NOSSA VIDA CRISTÃ 2020, Semana de 14 a 20 de dezembro, Como ser feliz apesar de estar em reclusão?, Necessidades da congregação, Transcrição da fala.

NOSSA VIDA CRISTÃ, 14 a 20 de dezembro de 2020, Como ser feliz apesar de estar no confinamento?, Necessidades de congregação, Transcrição do discurso.





 Necessidades da Congregação (15 min.)


Como ser feliz apesar de estar confinado?


Essa pandemia tem muitas faces, uma face que afetou a todos nós, qual? Por estar confinado em nossa própria casa, Jeová não nos confinou, ele nos fez ter contato com a criação, por isso é normal que nos sintamos ansiosos, inquietos a esta altura de pouco mais de 8 meses.  


Pois bem, o que pode nos ajudar a superar esses sentimentos e para que não se transformem em desespero? Vamos analisar O exemplo do apóstolo Paulo, o exemplo do apóstolo Paulo nos ajudará a melhorar nossa atitude diante disso, por nossa atitude? Bom porque a gente é como um marinheiro, o marinheiro quando está em alto mar não consegue controlar o vento, a chuva, as ondas, mas o que ele consegue controlar? "La Barca".


Para nós a nossa atitude é o nosso barco, vamos ver estas três lições que podemos aprender do apóstolo Paulo com a nossa atitude, a primeira se encontra em Filipenses 4: 6,7, por favor, abram na Bíblia e procurem juntos o livro de Filipenses 4: 6 , 7, Se você encontrou?, Acompanhe-me com a leitura que diz assim: Não se angustie com nada, mas em qualquer situação por meio de orações e súplicas e agradecimentos para que Deus conheça seus pedidos e a paz de Deus que está além do que qualquer ser humano pode entender para proteger seus corações e mentes por meio de Jesus Cristo.



 

Normalmente saímos deste compromisso para falar sobre oração e o resultado, paz interior. Mas que tipo de orações são aquelas que nos dão essa Paz? O versículo 6 fala sobre orações e orações dando graças, podemos dar graças no situações em que atualmente nos encontramos, sim, notamos na primeira parte do versículo 6 que menciona não nos preocuparmos com nada, antes, quando em qualquer situação, mesmo quando estamos confinados, então podemos dar graças nesta situação em que estamos indo.


Pensemos no apóstolo Paulo nas circunstâncias em que escreveu a carta aos Filipenses, ele estava na prisão, por assim dizer, estava confinado à sua liberdade, e ele da prisão nos diz: Irmãos, devemos dar graças, então veremos que ele colocar em prática, olhe vamos para Filipenses capítulo 1 versículo 3 e 4 Diz assim: Agradeço sempre ao meu Deus quando me lembro de vocês, em cada uma das minhas orações por todos vocês, faço essas orações com alegria.


Notamos, Paulo foi um exemplo de Noé, porque ele diz que sempre te agradeço por você e podemos fazer isso quando pensamos no que a irmã Olga disse em uma entrevista no quinto relatório do corpo governante sobre a pandemia, ela disse: Eu percebi que É muito importante buscar sempre motivos para agradecer! Então, todas as noites, eu agradecia a Jeová por algo, embora não parecesse que algo especial tivesse acontecido.


Então podemos ver que a irmã já estava 8 meses na prisão e a experiência continua dizendo que isso lhe deu força, porque ela viu que sempre tinha o que agradecer a Jeová, por ter a Bíblia e poder lê-la, agradeceu também por poder orar a ele e tê-lo ajudado a ser fiel naquele dia ou mesmo pelo passarinho que ele tinha visto na janela.


Que linda a irmã sempre encontrava motivos para agradecer. Qual foi o efeito? Ela disse: isso me deu força porque eu vi que sempre tinha algo a agradecer. A ingratidão nos impede de nos concentrarmos no que não temos. Este exemplo nos ajuda a focar nas muitas coisas que temos.A gratidão nos ajuda a manter uma atitude otimista e a não nos tornarmos amargos em nenhuma circunstância.


Uma coisa já temos, a segunda é aproveitar ao máximo o tempo e as circunstâncias, quando estamos inquietos e ansiosos corremos o risco de nos concentrarmos tanto no que não temos que perdemos de vista as tantas coisas que temos à nossa disposição e o quanto nós podemos fazer.


Vamos voltar ao exemplo do apóstolo Paulo, vamos ver no mesmo livro de Filipenses. Mas desta vez o capítulo 4 e os versículos 11 a 13 dizem assim: Não estou dizendo isso porque estou precisando, porque aprendi a ser feliz sejam quais forem as minhas circunstâncias, Sei viver com pouco e sei viver com muito Em tudo e em qualquer circunstância aprendi o segredo de estar satisfeita e morrer de fome para ter muito e não ter nada, tenho força para tudo, graças a quem me dá poder. 


