Faca Seu Melhor No Ministerio 2020, Semana de 7 a 13 de dezembro de 2020, Vídeo da primeira conversa, Respostas.

Faca Seu Melhor No Ministerio, 7 a 13 de dezembro, Vídeo da primeira conversa, Respostas.




Vídeo da primeira conversa (4 min.): Análise com o público. Reproduza o vídeo e faça as seguintes perguntas:


O que Ivan fez para superar uma objeção?


O chefe de família faz uso de uma objeção bastante comum no território e também a reforça com outro comentário, pois lhe diz que tem sua religião, o que já pode ser um obstáculo e podemos encerrar a conversa já que sabemos o que vai dizer ou porque não quer saber nada sobre o que vamos contar. E também, ele fala que sua tia é Testemunha de Jeová, eles falam de vez em quando e discordam no que falam. O irmão pode pensar: «Bem, ele tem a sua religião, então o que vou lhe dizer não vai interessá-lo e ainda por cima ele tem um parente que já lhe fala sobre a Bíblia e eles não concordam, porque vamos cortar a conversa isso não vai levar a lugar nenhum.


No vídeo podemos ver que o irmão mantém distância e esse obstáculo que pode ser um muro intransponível, pois o irmão a transforma em uma oportunidade, dizendo que gostamos de conversar com pessoas religiosas, que já conhecem um pouco a Bíblia. Com o que a pessoa responde, o irmão pode supor a resposta que daria à sua pergunta "onde encontrar um bom conselho" e sua resposta provocaria o estabelecimento de uma conexão comum entre sua religião e a nossa, que é a Bíblia. 


Além disso, embora a pessoa não mude imediatamente sua opinião sobre sua religião, como disse no final do vídeo, o irmão conseguiu, que mesmo com crenças que podem ser um obstáculo, ele estabeleceu um vínculo comum com o que a pessoa acredita e no que o irmão acredita, que é a Bíblia ... tudo mais, todo o trabalho extra ... mesmo que a pessoa diga que não vai mudar suas crenças, a Bíblia vai. A Bíblia é aquela que planta a semente da Palavra de Deus nas pessoas, e será a vontade de Deus que a fará germinar.


Como você ajudaria alguém a entender o que o Salmo 1: 1,2 significa?


Você usaria uma pergunta para chamar a atenção da pessoa para o texto e, assim, fazê-la refletir sobre uma resposta, o que faria a pessoa pensar sobre o texto que foi lido e, assim, se sentir estimulada a buscar um significado.


A primeira parte do texto diz: “Feliz o homem que não anda segundo os conselhos dos ímpios”. Esta frase é compreensível por todos os tipos de pessoas, simplesmente diz que não imitamos o que as pessoas más fazem ou que ignoramos o que as pessoas mal intencionadas nos dizem. Portanto, gostaria de lhe perguntar que conselho não devemos seguir para ter uma vida feliz? que é uma pergunta bastante direta com uma resposta clara.


Podemos explicar o texto captando o ponto que queremos transmitir com uma pergunta semelhante à que o irmão usou, ou com exemplos ou afirmações sobre diferentes partes do texto ou de uma forma geral.


E a última parte do texto, versículo 2. Menciona o nome de Deus, que talvez muitas pessoas ainda não conheçam e temos que fazer um breve parêntese para indicar que se trata de Deus e, posteriormente, outro parêntese para apresentar a Bíblia como sua lei e, portanto, temos que ler, compreender, refletir sobre o que diz e colocá-lo em prática, pois é assim que se leva uma vida feliz e longe dos problemas.


O texto prossegue dizendo: “não se detenha no caminho dos pecadores”. Essa parte é mais complexa, pois a pessoa pode se perder no “caminho” e “dos pecadores”. Com perguntas: quais caminhos? e o que são pecadores? O sistema atual vê como normais muitos comportamentos que para o cristão são pecado, e por isso não entendem e podem até criticar "nossa suposta liberdade e as restrições impostas pela Bíblia", aspecto que sabemos que não é assim. 


Se quisermos destacar e tornar compreensível esta parte do texto do Salmo 1: 1,2, talvez a melhor solução seja dar um exemplo claro de algo que a sociedade de hoje também vê como errado. Como a imoralidade sexual dentro do casamento, esse aspecto, essa traição por parte de um dos cônjuges ainda é punida em muitos lugares da Terra. Outros pecados, como embriaguez ou sexo fora do casamento, são coisas normais neste mundo, esses exemplos reais ajudarão a pessoa a entender o texto bíblico que estamos lendo.


Podemos destacar também a parte do texto “que não senta na cadeira dos zombadores”. Essa pode ser a parte mais difícil para a pessoa entender. Dependendo do ponto que queremos que a pessoa compreenda, podemos usar diversos exemplos ou perguntas retóricas como: «Não é verdade que entrar em conflito com uma pessoa irracional e que o que ela procura é lutar não leva a lado nenhum, mas à raiva, palavrões ou ações piores? ». É por isso que um dos segredos da felicidade é não levar a corrente com esse tipo de pessoa, não acha? Este exemplo que acabamos de dar está intimamente relacionado ao texto de Provérbios 22:10 citado como uma referência à palavra "zombadores". Aí ele diz: «Expulsa o zombador, e a discórdia desaparecerá; as brigas e os insultos vão parar.

Comentários