Encontré Joyas Espirituais: 25-31 de janeiro de 2021, LEVÍTICO 24-25, Respostas.
Encontré Joyas Espirituais (10 min.)
24:20. A Palavra de Deus promove a vingança? (w09 1/9 22 ¶4).
Não, de fato a Lei exigia que se algo acontecesse fosse levado às autoridades competentes, os juízes eram os que exerciam a Lei, que ditava qual seria a punição pela ação cometida. De forma que uma pessoa ou vítima não pudesse fazer justiça com as próprias mãos, mas tivesse que ser julgada de acordo com a lei.
RESPOSTA OPCIONAL
Não, porque a punição do agressor só foi aplicada depois de ele ter sido julgado pelos padres e juízes, dessa forma a vítima foi impedida de fazer justiça por conta própria, talvez agredindo-o ou agredindo de alguma forma em sua família .
Além disso, esta lei impedia qualquer pessoa que quisesse prejudicar os outros, sabendo que teria que sofrer as consequências, pois teria que sofrer um dano igual ao que causou.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Esta Lei também tem caráter preventivo que deteve qualquer pessoa que pensasse colocar em risco a integridade física de outra pessoa, uma vez que receberia a mesma punição pelos danos que causou à vítima. Portanto, a Lei protegia as vítimas da punição do mesmo grau que seria imposta ao acusado e proibia a vingança pessoal, uma vez que era a Lei que estabeleceria a justiça oportuna.
Em vez disso, a lei exigia que o assunto fosse levado às autoridades competentes, ou seja, os Juízes. Além disso, esta disposição impedia qualquer pessoa que quisesse prejudicar a integridade alheia, uma vez que era sabido que sofreria dano igual ao que causasse. Mas esse mandato implicava muito mais, pois fazia com que o infrator não fosse abusado e assim prevalecesse a justiça.
INFORMAÇÃO EXTRA
O Insight Book explicava algo que achei muito interessante, dizia que se um escravo perdesse um olho por causa de seu mestre, o mestre não teria um olho arrancado em compensação, mas o escravo foi libertado, apesar de que escravos poderiam ser obrigados a trabalhar e escravos poderiam até mesmo ser obrigados a trabalhar e eles poderiam até ser espancados se se revelassem, o mestre levaria em consideração para não ser excessivamente severo,
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
SOBRE JEOVÁ
Levítico 25: 36,37 , lá Jeová diz aos israelitas que eles não devem tirar vantagem de um pobre, então se eles emprestarem dinheiro, não devem cobrar juros. Isso me ensina que Jeová é um Deus amoroso porque está sempre atento de todos os seus servos e nós, de nossa parte, devemos estar sempre prontos para ajudar qualquer um de nossos irmãos que passam por necessidade, sem pensar em tirar qualquer proveito dele.
Levítico 25:47 , menciona os residentes estrangeiros que estavam entre os israelitas que também se beneficiaram do jubileu, isso me ensina de Jeová o que é um Deus imparcial, por isso hoje em sua cidade há tanta diversidade, por isso devemos imitá-lo imparcialidade no trato com nossos irmãos e na proclamação das boas novas a pessoas de diferentes raças ou nacionalidades.
Levítico 24:20 . A lei de Jeová sempre foi justa. Deus é um Deus de justiça, e qualquer pessoa que praticar uma ação contrária à lei que cause dano será julgada pela sabedoria e soberania de Jeová. O Reino que Deus vai estabelecer é um reino justo e isso tem sido demonstrado com as orientações que foram dadas na antiguidade, que por um lado protegeu a vítima, evitou o desejo de vingança e impediu que comportamentos ilícitos fossem. cometidos pelas consequências que teriam.
Levítico 25: 4 . Vemos como Jeová estabeleceu o comando do resto da terra. A mesma coisa que os agricultores fazem hoje com as diferentes técnicas que usam para dar um descanso à terra e recuperar sua fertilidade. A sabedoria de Deus abrange todos os aspectos de nossa vida e sua Palavra como Criador está permeada por toda a vida. Às vezes não paramos para pensar por causa do ritmo que esta sociedade atual nos submete, mas se o fizermos, veremos sua Palavra refletida na natureza na Bíblia.
