A Sentinela, Artigo de Estudo 46, Semana de 11 a 17 de janeiro de 2021, Coragem! Jeová está aqui para nos ajudar, Respostas.

COMENTÁRIOS: A Sentinela de estudo, "Artigo 46", 11 a 17 de janeiro de 2021, Respostas.




1. O que nos consola quando nos sentimos solitários ou angustiados por problemas? (Salmo 118: 5-7)

O que nos dará verdadeiro consolo é: "Tenha absoluta confiança em Jeová Deus." É por isso que no Salmo 118: 5,7 ele nos lembra que, se confiarmos em Jeová, não temos que sentir medo ou abandonar, ao contrário, veremos como Jeová nos ajuda a sair triunfantes, apesar da angústia ou dos problemas que temos.


RESPOSTA OPCIONAL

Muitos de nós já nos sentimos completamente sozinhos, principalmente quando passamos por um problema, mas com as palavras do Salmo 118: 5-7 podemos ver que até os servos fiéis do passado se sentiam assim, porque embora tentassem cumprir as ordens de Jeová em tudo o que fizeram, eles continuaram a ter preocupações.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em Hebreus 13: 5, 6 lemos as palavras do apóstolo Paulo garantindo que Jeová nunca nos deixará e, graças a isso, não devemos sentir medo ou solidão, essa passagem deixa bem claro que Deus cuidará de nós. Portanto, tenhamos plena confiança de que ele pode e deseja compensar nossas deficiências.

Às vezes, podemos nos sentir solitários ou angustiados por problemas, mas não estamos. Jeová está sempre conosco e mais nos momentos em que mais precisamos dele. No Salmo 118: 5-7 diz que “na minha angústia clamei a Jah (...) Jeová está do meu lado, não terei medo, ele é o meu socorro”. Que apoio maior do que o de Deus poderíamos ter!

Hebreus 13: 5 diz "Eu nunca te deixarei e nunca te abandonarei." Os problemas, os problemas são. Em alguns casos, podemos fazer coisas para nos resolvermos, e em outros não. Em todo caso, Jeová estará sempre conosco, ele não nos deixará e nos ajudará, lembremo-nos disso e não dêmos mais que a devida importância a esses problemas ou angústias, porque não estamos sós.

2. O que discutiremos neste artigo e por quê?

Analisaremos 3 maneiras diferentes pelas quais Jeová ajudou o apóstolo Paulo, por meio de seu filho Jesus e seus anjos, pessoas de certa autoridade e irmãos na fé, com esta revisão das experiências do apóstolo podemos fortalecer nossa confiança nas promessas de Jeová .

A AJUDA DE JESUS ​​E LOS ANGELES

3. O que Paulo deve ter se perguntado e por quê?

Às vezes, quando estava sendo perseguido e sua vida estava em perigo, Paulo pode se perguntar: por quanto tempo mais serei capaz de suportar esses maus tratos? Em Atos, a perseguição e o ódio que Paulo sofreu nas mãos de seus inimigos é narrado, primeiro, uma multidão feroz arrastou-o para fora da cidade e o espancou, essas pessoas estavam tão furiosas que estavam prontas para matá-lo. e então os membros do Sinédrio ficaram tão furiosos com ele que, em meio aos gritos e protestos violentos, sua vida correu novamente perigo. assim, e foi em circunstâncias tão difíceis que o apóstolo Paulo poderia ter feito essa pergunta.

RESPOSTA OPCIONAL

Ao analisar a vida do apóstolo Paulo podemos ver o quão difícil foi, só no parágrafo podemos ver como era no ano 56, uma multidão o arrastou e tentou matá-lo e um dia depois em frente ao Sinédrio, a suprema corte judaica formada pelo Supremo O sacerdote, os anciãos e os escribas tentaram separá-lo, sem dúvida a pergunta "Quanto tempo mais aguentarei este abuso?"

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Não demorou muito para que Paulo fosse morto pela turba que o arrastou para fora do templo e, no dia seguinte, o Sinédrio também quis acabar com ele, tudo isso ele teve que vivenciar no curso de não mais de 48 horas, ao ler esta história Não temos dúvidas de que talvez Pablo tenha se perguntado "Por quanto tempo serei capaz de suportar esse abuso?"

