Encontré Joyas Espirituais : 11-17 de janeiro de 2021, LEVÍTICO 20-21, Respostas.
Vamos Encontrar Pérolas Escondidas (10 min.)
Le 21: 5. Por que a Lei de Deus proíbe ferir a si mesmo de propósito? (it-1 562 parágrafo 1).
A razão era porque Israel era um povo santo para Jeová, sua propriedade especial e, como tal, deveria permanecer livre das práticas das Nações vizinhas que se cortavam por causa dos mortos, além disso, essas demonstrações extremas de luto acompanhadas de lacerações eram totalmente inadequadas para um povo ciente da real condição dos mortos, bem como da esperança da ressurreição, outro ponto importante é que gravou nos israelitas um respeito adequado pelo corpo humano como criação de Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Além disso, vemos que esta lei sobre a proibição das mutilações gravaria nos israelitas um adequado respeito pelo corpo humano como criação de Deus, por isso até hoje não devemos realizar este tipo de prática.
A lei proibia isso porque assim os israelitas teriam o devido respeito pelo corpo humano, visto que Jeová é o criador do maravilhoso corpo humano, ao respeitarem esse dom, eles mostrariam que valorizavam esse dom. Os motivos são vários e todos refletem a grande sabedoria e profundo respeito de Jeová por ele e pela vida. Em primeiro lugar, como diz Levítico 21: 5, era comum naquela época que as pessoas fizessem lacerações em seus corpos como uma manifestação de luto pela perda de uma pessoa. Mas isso é impróprio, sabemos qual é a esperança da ressurreição e qual é o verdadeiro estado das pessoas que morrem. Por outro lado, nosso corpo é uma criação de Deus, e não nos machucar mostra o respeito que temos pela vida que ele nos deu.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
SOBRE JEOVÁ
Levítico 20: 7,8 . Assim como Jeová é santo, ele nos ensina que se quisermos servi-lo, agradá-lo e ser considerados justos e dignos de sua bondade, devemos viver em harmonia com seus padrões e nos esforçar para ter uma conduta santa, assim teremos melhor vida possível.
Levítico 20: 2 , ensina que Jeová valoriza muito vidas inocentes e que elas não merecem a morte, visto que ele condenou aqueles que ofereceram seus filhos Molek como sacrifícios, isso sem dúvida deixa muito claro para nós como deve ser nossa posição em relação à vida Como servos de Jeová, o que somos de forma alguma apoiamos o aborto e qualquer ato que coloque a vida em risco.
Levítico 20:10 , As leis que Jeová Deus Israel ordenou que os casados evitassem o adultério, a punição para aqueles que desobedecessem era a morte, o que nos mostra a gravidade desse pecado para Jeová. Isso me ensina que Jeová é contra as relações sexuais fora do casamento. Nosso criador conhece os frutos ruins que o adultério produz, como a falta de confiança, a insegurança, a amargura, as aflições do coração e abala a paz do casamento, os filhos também sofrem ao ver a família dilacerada. É claro que é para nosso bem que Deus condena o adultério. Sua palavra mostra que ninguém que tem amor genuíno pelo próximo deve cometer adultério.
Levítico 20:18 , O casal israelita que desprezou a lei de Deus deliberadamente teve relações sexuais durante a menstruação, tanto Álvaro quanto a mulher receberam a pena de morte. Esses requisitos ensinaram-lhes autodisciplina, contenção de paixões e respeito pelos meios de reprodução dados por Deus. Isso me ensina que Jeová impôs limites às atividades sexuais, mesmo dentro do vínculo matrimonial. O marido que mostra respeito pela dignidade de sua esposa leva em consideração os ciclos fisiológicos e as mudanças dela. Isso ensina ambos os cônjuges a exercerem autocontrole, ter alta consideração e respeitar os órgãos reprodutivos.
Levítico 20: 4,5 , me lembra que Jeová é um Deus que vê tudo o que fazemos, então, por exemplo, se Conhecemos alguém que comete um pecado e porque ele é nosso amigo da Família ou porque encobrimos, este texto nos faz ver claramente que seremos julgados da mesma forma que o pecador, por isso devemos ter cuidado para permitir que nossos sentimentos por nossos familiares sejam mais fortes do que nosso amor a Jeová.
Levítico 20: 9 nos ensina como é importante respeitar profundamente nossos pais. Infelizmente no mundo não existe mais esse respeito para com os pais, já que não apenas os filhos em muitos casos os insultam, mas até os maltratam fisicamente e mentalmente, mas isso desagrada totalmente a Jeová.
