Estudo de A Sentinela, semana de 30 de novembro a 6 de dezembro de 2020, “Cuidem do que vos foi confiado”, Sublinhado Respostas.

Estudo da Sentinela, 30 de novembro a 6 de dezembro de 2020, “Cuide do que foi confiado a você”, Respostas sublinhadas.






1, 2. De acordo com 1 Timóteo 6:20, o que Timóteo deveria fazer?

QUANDO alguém tem algo valioso, às vezes dá para alguém cuidar. Por exemplo, você pode depositar o dinheiro no banco para mantê-lo seguro e evitar que seja perdido ou roubado. Portanto, entendemos o que significa confiar a alguém algo que consideramos valioso.

(Leia 1 Timóteo 6:20). O apóstolo Paulo lembrou a Timóteo que ele havia recebido algo muito valioso: o conhecimento exato do propósito de Deus para a humanidade. Jeová também tinha confiado a Timóteo a honra de pregar a palavra e fazer sua “obra como evangelista” (2 Timóteo 4: 2, 5). Paulo disse a Timóteo que ele tinha que cuidar do que foi confiado a ele. Jeová também nos confiou coisas valiosas. Quais são? E por que devemos proteger esse tesouro?


TEMOS SIDO CONFIÁVEIS VERDADES VALIOSAS

3, 4. Quais são alguns dos motivos pelos quais as verdades da Bíblia são tão valiosas?

Em sua bondade, Jeová nos deu conhecimento exato das verdades encontradas em sua Palavra, a Bíblia. Essas verdades são valiosas porque nos ensinam como ser amigos de Jeová e como ser realmente felizes. Quando aceitamos essas verdades e as colocamos em prática em nossas vidas, não somos mais escravos de falsos ensinos e práticas imorais (1 Coríntios 6: 9-11).

 

As verdades encontradas na Palavra de Deus também são valiosas porque Jeová só as revela a pessoas que são humildes e têm “a atitude certa” (Atos 13:48). Essas pessoas aceitam os meios que Deus usa para transmitir essas verdades para nós hoje (Mt 11:25; 24:45). Não podemos aprender essas verdades por conta própria. Entendê-los é muito mais valioso do que qualquer outra coisa (Pv 3:13, 15).

5. O que mais Jeová nos confiou?

Jeová também nos confiou a honra de ensinar a outros a verdade sobre ele e seus propósitos. - Mateus 24:14. Esta mensagem é inestimável porque os ajuda a se tornarem parte da família de Jeová e lhes dá a oportunidade de ter vida eterna. - 1 Tim. 4:16. Quer façamos muito ou pouco no ministério, estamos apoiando a obra mais importante de nossos dias (1 Timóteo 2: 3, 4). Que grande honra poder colaborar com Deus! (1 Coríntios 3: 9).

SEGURE O QUE JEOVÁ NOS DADO

6. O que aconteceu com alguns cristãos que baixaram a guarda?

Na época de Timóteo, alguns cristãos não apreciavam a honra que tinham de colaborar com Deus. Por exemplo, Demas amava esse sistema e, portanto, desprezava o privilégio de servir ao lado de Paulo (2 Timóteo 4:10). Phygelus e Hermogenes pararam de pregar porque, aparentemente, eles tinham medo de sofrer a mesma perseguição que Paulo (2 Timóteo 1:15). Himeneu, Alexandre e Fileto tornaram-se apóstatas e abandonaram a verdade (1 Timóteo 1:19, 20; 2 Timóteo 2: 16-18). Aparentemente, todas essas pessoas foram espiritualmente fortes em um ponto, mas pararam de dar valor ao que era realmente importante.

ILUSTRAÇÃO

 

 

Em uma congregação do primeiro século, um cristão desafia a autoridade de Timóteo. Alguns dos presentes assistem à cena surpresos e outros zombam dele. Timothy teve que permanecer firme na verdade quando outros decidiram abandoná-la.

7. Que táticas Satanás usa contra nós?

Que táticas Satanás usa para nos fazer negligenciar os tesouros que Jeová nos confiou? Vamos ver alguns. Usa entretenimento e a mídia para promover valores e formas de pensar e agir que podem nos levar a divulgar a verdade. Ele também usa a pressão dos colegas ou a perseguição para tentar nos fazer sentir medo e parar de pregar. E ele tenta nos enganar para que prestemos atenção ao "conhecimento falsamente chamado" dos apóstatas e abandonemos a verdade (1 Timóteo 6:20, 21).

8. O que aprendemos com o que aconteceu com Daniel?

Aprendemos que a tática do entretenimento pode começar de uma forma muito sutil, no caso de Daniel aos 10 anos ele começou com jogos inofensivos, mas chegou o momento em que se dedicou 15 horas por dia aos videogames violentos e demoníacos, embora tivesse consciência desse hábito Ele o estava afastando de Jeová, seu coração já estava duro e se não tomarmos cuidado podemos acabar perdendo as coisas valiosas que Jeová nos deu.

