TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 14 a 20 de dezembro de 2020, “O que aprendemos da Lei Mosaica sobre a Hanseníase?”, Discurso Preparado.
Tesouros da Bíblia, “O que aprendemos da Lei Mosaica sobre a Lepra?”, Discurso, 14-20 de dezembro de 2020.
"O que aprendemos com a Lei mosaica sobre a lepra?" (10 min.)
A saúde espiritual é muito mais importante do que a saúde física. porque a saúde física ideal não pode trazer o dom divino da vida eterna. A saúde espiritual é o produto da adoração limpa e da fé baseada em conhecimento exato.
Quem quiser ter saúde na fé deve esforçar-se com diligência e estar sempre alerta, mas…. O que isso tem a ver com a letra da lei do antigo Israel?
Tem que fazer muito ... vamos ver as lições que extraímos no sentido espiritual sobre esta lei, por favor veja o livro do capítulo 13 de Levítico versículo 4 e 5, se você encontrou, acompanhe-me com a leitura que diz: Mas, se o vergão em a pele é branca e não pode ser vista mais profundamente do que a pele e o cabelo não ficou branco, o sacerdote colocará a pessoa infectada em quarentena por 7 dias. no sétimo dia o sacerdote o examinará. Se parecer que a infecção parou e não se espalhou pela pele, o sacerdote o colocará em quarentena por mais sete dias.
De acordo com o texto que lemos, vemos que a Lei mosaica estipulava que os pacientes com hanseníase deveriam ser separados das pessoas saudáveis. Essa medida que ainda é útil, nos mostra que a quarentena era uma medida sábia, à frente de seu tempo E Levítico 13:45 e 46 o que vamos ler, mostra como uma pessoa que tinha essa doença foi tratada. Lepra, você achou? Diz assim: “E o leproso que tem essa doença tem que usar roupa rasgada e cabelo despenteado. Além disso, ele tem que cobrir a boca e gritar: "Imundo, imundo." Você será impuro enquanto tiver a doença. Como ele é impuro, ele tem que viver isolado. Ele vai viver fora do acampamento. "
Agora, vemos que os judeus antigos tinham pavor de um tipo de lepra que era comum nos tempos bíblicos. Esta doença terrível pode atacar as terminações nervosas de uma pessoa, causando danos permanentes e desfiguração. Como nenhuma cura era conhecida, os doentes eram colocados em quarentena e tinham a obrigação de alertar os outros sobre sua doença.
E daí se a mancha ou lepra continuasse aparecendo em outra parte da roupa? Bem, para responder a essa pergunta, vamos nos voltar agora para os versículos 52 a 57 do capítulo 13 do livro Levítico. É assim: “Mas se de qualquer maneira a Mancha ainda aparecesse em outra parte da vestimenta, na urdidura, na trama ou em qualquer objeto de pele, ela está se espalhando. Você deve queimar qualquer objeto contaminado no fogo ”.
Como podemos ver tanto as roupas quanto as casas, a hanseníase também pode afetar esses objetos, também a praga pode desaparecer assim que a peça for lavada, após o que eles serão colocados em quarentena. Mas se a praga voltasse, a casa era declarada suja, por isso tiveram que demolir e jogar o material em um lugar sujo. Mas se a casa fosse declarada limpa, deveria ser purificada de acordo com uma provisão da lei.
Queridos irmãos, o que aprendemos na lei mosaica sobre a lepra? Ela mostra o ponto de vista de Deus sobre a saúde física e nos deixa uma lição espiritual muito importante, visto que a saúde espiritual é muito mais importante do que a saúde física. isso é simplesmente possível pelo Dom Divino da vida eterna, pois a boa saúde espiritual é o produto da adoração limpa e da fé baseada no conhecimento exato.
Portanto, queridos irmãos e irmãs, quem quer ter saúde na fé deve esforçar-se com diligência e manter-se vigilante, pois as ameaças à boa saúde espiritual podem vir de fontes internas ou externas e podem nos afetar. Nesse caso, Jeová ensinou os sacerdotes a reconhecer a lepra rapidamente. Hoje, os presbíteros atendem imediatamente a qualquer pessoa que precise de ajuda espiritual, conforme mencionado em Tiago 5:14 a 15, assim como os médicos espirituais, os presbíteros podem ajudá-lo com o óleo de cura da palavra de Deus, se você cometeu pecados, mas você está arrependido, tenha certeza de que Jeová o perdoará.
Por outro lado, assim como os israelitas, eles tinham que destruir qualquer objeto contaminado pela lepra para evitar que se propagasse. Hoje os cristãos devem estar dispostos a renunciar a qualquer coisa ou objeto, mesmo valioso, Que poderia levá-los a pecar, o que inclui hábitos, companhia ou entretenimento. Manter-nos ocupados dessa forma nos impedirá de ficar impacientes para receber as bênçãos do novo mundo que estão tão próximos.
Nossos esforços não são em vão, pois resistir às influências mundanas, lutar contra as fraquezas carnais e desviar os projéteis flamejantes do diabo valem a pena, pois a recompensa por preservar nossa fé e saúde espiritual neste mundo doente será uma vida infinita em perfeição. e felicidade.
Comentários
Postar um comentário