A Sentinela, artigo de estudo 47, semana de 18 a 24 de janeiro de 2021 Estamos dispostos a continuar mudando?, Respostas.
COMENTÁRIOS: A Sentinela de estudo, "Artigo 47", 18-24 de janeiro de 2021, Respostas.
1. De acordo com Mateus 7:13, 14, em que sentido a vida dos cristãos é uma jornada?
A vida do cristão é como uma jornada no sentido de que todos caminhamos em direção a uma meta que queremos alcançar, pois, devido à nossa natureza imperfeita, somos viajantes que percorrem um caminho amplo que não está em harmonia com a vontade de Deus. Mas Jesus, em Mateus 7: 13,14 nos encoraja a seguir pelo caminho estreito e apertado, embora não seja fácil permanecer nesse caminho, pois requer muito esforço, ele nos leva a vida no novo mundo governado por nossa amar a Deus Jeová.
RESPOSTA OPCIONAL
Como toda viagem, precisamos tomar decisões para ver para que lado vamos seguir, da mesma forma que acontece com a nossa vida, Jesus colocou uma ilustração para definir o caminho que a nossa vida tomará, o caminho largo ou o caminho estreito, se queremos salvar nossa vida precisamos seguir o caminho estreito que conduz à vida.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
É provável que decidir qual caminho seguir seja mais fácil do que colocá-lo em prática, mas não deve nos surpreender, somos imperfeitos e Jeová nos dá as ajudas necessárias, ele também espera que as façamos, como Gálatas 6: 1 mostra que essas ajudas têm o intenção de fazer-nos regressar ao caminho do qual saímos constantemente, o caminho que conduz à vida.
Nossa vida é uma jornada porque nossa intenção é viver no novo mundo governado por Deus, nosso curso nesta sociedade é simplesmente transitório e não buscamos desenvolver e desfrutar a vida neste sistema, mas sim cultivamos riquezas espirituais para permanecer no caminho que Isso nos traz à vida como diz Mateus 7: 13,14, nosso objetivo é o Reino de Deus, não viver neste sistema material.
Mateus 7: 13,14 estabelece dois tipos de caminho, um caminho muito largo que te deixa com todo tipo de liberdade que leva à destruição e um caminho estreito de dificuldades que é o caminho que conduz à vida e é aquele que seguimos. Cristãos. Não é fácil seguir esse caminho por causa dos milhares de pedras de tropeço que encontramos, mas o fazemos porque nosso objetivo é viver em um novo mundo sob o reinado de Jeová e não de governantes humanos.
2. O que veremos neste artigo? (Veja também o quadro “A humildade nos ajuda a corrigir nossos passos”).
Veremos como a Bíblia pode nos ajudar a corrigir nossos passos e de que maneiras amigos espirituais maduros podem nos ajudar a seguir o caminho que a vida leva. Além disso, veremos onde pode ser difícil seguir as instruções dadas pela organização de Jeová e analisaremos a importância da humildade se quisermos fazer mudanças e continuar a servir a Jeová com alegria.
RESPOSTA OPCIONAL
2 Coríntios 13:11 nos convida a continuar nos corrigindo, o que fazemos com a ajuda da Bíblia, a organização que Jeová dirige por meio de seu espírito e também com amigos espiritualmente maduros, este artigo nos ajudará a aproveitar ao máximo a correção do nosso caminho pensar e agir da maneira que Jeová deseja, agradá-lo e nos manter no caminho da vida.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O quadro resume como a palavra de Deus, os amigos maduros e a organização de Deus são ajudas que nos corrigem e nos permitem manter-nos e desfrutar o Caminho que conduz à vida.
Para não nos desviarmos do caminho que conduz à vida teremos que fazer mudanças e estar dispostos a corrigir nossa forma de pensar, agir e nossa atitude em geral e neste artigo veremos como a Bíblia nos ajuda a manter os olhos focados neste caminho estreito sem perder nosso objetivo principal.
E por isso, como a humildade nos ajuda a corrigir esses passos que damos na vida e que nos leva à vida eterna através da Palavra de Deus que nos avisa quando estamos inconscientemente nos desviando do caminho, de amigos maduros que nos avisam e Isso nos lembra de diferentes perigos e da organização terrestre de Deus que fornece tanto alimento espiritual para nós. Também veremos alguns casos em que pode ser difícil seguir as instruções da organização de Deus.
SEJAMOS CORRIGIDOS PELA PALAVRA DE DEUS
3. Como a Palavra de Deus nos ajuda?
A Bíblia nos ajuda a ver quem somos por dentro, como diz esse parágrafo, a palavra de Deus é como uma máquina de raios-x, que nos permite nos ver por dentro, nos ajuda a conhecer nossas forças. Não devemos permitir que nosso coração traiçoeiro nos engane e não dizer que não temos defeito, mas queremos permitir que a Bíblia nos ajude a ver as mudanças que temos que fazer em nossa forma de pensar, agir e falar, e para isso precisamos de humildade.