O MINISTÉRIO
Levítico 20: 22-26 . Para os israelitas deveria ser um privilégio imenso ser o povo escolhido de Jeová, apesar disso, se quisessem manter essa posição, deveriam cumprir todas as normas e mandamentos de Jeová em sua lei, ao cumpri-la receberam a bênção de Jeová, também para É um imenso privilégio para nós sermos o povo que leva seu nome, portanto, procuremos sempre cumprir suas regras e princípios.
Levítico 20:10 , Jeová condena o adultério, infelizmente hoje, essa prática está na ordem do dia, portanto, os casamentos cristãos não devem se permitir serem corrompidos pelo espírito do mundo, por isso devem fortalecer cada vez mais seu relacionamento e continuar o mais próximo possível dos conselhos de Jeová, só assim eles se tornarão plenamente felizes. Levítico 20:26 , nos diz porque devemos ser santos e ser diferentes das pessoas que não adoram a Jeová, e é porque deve haver uma marca que nos distingue e que mostra que servimos ao Deus verdadeiro, porque se nos comportarmos como ele mundo e nos vestimos e falamos como eles que diferença faria.
Levítico 21: 9 , fala do comportamento da família daqueles que têm cargos de responsabilidade na congregação, tanto suas esposas quanto seus filhos têm que ser exemplares, para que sejam um grande exemplo para o resto da congregação, por isso Antes de aceitar um privilégio, alguém também deve avaliar o estado espiritual de sua família. Levítico 21: 6 , mostra que os sacerdotes devem permanecer santos acima dos outros, da mesma forma que aqueles que lideram e têm responsabilidades na congregação são os primeiros a serem santificados, puros e limpos, pois são eles que orientam , ajudem e consolem a congregação, e se fizerem coisas que Jeová detesta, serão uma grande pedra de tropeço para o restante de nossos irmãos.
Levítico 21: 6 . Assim como os sacerdotes, eles deveriam permanecer santos acima de todos os outros. Os que lideram e têm responsabilidades na congregação são os primeiros a serem mantidos santos, puros e limpos. Visto que são eles que fornecem orientação, ajuda e encorajamento espiritual a todo o rebanho, se forem impuros não poderão liderar o povo de Deus como Jeová deseja e podem ser um exemplo de pedra de tropeço na fé para todos os irmãos.
Levítico 20:24 . Jeová nos separou do restante dos outros povos. Essa é uma grande responsabilidade e para que seja assim, devemos demonstrá-la com nossas ações e comportamentos. Um cristão fiel e leal aos princípios bíblicos vive em harmonia com a Palavra de Deus e é claramente diferenciado do resto das pessoas das nações.
Levítico 20: 2 . O sacrifício de crianças como oferta a Molek era categoricamente proibido e punível com a morte por Deus. O dever dos pais é proteger a vida de seus filhos, a vida é sagrada e ninguém está disposto a decidir sobre ela, exceto Deus. Isso nos deixa muito claro como deve ser nossa postura diante da vida, tendências suicidas, abortos e qualquer ato que represente risco à vida.
OUTROS TEMAS
Levítico 20: 6,27 , a lei deixa claro o que Jeová pensa sobre meios espíritas e cartomantes, Deus advertiu os israelitas que eles perderiam não apenas suas bênçãos, mas também a vida se desobedecessem e recorressem a eles. Isso me ensina que devemos ficar alertas porque o diabo é astuto e usa o ocultismo disfarçado, ele sabe que nenhum verdadeiro cristão brincaria deliberadamente com o espiritismo satanista, mas através da indústria do entretenimento ele usa filmes, séries, videogames e até livros e quadrinhos infantis que destacam e praticam a magia. Essas iscas usadas por Satanás não devem ser subestimadas; antes, sejamos vigilantes e eduquemos a consciência para estar em harmonia com os padrões de moral de Jeová.
Levítico 20:18 . A lei limitava as relações íntimas mesmo dentro do casamento, principalmente quando a mulher estava menstrual, era um sinal de consideração e autocontrole que o marido deveria manifestar, todo marido cristão deve ter consideração pela esposa em todos os sentidos, ele deve pagar a ela atenção e mais importante mostrar amor.
Levítico 21 . As normas e leis que os sacerdotes deviam seguir para cumprir suas funções mostram que a pureza é muito importante para Jeová no serviço sagrado a ele, eles tinham que demonstrar que respeitavam suas normas até na vida de casados, um bom exemplo para nós sobre a importância de obedecer aos padrões de Jeová em todos os aspectos de nossa vida.
Levítico 21: 7-9 . As leis que os sacerdotes recebiam de Jeová mostravam que mesmo no casamento deve haver um ambiente sagrado, por isso nunca se deve casar com uma prostituta ou divorciada, mas com uma jovem pura, além disso, seus filhos devem ter uma conduta santa e Evitando assim o risco de alguém da família cumprir os padrões de moral de Jeová.