Pablo teve que enfrentar situações muito graves em que sua vida corria perigo real de morte. Eles estavam prestes a matá-lo quando uma multidão o arrastou para fora do templo em Jerusalém até a intervenção do comandante militar e, no dia seguinte, no Sinédrio, ele também teve que retirá-lo por medo de ser despedaçado. Diante disso, é normal que Paul se pergunte quanto mais ele aguentaria. Em dois dias tiveram a oportunidade de matá-lo duas vezes, Paulo precisava de ajuda e Jeová, de uma forma ou de outra, sempre o ajudava.

Pablo esteve à beira da morte duas vezes em apenas dois dias. Estamos falando que são problemas graves, onde a vida corre perigo. E Jeová o ajudou a resolver esses problemas graves. Nossos problemas geralmente não são tão sérios, mas Jeová continua a nos ajudar sempre que precisamos, por isso não temos medo ou angústia, não estamos sozinhos.

4. Como Jeová ajudou Paulo por meio de Jesus?

Em Atos 23:11, diz que Jeová ajudou o apóstolo Paulo ao enviar Jesus para dar-lhe o encorajamento e a energia moral tão necessários. Com palavras encorajadoras, Jesus garantiu que sobreviveria aos ataques e que também viajaria para a capital do Império Romano, onde teria a honra de proclamar sua mensagem.

RESPOSTA OPCIONAL

Como vimos no parágrafo inicial, quando passamos por problemas nos sentimos sozinhos, sem dúvida na noite após a prisão de Paulo ele estava sozinho, mas receberia a ajuda e a visita de Jesus para lhe dar coragem e esperança de que deixasse aquele lugar vivo porque ainda ele tinha que levar a mensagem da verdade a Roma. Como Pablo deve ter se sentido protegido depois dessa visita reconfortante.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Paulo recebeu a energia moral de que tanto precisava quando Jesus ficou ao seu lado e disse: 'Tende bom ânimo! Garanto que também darei testemunho em Roma (Atos 23:11). Com estas palavras de encorajamento, Jesus garantiu-lhe que sobreviveria aos ataques e que viajaria também para a capital do império, onde teria a honra de proclamar a sua mensagem.

Pablo voltaria a sentir-se angustiado ao ser preso. E Jeová novamente o ajudou, e neste caso, foi por meio de Jesus que ele lhe apareceu e disse para ter coragem, porque ele teria que dar testemunho em Roma como fez em Jerusalém. Jeová não apenas o ajudou, mas disse-lhe que a situação pela qual está passando tem um propósito muito importante, que é dar testemunho em Roma. Não apenas Paulo não se sentiria protegido, sem angústia ou medo, mas também estaria pronto e com energia para cumprir esse propósito.

5. Como Jeová ajudou Paulo por meio de um anjo? (Veja o desenho na capa).

Nesta ocasião, o navio onde o apóstolo Paulo viajava ficou preso no meio de uma forte tempestade que durou muitos dias, a tripulação e os passageiros pensaram que iam morrer. Mas Paulo disse-lhes que à noite, ao seu lado, um anjo de Deus apareceu e disse-lhe para não temer, que ele iria aparecer diante de César; além disso, que Jeová havia concedido a vida a todos os que navegavam com ele. 

RESPOSTA OPCIONAL

O desejo de não morrer é um desejo natural, agora vamos pensar em Pablo quando ele está a caminho da Itália de barco, uma tempestade irrompe que ameaça sua vida e a do resto da tripulação e passageiros, todos eles estão muito assustados, mas Pablo Ele está calmo porque confia que chegará a Roma porque um anjo e Jesus o expressaram.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová enviou este anjo alertando Paulo sobre a tempestade e para não ter medo, que o propósito de Deus é que Paulo se apresentasse a César para testemunho. Mas não só isso, mas Deus também disse a ele que ninguém perderia a vida de quem estava com ele no barco. Pablo não tinha medo, mais do que isso, tinha plena confiança de que estava tudo bem e então transmitia para os outros passageiros.

Esse desenho de Paulo, o anjo de Deus, o navio e os passageiros podem fazer uma analogia com a nossa vida, com a nossa sociedade. Este sistema é um navio navegando em uma grande tempestade de problemas e imoralidade devido a Satanás, onde a maioria das pessoas está perdida e com medo do futuro. A verdade nos protege dessa tempestade, ficamos calmos e não temos medo, conhecemos nosso papel como o anjo disse a Paulo, e no nosso caso, é dar testemunho a essas pessoas que estão perdidas para que saibam a verdade e tenham a Claro que vai te tirar dessa tempestade em direção ao caminho da vida.