Se não tivermos cuidado, podemos gradualmente revelar a verdade. Vejamos o caso de Daniel, * que era louco por videogames. Ele conta: “Comecei a jogar videogame quando tinha cerca de 10 anos. No início, eram jogos relativamente inofensivos. Mas, aos poucos, comecei com jogos violentos e demoníacos. " Chegou um momento em que ele passava quinze horas por dia na frente da tela. Daniel confessa: “No fundo, eu sabia que esse tipo de jogo e o tempo que gastava com eles estavam me afastando de Jeová. Mas meu coração ficou tão endurecido que pensei que os princípios da Bíblia não tinham nada a ver comigo. Isso nos ensina que a influência sutil do entretenimento pode facilmente nos levar a deixar escapar a verdade. Se isso acontecer conosco, podemos acabar perdendo as coisas valiosas que Jeová nos deu.

COMO MANTER BEM A VERDADE

9. De acordo com 1 Timóteo 1:18, 19, a que Paulo comparou Timóteo?

(Leia 1 Timóteo 1:18, 19.) Paulo comparou Timóteo a um soldado e ordenou-lhe que continuasse "lutando na nobre batalha". Mas essa batalha não foi literal, mas espiritual. Em que sentido somos nós, cristãos, soldados em uma guerra? Que qualidades os soldados de Cristo devem cultivar? A comparação de Paulo nos ensina cinco coisas que devemos fazer para ter uma boa compreensão da verdade. Vamos ver o que são.

10. O que é devoção a Deus e por que é tão necessária?

Vamos cultivar devoção a Deus. Um bom soldado é leal. Lute com todas as suas forças para proteger alguém que você ama ou algo que você valoriza. Paulo encorajou Timóteo a cultivar devoção a Deus, isto é, um sentimento de amor e lealdade para com ele (1 Timóteo 4: 7). Quanto mais profundos forem esses sentimentos, mais forte será nosso desejo de ter uma boa compreensão da verdade (1 Timóteo 4: 8-10; 6: 6).

11. Por que devemos ser disciplinados?

Vamos ser disciplinados. Um soldado deve ser disciplinado se quiser cumprir seu dever. Timóteo cumpriu seu dever como soldado de Cristo porque seguiu o conselho inspirado de Paulo de fugir dos desejos errados, cultivar qualidades cristãs e se associar com seus irmãos (2 Timóteo 2:22). Para isso, ele teve que ser disciplinado. E devemos ser se quisermos vencer a luta contra nossos desejos malignos (Rom. 7: 21-25). Além disso, devemos ser disciplinados se quisermos continuar retirando a velha personalidade e revestindo-nos da nova (Ef 4:22, 24). E, quando estivermos cansados ​​ao final de um longo dia, talvez tenhamos que nos forçar a ir à reunião (Hb 10:24, 25).

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Um casal sentado no sofá da sala. O marido está vestindo roupas de trabalho e a esposa está dobrando roupas. Ambos estão cansados. 2. Mais tarde naquela noite, os dois sorriem ao conversar com os irmãos após a reunião. Depois de um longo dia, podemos ter que nos forçar a ir à reunião, mas quantas bênçãos recebemos!

12. O que nos ajudará a ser melhores professores da Bíblia?

Se um soldado deseja usar bem as armas, ele deve praticar regularmente. Da mesma forma, os cristãos devem saber como lidar bem com a Palavra de Deus (2 Timóteo 2:15). As reuniões nos ajudam a aprender algumas maneiras de fazer isso. Mas se quisermos convencer as pessoas do verdadeiro valor da verdade da Bíblia, devemos ter um programa pessoal de estudo da Bíblia. Temos que fortalecer a fé com a ajuda da Palavra de Deus. Mas apenas ler não é suficiente. Devemos meditar nos versículos que lemos e investigar o que nossas publicações dizem para entendê-los bem e saber como explicá-los (1 Timóteo 4: 13-15).Isso nos ajudará a estar preparados para ensinar outros usando a Bíblia. Claro, não basta ler um texto para eles. Queremos ajudá-los a entender isso e ver como isso os afeta. Portanto, se estudarmos a Bíblia regularmente, seremos melhores professores (2 Timóteo 3:16, 17).

13. De acordo com Hebreus 5:14, por que devemos usar nosso poder de discernimento?

Vamos usar nosso "poder de discernimento". Um soldado deve saber antecipar o perigo e evitá-lo. Nós também devemos saber como identificar situações que podem nos prejudicar e então evitar o perigo (leia Hebreus 5:14; Provérbios 22: 3). Por exemplo, devemos escolher bem o entretenimento. Programas de TV e filmes costumam ter conteúdo imoral. Os cristãos rejeitam esse tipo de entretenimento porque pode enfraquecer nosso amor a Jeová aos poucos. Sabemos que Deus odeia a imoralidade e que as pessoas que levam uma vida imoral prejudicam a si mesmas e aos outros (Ef 5: 5, 6).

