TESOUROS DA BÍBLIA, Semana De 28 de dezembro a 3 de janeiro de 2021, “Sejamos puros na adoração a Deus”, Discurso Preparado.
Tesouros da Bíblia, “O que o Dia da Expiação significa para nós?” Discurso, 28 de dezembro a 3 de janeiro de 2021.
"O que o Dia da Expiação significa para nós?" (10 min.)
O Dia da Expiação era muito importante para os israelitas, ocorria no décimo dia do sétimo mês do ano sagrado (10 de Tisri, que equivaleria a setembro e outubro). Nesse dia, os israelitas estavam expiando, cobrindo seus pecados. O sumo sacerdote, no exercício de suas funções, apresentava e oferecia ofertas para cobrir seus próprios pecados, os cometidos por outros levitas e todos os do povo. Além disso, eles também purificaram o Tabernáculo dos efeitos do pecado que produziu contaminação nele. Ficou claro que, no Dia da Expiação, o perdão foi pedido por todos os pecados incorridos até o momento para o perdão e a aprovação de Deus. A condição pecaminosa desde que nascemos como causa do pecado de nossos primeiros pais torna isso necessário, e é por isso,que o Dia da Expiação também é muito importante para todos nós, como veremos a seguir.
Como todas as ofertas que se ofereciam no Tabernáculo, esta tinha que estar no auge da santidade de Jeová, mantendo o rigor e o devido respeito a Deus e muito mais neste Dia da Expiação onde ocorreu uma purificação total. O sumo sacerdote desempenhava seus deveres sacerdotais perfeitamente e com o máximo desempenho, então em que sentido o sumo sacerdote comparecia perante Jeová? Para responder a essa pergunta, vamos voltar para a Bíblia no livro de Levítico capítulo 16 e Versículo 12. Se você encontrar, me acompanhe com a leitura: “Então, você pegará o braseiro cheio de brasas do altar diante de Jeová e dois punhados de incenso aromático em pó e os levará para trás da cortina.
No texto lido podemos ver uma cena que é chocante, pois o sumo sacerdote tinha que estar em frente à Arca da Aliança, ou seja, em um “sentido simbólico” ele tinha que aparecer na frente, na frente de sua própria presença ao oferecer uma oferenda a Deus. Podemos nos imaginar diante da própria presença de Jeová? O sumo sacerdote carrega em uma mão um recipiente com o incenso perfumado que gerará um aroma muito agradável para Deus e na outra mão, como lemos, um braseiro de ouro cheio de brasas. O sumo sacerdote, ao entrar no compartimento do Santíssimo Sacramento, devia fazê-lo com extraordinário respeito através da cortina que o separa. Uma vez lá, antes de voltar com o sangue das ofertas por esses pecados, o sumo sacerdote, a primeira coisa que ele faz, é derramar o incenso sobre as brasas, para que esta sala,este compartimento está impregnado desse aroma que agrada muito a Jeová. Este incenso muito bem preparado, composto de elementos de qualidade, são como as nossas orações, que produzem o mesmo aroma que agrada a Deus, mas enquanto o fizermos com o maior respeito, as nossas orações a Jeová, desta forma, serão como este incenso apresentado pelo supremo sacerdote, conforme mencionado no Salmo 141: 2
El sumo sacerdote, lo primero que hacía era preparar y producir este aroma agradable, este incienso en todo el santísimo. Nuestras oraciones, con los motivos correctos, es este incienso preparado. ¿Cuál es la ofrenda? Y es por esto que el Día de Expiación tiene una gran importancia para todos nosotros y para todo el pueblo de Dios. Antes de verlo, leamos Levítico 16 ahora el Versículo 13, ¿Lo encontró?, dice así: “También echará el incienso en el fuego delante de Jehová, y la nube del incienso envolverá la cubierta del Arca, que está sobre el Testimonio, para que él no muera”
Que lição podemos tirar desse texto? Que assim como a nuvem de incenso envolveria a cobertura da Arca, nossas orações também nos protegem. É o meio que nosso Criador nos deu para que possamos nos comunicar com Ele, e não há maior privilégio no mundo do que este. A oração é de extrema importância para todos os servos de Deus e por isso temos que tratá-la pelo que é, com profundo respeito e amor pela oportunidade que temos de dizer tudo ao nosso Pai. Em Tiago 4: 8, na primeira parte, diz "Aproxime-se de Deus e ele se aproximará de você". A oração é a única maneira de nos aproximarmos, de fortalecer nosso relacionamento com Jeová e de nos tornarmos amigos dele, e também, como diz a segunda parte deste mesmo texto: “Limpe as mãos, pecadores, e purifique o coração, indeciso”.E a oração é a única maneira que temos para isso.