ILUSTRAÇÃO

No desenho da capa, podemos ver que, por meio de um anjo, Jeová repetiu a promessa que havia feito anteriormente por meio de Jesus. portanto, é graças a essa ajuda que Paulo pode chegar a Roma.

6. Que promessa de Jesus nos fortalece, e por quê?

A promessa que Jesus nos deu é que Ele estaria conosco todos os dias até a conclusão do sistema. Isso nos fortalece porque todos nós passamos por momentos muito difíceis. Por exemplo, alguns de nós suportam a dor de muitos anos devido à morte de um ente querido, outros têm de lidar com as doenças da velhice. E há quem tenha dias péssimos por causa da depressão. Mas, temos força para seguir em frente porque sabemos que Jesus está conosco "Todos os dias", mesmo nos momentos mais sombrios de nossas vidas.

RESPOSTA OPCIONAL

Jesus nos fez uma promessa para todos os dias de nossas vidas, não importa quão sombrios sejam devido à depressão, a morte de um ente querido ou até a velhice em Mateus 28:20 lemos que "Ele estará conosco todos os dias."

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jesus usa a palavra "todos" para nos dar a ideia de uma totalidade de tempos, para que nunca nos sintamos sós, por mais complicados que sejam nossos dias ou anos, porque Jesus nos promete que sempre teremos seu apoio.

Jesus, em Mateus 28:20, nos diz que ele estará conosco todos os dias até a conclusão deste sistema. Essa promessa nos fortalece porque sabemos que Jesus está conosco todos os dias, ele nunca nos deixa. Ele está conosco em todos os nossos problemas e também nos mais graves como a morte de um ente querido cuja dor pode durar anos, as enfermidades da velhice, a depressão ... Jesus estará conosco sempre e também nestes dias mais sombrios de nossas vidas. .

7. De acordo com Revelação 14: 6, como Jeová nos ajuda?

Jeová nos ajuda por meio de seus anjos. Esse texto diz que Los Angeles nos apóia e nos orienta à medida que pregamos as boas novas do Reino em todo o mundo.

RESPOSTA OPCIONAL

Jeová nos deu excelente apoio e orientação na pregação das boas novas do Reino a todos os tipos de pessoas, independentemente de sua nacionalidade, idioma e povo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Os anjos nos apóiam como poderosos mensageiros angélicos e, embora não pareçam mais intervir visivelmente em favor dos servos terrestres de Jeová, hoje nos apóiam e orientam ao cumprirmos nossa comissão de pregar as boas novas. 

Conforme lemos em Revelação 14: 6, a Bíblia nos garante que Jeová confia nos anjos para nos ajudar. E é assim que sentimos quando eles nos apóiam e nos guiam quando pregamos as boas novas de seu Reino a todas as nações, tribos, línguas e povos.

Há muitas experiências de nossos irmãos que se depararam com pessoas no ministério que estavam sofrendo muito e até mesmo, sendo não crentes, estavam pedindo a Deus uma saída para seus problemas de vida. E bem naquele momento ou alguns dias depois, alguns de nossos irmãos bateram na porta e deram-lhe o conforto e a esperança de que ele precisava. É um grande exemplo dessa orientação e apoio dos anjos em nosso ministério.

ILUSTRAÇÃO

Enquanto um casal está pregando, um anjo os guia até uma casa com um homem orando. Os anjos nos apóiam e guiam quando pregamos as boas novas.

A AJUDA DE PESSOAS QUE TÊM CERTA AUTORIDADE

8. Como Jeová ajudou Paulo por meio de um comandante militar?

Os judeus planejavam matar Paulo por meio de uma emboscada, mas Jeová interveio fez o comandante militar romano Claudius Lysias descobrir e este homem veio em seu socorro, ordenou a formação de uma guarda de 470 soldados de infantaria, lanceiros e cavaleiros para que este Na mesma noite, eles escoltarão Pablo até Cesaréia, onde ficará nas mãos do governador Félix, desta forma, Pablo estará a salvo de quem quer matá-lo.