Levítico 25.42,43 , Isso me faz pensar que hoje Jeová vê cada um de nós seus servos como sua propriedade, como algo muito especial. Isso me lembra que devo tratar cada um dos meus irmãos na fé, como propriedade especial de Jeová, isto é por que, se surgir alguma diferença com um irmão, devemos resolvê-la da melhor maneira possível e, o que é mais importante, não devemos ser rancorosos.
Levítico 25: 3,4 , o texto mostra que se deve permitir que a terra recupere sua fertilidade por um ano. eles não deveriam semear durante aquele tempo. Isso exigia grande confiança em Jeová de que ele proveria o necessário nas safras do ano anterior para ter o suficiente para viver. Isso me ensina que hoje nossa obediência a Jeová é semelhante, pois será recompensada se colocarmos em primeiro lugar as coisas que têm a ver com o serviço a Jeová, pois devemos ter certeza de que Jeová recompensará nosso trabalho fiel.
O MINISTÉRIO
Levítico 24: 3 mostra que, apesar da grande responsabilidade que Arão já tinha como sumo sacerdote, ele ainda tinha esse mandato a cumprir que pode parecer insignificante devido à sua posição especial. Mesmo assim, Jeová o designou para fazer esse trabalho. Isso me ensina que cada um de nós tem tarefas diferentes dentro da congregação, embora possa parecer insignificante para nós, é vital fazer isso para que tudo funcione de maneira ordenada. Bem, não podemos imaginar Aaron negligenciando as lâmpadas, porque ele teve que mantê-los acesos, da mesma forma, se negligenciarmos nossa distribuição, toda a congregação será afetada.
Levítico 24: 3 . Assim como Aaron teve que ver que as lâmpadas estavam sempre acesas durante esse tempo. Cada um de nós tem uma tarefa muito importante na manutenção de nossos Salões do Reino que tanto perdemos agora, e quando voltarmos, todos nós cumpriremos nossa tarefa, seja limpeza, manutenção, som, etc., da qual cuidaremos nossas tarefas e manter nossos salões em bom estado louvam a Jeová.
Em Levítico 24 16 , é mostrado o quão sério era blasfemar contra o nome de Jeová Visto que blasfemar é falar mal do nome de Deus, nossa conduta como seus servos infelizmente se for má, pode fazer as pessoas blasfemarem contra Jeová, por isso que nós deve sempre ter uma conduta digna como seus servos.
OUTROS TEMAS
Levítico 24: 13-15 . Nosso amor por Deus torna impensável que falemos mal dele e de seu nome. Mas, infelizmente, vivemos em um mundo mau e tudo é possível, mesmo de pessoas que foram nossos irmãos. Sejamos muito cuidadosos com tudo isso e com a apostasia, e defendamos o nome do nosso Deus, o único Deus verdadeiro.
Levítico 24:16 . Aqui lemos a pena de blasfêmia contra o nome de Deus. A blasfêmia é condenada por Jeová e isso também implica que é dirigida contra o povo de Deus. É pecado blasfemar de nossos irmãos, por mais grave que tenha acontecido ou o dano que nos tenha feito, nunca devemos falar mal de nosso irmão, estaríamos falando mal de todo o povo de Deus e também estaríamos blasfemando Seu nome, Possíveis queixas pessoais são resolvidas falando com humildade e amor, e sendo misericordioso.
Levítico 24:17 . O versículo é claro, e é que não há nada mais valioso do que a vida que Deus nos deu, e Jeová é o único que tem o direito e autoridade para decidir sobre isso. Ficamos horrorizados com todas as coisas que vemos, ouvimos ou lemos que acontecem em nossa sociedade, em nosso bairro ... só podemos pedir que o Reino de Deus venha para eliminar todo o sofrimento que vemos hoje.
Levítico 25:10 . No ano 50, a liberdade foi proclamada na terra de todos os seus habitantes. Jeová é um Deus de liberdade, ele mostrou isso com a libertação da escravidão dos israelitas. E embora a lei permitisse que aquelas pessoas que eram pobres e não tinham o necessário se tornassem escravas, essa escravidão na forma de servidão tinha uma certa duração e então seriam livres com a família. A sociedade hoje nos escraviza de muitas maneiras, mas o Reino de Deus estabelecerá sua liberdade sobre todo o seu povo em uma terra transformada em um paraíso.