RESPOSTA OPCIONAL
A realidade é que como seres humanos é muito difícil para nós analisarmos nossos pensamentos e sentimentos como Jeremias 17: 9 diz, nosso coração é traiçoeiro e tendemos a nos enganar, mas a Bíblia nos ajuda com isso, porque nos diz como estamos em nosso interior e quais são os pensamentos e intenções mais profundos do nosso coração.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Os raios X foram inventados para o diagnóstico médico, pois nos permitem captar as estruturas ósseas dentro de nós e assim sabemos qual é o problema e em muitos casos a doença ou enfermidade tem cura, da mesma forma que a Bíblia nos ajuda a nos ver por por dentro, mas apenas humildemente nos beneficiamos dos conselhos que a Bíblia nos dá.
Em nossa imperfeição humana, também afeta nosso coração, que é traiçoeiro. E, portanto, quando queremos ou queremos algo que nosso subconsciente, nossa mente nos diz que não é certo ou não é totalmente correto, o desejo do nosso coração nos faz começar a raciocinar a nosso favor e buscar argumentos e raciocínios que sustentem nossas decisões . Mas a Bíblia nos ajuda muito e já nos alerta para esse comportamento humano conforme lemos em Tiago 1:22.
Em Tiago 1:22 é dito que não colocamos em prática a palavra de Deus apenas para ouvi-la, para não sermos enganados com raciocínios falsos. Este versículo nos mostra mais uma vez a grande sabedoria de Deus e seu amor pelo nosso bem-estar. Este conselho, lembrete ou advertência pode ser encontrado em muitos lugares, muitos psicólogos, especialistas e livros de autoajuda recomendam colocar a razão antes dos impulsos do coração em nossa tomada de decisão. E esta carta a Tiago foi escrita há milhares de anos, outro grande exemplo de que a Bíblia contém conselhos muito úteis e úteis hoje.
A Bíblia, como diz o parágrafo, é como uma máquina de raios X que nos permite fazer uma auto-análise periódica e ver nosso interior. Uma fotografia onde você pode ver aqueles tecidos afetados pela corrupção deste mundo e nos dá conselhos sobre o que devemos fazer para nos curarmos, e um dos ingredientes desta receita para nos curarmos é ser humilde, siga estes conselhos da Bíblia e os nossos amigos maduros que, de fora, veem em nós o que não vemos.
4. Como sabemos que o Rei Saul ficou orgulhoso?
A Bíblia diz que no início Saul era um homem modesto e humilde, mas permitiu que o defeito do orgulho e do egoísmo crescesse nele; o resultado foi que ele parou de obedecer a Jeová. Por exemplo, em uma guerra contra os amalequitas, Deus ordenou que ele destruísse toda a riqueza de seus inimigos, mas Saul os guardou, ele também ordenou que fizessem um monumento a ele. Quando o profeta Samuel lhe disse que sim, Jeová não gostou do que tinha feito, Saul deu desculpas, falou do que tinha feito bem, mas não reconheceu o que tinha feito de errado, ao invés disso culpou os outros por Então, como ele não corrigiu seu pensamento, Jeová o repreendeu e rejeitou
RESPOSTA OPCIONAL
O primeiro rei de Israel Saul era uma pessoa tímida quando foi escolhido por Jeová, mas perdeu a humildade, tornou-se tão arrogante que desobedeceu a uma ordem direta de Jeová mesmo quando o profeta Samuel o confrontou por sua desobediência, tentou se justificar e até o expulsou. culpando outros, sem dúvida o rei havia permitido que seu coração se tornasse arrogante e não se permitido ser corrigido por Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Um determinado dicionário traduz o Orgulho como um excesso de estima por si e pelos seus próprios méritos, pelos quais a pessoa se considera superior aos demais. O rei Saul desobedeceu especificamente a seu Deus que o havia colocado na posição de rei e mesmo quando o profeta de Deus Samuel tentou chamar sua atenção, ele não se permitiu ser corrigido porque sua autoestima era tão grande que ele não acreditava que merecesse uma repressão com essa atitude. a única conquista foi a rejeição de Jeová.
Às vezes, podemos precisar da ajuda de outras pessoas, de nosso cônjuge, de nossos amigos espirituais maduros ou de outros irmãos para perceber e estar cientes de que estamos nos enganando e de que precisamos retificar e ser humildes. Mas este não era o caso do Rei Saul, ele ficou orgulhoso. Por quê? Saul desobedeceu a Jeová, e Samuel fez com que ele visse e chamou sua atenção, mas ele não foi humilde e não aceitou seu comportamento, e também, não foi a única vez que Saul demonstrou esse comportamento, comportamento que não queremos imitar sob nenhum preceito.
Podemos não gostar de ser corrigidos ou chamados a atenção, somos imperfeitos e essas não são palavras das quais uma pessoa costuma gostar. Mas é que somos cristãos e nos caracterizamos por sermos humildes, se um irmão nos dá conselhos para corrigir nosso comportamento, ele o faz para o nosso bem e porque ele mesmo não se sentiu à vontade com nossas ações, muito menos Deus.
5. O que aprendemos com o que aconteceu com Saul?
Aprendemos que se não queremos acabar sendo parecidos com Saul, devemos lutar contra tudo que indique que estamos nos orgulhando e se nos corrigem não devemos dar desculpas ou culpar os outros, pelo contrário, devemos acatar os conselhos que eles nos dão para isso. Devemos nos perguntar: Procuro desculpas para não colocar em prática os conselhos que li na Bíblia? Você minimizou a importância das consequências da desobediência? Você culpou os outros pelo que eu faço? Não devemos esquecer que somos imperfeitos e sempre precisamos melhorar ou mudar alguma coisa; do contrário, ficaremos arrogantes e perderemos nossa amizade com Jeová.