RESPOSTA OPCIONAL

No ano 56 Jesus prometeu a Paulo que pregaria em Roma, mas havia um problema, uma emboscada estava sendo planejada para matá-lo, aos olhos humanos seria impossível para Paulo vir a Roma para se cumprir, mas Jeová usou um comandante Um militar romano chamado Claudius para ajudar Paulo a ficar seguro.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Jeová ajudou Paulo por meio do comandante militar romano Cláudio Lísias, não apenas escoltou Paulo com muitos soldados por 105 quilômetros, mas uma vez lá, em Cesaréia, eles o observaram no palácio de Herodes. Pablo estava sempre protegido daquelas pessoas que queriam matá-lo.

9. Como o governador Festo ajudou Paulo?

O governador Festo recusou os apelos dos judeus para levar Paulo a Jerusalém para ser julgado lá, possivelmente ele suspeitou que os judeus "estavam planejando uma emboscada para matar Paulo no caminho". Portanto, ao deixá-lo prisioneiro, ele ajudou o apóstolo Paulo a impedir os judeus de cumprirem seu objetivo.

RESPOSTA OPCIONAL

Festo substituiu o governador Félix, sua forma de governar era muito positiva, ele até colaborou com o cumprimento da promessa que Jesus fez a Paulo, pois Festo suspeitou que os judeus queriam matar o apóstolo então Festo se recusou a deixar Paulo ir para Jerusalém .

COMENTÁRIO ADICIONAL

Mesmo quando o governador Félix, que mandou Paulo ser vigiado no palácio de Herodes, Festo manteve a mesma decisão e não permitiu que eles levassem Paulo a Jerusalém para ser julgado por suspeitar que os judeus estavam preparando outra emboscada para matá-lo. Pablo a caminho. Festus ajudou Paul assim como Félix fez primeiro.

10. O que Festo fez quando Paulo apelou para César?

O que Festo fez foi perguntar a Paulo se ele queria ir a Jerusalém E ser julgado ali antes dele, mas Paulo sabia que para salvar sua vida, ele tinha que ir a Roma e continuar pregando. Então ele disse: “Ele apelou para César!” Depois de consultar seus conselheiros, Festo respondeu: “Você apelou para César e César irá”. Assim, ele o colocou fora do alcance de seus inimigos.

RESPOSTA OPCIONAL

Visto que Paulo era de nacionalidade romana, sua vida estava ameaçada e a promessa feita por Jeová e Jesus de ir a Roma em mente, o apóstolo decidiu agir e apelar a César, e Festo decidiu cumprir seu desejo e mandá-lo para Roma.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Por volta do ano 58, quando o apóstolo Paulo enfrentou a ameaça de receber um julgamento injusto, ele reivindicou o direito que tinha como cidadão romano de apelar para César, com isso, Paulo pediu para comparecer, perante a autoridade máxima do império e Festo, o governador Depois de consultar seus conselheiros, ele decidiu enviar Paulo a Roma e, assim, tirou-o do alcance de seus inimigos.

Festo queria ser bom com os judeus e deu-lhe a possibilidade de ir a Jerusalém e ser julgado lá, Paulo sabia que isso poderia significar sua morte. Então ele apelou a César, uma vez que disse isso a Festo, ele disse: "Você apelou a César e César irá." Desse modo, em primeiro lugar, o que Jeová havia ordenado seria cumprido e Paulo continuaria com sua pregação em Roma e, em segundo lugar, ele está salvando sua vida com a proteção de Deus.

11. Que palavras encorajadoras de Isaías Paulo pode ponderar?

É possível que Paulo medite sobre o que o Profeta Isaías advertiu aos que se opuseram a Jeová, o profeta disse que mesmo se preparassem um plano, ficaria frustrado, que não daria certo, porque Jeová está conosco. Portanto, ponderar sobre como Jeová o ajudaria fortaleceu o apóstolo para as provações que o aguardavam.

RESPOSTA OPCIONAL

Apesar de Paulo ter se livrado dos judeus que queriam matá-lo, ele ainda não estava seguro, a caminho de Roma estava prisioneiro e enfrentaria César, a maior autoridade do Império, então é lógico pensar que ele meditaria nas palavras do profeta Isaías Garante que Jeová sempre estará com ele, independentemente das provações que enfrente.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Possivelmente em Isaías 8:10. Muitos planos foram traçados para matar Paulo, mas nenhum teve sucesso porque ele tinha a proteção de Deus. Ele tinha a certeza de que seus inimigos poderiam tramar o que quisessem, porque ele tinha a proteção de Jeová e tudo o que planejaram não daria certo.

