Estudo de Livro de Congregação, Semana de 4 a 10 de janeiro de 2021, Capítulo 2, parágrafos 28 a 31 e caixas 2A e 2B, Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, 4-10 de janeiro de 2021, Capítulo 2, parágrafos. 28-31, Respostas.

 




Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 2 paras. 28-31 e Caixas 2A e 2B.


Ezequiel testemunha o declínio da adoração pura


28, 29. O que sabemos sobre Ezequiel? (Veja o quadro “Ezequiel: Sua Vida e Tempo”).


Sabemos que seu pai (Buzi) era sacerdote e servia no templo, por isso aprendeu sobre Jeová e a lei através dele, então podemos ver que desde muito jovem ele conhecia muito bem o sistema de adoração pura de Jeová que havia no templo .


COMENTÁRIOS ADICIONAIS


Além disso, sabemos que seu nome significa “Deus fortalece”, e também sabemos que houve profetas que estiveram em pleno trabalho de parto durante a vida de Ezequiel, como vemos na linha do tempo do quadro, profetas como Jeremias, Daniel e Obadias.


RESPOSTAS COM BASE NA CAIXA DE FATOS 2B: Ezequiel | Sua vida e seu tempo


O livro da Lei apareceu no templo por volta da época em que Ezequiel nasceu, isso reforça o ensino que ele receberia de seu pai sacerdote e o ajudaria a fortalecer seu relacionamento com Jeová. Além disso, o surgimento da Lei coincidiu com o reinado de Josias que já se esforçava para promover a adoração pura ... com a leitura do livro da Lei ele se esforçou ainda mais. Tudo isso contribui para o ambiente onde Ezequiel se desenvolveu e cresceu.


Além disso, Ezequiel, conforme lemos na Bíblia, sempre permaneceu fiel e leal a Jeová numa sociedade em que a adoração pura estava em declínio. Ele sempre fez tudo o que Jeová disse a ele e assim como ele havia dito. E sua fé profunda sempre o motivou a adorar a Deus com os quatro requisitos que estudamos. Ao contrário da maioria das pessoas de sua época que estavam se corrompendo.


A infância feliz de Ezequiel foi condicionada pelas profecias fervorosas da vinda do julgamento de Jeová anunciadas pelas profecias de Jeremias começando em 647 AC. Este é um grande impulso e estímulo nas energias para a adoração pura de Ezequiel. O mesmo acontece conosco hoje, o entusiasmo de anunciar os últimos dias nos leva a pregar com mais fervor do que nunca.


Ezequiel começa a profetizar em 613 AC, as profecias de Jeremias que influenciaram Ezequiel na chegada do julgamento de Jeová produziram que a atividade profética de Ezequiel contém muitos avisos, mas a mensagem fundamental de sua obra se encaixa com o significado de seu nome, que é "Deus fortalece", suas palavras ajudaram as pessoas que deram adoração pura a Deus e fortaleceram sua fé.


O tempo em que Ezequiel vive não é fácil, a adoração pura de Jeová está em declínio, a maioria das pessoas não o adora ou o faz da maneira errada. A infância de Ezequiel está sob o reinado de Josias, que se esforçou para promover a adoração pura, mas isso não durou enquanto ele morria em uma batalha contra o Faraó Neko e, daquele momento em diante, todos os reis que passaram eram maus e corrompidos. É uma época conturbada para Ezequiel, tanto que ele foi levado cativo para a Babilônia em 617.


Ezequiel nesta era dominada por reis maus que não promovem a adoração a Deus, recebe várias visões de Jeová e o alerta sobre os perigos que estão ocorrendo, como a apostasia do templo e o que acontecerá com Jerusalém. Ezequiel termina seu livro com a profecia de que Nabucodonosor invadirá o Egito.


30. a) O que descobrimos ao estudar as profecias que Ezequiel escreveu?


Em primeiro lugar, vemos como o povo de Deus daquela época se desviou, também que mesmo quando foi exilado com outros, Jeová tinha uma missão importante para ele, além disso todas essas visões escritas neste livro nos ajudam a ver como é que a duração pura será restaurada.


COMENTÁRIOS ADICIONAIS


Descobrimos como é que, por meio das visões e profecias inspiradas que Ezequiel recebeu, a adoração pura seria restaurada em Jerusalém e também nos ajuda a entender como a adoração pura será completamente restaurada para todos os que amam a Jeová.


Aprendemos muitas coisas com as profecias de Ezequiel. Um deles, quando o levaram prisioneiro para a Babilônia. Jeová não o estava punindo, mas ele teria um propósito muito importante: ele seria um profeta para os judeus exilados. Em muitas ocasiões e muitos de nossos irmãos passam por situações muito difíceis em suas vidas, muitos de nossos irmãos foram presos, e isso não os impediu de ser um exemplo e transmitir a vontade de Deus, um exemplo extraordinário de perseverança e dedicação a Deus.


Ezequiel foi muito útil para entender como a adoração pura seria restaurada em Jerusalém, e ele fez isso por todos nós também. Graças a Ezequiel, podemos entender como a adoração pura de Deus será restaurada em nossa sociedade para todos os que amam a Jeová.


30. b) O que é uma profecia?


Uma profecia é declarar uma mensagem inspirada por Deus, embora também possa ser um veredicto, um ensino moral, uma ordem ou uma declaração de algo que vai acontecer.


Além disso, essas profecias no passado foram transmitidas a ele, por diversos meios, como visões, exemplos ou encenações como é o caso de Ezequiel com visões, parábolas e encenação de mensagens proféticas.


