TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 7 a 13 de dezembro de 2020, “Temos de amar a Jeová mais do que à nossa família”, Discurso Preparado.
Tesouros da Bíblia, “Devemos amar a Jeová mais do que à nossa família”, Discurso, 7-13 de dezembro de 2020.
“Devemos amar a Jeová mais do que a nossa família” (10 min.)
A expulsão de um irmão ou irmã do povo de Deus é muito dolorosa para toda a congregação, para todo o povo de Deus e para Jeová. É um acontecimento que tem um grande impacto em todos nós, e este sentimento de tristeza é ainda maior se for também um familiar. E quanto mais próximo este membro da família estiver, maior será o impacto e o efeito devastador em toda a família. Essas situações partem o coração de todos e causam grande dano emocional a todos nós que tínhamos um relacionamento mais próximo com os expulsos. No entanto, por mais doloroso que seja, a Bíblia é clara a esse respeito, e assim diz o seguinte texto de 1 Coríntios 5:11 onde diz: Pare de se associar com qualquer pessoa que, apesar de ser chamado de irmão, é sexualmente imoral, ganancioso, idólatra, abusivo, bêbado ou extorsionário.Nem coma com aquela pessoa.
É uma situação muito difícil que talvez não saibamos enfrentar, leva tempo para assimilar e até precisamos da ajuda de nossos irmãos. Isso também tem um grande impacto em nossa fé e é um dos grandes testes que este sistema maligno de Satanás pode nos apresentar. Nossos sentimentos vão se misturar, entre o amor pelo nosso familiar e o nosso amor a Deus, e ainda mais se for sobre um filho, um pai ou uma mãe. Nenhum irmão ou irmã pode imaginar a dor, a tristeza e o grande teste que enfrentarão nesta situação. Mas temos que estar convencidos de que nossa lealdade e profundo amor a Jeová virão antes dessa situação, e confiaremos que Deus colocará todas as coisas em ordem no tempo devido, verá nossa dor, nos amará,e em nenhum momento ele quer que passemos por esse tipo de situação.
Agora, nosso amor a Jeová nos levará a apoiar suas decisões e a cortar todo tipo de relacionamento com parentes que não servem mais a Jeová. O que Jeová ordenou Aarão nos ensina que devemos amar a Jeová mais do que nossos parentes expulsos. Vamos pensar nos filhos de Arão, Nadabe e Abiú, eles cometeram um grave pecado contra Jeová na mesma tenda de reunião, um lugar santo para o seu nome, para entender um pouco mais sobre essa história, vamos voltar nossa atenção para o livro de Levítico capítulo 10 os versículos 1 e 2, se o encontrarem, acompanhem-me com a leitura que diz: Mais tarde, Nadabe e Abiú - os filhos de Arão - tomaram seus braseiros, puseram fogo neles, puseram incenso sobre ele e começaram a oferecer fogo não autorizado perante Jeová, que ele não os havia ordenado a oferecer.Então o fogo saiu de diante do Senhor e os queimou, então eles morreram diante do Senhor
De acordo com o texto que lemos, vemos que a ordem subsequente que Jeová deu a Arão mostra que parece que Nadabe e Abiú estavam bebendo excessivamente, e foi isso que causou uma mudança em sua atitude e eles perderam o respeito pelas coisas sagradas, a santidade de a tenda de reunião e tudo o que representa o nome de Deus. O que os levou a acender um incêndio ilegítimo não autorizado, pelo qual foram consumidos pelo fogo. Este incêndio pode ter sido ilegal por diferentes motivos, pelo momento em que foi gerado, pelo local ou pela forma como foi aceso, ou pela mistura de incenso diferente das instruções sobre o assunto que foram dadas.
Além disso, a ordem subsequente que Jeová deu devido a esta situação e que foi mantida indefinidamente para a tenda de reunião, é que ninguém, nenhum sacerdote deve entrar na tenda de reunião se ele já havia bebido álcool ou qualquer outra bebida intoxicante, deste forma, comportamentos inadequados seriam evitados e esse tipo de evento não ocorreria novamente. O estado de embriaguez de Nadabe e Abiú não os desculpou pelo pecado que cometeram e eles tiveram que compensar com a vida. Mais tarde, ocorre o que é mencionado em Levítico 10: 4,5 que iremos ler. É assim: Então Moisés chamou Misael e Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, e disse-lhes: “Venham aqui. Tire seus irmãos do lugar sagrado e leve-os para fora do acampamento. "Então eles foram e levaram os corpos em suas vestes para fora do acampamento, assim como Moisés lhes havia dito.