Essas lindas palavras de Isaías 8:10 também são muito encorajadoras para nós. Sabemos que o mundo está constantemente nos atacando e eles farão muitos planos e muitas armadilhas para nós, haverá muitos comentários contra nós por servirmos a Deus, mas o nosso serviço nos protege, Jeová nos protege, e tudo o que este mundo diz e faz contra nós não isso vai nos afetar.

12. a) Como Julio tratou Pablo?

Em Atos 27: 3, está escrito que Júlio tratou Paulo com gentileza e, quando eles desembarcaram, ele permitiu que ele visitasse seus amigos e que eles cuidariam dele. Também quando os soldados queriam matar todos os prisioneiros que estavam no barco para que ninguém escapasse, Julio os deteve porque "queria salvar Pablo".

RESPOSTA OPCIONAL

Sem dúvida, a viagem de Paulo não aconteceu nas melhores condições, pois ele estava viajando como um prisioneiro, guardado por um oficial romano que poderia ser gentil ou cruel, mas Júlio teve consideração pelo apóstolo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Julio, um oficial do exército de Augusto, foi quem conduziu Paulo de Cesaréia a Roma e o tratou com gentileza, apesar do fato de que no início ele não deu ouvidos aos seus conselhos, finalmente aprendeu a respeitar o julgamento de Paulo e contribuiu para salvar os vida do apóstolo. 

Ao longo desta jornada de Paulo, deve ser lembrado que ele tinha a proteção de Deus, mas ainda era um prisioneiro. E esse soldado Júlio podia tratá-lo muito bem ou muito mal, tudo era possível. Até este soldado Julio permitir que Pablo visitasse seus amigos, ele o tratou com gentileza e não só isso, mas ele protegeu Pablo quando outros soldados queriam matar todos os prisioneiros do navio.

12.  b) O que Paulo provavelmente verá nesta situação?

Paulo viu a mão de Jeová nas ações daquele oficial de bom coração.

RESPOSTA OPCIONAL

Os soldados romanos não eram amigáveis ​​como característica geral porque faziam parte do exército do Império mais poderoso da época, mas Júlio tratou o apóstolo com gentileza, seria uma coincidência que Paulo recebesse um tratamento especial? O mais lógico é pensar que ele não recebeu Sem dúvida, Jeová estava por trás do bom coração desse soldado.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Paulo, novamente, viu mais uma vez a mão de Jeová em como ele o protegeu em todos os momentos de sua jornada e que por meio de governadores ou soldados ele não permitiu que eles acabassem com a vida de Paulo, não importa o quanto certas pessoas quisessem. É provável que Paulo tenha visto a mão de Jeová nas ações daquele oficial de bom coração.

ILUSTRAÇÃO

Pablo e outros prisioneiros no convés de um navio. Um oficial do exército romano os protege de outro soldado, que tem uma adaga na mão. Como fez no passado, Jeová pode usar quem tem autoridade para proteger seus servos.

13. Como Jeová pode usar pessoas com certa autoridade?

O exemplo de Paulo nos mostra que Jeová pode usar seu poderoso Espírito Santo para fazer os que têm autoridade fazerem o que ele quiser E assim desviar os pensamentos desses governantes em uma direção que esteja em harmonia com seu propósito. Desta forma, eles são motivados a tomar decisões que beneficiam o povo de Deus.

RESPOSTA OPCIONAL

A Bíblia tem muitos relatos de ocasiões em que Jeová nos mostra que governantes estão em seu poder e ele pode fazer com que façam a sua vontade, como afirma Provérbios 21: 1, porque graças ao seu espírito ele pode desviar os governantes para fazerem sua vontade.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O espírito santo de Jeová pode fazer com que certas pessoas com autoridade ou poder tomem algumas decisões ou outras, de uma forma ou de outra que favoreça e garanta a proteção de seu povo. Para que os pensamentos desses governantes sigam uma direção que respeite a vontade de Deus, seu propósito e seu povo.

ILUSTRAÇÃO

Em uma prisão, um irmão está orando e um guarda segura um oficial que grita com raiva com o irmão.