RESPOSTA OPCIONAL
Graças ao relato de Saul, podemos fazer um autoexame para determinar se temos atitudes semelhantes às do rei orgulhoso com perguntas como “Estou procurando desculpas para não colocar em prática o conselho que leio na Bíblia? Você minimizou as consequências da desobediência? Eu culpo os outros pelo que faço? Com uma única pergunta que respondemos com um sim, será necessário fazer uma mudança urgente.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Tiago 4: 6 diz muito claramente: "Deus se opõe aos arrogantes, mas mostra benignidade imerecida para com os humildes." Saúl ficou orgulhoso e não reconheceu seu comportamento, e não era a primeira vez. Se nosso coração agir com a mesma arrogância de Saul, Jeová chegará ao ponto de não querer ser nosso amigo.
Estas perguntas acabamos de ler: “Estou procurando desculpas para não colocar em prática os conselhos que leio na Bíblia? Eu minimizo as consequências de obedecer? Ou culpo os outros pelo que faço? Essas perguntas são essenciais para perceber se não fomos humildes e, pelo contrário, fomos orgulhosos ou arrogantes, e se essas perguntas se repetem muito em ocasiões diferentes, podemos estar envolvidos em um mau hábito e ter que fazer mudanças profundas em nosso comportamento. e forma de agir.
6. Qual é o contraste entre Saul e Davi?
Como vimos, Saul era orgulhoso e arrogante, por outro lado Davi era um homem manso e humilde que se permitiu ser corrigido por Jeová, no Salmo 16: 7 está escrito que ele permitiu que a lei de Deus corrigisse sua maneira de pensar até mesmo seus pensamentos mais íntimos, Ele permitiu que os conselhos de Jeová o moldassem, mudassem e o tornassem uma pessoa melhor.
RESPOSTA OPCIONAL
Sem dúvida, entre o Rei Saul e seu sucessor, o Rei Davi, há um contraste marcante porque, embora Saul fosse uma pessoa orgulhosa e arrogante que claramente não levava em consideração a amizade com Jeová, Davi sabia que para estar perto de Deus ele tinha que ser humilde e se permitir sendo corrigido pela lei de Deus, na verdade ele escreveu as palavras do Salmo 16: 7, onde louva a Jeová e é grato por seus conselhos e correção.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Quando ouvimos a palavra contraste, podemos pensar na diferença entre branco e preto, assim como são as personalidades dos dois primeiros reis da nação de Israel Saul e Davi enquanto um manifestava orgulho, a característica ou a principal qualidade de Davi foi humildade.
Assim como a noite e o dia é a diferença entre Saul e Davi, que não era um governante arrogante, mas antes colocava a lei de Jeová em primeiro lugar em todas as decisões que tomava em sua vida e para dirigir seu reinado. Ele mesmo escreveu que louvará a Jeová, porque lhe deu conselhos e corrigirá até mesmo seus pensamentos íntimos à vontade de Deus, um exemplo a ser imitado em todas as nossas ações.
7. Se formos humildes, o que faremos?
Se formos humildes, valorizaremos a correção que Jeová nos dá por meio de sua palavra e permitiremos que ele corrija nossos pensamentos ruins antes que se transformem em ações ruins. Jeová nos instrui por meio de sua palavra.Como diz Isaías 30:21, ele vai atrás de nós apontando-nos na direção certa e dizendo: “Este é o caminho, andai nele”, para que se quisermos que corra bem para nós. Precisamos ouvir e obedecer à medida que nos achegamos a nosso amoroso pai Jeová.
RESPOSTA OPCIONAL
Humildade é uma qualidade que devemos ter para permitir que a Bíblia nos corrija. Exatamente como o profeta Isaías disse; a Bíblia nos avisará quando estivermos nos desviando do caminho, isso nos trará benefícios e nos salvará do constrangimento de quem nos corrige.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Hoje existem muitos estereótipos sobre pessoas humildes pensando que são pessoas sem personalidade ou sem ambições. Mas a realidade é que a humildade traz muito mais benefícios do que as pessoas podem imaginar, porque não apenas nos permite ter consciência de nossos erros e aceitá-los à luz da Bíblia, mas também nos mantém próximos de Deus como filhos.
A humildade implica reconhecer e estar ciente de nossas ações e nosso comportamento, e demonstramos essa humildade permitindo que a Bíblia nos corrija, nosso comportamento e pensamentos e assim evite que se tornem más ações. A Bíblia nos diz o caminho que devemos seguir e o que devemos fazer para não sair dele.
Se formos humildes e colocarmos em prática o que a Bíblia nos diz, nenhum irmão ou ninguém terá que nos corrigir, pois nossa conduta é limpa e cristã de acordo com o que diz a Palavra de Deus.
ILUSTRAÇÃO
8. De acordo com Tiago 1: 22-25, como a Palavra de Deus pode ser como um espelho para nós?
Precisamos de um bom amigo quando nos afastamos de Jeová. o verdadeiro amigo tentará ajudar-nos a aconselhar-nos e a fazê-lo partir antes que seja tarde, ainda que saibamos que o que nos contam não nos agradará, pois devemos valorizar os amigos que têm a coragem e maturidade para nos corrigir.
RESPOSTA OPCIONAL
Todos nós usamos o espelho para retocar a nossa aparência, a Bíblia ajuda-nos a retocar a nossa forma de pensar e as nossas atitudes, por exemplo, lendo o texto diário todas as manhãs poderíamos ao longo do dia procurar formas de colocar em prática os conselhos do Bíblia.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O espelho como o conhecemos hoje teve origem há cerca de 200 anos na Alemanha, com o objetivo de refletir a imagem da pessoa ou do objeto que está diante dele. Esta é a Bíblia para nós porque, ao lermos e meditarmos nela todos os dias, podemos refletir nossa maneira de pensar ou nossa atitude e, assim, dar um toque quando necessário.
A Bíblia serve de espelho para ver se o que realmente fazemos está de acordo com o que nela se diz e nos lembra dos ajustes que devemos fazer para viver em harmonia com a nova personalidade cristã, em nosso modo de pensar, em. nossa atitude ou comportamento.
Muitos irmãos quando se levantam pela manhã costumam ler o texto do dia, o que lhes permite é que a Bíblia influencie seu pensamento ao longo do dia e mantenha a palavra de Deus em mente e presente. Além disso, dão-lhes a ajuda, o incentivo e a força para mudarem de atitude para uma atitude positiva e espiritual para enfrentar o dia que se avizinha repleto de possíveis obstáculos.
Nossa humildade e conhecimento da Bíblia é como um espelho e nos molda para a personalidade cristã. Por exemplo, muitas irmãs se olham no espelho antes de sair de casa, como é sua aparência? Que roupa você usou para ir trabalhar, estudar ou sair com os amigos? A Bíblia a instrui a corrigir suas roupas, se não forem adequadas, porque ela é humilde e sabe o que Jeová quer dela. Outro exemplo, um irmão pode olhar no espelho ao se levantar e ver que sua atitude não está correta, seja porque ele dormiu mal ou porque acordou muito cedo ou outra coisa, a Bíblia está lhe dizendo que ele deve mudar de atitude e encare o dia com alegria, generosidade e bondade como um cristão de Deus.
OUÇA AMIGOS ESPIRITUALMENTE MADUROS
9. Quando podemos precisar de um amigo para nos corrigir?
Se formos humildes apreciaremos que um amigo tenha a coragem de nos dar conselhos quando precisamos, não o veremos como um inimigo, mas como um amigo que nos ama, como diz Provérbios 27: 6, sua correção torna-se como uma ferida, mas Isso nos ajudará a continuar no caminho e a amar a Jeová e seus princípios. Não devemos cometer o erro de nos sentirmos zangados e ofendidos, talvez a princípio seu conselho franco e amoroso nos machuque, mas os resultados podem ser alegres, podem até salvar nossas vidas.
RESPOSTA OPCIONAL
Nem sempre é fácil seguir o caminho de Jeová, talvez haja momentos em que seguimos um caminho que nos afastaria de Deus, porque pensamos que os ímpios estão em melhor situação conforme descrito no Salmo 73: 2, 3 e é quando precisamos de um amigo maduro para nos corrigir.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Um amigo está sempre ao seu lado e tenta se levantar quando você cai ou te fortalece quando parece que você está se afastando de Deus e é aconselhável ouvir os conselhos de amigos maduros.
O Salmo 73: 2 diz que "No meu caso, meus pés quase se desligaram, estavam prestes a escorregar." E é que podemos estar nos afastando do caminho que nos leva à vida e nem mesmo nos damos conta, com certeza temos sido muito gratos a um amigo maduro que teve a coragem e o amor de nos corrigir para que não nos comprometêssemos um grande erro, estamos muito gratos por isso.
ILUSTRAÇÃO
Um cristão maduro pode nos dar um aviso caloroso. Estamos realmente gratos por você ter a coragem de falar conosco?
10. Como devemos reagir se um amigo nos corrige?
Se formos humildes apreciaremos que um amigo tenha a coragem de nos dar conselhos quando precisamos, não o veremos como um inimigo, mas como um amigo que nos ama, como diz Provérbios 27: 6, sua correção torna-se como uma ferida, mas Isso nos ajudará a continuar no caminho e a amar a Jeová e seus princípios. Não devemos cometer o erro de nos sentirmos zangados e ofendidos, talvez a princípio seu conselho franco e amoroso nos machuque, mas os resultados podem ser alegres, podem até salvar nossas vidas.
RESPOSTA OPCIONAL
Provérbio 27: 6 nos dá a resposta, um verdadeiro amigo procura nos ajudar, pois se ele nos corrige não é com a intenção de nos machucar, pelo contrário, portanto, não nos irritamos quando isso acontece, pelo contrário, devemos nos sentir felizes que nossos amigos se importem conosco, mesmo que o conselho nos machuque, como diz o provérbio, é uma ferida fiel.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O exemplo que se encontra no parágrafo em que um amigo pode nos ferir, mas com a intenção de salvar nossas vidas, deixa claro que se ficarmos zangados quando eles nos aconselham ou nos corrigem, não seria muito sensato, somos imperfeitos e é normal que possamos ficar chateados A princípio, se acontecer conosco, seria bom memorizar Provérbios 27: 6 para agir corretamente.
Em qualquer caso, ficaremos muito gratos por isso, o nosso amigo lembrou-se de nós e se teve que corrigir algo em nós é porque se preocupa com o que estamos a fazer e que nos afasta do caminho da vida onde partilharemos muitos mais momentos com este amigo. Portanto, embora possamos ficar incomodados com certas coisas no início, somos realmente muito gratos que nosso amigo se preocupa conosco e com nossa espiritualidade.
Talvez não gostemos de ouvir certas coisas, mas vamos lembrar o que Eclesiastes 7: 9 diz, diz que "não ficamos com raiva facilmente, porque ficar com raiva está no coração dos tolos." E muito menos por palavras que podem nos dizer que é para o nosso bem-estar e que do contrário, se ninguém nos corrigir, podemos nos perder ainda mais no caminho da vida.
11. O que pode fazer com que alguém rejeite o conselho amoroso de um bom amigo?
É orgulho. Isso pode nos levar a rejeitar bons conselhos quando mais precisamos deles. A pessoa orgulhosa se recusa a ver os benefícios da correção e não ouve ninguém e pensa que é mais inteligente e mais importante do que os outros. em Eclesiastes 4:13 de nenhum. Lembre-se de que um filho necessitado, mas sábio, está em melhores condições do que um rei do que aquele que se torna teimoso em seus caminhos e não dá atenção a bons conselhos. Portanto, não vamos permitir que o orgulho enganoso e destrutivo crie raízes em nossa personalidade.
RESPOSTA OPCIONAL
O orgulho é um inimigo perigoso, porque nos engana, nos faz pensar que nunca podemos errar, isso pode nos fazer ignorar conselhos ou pior ainda, para justificar nossas ações, isso é muito perigoso 2 Timóteo 4: 3 , 4 mostra como o orgulho é ruim e pode nos desviar da orientação correta de Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Eclesiastes 4:13 mostra como é importante ser humilde, compara com alguém sábio, pelo contrário o orgulho é uma tolice e nunca vai dar certo se continuar assim, um amigo fiel como vimos no parágrafo anterior pode nos machucar por corrija-nos, mas nunca permitirá que algo de ruim aconteça conosco apenas para adoçar nossos ouvidos.
Orgulho é o que pode fazer uma pessoa rejeitar ou pensar mal dos conselhos dados para corrigir certos aspectos que estão afastando a pessoa da fé. Esse orgulho pode ser causado por várias coisas, mas lembre-se do que Gálatas 6: 3 diz: se alguém acredita que algo não é nada, não se engane. Não vamos nos enganar e ser humildes.
12. Ao lermos Gálatas 2: 11-14, o que aprendemos com o exemplo do Apóstolo Pedro?
Pedro caiu na armadilha do medo do homem, ficou com medo da opinião dos judeus circuncidados da congregação e parou de se associar com os gentios, o apóstolo Paulo Ao saber desta situação disse-lhe que estava agindo com hipocrisia, aparentemente diante de toda a congregação onde isso aconteceu, é evidente que Pedro foi humilde e aceitou a correção que recebeu de Paulo, com isso aprendemos que devemos ser humildes e ter uma atitude adequada quando um irmão nos corrige, devemos vê-lo como um amigo que é ajudando a ter sucesso na vida.
RESPOSTA OPCIONAL
O apóstolo Pedro estava com o grande mestre, foi ensinado por ele, foi escolhido como um dos 12 apóstolos, foi um dos primeiros a pertencer à classe dos ungidos e foi um dos membros do corpo governante do primeiro século, embora fosse imperfeito e chegou a cometer erros, mas mostrou humildade, um exemplo disso está na história de Gálatas 2: 11-14, foi repreendido pelo apóstolo Paulo, Pedro não se orgulhava e aproveitou sua trajetória espiritual para se recusar a ouvir os conselhos de Pablo, pelo contrário aceito com humildade, sem dúvida é um grande exemplo que podemos imitar.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pedro não guardava rancor de Pablo, na verdade o chamava de irmão amado, claro que é normal que não fiquemos contentes quando nos corrigem, mas Pedro sabia que Pablo dizia isso por amor a ele e à congregação, ao invés de focar nos assuntos de pouca importância criticando ou dando desculpas, ele humildemente aceitou seu erro e não permitiu que esse assunto o separasse de seu amado irmão.
Aprendemos pelo menos duas coisas, a primeira é usar nossa sabedoria para entender as situações e não nos aborrecer facilmente, mas ouvir o que eles têm a nos dizer porque será para o nosso bem. E em segundo lugar, não guardar rancor de ninguém, muito menos se suas intenções fossem nobres e tentassem nos ajudar. Os servos de Deus não guardam nenhum tipo de rancor.