Levítico 25:13 . "Neste ano de Jubileu, cada um de vocês deve recuperar sua propriedade." Hoje podemos pensar que temos certos bens como a nossa casa, mas realmente se pararmos de pagar, eles podem tirá-los de nós. Nossas posses não nos pertencem, mas também não pertencem aos governos humanos como acontece hoje, pertencem a Deus, toda a terra pertence ao seu Criador como em Israel. Seremos muito felizes quando Jeová trouxer seu reino e não tivermos esse tipo de preocupação material, mas trabalharmos com alegria com nossa família espiritual.
Levítico 25: 18,19 . Mesmo com o ano do jubileu, Jeová lhes garantiu que, por seguir seus estatutos e obedecer às suas decisões judiciais, toda a terra dará seus frutos e eles viverão em segurança, comendo até se fartar. Não teremos que nos preocupar se chegaremos ou não ao fim do mês, o velho sistema terá passado e estaremos vivendo em felicidade em um paraíso governado pelo melhor governante de todos os tempos.
Levítico 25:20, 21 . Evidentemente, surgiu um sentimento de preocupação sobre o que comeriam durante esse período. Mas Jeová deixou bem claro que a terra daria frutos, mas não só naquele ano, mas nos próximos três anos. Não devemos ficar preocupados ou duvidar em momento algum pelas situações muito difíceis que vivemos. Jeová sempre providenciou para o seu povo e o fez em abundância.
Levítico 25:25 . Podemos compreender a partir desse versículo a ajuda que a família tem para se dar aos membros que são pobres ou que podem estar passando por dificuldades, devemos ajudar, apoiar e sustentar nosso próximo e nossa família. O povo de Deus é uma grande família espiritual e todos devemos ajudar uns aos outros quando necessário.
Levítico 25: 35,36 . Que belas palavras encontramos nestes versículos sobre o amor, a humildade e a generosidade que devemos ter com aquele nosso irmão que “permanece pobre e não tem que se sustentar”. Temos que ajudar dentro de nossas possibilidades nossa família e irmãos que estão passando por um momento difícil e tem que ser de coração como diz o versículo 36, sem cobrar juros ou tirar qualquer benefício ou vantagem disso no futuro.
Levítico 24:22 , a decisão judicial de Jeová se aplicava a todas as pessoas, independentemente de serem naturais ou estrangeiras, dessa forma havia justiça para todos. Isso me ensina que neste mundo é muito difícil encontrar a verdadeira justiça, pois muitos passaram suas vidas inteiras tentando fazer com que a justiça fosse feita, mas acabaram cheios de amargura e frustração. Em vez disso, a justiça de Jeová é perfeitamente equilibrada e, como ele nunca mostra favoritismo, todos nós podemos nos beneficiar disso. Além disso, devemos lembrar que, se no momento estamos passando por qualquer tipo de perseguição ou injustiça, precisamos ter certeza de que Jeová fará com que a justiça seja feita por nós no devido tempo.
Levítico 24:11:16 , A Bíblia condena blasfemar contra Deus. O texto menciona uma mulher israelita que usou expressões maliciosas e degradantes contra Jeová. Bem, o decreto para apedrejar o ofensor. Isso me ensina que talvez nenhum de nós se atreva a usar palavras ou expressões verbais maliciosas contra Deus, mas devemos ter cuidado e nos mostrar uma atitude blasfema, pois isso pode nos levar a fazer nossas ações contra suas leis e normas, o que poderia resultar em falar mal de Jeová ou blasfemar contra Ele. Para que tenhamos profundo respeito por Jeová e nunca cheguemos perigosamente perto de cometer o pecado imperdoável.
Levítico 24:18 , A lei fomentava o respeito pela propriedade dos outros, porque se um israelita matasse o animal doméstico de outro, ele tinha que dar uma compensação, isso permitia respeito e boas relações entre eles. Isso me ensina que, infelizmente, a falta de respeito pela propriedade alheia está na ordem do dia, mas a palavra de Deus dá grande importância para que mostremos verdadeiros valores cristãos, como o amor ao próximo e o respeito pela propriedade alheia. , merece até a nossa atenção quando encontramos placas que dizem para não passar, por favor, não ande na grama ou não estacione. Os cristãos devem combater a tendência egoísta do mundo, visto que respeitamos os direitos de propriedade dos outros em todos os momentos e em todos os lugares.
