Estudio De La Atalaya, Semana del 11 al 17 de Enero del 2021, ¡Ánimo! Jehová está ahí para ayudarnos, Respuestas Subrayadas.

Estudio De La Atalaya, 11 al 17 Enero 2021, ¡Ánimo! Jehová está ahí para ayudarnos,  Respuestas Subrayadas.






1. O que nos consola quando nos sentimos solitários ou angustiados por problemas? (Salmo 118: 5-7).

Já nos sentimos completamente sozinhos, sem ninguém para nos ajudar a lidar com um problema? Não somos os únicos. Até mesmo alguns servos fiéis de Jeová no passado se sentiam assim. - 1 Reis 19:14. Nessas ocasiões, lembremo-nos desta promessa de Jeová: "Nunca te deixarei e nunca te abandonarei." Portanto, podemos dizer com segurança: “Jeová é meu ajudador. Não terei medo ” (Heb. 13: 5, 6). O apóstolo Paulo escreveu essas palavras aos cristãos que moravam na Judéia por volta de 61 DC. O que ele disse reflete os mesmos sentimentos das palavras do Salmo 118: 5-7 (leia).


2. O que discutiremos neste artigo e por quê?

Como o escritor daquele salmo, Paulo sabia em primeira mão que Jeová estava lá para ajudá-lo. Por exemplo, mais de dois anos antes de escrever a carta aos hebreus, o apóstolo fez uma perigosa viagem de barco no meio de uma violenta tempestade (Atos 27: 4, 15, 20). Tanto naquela viagem quanto nos anos anteriores, Jeová ajudou Paulo de diferentes maneiras. Neste artigo, analisaremos três deles. Veremos como Jeová o ajudou por meio de Jesus e anjos, pessoas de alguma autoridade e seus irmãos. Pois rever esses eventos na vida de Paulo fortalecerá nossa confiança na promessa de Jeová de que ele também nos atenderá quando pedirmos ajuda.


A AJUDA DE JESUS ​​E LOS ANGELES

3. O que Paulo deve ter se perguntado e por quê?

Foi por volta de 56 DC. Uma multidão arrastou Paulo para fora do templo em Jerusalém e tentou matá-lo. No dia seguinte, quando ele foi levado perante o Sinédrio, seus inimigos estavam prestes a despedaçá-lo (Atos 21: 30-32; 22:30; 23: 6-10). Naquela época, Paulo pode ter se perguntado: "Por quanto tempo mais poderei suportar esse abuso?" Claramente ele precisava de ajuda.

4. Como Jeová ajudou Paulo por meio de Jesus?

Que ajuda o Pablo recebeu? Na noite seguinte à sua prisão, o Senhor - isto é, Jesus - apareceu ao seu lado e disse: “Tenha coragem! Pois, assim como você prestou testemunho cabal de mim em Jerusalém, também terá de dar testemunho em Roma ”(Atos 23:11). Essas palavras de encorajamento eram exatamente o que ele precisava. Jesus parabenizou Paulo pelo testemunho que havia dado em Jerusalém e prometeu que chegaria em segurança a Roma, onde também prestaria testemunho . Depois de receber essa promessa, ele deve ter se sentido tão protegido quanto um bebê aninhado nos braços de seu pai.

5. Como Jeová ajudou Paulo por meio de um anjo? (Veja o desenho na capa).

Que outras situações difíceis Paulo enfrentou? Cerca de dois anos depois do que aconteceu em Jerusalém, o apóstolo estava em um navio com destino à Itália. De repente, uma tempestade tão forte que a tripulação e os passageiros pensaram que iam morrer. Mas Pablo não estava com medo. Porque não? Ele disse aos que estavam no barco: “Ontem à noite um anjo do Deus a quem pertenço e a quem presto serviço sagrado apareceu e disse-me: 'Não tenha medo, Pablo. Você tem que se apresentar a César; Além disso, Deus concedeu a você a vida de todos aqueles que navegam com você. ' Por meio de um anjo, Jeová repetiu a promessa que havia feito anteriormente por meio de Jesus. E assim foi: Paulo chegou a Roma (Atos 27: 20-25; 28:16).

ILUSTRAÇÃO

 

 

Um anjo acalma Pablo em um barco durante uma forte tempestade. 

6. Que promessa de Jesus nos fortalece, e por quê?

Que ajuda recebemos? Como Paulo, temos o apoio de Jesus. Por exemplo, Jesus faz esta promessa a todos os seus discípulos: "Estarei convosco todos os dias até o fim do sistema" (Mt 28:20). Por que essas palavras nos fortalecem tanto? Porque todos nós passamos por momentos difíceis para nós. Por exemplo, quando um ente querido morre, a dor que sentimos pode durar anos, não apenas dias. Outros têm que lidar com as doenças da velhice todos os dias. E há quem tenha dias péssimos por causa da depressão. Apesar de tudo, temos força para seguir em frente porque sabemos que Jesus está conosco “todos os dias”, mesmo nos dias mais sombrios de nossas vidas (Mt 11: 28-30).

7. De acordo com Revelação 14: 6, como Jeová nos ajuda?

7 A Palavra de Deus nos garante que Jeová usa anjos para nos ajudar ( Hebreus 1: 7, 14). Por exemplo, os anjos nos apóiam e guiam quando pregamos as boas novas do Reino a pessoas de “todas as nações, tribos, línguas e povos” (Mt 24:13, 14; leia Apocalipse 14: 6).

ILUSTRAÇÃO

Enquanto um casal está pregando, um anjo os guia até uma casa onde um homem está orando. Os anjos nos apóiam e guiam quando pregamos as boas novas.

A AJUDA DE PESSOAS QUE TÊM CERTA AUTORIDADE

8. Como Jeová ajudou Paulo por meio de um comandante militar?

No ano 56 Jesus prometeu a Paulo que pregaria em Roma, mas havia um problema, uma emboscada estava sendo planejada para matá-lo, aos olhos humanos seria impossível para Paulo vir a Roma para se cumprir, mas Jeová usou um comandante Um militar romano chamado Claudius para ajudar Paulo a ficar seguro.

8 Que ajuda Paulo recebeu? Como vimos, em 56 DC, Jesus garantiu a Paulo que ele chegaria a Roma. Mas alguns judeus de Jerusalém planejaram uma emboscada para matá-lo. Quando o comandante militar romano Claudius Lysias soube do plano, ele veio em seu auxílio. Ele imediatamente enviou Paulo escoltado por muitos soldados para Cesaréia, em uma rota de cerca de 105 quilômetros (65 milhas). Lá, o governador Félix "ordenou que ele fosse mantido sob guarda no palácio de Herodes". Dessa forma, Paulo estava a salvo daqueles que queriam matá-lo (Atos 23: 12-35).

9. Como o governador Festo ajudou Paulo?

Festo substituiu o governador Félix, sua forma de governar era muito positiva, ele até colaborou com o cumprimento da promessa que Jesus fez a Paulo, pois Festo suspeitou que os judeus queriam matar o apóstolo então Festo se recusou a deixar Paulo ir para Jerusalém .

Em 58, Paulo ainda era prisioneiro em Cesaréia. Festus substituiu Félix como governador. Os judeus imploraram que ele levasse Paulo a Jerusalém para ser julgado lá, mas Festo recusou. Talvez o governador suspeitasse que os judeus "planejavam uma emboscada para matar Paulo no caminho" (Atos 24: 27-25: 5).

10. O que Festo fez quando Paulo apelou para César?

Logo depois, Paulo foi julgado em Cesaréia. Visto que Festo queria ser bom com os judeus, ele perguntou a Paulo: "Você deseja subir a Jerusalém e ser julgado ali diante de mim por essas coisas?" O apóstolo sabia que se ele fosse a Jerusalém, provavelmente seria morto. E ele também sabia o que tinha que fazer para salvar sua vida, ir para Roma e continuar pregando. Então ele disse: "Eu apelo a César!" Depois de consultar seus conselheiros, Festo respondeu: "Você apelou a César e a César irá." A decisão de Festo de enviar Paulo a Roma o colocou fora do alcance de seus inimigos (Atos 25: 6-12).