Um exemplo são nossas reuniões, nossas assembléias ou qualquer evento. A primeira coisa que fazemos antes de receber alimento espiritual é orar a Deus, isso nos protege e nos dá espírito santo para realizar nosso serviço, pois quando vamos para o ministério, ele nos protege contra os perigos que podemos encontrar. As reuniões são encerradas com oração e pedimos perdão pelos pecados como humanos imperfeitos com tendência pecaminosa que somos. As orações, as nossas orações têm que ser constantes e com profundo respeito, e têm que ser bem feitas como os componentes de grande valor que se utilizavam para o incenso preparado. Agregamos esse valor a cada um de nós, abrindo nosso coração, expressando nossos sentimentos mais profundos e não fazendo orações monótonas ou sem sentido.
Porque esse é o primeiro passo, é a primeira coisa que a gente tem que fazer, a nossa relação com Jeová é a primeira, é a primeira coisa que o sacerdote fazia, oferecer esse aroma gostoso que a gente também tem que oferecer através da oração, assim mesmo, Podemos nos beneficiar de grande misericórdia pelo sacrifício que foi apresentado como oferta. O sacerdote, com este aroma, com a nuvem de Jeová que cobria a Arca, certificou-se de que tivesse a aprovação de Deus, a mesma aprovação que devemos ter para sermos pessoas dignas, e porque temos a certeza de que para melhor o compreendermos, vamos os versículos 14 e 15 do mesmo livro de Levítico dizem assim: “Com o seu dedo espargirá um pouco do sangue do touro na frente da capa do lado leste. Com o dedo, você espirrará um pouco do sangue sete vezes na frente da capa.Então ele matará o bode para a oferta pelo pecado do povo. Ele levará seu sangue para trás da cortina e com seu sangue fará o mesmo que fez com o sangue do touro. Vai espirrar no convés e na frente do convés ”
Jesus foi o sacrifício que através de seu sangue perfeito como um ser humano perfeito ele deu por toda a humanidade, para a expiação permanente de todos os seus pecados e com isso, eles poderiam fugir da tendência pecaminosa por natureza e ser considerados justos para a salvação colocando fé no Resgate e na vida que ele deu por todos nós. Jesus sabia qual era o objetivo de sua permanência na Terra, que iria morrer numa estaca de tortura pela salvação da humanidade segundo a vontade de seu Pai. Mas, embora tenha sido um acontecimento muito importante e uma grande demonstração de amor por nós, o mais importante que Jesus teve que fazer antes de oferecer sua vida em sacrifício, antes de salvar a humanidade, foi obedecer lealmente durante toda a sua vida e antes de tudo as tentações e provas apresentadas a ele,até mesmo diretamente do próprio Satanás, para que Jeová aceitasse seu sacrifício.
O Filho de Deus demonstrou que sempre foi assim, demonstrou que é certo viver como Jeová nos ordena, provou que a soberania de seu Pai é correta e que sua maneira de governar é justa. Antes de Jesus oferecer sua vida em sacrifício a todos, ele teve de obedecer a Deus lealmente por toda a vida para que Jeová aceitasse seu sacrifício. Temos que obedecer lealmente a Jeová por toda a vida para que ele aceite nosso serviço e nos considere justos que lhes prestamos adoração pura.
Comentários
Postar um comentário