Levítico 21: 9 . O caso apresentado neste versículo mostra que as más atitudes de um filho podem afetar negativamente seus pais, além dos danos à sua honra que podem ser vistos neste texto, também podem ser incluídas dores emocionais e decepções, a Lei ordenou a honra para os pais, portanto, este era um assunto sério, uma vez que desta forma a unidade básica mas mais importante da nação, a família, estava assegurada. Levítico 21: 16-23
. Pode parecer que Jeová está discriminando os descendentes de Arão que nasceram com deficiência, mas a verdade é que isso seria respeitando o fato de que os sacerdotes tinham que se apresentar sem defeito para servir a Deus, e aqueles que tinham deficiência não podiam de volta porque estavam protegidos e podiam desempenhar algumas funções dentro do tabernáculo.
Levítico 20: 10-17 , as leis incluíam diretrizes rígidas sobre moralidade. Adultério, práticas homossexuais, relacionamentos incestuosos e bestialidade que são apontados como contaminantes imundos da espiritualidade, os culpados desses atos degradantes eram condenados à morte. Isso me ensina que os verdadeiros cristãos seguem esses mesmos padrões morais, visto que qualquer pessoa que quiser "subir ao monte de Jeová" deve ser "inocente nas mãos e limpo de coração". Essas palavras significam mais do que evitar pecados, significa "odiar o que é mau". Portanto, embora todos os tipos de imoralidade sejam aprovados, nos esforçamos para formar um povo limpo e saudável, em condições de levar para cima o nome de nosso Deus Jeová.
Levítico 20: 9, a lei de Deus expressa claramente o respeito pelos pais era um assunto tão sério que o filho ou filha que amaldiçoou seu pai teve que ser condenado à morte. Isso me ensina que os filhos têm a obrigação de mostrar respeito e obediência aos pais, mesmo quando pensam que isso interfere pessoalmente. O que é sensato e que teme a Deus, em vez de se irritar com a autoridade dos pais, siga o conselho bíblico de obediência, porque entendem como tal procedimento tem a aprovação divina, aliás, de partes da Terra temos exemplos de jovens que estão provando que com sua conduta, amor e fé, querem agradar ao seu Criador.
Levítico 21: 5 , a lei dizia que os homens deviam deixar crescer a barba e não podiam raspar a cabeça. Esse foi um claro lembrete visual de que os israelitas constituíam um povo diferente, separado como santo para Jeová. Isso me ensina que, embora nós, cristãos, tenhamos uma certa liberdade no que diz respeito à nossa preparação, temos que nos certificar de que eles transmitam uma mensagem apropriada de quem somos, quem representamos e em que acreditamos. Nunca devemos promover os gostos e estilos de graduados deste mundo, lembremo-nos de que nossa aparência adequada deve mostrar que somos um povo diferente, separado para adorar nosso santo Deus Jeová.
Levítico 21:17,21, Jehová estableció una elevada norma de aptitud física para sus sacerdotes, pues lo representaban en su Santuario. por eso, dijo que ningún descendiente de Aarón que tuviera algún defecto podría servir en el sacerdote. Esto me enseña qué debemos examinarnos en todas las facetas de la vida para estar seguros de que Jehová acepta el servicio que le rendimos. nunca debemos pensar que por asistir a algunas reuniones cristianas y salir un poco al ministerio, no importa lo que hagamos en nuestra vida privada. debemos esforzarnos por darle a Jehová adoración sin defecto alguno, y no permitir que lo que es inmundo o deshonroso contamine nuestra vida, de esa manera el aceptara nuestra adoración.
Levítico 21: 5 nos ensina a respeitar nosso corpo e evitar a automutilação ou piercings que estão na moda hoje, incluindo piercings e tatuagens. Portanto, não vamos nos deixar levar pelo mundo de Satanás, pois podemos incorrer na desaprovação de Jeová e também colocar em risco nossa saúde física e espiritual.
Levítico 20: 6 , diz que não devemos recorrer ao meio uso ou aos cartomantes, pois é impossível pensar que um cristão faça isso, mas poderíamos estar falhando nessa regra sim, por curiosidade lemos o horóscopo que sai nos jornais ou assistimos filmes e jogamos videogames relacionados a este tópico.
Levítico 20:22 , é um texto que pode nos ajudar a fazer um estudante da Bíblia raciocinar, pois deixa claro que se quisermos obter o favor de Jeová devemos obedecer às suas normas e não apenas às mais fáceis ou que nos convêm, mas a todas, visto que, se não for assim que o texto menciona, poderíamos causar repulsa a Jeová.