Portanto, vemos que Aarão e seus parentes tiveram que reconstruir a partir desta situação, e até mesmo levar seus próprios irmãos falecidos da tenda de reunião para fora do acampamento, como lemos em Levítico 10: 4,5. Cuidando para não rasgar as roupas que vestiam e o deslocamento tinha que ser rigoroso, sem espaço para luto, tristeza ou choque. Então, o que Jeová ordenou a Arão e seus filhos? Vejamos agora o 6.7 do livro de Levítico, diz assim: Então Moisés disse a Arão e seus outros filhos, Eleazar e Itamar: “Não negligencie os seus cabelos nem rasgue as roupas, para que não morram e para que Deus não se indigne com todo o povo. Seus irmãos em toda a casa de Israel ficarão de luto pelos que Jeová matou com fogo. Não se afaste da entrada da tenda de reunião. Se não, eles vão morrerporque o óleo da unção do Senhor está sobre vocês. " Então eles fizeram o que Moisés lhes disse.
Este evento deve ser muito doloroso para Aaron, não podemos imaginar o que significava sentimentalmente para Aaron não poder ver seus filhos novamente, ou falar ou estar com eles, ou tocá-los novamente. Não há nada pior para um pai do que perder um filho e, por causa desse pecado, Arão perdeu dois. Arão e seus outros filhos receberam a ordem divina de evitar os sinais de luto que eram normais, dizendo: «Não deixes as vossas cabeças desarrumadas e não deveis rasgar as vossas vestes, para não morreres e para não te indignar [ Deus] contra toda a assembleia. Devemos tirar uma lição clara desse trágico acontecimento que Aarão, sua família e o povo israelita vivenciaram: que nosso amor a Jeová deve estar sempre acima do nosso amor por um membro da família, e ainda mais se ele não se arrepender de seus pecados.
Queridos irmãos e irmãs, a Bíblia estipula claramente que atos por parte de um cristão não são permitidos e, portanto, é um pecado. Pecado é algo sério aos olhos de Jeová e requer ação concreta e rigorosa. Cada ação de uma pessoa tem sua reação, se essas ações forem contrárias aos princípios bíblicos, há uma punição para elas. Sabemos que Jeová nos ama e nos ama, e ele é o primeiro a perdoar se a pessoa que cometeu certo ato imoral refletir sobre seu comportamento e conduta e se arrepender profundamente. Em muitas situações, esse processo leva tempo e não é imediato.
A expulsão se deve ao fato dessa pessoa ter cometido um grave pecado contra Deus, não se arrependeu e agora foi expulsa do povo de Deus, para que não contamine toda a congregação com seus atos imorais e também reflita sobre suas ações e as consequências que eles tiveram e iniciará um processo interno, no qual você reflete sobre como você agiu e, como dissemos no início, Jeová porá todos os assuntos em ordem no devido tempo. Se a predisposição da pessoa mudou e ela se arrepende profundamente de coração, Jeová é amor e perdoa nossos pecados. Esse amor que Ele professa por nós, nós também demonstramos a Ele. Acima de tudo, está o nosso Pai celestial. Amamos muitos parentes e muitos de nossos irmãos,Mas o amor a Jeová e a nossa lealdade a Ele está acima de todas as coisas, por isso vai ser difícil, mas sabemos o que a bíblia diz e quais são as consequências de um pecado. Se fingíssemos que não havia nada de errado, não estaríamos agindo como Jeová deseja, e nem mesmo a pessoa expulsa verá a gravidade de suas ações.
Talvez não entendamos o que aconteceu em determinado momento, ou por que tal coisa aconteceu, ou por que teve que acontecer conosco ... muitas perguntas podem surgir e não podemos encontrar uma resposta. Vamos lembrar que vivemos neste sistema maligno de coisas, e há coisas que acontecem porque está nas mãos de Satanás ... podemos não entender porque uma pessoa pode fazer uma coisa ou outra em um determinado momento. Mas o que sempre faremos é confiar em Jeová e em sua Palavra, a Bíblia. Nosso entendimento, discernimento e nossa maneira de ver as coisas são limitados em comparação com a de nosso Deus, cuja sabedoria está acima de qualquer homem, Ele melhor do que ninguém sabe como lidar com as coisas, assuntos e sabe o que corresponder e é melhor para todos os momentos.Nossa confiança de que Jeová vai resolver os problemas nos tranquiliza e é um grande alívio nessas situações que talvez não entendamos, e para isso, vamos obedecer às orientações bíblicas, mesmo quando envolve muita dor e tristeza por ser um parente a quem amamos tanto e que tanto compartilhamos.
Comentários
Postar um comentário