Levítico 24:21 , a lei mosaica exigia que os animais domésticos fossem devidamente cuidados, porque se um israelita quisesse ou matasse um deles, ele teria que pagar pelo dano, isso indicava que eles deveriam tratar as criaturas inferiores com justiça e misericórdia. Isso me ensina que Jeová deu vida a criaturas humanas e animais. Os homens tementes a Deus consideram os animais como parte da generosa provisão de Deus para o bem-estar humano, pois entendemos que o domínio sobre eles deve ser exercido com equilíbrio que mostre respeito por eles, para que Jeová valorize os animais e espere que nós também. tratem uns aos outros com a devida consideração.
Levítico 25:23 , Jeová deixou claro que a Terra pertence a ele e considera todos como residentes estrangeiros e imigrantes, visto que para Jeová todos os seus servos são igualmente valiosos, e essa é uma verdade que nunca mudará, portanto, quem o adorava igualdade e unidade. Isso me ensina que Jeová é imparcial e nos lembra que igualdade e união devem se destacar em nossa fraternidade mundial, por isso devemos tratar todos os nossos irmãos com respeito sincero, independentemente de sua raça, origem ou situação. Ficamos muito felizes por Jeová dar a todos os humanos a mesma oportunidade de adorá-lo e entrar no paraíso espiritual, por isso devemos imitar a imparcialidade de Jeová.
Levítico 25: 35,37 mostra que se um israelita tivesse sofrido algum revés econômico, o povo era ordenado a ser generoso e altruísta ao emprestar aos israelitas necessitados, sem tentar tirar vantagem de sua adversidade, impondo juros sobre eles ... Isso me ensina que, como os israelitas, os cristãos às vezes sofrem contratempos financeiros ou passam por situações que os deixam na pobreza. Se um irmão está nessa posição difícil por não ter culpa disso e busca ajuda financeira, seria amoroso e gentil se o ajudássemos. Talvez seja possível dar um presente ao irmão necessitado ou, talvez, emprestar-se-lhe um empréstimo sem juros, pois o importante é mostrar generosidade aos nossos queridos irmãos e aos necessitados.
Levítico 25:43 , Vemos que Jeová disse aos israelitas que eles deveriam evitar, visto que Jeová sabe quando uma pessoa tem vantagem sobre outra, porque a tendência imperfeita pode nos levar a usar mal ou abusar do poder. Isso me ensina que é difícil percebermos que o egoísmo é uma das principais causas da crueldade, mas os cristãos sabem que o temor de Jeová funciona como um freio ao uso egoísta do poder, porque esse medo significa odiar o que é mau. Portanto, não devemos agir com dureza ou crueldade com aqueles sobre quem temos autoridade, mas, em vez disso, o medo de Jeová nos levará a tratá-los com dignidade, colocando suas necessidades e sentimentos antes dos nossos.
A ordem mencionada em Levítico 25: 4 , ajudava os israelitas a confiarem em Jeová, pois parariam de semear por um ano, hoje Jeová não pede isso de nós, mas devido aos tempos difíceis em que nos encontramos, quando vamos através de situações complicadas é quando devemos confiar mais nele e mostramos isso continuando a servi-lo, aconteça o que acontecer.
Levítico 24: 13,15 , diz que não devemos falar mal do Nome de Deus, porque para nós como cristãos é inimaginável fazer isso, mas muitos apóstatas fazem isso, principalmente na internet, por isso devemos ter muito cuidado com isso, quando navegamos em redes sociais ou fóruns, e não entramos nesses sites para defender a Jeová, pois ele vai cuidar dessas pessoas.
Em Levítico 25 17 , Jeová deixou claro aos israelitas que eles não deveriam tirar vantagem de seu próximo. Isso me ensina que, da mesma forma hoje, se tivermos negócios com um irmão na congregação, não devemos aceitar vantagem deles por sua condição de irmãos, pois isso desagrada a Jeová.
Em Levítico 25:18 , Jeová prometeu aos israelitas que, se obedecessem aos seus mandamentos, viveriam em segurança, esta é a mesma promessa que ele nos faz hoje, mas se quisermos que seja cumprida, devemos primeiro ser obedientes às suas normas estabelecidas na Bíblia.