14. Levando em consideração o que Atos 12: 5 diz, por quem podemos orar?

Nesse texto, diz que, quando Pedro foi preso, a congregação orou fervorosamente a Jeová por ele, da mesma forma devemos orar fervorosamente a Jeová por nossos irmãos que estão na prisão. Devemos também orar a Jeová que influencia a mente dos guardas a agir e tratar nossos queridos Irmãos com bondade humana.

RESPOSTA OPCIONAL

Atos 12: 5 nos dá uma boa ideia do que podemos fazer enquanto vivemos em um país sem perseguição de governos humanos e que é orar com fervor, isto é, com “interesse ardente e ativo por uma causa ou pessoa”, por exemplo, por nossos irmãos em prisão, e para que Jeová influencie a mente dos guardas e assim trate nossos irmãos com bondade.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sem dúvida as ações do soldado romano Júlio foram graças a Jeová, hoje temos muitos dos nossos irmãos na prisão por sua neutralidade cristã ou por exercerem seu direito à religião verdadeira, seria bom se nos esforçássemos para incluí-los em nossas orações e suplicar a Jeová que incentivasse os oficiais a serem bondosos com nossos irmãos assim como Júlio.

Atos 12: 5 nos lembra de tudo o que nossos queridos irmãos e irmãs que se encontram na prisão sofrem por colocar o Reino de Deus antes das leis dos governos humanos. Devemos orar como os cristãos do primeiro século fizeram pelos nossos irmãos que sofrem esta privação de liberdade, oremos com fervor por eles e oremos a Jeová para que influencie a mentalidade dos guardas que guardam nossos irmãos para que sejam como Júlio.

A AJUDA DOS IRMÃOS

15, 16. Como Jeová usou Aristarco e Lucas para ajudar Paulo?

Jeová usou Aristarco e Lucas para serem amigos leais de Paulo e para ficar ao seu lado e apoiá-lo, tanto nos tempos bons quanto nos "tempos difíceis". Por exemplo, eles estavam dispostos a arriscar a vida para estar com Paulo. Embora a Bíblia não mencione que eles sabiam que seriam salvos do naufrágio, eles mostraram coragem em acompanhar o apóstolo e com certeza ele era muito grato a Jeová por essa companhia espiritual.

RESPOSTA OPCIONAL

Diante de uma situação muito difícil, sem dúvida agradecemos que um amigo ou irmão esteja próximo de nós nos apoiando, é assim que Pablo deve ter se sentido quando dois de seus amigos chamados Aristarco e Lucas decidiram acompanhá-lo em sua viagem a Roma.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Os passeios de barco não eram totalmente seguros ou baratos, mas para Aristarco e Lucas isso não era importante, porque eles eram amigos de Paulo e queriam continuar ao seu lado, o apoio deles era tão importante para o apóstolo que ele orou a Jeová de coração para agradecer a presença desses dois amigos.

Esses dois amigos se dispuseram a acompanhar Pablo, sem ter certeza de que teriam proteção e de que suas vidas não corriam perigo. Então esses dois amigos arriscaram suas vidas, mais tarde na tempestade, eles saberiam que iam se salvar. Mas eles arriscaram a vida por Pablo e entraram no barco com ele em Cesaréia. Eles não deixaram Paulo sozinho e ele com certeza orou muito a Jeová para agradecê-lo por usar aqueles dois corajosos cristãos para ajudá-lo.

17. Como Jeová ajudou Paulo por meio dos irmãos?

Jeová ajudou Paulo por meio dos irmãos em várias ocasiões. Como vimos, uma dessas ocasiões foi quando na cidade de Sidon, Julio permitiu que ele visitasse seus amigos para que cuidassem dele. Posteriormente, na cidade de Puteoli, Pablo e seus companheiros encontraram alguns irmãos, que lhe imploraram que ficasse com eles por sete dias, onde compartilharam experiências encorajadoras e fortalecedoras. Isso nos mostra que Jeová usa a fraternidade para ajudar uns aos outros.

RESPOSTA OPCIONAL

Lembremos que o soldado Júlio não tratava Pablo como um criminoso comum, porque até o deixou sair em terra para se encontrar com outros cristãos, com certeza eles ficaram muito felizes em passar aqueles dias com Pablo, e para o apóstolo foi claramente uma experiência fortalecedora. .