30. b) E como as profecias de Ezequiel devem ser entendidas? (Veja o quadro "Ajude você a entender as profecias de Ezequiel".)


As profecias de Ezequiel não devem ser vistas como estabelecendo modelos proféticos com qualquer pessoa ou lugar, mas sim profecias com um cumprimento maior, ou seja, a mesma profecia pode já ter sido cumprida e ainda pode haver outra parte a ser cumprida, como a do restauração da adoração pura, foi cumprida com Jerusalém quando o povo de Deus retornou à Terra Prometida, é cumprida hoje e será cumprida no futuro


RESPOSTAS BASEADAS NA CAIXA INFORMATIVA 2A: Ajuda a compreender as profecias de Ezequiel


Uma profecia é declarar uma mensagem inspirada, um veredicto, um ensino moral, um comando ou uma declaração de algo que vai acontecer e que não vem da pessoa que o diz, mas de Deus que usou essa pessoa para esta mensagem importante. Essas profecias, essas mensagens inspiradas a humanos imperfeitos foram transmitidas a eles por vários meios: visões, exemplos ou atuações como é o caso de Ezequiel com visões, exemplos, parábolas e atuações de mensagens proféticas.


Muitas vezes as profecias não são sobre algo específico, mas podem ter muitos significados e cumprimentos. A mesma profecia pode já ter sido cumprida e ainda há outra parte a ser cumprida, como a de Ezequiel da restauração da adoração pura, foi cumprida com Jerusalém quando o povo de Deus retornou à Terra Prometida, é cumprida hoje e é cumprirá no futuro.


31. Como este livro nos ajudará?


Isso nos ajudará a ter uma ideia de como é a região espiritual onde Jeová está, veremos como a adoração pura se deteriorou seriamente e como Jeová a restaurou, como ele defende seu povo e teremos uma visão do futuro quando todos vamos adorar a Jeová.


COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Este livro nos ajudará a ter uma ideia mais clara de Jeová e da parte celestial de sua organização, também entenderemos melhor por que Jeová é o único que merece receber adoração pura e exclusiva.


Veremos aspectos muito interessantes e importantes. Poderemos ter uma ideia de como é a região espiritual onde Jeová é, veremos como a adoração pura se deteriorou seriamente, como Jeová a restaurou a seu povo, como os defende e teremos uma visão do futuro quando todos os seres humanos adorarem para Jeová.


No próximo capítulo, teremos uma visão de Ezequiel que nos ajudará a ter uma ideia mais clara da grandeza de Jeová e da parte celestial de sua organização, entenderemos melhor por que Jeová é o único que merece receber adoração pura e exclusiva.


ADORAÇÃO PURA E VOCÊ


Por que Jeová rejeitou a adoração de Caim, mas aceitou a de Abel?


A adoração de Caim foi rejeitada por seus motivos, o que realmente importa para Jeová e se nos lembrarmos que o coração de Caim era corrupto, ele era mau, em vez disso os motivos de Abel eram corretos visto que eram sua fé em Deus e seu amor por suas regras justas que o levaram a oferecer sua oferta.


COMENTÁRIOS ADICIONAIS


Porque Abel ofereceu a Deus um sacrifício de maior valor que o de Caim, visto que pela fé que mostrou ter, recebeu testemunho de que era justo, e também porque, ao contrário de Caim, o que motiva Abel a agir foi sua fé em Jeová e sua maneira de fazer as coisas; uma fé que o acompanhou durante toda a sua vida e que brotou de um coração puro e sincero.


Lembramos que a adoração de Caim foi rejeitada por seus motivos, que é o que realmente importa para Jeová. Uma adoração pura e altruísta. O coração de Caim estava corrompido, ele era mau, como demonstrou por suas ações subsequentes. Caim, que se considerava o descendente prometido, queria ganhar o favor de Jeová sobre seu irmão.


O que o exemplo dos patriarcas lhe ensina sobre a adoração pura?


Aprendemos que temos que desenvolver uma fé profunda, fortalecer a cada dia e continuar a aprofundar e aprender na Bíblia, assim estaremos convencidos de que seus padrões são os melhores, e claro, devemos demonstrar essa fé com ações, também quando adoramos a Jeová Devemos dar a ele o melhor, da maneira que ele deseja e pelos motivos certos.


COMENTÁRIO ADICIONAL


Ela nos ensina que, como eles, também vivemos em um ambiente onde as pessoas, incluindo nossos familiares, podem nos distrair e nos impedir de ficar com Jeová para adoração exclusiva; portanto, para não ceder à pressão dele, precisamos desenvolver uma fé profunda em Jeová e estarmos convencidos de que seus padrões justos são os melhores, e demonstramos essa fé obedecendo a Jeová e usando nosso tempo, força e recursos para servi-lo.


Qual seção desta postagem você gostaria de estudar?


Falando por todos, acho que ficamos muito animados quando estudamos diferentes profecias e vemos seu cumprimento, tanto no passado quanto em nosso tempo e no futuro, quando forem cumpridas. Tudo isso reflete o poder de Deus, a veracidade e exatidão de sua palavra e supõe um estímulo interno para todos nós do valor que tem que continuemos firmes mesmo com todos os ataques e críticas que este sistema de Satanás nos faz.


COMENTÁRIO ADICIONAL


Pessoalmente, o que mais me emociona são as profecias de Ezequiel, pois ele nos fala muito sobre coisas que aconteceram no passado, das quais podemos tirar lições valiosas para aplicar em nossas vidas, e também porque ele nos fala sobre de coisas que acontecerão no futuro.

Comentários

Postar um comentário