Levítico 20: 6 . Outra disposição judicial proibia médiuns e adivinhos. A sociedade atual conseguiu esclarecer até certo ponto o lado negro dessas práticas e disfarçá-lo de uma forma normal e natural até na forma de jogos onde se usa magia ou adivinhação. Outro exemplo são os canais de televisão que se destinam exclusivamente a ele, ou mesmo postagens em feiras que o escondem como forma de jogo, bola ou roleta inofensiva. Os cristãos devem estar muito atentos para como o sistema de Satanás tenta nos alcançar dessa forma.
Levítico 20: 9 . Quão difundida é essa prática! Não só não há respeito natural pelos pais, não só os filhos insultam e difamam seus pais, mas muitos até os maltratam, física e mentalmente, chantageiam e denunciam se eles não conseguem o que desejam. Quão diferente é o amor que a Bíblia nos ensina a cultivar por todos, nossos pais primeiro e o profundo respeito que devemos ter por eles.
Levítico 20:10 . O adultério é uma prática muito difundida em nossa sociedade suja, muitos casamentos vivem em uma decepção. Mas não apenas isso, a frase "dê-nos tempo ou relacionamentos abertos" está se tornando cada vez mais comum em certas idades no casamento, em que cada cônjuge faz experiências com outras pessoas. Ou o fenômeno “swinger”, onde ambos os cônjuges têm relações sexuais consensuais com outros casais com ambos os cônjuges presentes. Até que chegue o Reino de Deus, não saberemos aonde vamos chegar, vamos manter nossas mentes limpas, irmãos.
Levítico 20:13 . Deus nos criou homem e mulher. Os complementos perfeitos para um e outro. O que é natural, e tudo que sai dessa estrutura que Deus criou, é mundial e não natural. Este é um mandato ao qual obedecemos não importa o quanto a sociedade atual nos influencie e nos pressione a aceitar práticas fora deste contexto.
Levítico 20:15, 16 . Essas práticas são muito mais frequentes do que podemos imaginar. Sabemos completamente que não é natural e o odiamos assim como Deus. Mas muitas pessoas em nossa sociedade tentam essas práticas apenas por diversão. Esta é uma das razões pelas quais sabemos que devemos nos associar com amigos espirituais que desfrutam de uma alegria saudável como nós.
Levítico 20:18 . Este versículo nos ensina a mostrar respeito quando nossas esposas estão menstruadas. Nós, maridos, temos que ser compreensivos, flexíveis e cuidar de nossas esposas. Não passamos por isso, não sabemos o que é sentir ou o seu estado emocional nesse período. Os maridos mostram que amam a esposa respeitando esse momento de intimidade.
Levítico 20: 22,23 . A estrada para a vida é estreita, não é reta nem fácil. A sociedade de hoje coloca muita pressão sobre nós com muitas práticas sujas. Mas, como cristãos, temos a responsabilidade de não desapontar nosso Pai celestial e não deixá-lo enojado em nenhum momento por ações influenciadas por este sistema.
Levítico 21: 8 . Não apenas aqueles que lideram a congregação ou têm responsabilidades são os primeiros a refletir um exemplo de santidade e justiça aos princípios bíblicos, mas também toda a família. Em parte, o comportamento de sua família, cônjuge e filhos está intimamente relacionado à espiritualidade de toda a família, à fé de seus cônjuges e aos ensinamentos de seus filhos. Portanto, devem ser famílias exemplares, que assim estimulem a todos os irmãos da congregação.
Levítico 21 . Neste capítulo, vimos a grande responsabilidade que coloca sobre os membros líderes da congregação que têm responsabilidades. É um privilégio extraordinário trabalhar pelo povo de Deus, e por isso, eles devem ter um incentivo extra para que todas as suas ações, decisões e palavras estejam na justiça da Palavra de Deus, dessa forma, estarão fornecendo um verdadeiro guia espiritualidade a todo o rebanho sob seus cuidados.
Levítico 20: 9 . Para Jeová, o respeito pelos pais era tão importante que um filho que mostrava um espírito de ódio e crueldade por insultar seus pais era equivalente a matá-los ele mesmo. Isso sem dúvida reforça a extensão em que devemos obedecer e amar nossos pais, se os tratarmos como a Bíblia exige, vamos agradar o coração do melhor pai de todos, Jeová.
Levítico 20: 2-5 . Mólek era uma divindade relacionada aos amonitas e possivelmente se refere a outro nome que foi usado para talvez Malcam, Milcom ou Moloch, então há uma tendência de pensar que essa designação poderia ter se aplicado a mais de um deus. A lei decretou a pena de morte aos israelitas que os sacrificaram a Molek, incluindo os residentes estrangeiros que viviam na nação.
Parabéns por tantos comentários edificantes da leitura semanal da bíblia de congregação.
ResponderExcluir