Estudo de Livro de Congregação, Semana de 18 a 24 de janeiro de 2021, Capítulo 3, parágrafos, 11 a 20, Respostas.
Estudo de Livro de Congregação, 18-24 de janeiro de 2021, Capítulo 3, parágrafos. 11-20, Respostas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 3 paras. 11-20.
11. Que visão semelhante Daniel teve? E a que conclusão lógica podemos chegar?
Daniel teve uma visão semelhante à de Ezequiel sobre a organização celestial de Deus. O trono de Jeová também tinha rodas e essa visão se concentrava mais em quão numerosa é a família espiritual de Deus do que a de Ezequiel, mas, por sua vez, confirma o que Ezequiel viu através de sua visão, chegando à conclusão de que ambas as visões respeitam o mesmo conjunto glorioso de seres espirituais.
RESPOSTA OPCIONAL
Daniel teve em uma visão o Ancião de Dias, Jeová, sentado em um trono celestial com rodas, Além disso falo inumeráveis família espiritual que Jeová tem os céus que estavam diante dele, diz que havia mil milhares e dez vezes dez mil, É lógico que essas semelhanças entre a visão de Ezequiel e Daniel representam o mesmo conjunto de seres espirituais gloriosos, todos os quais representam a vasta parte celestial da organização de Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Também em Daniel 7:10 lemos que esta família espiritual de Jeová é inumerável, diz Daniel: “mil milhares (...) dez mil vezes dez mil”. Todos esses filhos espirituais de Deus, inumeráveis para qualquer humano, estão diante de Jeová, servindo plenamente a seu propósito e vontade. Que grande demonstração da majestade de Deus!
Além disso, Daniel 7:14 mais uma vez nos oferece a segurança do Reino de nosso Pai celestial e Jesus como Rei ... aí lemos: "o seu domínio é um domínio eterno, que nunca terá fim, e o seu reino não será destruído." A análise dessas visões que estamos fazendo com o estudo deste livro nos lembra do grande poder de Deus e do quanto desejamos que esta organização celestial seja estabelecida.
12 Por que estudar passagens como a visão da carruagem celestial nos ajuda a nos proteger?
Conforme declarado em 2 Coríntios 4:18, as coisas que são vistas são temporárias, mas as que não são vistas são eternas. Pensar nessas visões extraordinárias que Ezequiel e Daniel tiveram mantém nossas mentes ocupadas com a grande organização celestial de Deus e seu Reino vindouro, e isso nos afasta das fugazes tentações carnais de Satanás e as usa para tentar satisfazer nossos desejos. afastamento carnal dos pensamentos realmente importantes.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Ao invés de nossa mente imaginar e desenhar desejos materiais e carnais que este sistema promove, nossa mente se concentra em imaginar tudo o que estamos estudando, desta forma temos essas visões e profecias muito presentes em nossa mente e isso nos ajuda muito a fortalecer nossa fé e longe das tentações mundanas que podem invadir nossos pensamentos.
"Roda!"
13, 14 a) Como Ezequiel descreve as engrenagens de sua visão?
A descrição de Ezequiel foi muito completa e nos ensina muito. É uma visão chocante onde vemos que as rodas brilhavam muito fortes como a crisólita (um mineral ou gema precioso) e as quatro eram iguais. Sua aparência e estrutura pareciam que havia uma roda dentro da outra e quando se moviam, o trono podia ir em todas as quatro direções sem girar ao avançar. Além disso, os pneus estavam cheios de olhos à sua volta e tinham uma altura impressionante.
13, 14 b) Por que é lógico que o trono de Jeová tenha rodas?
Hoje os tronos dos reis não têm rodas porque são tronos fixos e o rei exerce o seu reinado, a sua soberania sobre o território onde tem o poder para o fazer, por isso não tem de sair do seu país. Muito diferente do poder de Jeová que o exerce em toda a terra, Jeová é o soberano universal, e isso se reflete em que seu trono tem rodas, dessa forma, ele estará presente em todos os lugares da Terra, onde exercerá sua autoridade.