Como Paulo se sentiu? Vamos lembrar o quadro, ele estava na prisão, como se sentia? O versículo diz ser feliz, eu aprendi a ser feliz, observe o início do versículo 11, ele não disse isso porque estava passando necessidade, ele está na prisão, ele carece de muitas coisas. Ele está confinado em sua própria casa e diz que não tem falta de nada. Por quê? Observe esta expressão que se repete no versículo 11, “Eu aprendi”, versículo 12, em tudo e em qualquer circunstância eu aprendi, Como Paulo veio a dominar O facto de se sentir ansioso e concentrar-se no que tinha, não se deixou dominar pelas circunstâncias, aprendemos a dominar e a aproveitar ao máximo as circunstâncias que temos?


Lá eles falam, você tem pedras para fazer uma casa, você tem limões Faça limonada, mas não é? Você tem limões, faça uma casa, isso não vale, porque não é isso que a gente tem em mãos, por exemplo nas coisas espirituais que poderíamos propor ler a Bíblia completa, que está ao nosso alcance, estamos fazendo isso? podemos ler juntos como um casal se tivermos filhos, poderíamos lê-la como uma família poderia aprender mais citações da Bíblia de cor, citações da Bíblia que talvez me ajudem nos momentos em que Estou inquieto e ansioso. E quanto às canções do nosso cancioneiro? Não é verdade que Jeová criou a música de uma maneira que toca não só a mente, mas também as nossas emoções, por que não decoramos mais canções com o nosso songbook?, essas são apenas algumas das muitas coisas que podemos fazer de casa.


Então, o que podemos fazer em nossa vida diária ou em nossa casa? Por exemplo, Evans e sua esposa da África do Sul dizem: Temos conseguido fazer muitas coisas em casa, cultivamos vegetais e ervas, fazemos artesanato e aproveitamos para redecorar e que tal Fazemos o mesmo em casa? Podemos fazer uma lista do que gostaríamos, para aproveitar ao máximo o tempo e as circunstâncias.


 Agora vamos para a terceira Lição o que podemos aprender “Não vamos nos isolar”, estar sozinho não significa estar isolado são coisas muito diferentes, O isolamento pode afetar até a nossa saúde, vamos voltar ao exemplo do apóstolo Paulo vamos lembrar que o quadro de circunstâncias está na prisão, é detido, como ele tirou proveito dessa situação? Ao não se isolar, bem, acabamos de ler a carta aos filipenses. O que Paulo está fazendo? pensando em seus companheiros e é notável que ele não escreveu apenas desde sua primeira prisão.


Paulo escreveu a carta aos Filipenses, também a carta aos Efésios também escreveu a Filemom, Colossenses e muito provavelmente a carta de Hebreus, Faz 5 anos e desde sua segunda prisão ele escreveu pelo menos a segunda carta de Timóteo 6 cartas em Quem estava pensando em seus companheiros E como ajudá-los em suas circunstâncias, pois deixou de se concentrar em si mesmo, mas a amizade geralmente tem dois sentidos, não vemos apenas como eles são, mas como se sentiam, agora vamos olhar para Filemom 7, vejamos como ele disse: Eu fui feliz e Foi muito reconfortante saber do seu amor, porque graças a você, irmão, os corações dos santos podem ser reavivados.


Percebemos que a expressão me deixou feliz e me consolou. O que o Pablo está fazendo? Ele está sendo honesto com o que se sentia, era um Pilar espiritual, tinha muita experiência que não o impedia de expressar seus sentimentos. O que podemos aprender com esse exemplo? Aprendemos que estando em casa também podemos expressar nossos sentimentos aos nossos irmãos e como podemos fazer isso? Podemos ligar para eles no telefone, fazer uma videochamada, enviar um e-mail, uma mensagem de texto, uma carta escrita, podemos fazer isso mesmo se estivermos tendo um dia ruim, vamos lembrar que Paulo estava na prisão, mesmo assim ele estava disposto a colocar os interesses de sua fé em primeiro lugar.


E para concluir, Tiago 1: 2 esta citação resume o que analisamos, meus irmãos, quando vocês se depararem com vários testes, considerem isso um motivo de absoluta felicidade. Os vários testes mencionados no texto também incluem o confinamento que não é automático, a expressão foi fixada antes da felicidade, considere, considere é definido como refletir cuidadosa e cuidadosamente para formar uma opinião sobre algo, quando refletimos cuidadosamente sobre o que aprendemos a chama de nossa felicidade será protegido.


Veja a imagem a seguir, você sabe o que estamos vendo na imagem, uma lanterna é feita para proteger a chama que está ali, talvez de uma onda de mau tempo, por exemplo chuva, mas se você olhar para a lanterna embora há água dentro da luz ainda está acesa, da mesma forma se fizermos o que acabamos de analisar, se meditarmos nas coisas que devemos agradecer a Jeová, se aproveitarmos o tempo, as circunstâncias, se fizermos coisas boas para nossos irmãos e amigos , a chama da nossa felicidade será protegida, porque nem o confinamento nem os problemas econômicos de saúde poderão apagá-la.

Comentários