14. Como o discernimento ajudou Daniel?

Daniel, mencionado no parágrafo 8, começou a perceber que jogar videogames violentos e demoníacos não era certo. Ele procurou informações na Biblioteca da Torre de Vigia para ajudá-lo a lutar contra o vício. Qual foi o resultado? Ele parou de jogar videogames que o machucavam, cancelou as assinaturas que tinha de jogos online e abandonou a amizade com outros jogadores. Ele diz: "Em vez de jogar videogame, comecei a passar mais tempo em atividades ao ar livre ou com os irmãos na congregação." Daniel agora é um pioneiro e ancião.

15. Por que histórias falsas são perigosas?

Como Timóteo, nós também devemos entender que a informação falsa espalhada pelos apóstatas é perigosa (1 Timóteo 4: 1, 7; 2 Timóteo 2:16). Por exemplo, eles podem tentar espalhar histórias falsas sobre nossos irmãos ou lançar dúvidas sobre a organização de Jeová. Essas mentiras podem enfraquecer nossa fé. Não sejamos enganados por eles, pois vêm de "homens de mente corrupta que não têm a verdade" e querem provocar disputas e controvérsias (1Tm 6: 4, 5). Eles querem que acreditemos em seus enganos e desconfie de nossos irmãos.

16. Que distrações devemos evitar?

Não vamos nos distrair. Como um “bom soldado de Cristo Jesus”, Timóteo deveria se concentrar em seu ministério e não permitir que coisas materiais e outros objetivos o distraíssem (2 Timóteo 2: 3, 4). Como Timóteo, não podemos permitir que o desejo por mais coisas nos distraia. “O poder enganoso das riquezas” pode abafar nosso amor a Jeová, nossa gratidão por sua Palavra e o desejo de levá-la a outros. - Mateus 13:22. Devemos manter uma vida simples e usar nosso tempo e energia para continuar “buscando primeiro o Reino” (Mt 6: 22-25, 33).

17, 18. O que podemos fazer para nos proteger do dano espiritual?

Devemos pensar com antecedência como iremos reagir a uma ameaça, talvez enquanto navegamos na internet, assistimos a um filme ou programa de televisão, nos deparamos com informações apóstatas ou cenas violentas ou imorais, se já tivermos ensaiado uma saída, agiremos rapidamente e nos protegeremos do mal.

Vamos nos preparar para agir rapidamente. O soldado deve pensar com antecedência sobre como reagirá a uma ameaça. Se quisermos cuidar das coisas que Jeová nos confiou, devemos agir rapidamente ao enfrentar os perigos. O que nos ajudará a fazer isso? Pense com antecedência sobre como reagiremos a uma ameaça.

Por exemplo, quando há um evento público, os participantes são frequentemente questionados antes de o programa começar a localizar a saída mais próxima. Por quê? Porque se surgir uma emergência, eles saberão por onde sair rapidamente. Da mesma forma, vamos ensaiar com antecedência que “saída” tomaremos se de repente, ao usar a Internet ou assistir a um filme ou programa de televisão, nos depararmos com informações apóstatas ou uma cena imoral ou violenta. Se estivermos preparados, agiremos rapidamente para nos proteger do dano espiritual e ser limpos aos olhos de Jeová. - Sal. 101: 3; 1 Tim. 4:12.

19. Que bênçãos teremos por cuidar das coisas valiosas que Jeová nos deu?

Os cristãos devem cuidar das coisas valiosas que Jeová nos deu - as preciosas verdades da Bíblia e a honra de ensiná-las a outros. Fazendo isso, teremos a consciência limpa, uma vida de verdadeiro significado e a felicidade de ajudar outros a conhecer a Jeová. Com a sua ajuda, podemos cuidar do que nos foi confiado (1 Timóteo 6:12, 19).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Que coisas valiosas nos foram confiadas?

Foi-nos confiado o conhecimento exato da Palavra de Deus, a Bíblia, e a honra de ensinar a outros a verdade sobre Jeová e seus propósitos.

Como Satanás tenta fazer com que falemos a verdade?

Satanás usa o entretenimento e a mídia para promover valores e formas de pensar e agir que podem nos levar a divulgar a verdade.

O que podemos fazer para ter uma boa compreensão da verdade? 

Devemos ser como Timóteo, isto é, um soldado lutando na nobre batalha espiritual Cultivando devoção a Deus, Sendo disciplinado, Usando nossa “capacidade de discernimento”, Nunca se distraia e Prepare-se para agir rapidamente.

Comentários