11. Que palavras encorajadoras de Isaías Paulo pode ponderar?

Enquanto esperava para partir para a Itália, Paulo pode ter pensado no que o profeta Isaías inspirou para alertar os que se opunham a Jeová: “Prepare um plano, mas será frustrado! Diga o que quiser, não vai dar certo, porque Deus está conosco! " (Is. 8:10). Saber que Jeová o ajudaria deve ter fortalecido Paulo para as provações que o aguardavam.

12. a) Como Julio tratou Pablo? b) O que Paulo provavelmente verá nesta situação?

12 Então Paulo partiu para a Itália. Por ser prisioneiro, ele era protegido por um oficial do exército romano chamado Júlio. Este homem poderia tratá-lo relativamente bem ou tornar sua vida miserável. E o que ele fez? No dia seguinte, quando desembarcaram, a). "Julio tratou Pablo com gentileza e permitiu que ele visitasse seus amigos." Mais tarde, Julio veio salvar a vida de Pablo. Quando os soldados queriam matar todos os prisioneiros do barco, Julio os impediu porque "queria salvar Pablo". b). É provável que Paulo tenha visto a mão de Jeová nas ações daquele oficial de bom coração. - Atos 27: 1-3, 42-44.

ILUSTRAÇÃO

 

Pablo e outros prisioneiros no convés de um navio. Um oficial do exército romano os protege de outro soldado, que tem uma adaga na mão. Como fez no passado, Jeová pode usar quem tem autoridade para proteger seus servos.

13. Como Jeová pode usar pessoas com certa autoridade?

13 Que ajuda recebemos? Quando está de acordo com seu propósito, Jeová pode usar seu poderoso espírito santo para fazer os que têm autoridade fazerem o que ele quiser. O Rei Salomão escreveu: “O coração de um rei é como ribeiros de água na mão de Jeová. Ele o direciona para onde você quiser ”(Prov. 21: 1). O que esse provérbio significa? Os humanos podem cavar um canal para desviar a água de um rio para onde lhes convier. Da mesma forma, Jeová pode usar seu espírito para desviar os pensamentos dos governantes em uma direção que esteja em harmonia com seu propósito. Nesses casos, essas pessoas são motivadas a tomar decisões que beneficiam o povo de Deus (compare Esdras 7:21, 25, 26).

ILUSTRAÇÃO

 

Em uma prisão, um irmão está orando e um guarda segura um oficial que grita com raiva com o irmão.

14. Levando em consideração o que Atos 12: 5 diz, por quem podemos orar?

14 o que podemos fazer? Podemos orar "pelos reis e por todos os que ocupam cargos de autoridade" quando precisam tomar decisões que afetam nossas atividades cristãs (1 Tim. 2: 1, 2 n.; Ne. 1:11). Assim como os cristãos do primeiro século, oramos fervorosamente a Deus por nossos irmãos na prisão (leia Atos 12: 5; Hb 13: 3). Na verdade, podemos até implorar a Jeová que influencie a mente dos guardas que guardam nossos irmãos para que se sintam motivados a agir como Júlio e a tratá-los “com bondade humana” (Atos 27: 3, n.).

A AJUDA DOS IRMÃOS

15, 16. Como Jeová usou Aristarco e Lucas para ajudar Paulo?

15 Que ajuda Paulo recebeu? Durante sua viagem a Roma, Jeová ajudou Paulo em muitas ocasiões por meio de seus irmãos. Vejamos alguns exemplos.

16 Aristarco e Lucas, dois amigos leais de Paulo, decidiram acompanhá-lo a Roma. Eles estavam dispostos a arriscar suas vidas para estar com Paulo, embora a Bíblia não diga que nenhum deles havia recebido pessoalmente de Jesus a promessa de que chegariam a Roma. Foi mais tarde, no meio da tempestade, que souberam que seriam salvos. Portanto, quando Aristarco e Lucas embarcaram no navio em Cesaréia, Paulo com certeza orou a Jeová de coração para agradecê-lo por usar aqueles dois bravos cristãos para ajudá-lo.