13. O que devemos levar em consideração ao aconselhar alguém?
Antes de aconselhar alguém, devemos seguir o conselho de Eclesiastes 7:16 e nos perguntar se estamos sendo justos demais ou demais. Devemos ter em mente que, quando vemos um conselho, devemos dizer claramente qual é o problema, basear-nos nos padrões bíblicos e mostrar compaixão. , porque Nosso objetivo é que nosso amigo perceba seu erro, para que ele saiba em que coisas tem que melhorar. Além disso, devemos reconhecer que nosso amigo não é responsável perante nós, mas perante Jeová.
SOBRESSALENTE OPCIONAL
Em primeiro lugar, devemos meditar em Eclesiastes 7:16; Precisamos analisar se o conselho se baseia nos padrões de Jeová ou em uma interpretação pessoal. Podemos nos perguntar: Estou sendo 'justo demais'? Se, ao analisarmos este ponto, considerarmos que ainda devemos conversar com nosso amigo, então devemos seguir os 3 passos do quadro "Antes de aconselhar" 1) Digamos claramente qual é o problema. 2) Vamos basear nossos conselhos na palavra de Deus. 3) Sejamos compassivos como Jesus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Não devemos sobrecarregá-lo com tantas palavras para explicar o que está errado, isso longe de ajudá-lo pode confundi-lo mais, portanto devemos ser claros ao dizer a ele qual é o problema, é muito importante que ao explicar qual é o problema, nos baseamos na bíblia Assim ele verá que o conselho não é uma opinião pessoal, mas sim a maneira de pensar de Jeová, junto com tudo isso lembremo-nos do exemplo de Jesus e sejamos compassivos e misericordiosos, lembremo-nos de que Jeová o levará em consideração como diz Tiago 2:13 .
Temos que levar em conta várias coisas, e acima de tudo ser amorosos com os nossos irmãos, isso é o que Jeová quer e lemos em Eclesiastes 7:16, se formos muito justos estaremos julgando de acordo com nossos padrões e não como Deus faria e isso não seria compassivos e não estaremos sendo amorosos com nossos irmãos, estaremos conseguindo justamente o contrário, sendo injustos por não compreender nosso irmão e ter empatia por ele.
Nossas palavras devem ser sempre amorosas e em harmonia com o que a Bíblia diz. Somos humanos imperfeitos como nossos irmãos e não temos o direito de julgar, como Romanos 4:10 nos lembra, estaremos todos perante o tribunal de Deus. Aqui não somos juízes, somos irmãos atenciosos e amorosos que ajudam nossos queridos irmãos com humildade e bondade sempre que precisam, todos lutamos pelo mesmo objetivo.
Antes de aconselhar um irmão, a primeira coisa que devemos nos perguntar é se ele realmente precisa que eu o aconselhe. Podemos estar sendo muito duros ou julgando. Caso seja necessário e sintamos a necessidade de dizer algo aos nossos irmãos, devemos deixar claro qual parece ser o problema por meio de palavras compassivas imitando o exemplo de Jesus e com base no que a Bíblia diz, caso contrário, não teria fundamento nosso conselho e pode ser extraviado.
Antes de aconselhar alguém
Veja o parágrafo 13 *
Vamos nos perguntar: "Você realmente precisa do meu conselho?"
Ao aconselhar alguém
Deixe-nos dizer claramente qual é o problema.
Vamos basear nossos conselhos na Palavra de Deus.
Vamos ser compassivos, assim como Jesus.
SIGAMOS AS INSTRUÇÕES DADAS PELA ORGANIZAÇÃO DE DEUS
14. O que a organização de Deus prepara para nós?
A organização terrestre de Jeová prepara vídeos e reuniões que nos ajudam a colocar os conselhos bíblicos em prática. Todo esse material está em harmonia com a Bíblia e é revisado de tempos em tempos para se adequar às circunstâncias deste mundo em constante mudança.
RESPOSTA OPCIONAL
A organização terrena de Deus sempre busca a orientação do espírito santo e desta forma prepara vídeos, publicações e reuniões, para que essas ferramentas nos ajudem e possamos colocar em prática os conselhos bíblicos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
1 Coríntios 7:31 nos diz; “O cenário deste mundo está mudando”, e somos muito gratos ao corpo governante porque de vez em quando eles revisam suas decisões para nos ajudar e nos guiar no caminho que a vida leva, conforme se adaptam às novas circunstâncias.
A organização de Deus se esforça para nos fornecer todo o alimento espiritual de que necessitamos no tempo devido por diferentes meios, mas em completa harmonia com o que a Bíblia diz, produzindo vídeos, publicações e reuniões, etc. Eles também orientam a pregação mundial graças ao espírito santo e trabalham constantemente em suas ações e decisões para adaptá-los a este mundo em mudança e para que a vontade de Deus seja feita como ele deseja.
Tomando um pequeno parêntese, todo este mundo ou sistema material de Satanás está mudando. Fala-se muito do que foi e do que é a sociedade hoje com a introdução e o desenvolvimento da tecnologia, a grande globalização que tantos benefícios e problemas trazem. Os avanços tecnológicos e as mudanças sociais ocorridas são espetaculares, porém, a Bíblia já dizia em 1 Coríntios 7,31 quando diz que "o cenário deste mundo está mudando", mais uma vez vemos refletida a enorme sabedoria de a Palavra escrita de Deus.