COMENTÁRIO ADICIONAL

Jeová ajudou Paulo não apenas por meio desses dois amigos, mas também por meio de todos os irmãos em várias ocasiões, por exemplo, quando Júlio permitiu que ele visitasse seus amigos em Sidon ou mais tarde na cidade de Puteoli, que imploraram que ele ficasse com os sete dias. Jeová ajudou muito Paulo por meio de seus amigos e irmãos, e ele terá partido muito forte para continuar sua jornada.

18. Por que Paulo agradeceu a Deus e se sentiu muito encorajado?

Paulo ficou animado ao ver que os irmãos em Roma estavam no caminho para cumprimentá-lo, três anos antes ele havia escrito a ele que queria vê-los, o apóstolo Paulo se sentiu grato a Jeová e animado ao ver o carinho que os irmãos demonstravam por ele. Paulo percebeu mais uma vez que Jeová estava saindo deles para ajudá-lo.

RESPOSTA OPCIONAL

Os esforços de Jeová para fortalecer e encorajar seu servo Paulo são especialmente comoventes, porque durante sua viagem a Roma como prisioneiro, os irmãos da congregação romana ouviram que o apóstolo estava a caminho e saíram para cumprimentá-lo. O relato nos diz que o apóstolo Pablo ficou animado apenas por vê-los.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Paulo havia escrito três anos antes que sentia falta dos irmãos na cidade de Roma e que queria ir vê-los. E ele fez, mas ele não imaginou que seria na forma de prisioneiro. Mesmo assim, Paulo agradeceu a Deus e ficou muito animado ao ver os irmãos ali. Outro incentivo a Paulo pela ajuda que Jeová estava lhe dando e que o impeliu com ainda mais energia a prestar o testemunho que o aguardava em Roma.

ILUSTRAÇÃO

Pablo, um prisioneiro, caminha com alguns soldados. Os irmãos em Roma o acolhem calorosamente. Como Paulo, recebemos a ajuda de Jeová por meio de nossos irmãos.

19. Conforme diz 1 Pedro 4:10, como Jeová pode nos usar para ajudar os que estão passando por momentos difíceis?

Este texto nos lembra que todos nós podemos usar o dom que Jeová nos deu e servir uns aos outros na congregação, portanto, ficamos sabendo que um de nossos irmãos está passando por maus bocados devido a uma doença, problema ou morte de um ente querido, peça a Jeová que nos ajude a dizer algumas palavras bondosas ou fazer algo por eles. Assim, daremos a eles o encorajamento de que precisam E os faremos reafirmar sua confiança nas promessas de Jeová de que ele nunca nos deixará e nunca nos abandonará.

RESPOSTA OPCIONAL

Todos os cristãos têm a capacidade de encorajar outros. Por exemplo, se escolhermos bem nossas palavras e talvez buscarmos informações, podemos dizer algo que conforta aqueles que precisam de encorajamento. Talvez, com a nossa ajuda, alguns de nossos irmãos mais uma vez confiarão nas promessas de Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A empatia é como um ungüento que nos ajuda a curar mágoas, por isso é importante garantir a nossos irmãos que estão passando por dificuldades que Jeová os ama e nós também.

Como 1 Pedro 4:10 diz, temos que usar nossos dons que Deus nos deu para servir uns aos outros. Certamente conhecemos irmãos que estão passando por um momento difícil, por qualquer coisa, um problema, uma doença, a morte de um ente querido. Ou irmãos que precisam de encorajamento como Paulo precisava para ser mais ativos em seu serviço a Deus. Peçamos a Deus que nos ajude e nos use com nossas amáveis ​​palavras para encorajar esses irmãos.

ILUSTRAÇÃO

Em um hospital, uma irmã dá as boas-vindas calorosamente a um casal que vem visitar seu marido e lhes traz um pouco de comida de presente.

20. Por que podemos dizer com segurança: “Jeová é meu ajudador”?

Porque Jeová usa diferentes meios para nos ajudar, às vezes ele usa Jesus e seus anjos, também se ele concordar com seu propósito, ele nos ajuda por meio de quem tem certa autoridade e usa seu Espírito Santo para nos fazer sentir o desejo de ajudar para nossos irmãos. para que tenhamos a certeza de que Jeová Deus é para nós uma fonte inesgotável de ajuda.