17. Como Jeová ajudou Paulo por meio dos irmãos?

17 Durante sua jornada, Paulo recebeu ajuda de seus irmãos em várias ocasiões. Por exemplo, na cidade portuária de Sidon, Julio "permitiu que ele fosse visitar seus amigos e mandar que cuidassem dele". E mais tarde, na cidade de Puteoli, Pablo e seus companheiros encontraram alguns irmãos, que os imploraram para ficar com eles por sete dias. Enquanto esses cristãos cuidavam dos viajantes, com certeza ficavam muito felizes com as experiências encorajadoras que Paulo compartilhava com eles (compare Atos 15: 2, 3). Depois dessa visita fortalecedora, Paulo e seus companheiros continuaram sua jornada (Atos 27: 3; 28:13, 14).

18. Por que Paulo agradeceu a Deus e se sentiu muito encorajado?

18 No caminho para Roma, Paulo deve ter pensado no que havia escrito três anos antes aos irmãos daquela cidade: “Há muito tempo queria ir ver vocês” (Rom. 15:23). Mas ele mal sabia que seria um prisioneiro. Como deve ter sido fortificante ver que os irmãos em Roma estavam esperando na estrada para saudá-lo. “Quando Paulo os viu, agradeceu a Deus e ficou muito animado” (Atos 28:15). Por que você agradeceu a Deus quando viu os irmãos lá? Porque, mais uma vez, ele percebeu que Jeová os estava usando para ajudá-lo.

ILUSTRAÇÃO

 

Pablo, um prisioneiro, caminha com alguns soldados. Os irmãos em Roma o acolhem calorosamente. Como Paulo, recebemos a ajuda de Jeová por meio de nossos irmãos.

19. Conforme diz 1 Pedro 4:10, como Jeová pode nos usar para ajudar os que estão passando por momentos difíceis?

19 o que podemos fazer? Sabemos de um irmão na congregação que está sofrendo por causa de uma doença, um problema ou a morte de um ente querido? Se descobrirmos que alguém está passando por momentos difíceis, podemos pedir a Jeová que nos ajude a dizer algumas palavras bondosas ou a fazer algo por ele. Isso pode lhe dar o incentivo de que você precisa (leia 1 Pedro 4:10). * Com a nossa ajuda, essa pessoa pode mais uma vez confiar na promessa de Jeová: "Nunca te deixarei e nunca te abandonarei." Isso não nos deixaria muito felizes?

ILUSTRAÇÃO

 

Em um hospital, uma irmã dá as boas-vindas calorosamente a um casal que vem visitar seu marido e lhes traz um pouco de comida de presente.

20. Por que podemos dizer com segurança: “Jeová é meu ajudador”?

20 Assim como Paulo e seus amigos, nós também temos que lidar com as tempestades da vida. Mas isso não nos assusta, porque sabemos que Jeová está lá para nos ajudar. Para fazer isso, você pode usar Jesus e os anjos. Além disso, se estiver de acordo com seu propósito, Jeová pode nos ajudar por meio de quem tem autoridade. E, como muitos de nós sabemos por experiência própria, Jeová usa seu espírito santo para fazer seus servos quererem ajudar seus irmãos. Portanto, como Paulo, podemos dizer com segurança: “Jeová é meu ajudador. Eu não terei medo. O que o homem pode fazer comigo? " (Heb. 13: 6).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como Jesus e os anjos nos ajudam?

Como vimos na ilustração que corresponde ao parágrafo 7, os anjos nos apóiam e nos guiam quando pregamos as boas novas do Reino a pessoas de todas as tribos e línguas, e embora seja uma comissão muito grande, sabemos que teremos forças para seguir em frente, porque Jesus prometeu que estaria conosco todos os dias.

O que podemos pedir a Jeová a respeito dos “em posições de autoridade”?

Ao imitar o que nossos irmãos do primeiro século fizeram, podemos orar fervorosamente a Deus para que influencie as mentes dos guardas e assim os motive a tratar nossos irmãos com bondade humana.

Como podemos ajudar os irmãos que estão passando por um momento difícil?

Talvez tenhamos que dedicar tempo e energia para ajudar nossos irmãos e irmãs a serem espiritualmente fortes novamente, mas sabemos que temos o espírito de Jeová, sua Palavra e as publicações que sua organização nos fornece e, acima de tudo, temos a certeza de que Deus Ele os ama e deseja que sejam fortes espiritual e fisicamente.

Comentários