ILUSTRAÇÃO
A organização de Deus prepara publicações, vídeos e reuniões que nos ajudam a colocar os conselhos bíblicos em prática. Às vezes, o Corpo Governante faz mudanças na maneira como o trabalho é organizado.
15. Que situação alguns editores enfrentaram?
À situação de adaptação às mudanças que surgiram devido às decisões de órgãos governantes como Salões do Reino. em alguns lugares, ele está sendo vendido e talvez alguns editores se perguntem por que está sendo vendido e achem que o tempo e o esforço que dedicaram a ele foram desperdiçados. Além disso, em outros lugares, as congregações estão se unindo, o que significa que alguns publicadores precisam viajar longas distâncias e têm dificuldade para se adaptar às mudanças. Mas devemos ter certeza de que o corpo governante busca a orientação do Espírito Santo para tomar decisões, por isso devemos ser obedientes e cooperar com as instruções que nos são dadas.
RESPOSTA OPCIONAL
Nos últimos anos, surgiram novas explicações sobre alguns ensinos bíblicos tanto em compreensões quanto em questões morais e talvez alguns de nós achemos fácil aceitá-los, mas talvez outros tenham enfrentado que essas mudanças afetam campos de nossa vida ou rotina espiritual, no parágrafo o exemplo da venda de alguns salões do Reino é visto.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Muitos de nós frequentamos a mesma congregação há anos e até nos envolvemos na construção e manutenção de nossos locais de reunião, mas agora o corpo governante decidiu que os salões do Reino são usados em sua capacidade total, por isso algumas congregações são se fundiram e há até Salões do Reino que estão sendo vendidos, nem sempre é fácil sair da zona de conforto ou quebrar a rotina que traçamos há anos, mas apesar de tudo continuamos colaborando com os novos planos que o Corpo Governante fez. .
A mudança da cena deste mundo provoca mudanças a serem feitas e que podem nos afetar. Um exemplo foram os aumentos nos custos dos Salões do Reino em termos de manutenção e construção, que causaram a fusão de congregações e a venda de Salões próximos para destinar esses fundos à construção de Salões em locais de extrema necessidade. Talvez tenhamos que nos adaptar a essas fusões de congregações, que percorrer distâncias maiores para ir ao Salão designado ou que não entendamos a priori a venda de um Salão onde participamos de sua construção e que nos custou tanto, mas nosso amor a Jeová fará acontecer. vamos entender e também nos adaptar a este cenário de mudança, como faz a organização terrestre de Deus.
16. Como Colossenses 3:23, 24 nos ajuda a não perder a alegria?
Neste texto, somos lembrados de que tudo o que fazemos é para Jeová e não para os homens. Ele nos dá uma grande variedade de oportunidades de mostrar que queremos dar a ele o que nossos corações decidiram, por isso devemos apoiar e contribuir para a congregação que ele Ele dirige, se o fizermos, Ele trará satisfação e alegria para nossas vidas, Pois sabemos que tudo o que damos a Ele vem Dele. Mesmo assim, Jeová aprecia o tempo, energia e recursos que investimos no apoio ao trabalho que ele deseja que façamos.
RESPOSTA OPCIONAL
O rei Davi teve a boa intenção de construir um templo para Jeová, mas não mas não foi permitido, porém o rei não perdeu a alegria, antes viu o lado positivo e contribuiu financeiramente para a construção do templo, o mesmo que deveríamos ser Fico feliz em poder trabalhar para Jeová, pois sabemos que é ele quem dirige sua organização.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Tudo o que temos é graças a Deus, portanto, ao contribuir com nossas energias ou recursos, a única coisa que estamos fazendo é dar a Jeová algo que vem de suas próprias mãos e com isso apoiaremos a obra que ele nos confiou.
Tudo o que fazemos, fazemos para Deus, todo o crédito e honra pertencem a Jeová. Nossa vida gira em torno dele e somos muito gratos por poder servi-lo, fazemos tudo com toda a nossa alma porque é para Jeová, é dele que receberemos a herança que ele nos prometeu. Tudo o que temos é porque Jeová providenciou para nós, não nos pertence, pertence a ele e é por isso que somos gentis e alegres doadores de todas as provisões que ele nos deu.
NÃO SAEMOS DO CAMINHO ESTREITO
17. Por que não devemos desanimar se temos que corrigir nossos passos?
O caminho que a vida leva é difícil e podemos ficar desanimados porque percebemos que vez após vez temos que corrigir nossos passos, mas se nos esforçarmos para imitar os passos de Jesus, é um bom sinal que mostra que queremos seguir a orientação de Jeová para alcançar a meta, para que continuemos a absorver as instruções de Jeová e permaneçamos no caminho da justiça para sempre.
RESPOSTA OPCIONAL
Todos cometemos erros todos os dias, portanto, se nos concentrarmos em nossas imperfeições, nunca ficaremos felizes com nossas realizações, embora seja verdade que devemos seguir os passos de Cristo, nem ele nem Jeová esperam que os imitemos perfeitamente.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Herdamos a imperfeição de nossos primeiros pais e é por isso que às vezes podemos nos desviar do caminho estreito que a vida leva. Todos temos que lutar contra os desejos da face e isso pode ser muito desanimador, mas podemos nos beneficiar da força que Jeová nos dá Mesmo que sejamos contra alguma fraqueza, Jeová nos dá forças para lutar contra nossas fraquezas.
Todos nós temos que fazer mudanças e corrigir certos aspectos ou tê-los feito em algum momento de nossas vidas. E isso é uma indicação de que valorizamos e estamos cientes da importância de agradar a nosso Pai celestial. O fato de termos que corrigir as coisas e fazer mudanças indica que estamos alertas e nos esforçamos para avançar neste caminho estreito que conduz à vida eterna.
18. O que devemos fazer para chegar ao nosso destino?
Devemos nos concentrar no futuro e estar dispostos a corrigir nossa maneira de pensar e agir, e nossa atitude, se o fizermos, Jeová estará conosco, e não apenas chegaremos ao nosso destino, mas também desfrutaremos a jornada na estrada que leva a tempo de vida.
RESPOSTA OPCIONAL
Basicamente devemos focar no futuro, corrigir nossa forma de pensar, agir e nossa atitude, enquanto sejamos humildes podemos desfrutar o caminho que leva à vida, Conforme sugere 2 Coríntios 13:11, continuamos a nos alegrar e nos corrigir.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Temos que fazer o que diz em Provérbios 4:25, manter nossos olhos fixos à frente. Vamos continuar o caminho sem nos desviar ou ser influenciados por coisas que podem nos distrair e sejamos humildes quando tivermos que fazer mudanças ou corrigir nosso caminhar, porque só assim chegaremos ao nosso destino.
REVER PERGUNTAS
COMO A HUMILDADE NOS AJUDA A FAZER ESTAS COISAS?
Corrija nossa maneira de pensar e agir.
Aprendemos que, se formos humildes, permitiremos e valorizaremos a correção que Jeová nos dá por meio de sua palavra e permitiremos que ele corrija nossos pensamentos ruins antes que se transformem em ações ruins. Ao lermos a Bíblia e meditarmos nela, devemos ver se precisamos fazer algum ajuste em nossa maneira de pensar ou atitude e, se o fizermos, devemos agir imediatamente e corrigi-lo. Isso terá um efeito extraordinário sobre nós e nos ajudará a continuar no caminho estreito que a vida leva.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Aqueles que são humildes permitem que a Bíblia corrija seus pensamentos ruins antes que se transformem em ações ruins. Isaías 30 21 nos diz que esta é a maneira como ele anda, apenas a Bíblia nos avisará quando estivermos nos perdendo, porque ouvir a Jeová nos trará muitos benefícios .
A humildade nos ajudará a ter consciência do nosso pensamento e ação e fará as mudanças de que precisamos para corrigir esses comportamentos, seja porque nós mesmos percebemos ou porque um irmão maduro com grandes intenções de amor nos encorajou a fazê-lo, porque amor É o que nos promove a sermos melhores cristãos e também humildes, vendo sempre o sentido afetuoso e amoroso dessas palavras que nos ajudam a corrigir nossos pequenos erros.
Aceite a correção.
Aprendemos que, se formos humildes, apreciaremos que um amigo tenha a coragem de nos aconselhar quando precisarmos. Mas, como diz um amigo que nos ama, como diz Provérbios 27: 6, sua correção se torna como uma ferida, mas nos ajudará a continuar no caminho da vida e a amar a Jeová e seus princípios.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A pessoa orgulhosa rejeita o conselho amoroso de um bom amigo porque você pensa que ele é mais inteligente e mais importante do que os outros, por isso é importante que tenhamos a humildade e o bom senso de aceitar os conselhos de nossos amigos, porque eles certamente são apoiados pela sabedoria do palavra de Deus e mostre a compaixão que Jesus nos ensinou.
Um irmão que nos aconselha o faz porque se preocupa connosco, porque viu algo que nos pode fazer tropeçar e nos afastar do caminho que conduz à vida, viu algo que pode afastar a amizade que temos com ele e principalmente com ele. Jeová. Mais do que parece errado, seremos profundamente gratos, a humildade nos faz ver que o irmão tem razão, ele nos ama, nos valoriza e quer que continuemos servindo com a mesma fidelidade a Deus.
Siga a orientação que a organização de Deus nos dá.
Aprendemos que a humildade nos fará aceitar que Jeová tem uma organização aqui na terra e que, sob sua orientação, o corpo governante toma decisões sobre como a obra é realizada e tudo relacionado aos interesses do Reino, então nosso dever é apoiar, obedecer e colaborar com as decisões e orientações que nos forem dadas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A organização terrestre de Deus prepara publicações em vídeo e encontros que nos ajudam a colocar em prática os conselhos bíblicos. E nos esforçamos para continuar colaborando com esses novos planos, imitando o exemplo do Rei Davi que se concentrou no que poderia fazer para a construção do templo e contribuiu com seus recursos.
O mundo está mudando e a organização terrena de Deus por meio do espírito santo nos orienta e toma decisões sobre o que é melhor a cada momento de acordo com as circunstâncias atuais. Podemos ter de fazer mudanças com novas decisões, mas estamos prontos e preparados para obedecê-las humildemente e fazer as mudanças apropriadas porque tudo o que fazemos fazemos para Jeová.
Comentários
Postar um comentário