O que mais Ezequiel disse sobre rodas?
Ezequiel, que ficou chocado com tudo o que estava vendo, que de fato, como sabemos, caiu de cabeça no chão, ficaram impressionados com as dimensões tremendas das rodas, que tinham olhos em todos os lugares. Ezequiel possivelmente teve que jogar a cabeça para trás para poder vê-los no céu, além de que eram brilhantes e tinham como outra roda dentro, esse era outro aspecto muito impressionante que tinha para Ezequiel e que agora vamos ver seu significado.
16, 17 a) O que significa que cada roda do carrinho vai dentro de outra roda?
Essas rodas parecem indicar que eram na verdade duas rodas dentro da mesma, tudo obra da engenharia e da sabedoria de Deus, pois dessa forma permitia mover-se em qualquer direção sem a necessidade de girar ao avançar como disse Ezequiel. Isso permite que Deus se mova de uma maneira nunca vista antes, sem a necessidade de frear ou virar e estar em qualquer lugar na velocidade de um raio.
16, 17 b) O que as rodas do veículo de Jeová nos ensinam sobre sua capacidade de manobra?
As grandes dimensões, imensas dimensões, permitiam ao trono de Deus percorrer grandes distâncias sem dificilmente ter que girar as rodas, com uma única volta. Não só isso, essa roda composta, essas duas rodas em uma permitiam que ele se movesse na direção que queria sem a necessidade de frear ou virar, também os olhos dos pneus refletem a ideia de que nada escapa de Deus em nenhuma direção e pode olhe em todos os lugares.
COMENTÁRIO ADICIONAL
A extraordinária mobilidade do trono de Deus e sua capacidade de manobra é um sonho inatingível para qualquer engenheiro. O que novamente mostra o grande poder e sabedoria de nosso Pai celestial, nunca comparável ao conhecimento humano, o que foi possível graças ao fato de que Deus nos providenciou desta forma. Além disso, as características dessa mobilidade permitiam, como lemos em Ezequiel 1:14, que o trono se movesse na velocidade da luz.
18 O que nos dizem as dimensões surpreendentes das rodas e o grande número de olhos?
Sabemos que são impressionantes e gloriosos pelas dimensões e pelo brilhante material que os compõem, que estão cientes de tudo, em todos os lugares e nada lhes escapa devido ao grande número de olhos que têm, os olhos de Jeová vêem tudo e isso conta com milhões e milhões de anjos que podem, se ordenados por Jeová, ir a qualquer canto do mundo, notar o que está acontecendo e voltar para relatar.
19 Pensando na velocidade do carro e sua capacidade de manobra, o que aprendemos sobre Jeová e a parte celestial de sua organização?
Como lemos em Êxodo 3: 13,14: “Serei o que decidir ser” e se olharmos a Bíblia com referências, diz-se: “Acabarei sendo o que serei”. Vemos e aprendemos que Jeová e a parte de sua organização celestial podem ser adaptados a tudo o que Deus deseja e, dependendo das circunstâncias, reflete perfeitamente como Deus é razoável e flexível e que ele controla tudo.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Podemos dar um exemplo dessa capacidade de ser o que Deus decide ser, por exemplo: ele pode rapidamente se tornar um poderoso guerreiro que luta por seu povo e em um instante se tornar um Deus misericordioso que perdoa pecados e cuida e revive até mesmo o mais despedaçado dos pecadores arrependidos.
20 Por que se espera que a carruagem de Jeová nos encha de admiração e respeito?
Ele fez isso com Ezequiel e não podemos nem imaginar o que uma visão como esta deve ter acarretado. Esta carruagem de Jeová representa uma realidade atual e está cada vez mais perto. A organização de Jeová está funcionando e pronta para quando Deus der o último comando de "Rodas!" e começar tudo o que esperamos que aconteça em breve.
COMENTÁRIO ADICIONAL
A organização de Deus está pronta para se adaptar a tudo o que acontecerá neste mundo instável. E assim é, porque todo esse mérito e esforço vêm somente da grandeza do poder de Jeová.
Comentários
Postar um comentário