Levítico 24:16 , mostra que a blasfêmia é condenada por Jeová, é uma coisa muito ruim, então podemos dizer que também é pecado blasfemar contra nossos irmãos, independentemente de termos divergências devido a algum atrito, não devemos falar mal de qualquer um deles, mas sim devemos perdoar de coração e esquecer o passado.
Levítico 24:12 , Mostra que houve uma luta entre um israelita e um filho de um israelita e um egípcio, este último blasfemando o nome. foi a primeira vez que algo assim aconteceu. Eles buscaram a orientação de Jeová e ele deu a sentença de morte para essa pessoa. Isso me ensina que quando nos encontramos em situações para as quais não existem leis específicas, devemos pesquisar os princípios bíblicos e investigar para tomar uma decisão e que é de acordo com a vontade de Jeová.
Levítico 24: 2 . Os israelitas tinham que entregar azeite puro para iluminar o santuário, para isso tinham que esmagar as azeitonas até obter azeite de boa qualidade, sem dúvida que demonstraria a importância que davam à adoração a Jeová até nos aspectos mais simples, Jeová espera que mostramos a mesma diligência em nosso serviço, pois somos suas testemunhas em todos os momentos e a qualquer hora.
Levítico 24: 5-9 . Aqui é explicado o uso e a finalidade dos pães da proposição, esses pães eram feitos com dois gômeres de farinha fina e eram colocados em uma mesa de ouro no compartimento sagrado do tabernáculo e eram substituídos todos os sábados por novos. Eles eram colocados em duas pilhas de seis pães ou camadas cada, e em cada pilha era colocado olíbano puro, apenas os sacerdotes arônicos podiam comê-los.
Levítico 24:13 . Jeová decretou que todo aquele que fosse culpado de blasfêmia, ou seja, falar irreverente ou desrespeitoso contra Deus ou coisas sagradas, fosse apedrejado, embora essa punição possa parecer brutal, isso era para mostrar a seriedade que Jeová tinha sobre este assunto, da qual nos lembramos que nossa maneira de falar, agir e pensar nunca deve ofender a Jeová.
Levítico 24:22 . A Lei que Jeová deu ao seu povo não era só para eles, mas também para os estrangeiros que moravam com eles, ambos os grupos tinham que cumprir as leis e receber a punição por violar qualquer uma das leis, hoje povo de Jeová. Eles são formada por milhões de pessoas de diferentes lugares, etnias e culturas, apesar delas estamos todos sob os padrões cristãos que devemos cumprir.
Levítico 25: 3-7 . A lei estipulava que depois de seis anos, durante o sétimo ano os campos não deveriam ser colhidos, isso significava uma grande prova para os israelitas, mas servia para que o campo pudesse se regenerar e assim recuperar sua fertilidade, sem dúvida isso deveria exigir muita fé da parte dos proprietários dos campos na promessa de que Jeová os daria em abundância até a colheita do ano seguinte.
Levítico 25: 8-12 . Aqui está estabelecido que a cada 50 anos deve ser celebrado o ano do Jubileu, ano em que ações como a libertação dos escravos hebreus foram realizadas, as terras de herança também foram devolvidas aos seus proprietários, um ano inteiro de celebração, paz e liberdade. Os israelitas aproveitaram essa ocasião especial e nós desfrutaremos das mesmas condições no futuro, quando entrarmos no novo mundo.
Levítico 25:23 . Quando os israelitas finalmente ocupassem a terra de Canaã, Jeová os lembraria de que só ele é o dono de toda a Terra e eles seriam apenas os forasteiros, o que impediria os israelitas de desenvolver sentimentos como materialismo e esquecer de Jeová e de suas leis, lembrando-se de que nós também somos residentes estranhos neste mundo nos ajudará a evitar que comecemos a adotar o comportamento que Satanás promove.
Levítico 25:35, 36 . A Lei colocou muita ênfase no cuidado e proteção daqueles israelitas que por várias razões permaneceram na pobreza, eles deveriam ser ajudados sem aplicar nenhum interesse a eles, todos os outros poderiam ajudá-lo e nós, como cristãos, podemos aplicá-lo da mesma forma, nós podem apoiar nossos irmãos, que precisam, para que continuem a servir a Jeová.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir