificante e dominado pela emoção. O poder de Jeová é incomparável e insignificante para o de qualquer homem.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em Isaías, lemos que ele já poderia ser considerado morto. Em Daniel ele diz que perdeu a energia, ficou pálido e todas as suas forças se foram e então adormeceu com o rosto no chão. Em Apocalipse, vemos como João caiu morto a seus pés. Depois disso, todos esses homens acabaram ficando muito fortalecidos com o que Jeová lhes revelou.
Muitos profetas, incluindo o profeta Ezequiel, ao terem visões que representam a glória ou propósito de Jeová caíram por terra. Esta foi certamente uma reação normal a uma experiência como essa, pois pode fazer com que se sinta insignificante e dominado pela emoção.
Sem dúvida ao observar um céu estrelado ou uma bela paisagem nos sentimos minúsculos diante de tamanha imensidão, agora imagine como o profeta Ezequiel se sentiu ao ver uma representação da glória de Jeová Deus Criador do universo e de toda a beleza que nós tem na terra, talvez para que possamos entender o espanto e espanto que Ezequiel mostrou quando ele caiu no chão.
26. Por que essa visão deve ter fortalecido Ezequiel?
Ezequiel ficaria inquieto e preocupado com o que o povo de Deus estava passando na Babilônia, longe de Jerusalém, mas isso não importava, porque Ezequiel deve ter se fortalecido muito depois de ver aquela visão e tornar suas as palavras do Salmo 118: 6. Eu não teria mais medo ou preocupação porque o poder de Jeová não é semelhante a nenhum outro e a deslumbrante carruagem de Deus atinge todos os lugares da Terra e não estava longe dos seres humanos mas estava muito atento ao seu povo, onde quer que estivesse.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pensar em todas as ansiedades e dificuldades que o povo de Deus experimentou enquanto estava cativo na Babilônia sem dúvida manteve o profeta preocupado, mas ver todo o esplendor e deslumbrante carruagem de Jeová certamente cheio de força, pois ele tinha certeza de que nenhuma força diabólica ele poderia resistir a Deus toda a organização celestial.
Certamente, quando o profeta Ezequiel pensou sobre o exílio que algumas famílias judias haviam sofrido na Babilônia, ele ficou cheio de nostalgia, mas graças à visão da deslumbrante carruagem de Jeová, ele pôde sentir a certeza de que Jeová continuará a estar muito ciente de sua pessoas mesmo que fossem banidas e sempre pudessem contar com o cuidado terno e protetor de Deus.
O carro e cada um de nós
27. Como a visão de Ezequiel nos ajuda atualmente?
Isso nos lembra que não estamos sozinhos nem isolados, saber que a parte da organização celestial de Jeová nos ajuda muito e nos impressiona muito, fortalece nossa fé. Sua grandeza, poder, velocidade e capacidade de adaptação que estamos vendo nos fazem sentir seguros contra os contínuos ataques de Satanás que estão cada vez mais intensos mas não estamos sozinhos, e o poder de Deus é muito maior.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Não vamos permitir que os ataques de Satanás influenciem em nós ou em nosso humor. Vejamos Ezequiel, longe de sua terra ele poderia pensar que o reino de Deus estava caindo e que a adoração pura poderia desaparecer. Ao contrário, essas visões o ajudaram a entender e entender que o povo de Deus é muito poderoso e nunca cairá por causa de muitos ataques contínuos e intensos contra eles.
Muitos de nós nos sentimos sozinhos e até mesmo isolados durante este confinamento pela pandemia, mas a visão de Ezequiel nos ajuda a que essas ideias não se enraízem em nossas mentes ou em nossos corações, mas devemos ter certeza de que nem Jeová nem sua organização universal você o fará nos deixe em paz
28, 29. Pensando nos últimos cem anos, que evidência há de que a carruagem de Jeová está se movendo?
João 14:12, embora sejamos humanos imperfeitos, por ter fé em Deus, ele fará obras maiores. Um exemplo que define isso perfeitamente e que a carruagem de Jeová está a caminho é a pregação, seu avanço e alcance global em todas as partes da Terra, como foi traduzido para centenas e centenas de idiomas, publicações, a Bíblia e outra infinidade de recursos. Pregar no nível de desenvolvimento indica que a carruagem de Jeová está se movendo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Além de nossa obra de pregação em todo o mundo, a organização terrena de Deus se adaptou a muitas mudanças devido à mudança no cenário deste mundo, dando passos gigantes em aspectos como a educação cristã, batalhas e vitórias jurídicas ou o uso do tecnologia para o cumprimento da vontade divina.
O fato de que a adoração pura nos últimos anos desse sistema foi muito avançada e restaurada com a iniqüidade que existe nos confirma que a carruagem de Jeová ainda está se movendo.
Nestes últimos 100 anos, a organização terrestre de Jeová, embora imperfeita, alcançou um incrível avanço na pregação, educação, batalhas jurídicas e até avanços tecnológicos, tudo para cumprir a vontade divina.
Hoje temos a grande honra de fazer parte da organização terrestre de Jeová e somos testemunhas do avanço da carruagem de Jeová, por exemplo, hoje temos o canal TJ Broadcasting no qual podemos estar em contato com os irmãos do Corpo Governante e receber instruções a cada mês, e também podemos levar em nossos dispositivos móveis todas as informações editadas até agora, fica claro que a organização terrestre de Jeová leva muito a sério o trabalho de restauração da adoração pura.
30. Sobre o que falaremos no próximo capítulo?
No próximo capítulo continuaremos a analisar a visão de Ezequiel com outro aspecto muito importante e interessante que são os quatro seres vivos ou querubins
COMENTÁRIOS OPCIONAIS
No próximo capítulo, continuaremos a aprender mais sobre a organização celestial de Jeová; especificamente, discutiremos longamente as quatro criaturas vivas ou querubins e o que essas criaturas extraordinárias nos ensinam sobre nosso glorioso soberano Jeová.
ADORAÇÃO PURA E VOCÊ
O que representa o carro que Ezequiel viu? Como nós sabemos?
Esta carruagem de Jeová representa a parte celestial da gloriosa organização universal de Jeová. Em Ezequiel 1: 3, lemos que "a mão do Senhor veio sobre ele". Ezequiel sente o imenso poder do espírito santo a ponto de cair de cara no chão. Nunca antes se fizera a tentativa de descrever algo semelhante, Ezequiel teve de procurar palavras para descrever e refletir o grande poder que irradiava desse trono onde o próprio Jeová estava sentado.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Ezequiel viu algo que parecia um veículo enorme e impressionante, tinha quatro rodas gigantes acompanhadas por quatro seres espirituais, o veículo ou carruagem da visão de Ezequiel só poderia representar uma coisa: a parte celestial da gloriosa organização universal de Jeová.
O que as rodas do carro nos ensinam e a maneira como o veículo se move?
As rodas eram enormes, dificilmente uma volta completa poderia cobrir grandes superfícies e comprimentos e não precisava frear para virar. A mobilidade era completa e sua fonte de energia provinha da mesma força ativa de Deus. Ezequiel diz que este carro estava se movendo como um raio. Jeová pode estar em qualquer lugar da terra onde seu povo precise dele, e não só isso, mas ele vê tudo, por todos os olhos das rodas e dos querubins.
COMENTÁRIO ADICIONAL
As rodas da carruagem brilhavam como se fossem crisólitas, o fato de o trono de Jeová ter rodas deixa claro que a soberania de Jeová é totalmente diferente de qualquer governo humano, pois ele tem autoridade em qualquer lugar e pode ver tudo
Que efeito a visão que ele recebeu teve sobre Ezequiel? Que efeito isso tem sobre você quando você reflete sobre isso?
Ezequiel não estava se divertindo e com essa visão se encheu de admiração e respeito. Ele não estava sozinho, isolado ou esquecido, embora estivesse longe de Jerusalém, a organização celestial de Jeová é muito próxima e seu poder não se compara a nenhum outro. Como Ezequiel, nos sentimos felizes e contentes com a segurança que Deus nos transmite, não estamos sós e não sentiremos medo dos contínuos ataques de Satanás.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A visão deve ter fortalecido muito Ezequiel, porque deixa claro que nenhuma força diabólica pode resistir a Deus e sua gloriosa organização celestial, visto que a carruagem de Jeová não está longe dos seres humanos porque ele conhece bem seu povo.
Quando refletimos sobre a visão de Ezequiel, nos convencemos de que Jeová sempre nos protegerá e removemos de nossos corações e mentes as idéias de solidão que Satanás deseja que tenhamos, porque vemos a grandeza, poder, velocidade e sua capacidade de nos adaptarmos a Pelas circunstâncias do carro de Jeová, sabemos que Deus nunca nos deixará em paz porque contamos com ele e sua organização universal.
Como podemos mostrar que é uma grande honra para nós servir a Jeová junto com sua organização?
É uma grande honra servir a Jeová junto com sua organização e é por isso que devemos ser cristãos retos, limpos e puros, para que possamos ser avaliados como uma organização terrestre, como o povo de Deus na terra que somos e desta forma vamos dar louvor à parte celestial. Muito já foi realizado na obra de restaurar a adoração pura, e cada um de nós deseja que nossa adoração a Jeová seja sempre pura, não importa o que aconteça e quaisquer situações que enfrentemos.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Mostramos que é uma grande honra para nós participar plenamente na obra de restaurar a adoração pura, apoiando a parte terrestre da Organização de Jeová na pregação, bem como participando na educação cristã e fazendo uso de avanços tecnológicos. Estamos muito felizes em faça parte da organização de Jeová.
Comentários
Postar um comentário