RESPOSTA OPCIONAL

O cristão que confia em Jeová é positivo e tem coragem de enfrentar quaisquer dificuldades. Por sua vez, esse espírito, junto com o amor que sente pelos irmãos, permite que ele os incentive e dê forças, mesmo passando por dificuldades, porque sabemos que Jeová é nosso ajudador.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Todos os problemas que enfrentamos, não o fazemos sozinhos. Temos grande apoio e ajuda por trás do fato de Deus nos fornecer por quaisquer meios. Jeová usa Jesus, anjos, nossos irmãos e até mesmo pessoas com autoridade para nos ajudar em nossa adoração pura a Deus e em nossos problemas. Com o exemplo que estudamos de Paulo, também podemos dizer que Jeová é nosso ajudador com total confiança e, portanto, nunca devemos ter medo de nada.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como Jesus e os anjos nos ajudam?

Jesus nos fez a promessa de que estaria conosco todos os dias até a conclusão do sistema, por isso, quando passarmos por momentos muito difíceis, como a morte de um ente querido, as enfermidades da velhice ou depressão, temos a força para seguir em frente porque sabemos que Jesus está conosco. Jeová também usa seus anjos para nos ajudar, que nos apóiam e nos orientam quando pregamos as boas novas do Reino.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Como vimos na ilustração que corresponde ao parágrafo 7, os anjos nos apóiam e nos guiam quando pregamos as boas novas do Reino a pessoas de todas as tribos e línguas, e embora seja uma comissão muito grande, sabemos que teremos forças para seguir em frente, porque Jesus prometeu que estaria conosco todos os dias.

Mateus 28:20 nos assegura que Jesus estará conosco todos os dias até a terminação do sistema de coisas. Como se essa ajuda não bastasse, Jeová também confia nos anjos para nos proteger no dia a dia e nos guiar como no ministério. Jeová usa muitos meios para fornecer a seu povo tudo o que precisa em tempo hábil. Isso gera muita tranquilidade e confiança na Palavra de Deus e, portanto, não sentiremos medo, pois ela sempre nos protege.

O que podemos pedir a Jeová a respeito dos “em posições de autoridade”?

Podemos orar a Jeová e pedir-lhe que use seu poderoso Espírito Santo para fazer os que têm autoridade fazerem o que ele quer E assim desviar os pensamentos desses governantes para uma direção que esteja em harmonia com seu propósito. Dessa forma, eles são motivados a tomar decisões que beneficiam o povo de Deus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ao imitar o que nossos irmãos do primeiro século fizeram, podemos orar fervorosamente a Deus para que influencie as mentes dos guardas e assim os motive a tratar nossos irmãos com bondade humana.

O poder e a sabedoria de Jeová são imensos, e seu espírito santo pode guiar os pensamentos e as ações daqueles que ocupam posições de responsabilidade ou autoridade sobre decisões que podem afetar diretamente seu povo. Podemos pedir a Jeová que esses pensamentos dessas pessoas não vão contra sua vontade, seu propósito, e não perseguam seu povo pela adoração pura que dedicamos a Deus.

Como podemos ajudar os irmãos que estão passando por um momento difícil?

Se soubermos que um de nossos irmãos está passando mal devido a uma doença, um problema ou a morte de um ente querido, podemos pedir a Jeová que nos ajude a dizer algumas palavras amáveis ​​ou a fazer algo por eles. Isso lhes dará o incentivo de que precisam e os fará reafirmar sua confiança nas promessas de Jeová de que ele nunca nos deixará e nunca nos abandonará.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Talvez tenhamos que dedicar tempo e energia para ajudar nossos irmãos e irmãs a serem espiritualmente fortes novamente, mas sabemos que temos o espírito de Jeová, sua Palavra e as publicações que sua organização nos fornece e, acima de tudo, temos a certeza de que Deus Ele os ama e deseja que sejam fortes espiritual e fisicamente.

Assim como os amigos de Pablo o ajudaram encorajando-o e acompanhando-o em sua jornada, mesmo quando suas vidas estavam em perigo, e os irmãos o incentivaram em várias situações. Podemos encorajar e dar o impulso ou apoio que nossos irmãos que estão passando por mais necessidades, porque é um dos dons que Jeová nos deu conforme lemos em 1 Pedro 4:10 e é o que caracteriza seu amoroso povo.

Comentários