Estudo de Livro de Congregação, Semana de 28 de dezembro a 3 de janeiro de 2021, Capítulo 2, parágrafos, 19 a 27, Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, 28 de dezembro, 3 de janeiro de 2021, Capítulo 2, parágrafos. 19-27, Respostas.

 




Estudo Bíblico de Congregação (30 min. Ou menos): rr ch. 2 paras. 19-27.


19, 20. Como Jacó atendeu aos quatro requisitos fundamentais da adoração pura?


Embora alguns membros de sua família tenham sido influenciados pela adoração falsa, Jacó construiu um altar ao Deus verdadeiro e ordenou que sua família se livrasse dos deuses estrangeiros e se purificassem, então ele construiu vários altares em Canaã e o destinatário de Sua adoração sempre foi a Jeová, a qualidade de seus sacrifícios, o método que ele seguia para adorar a Deus e seus motivos eram tão adequados que a Bíblia diz que Jacó era “um homem sem culpa”, porque tinha a aprovação de Jeová. de forma que com suas ações, ele se tornou um exemplo extraordinário para sua família e seus futuros descendentes, a Nação de Israel.


COMENTÁRIOS ADICIONAIS


Jacó viveu um longo período em Canaã, uma terra com ritos e costumes contrários e repugnantes a Deus, a tal ponto que Levítico 18: 24,25 diz que a própria terra vai vomitar em seus habitantes. Jacó sempre se afastou de todas essas práticas e não foi influenciado, dando adoração pura a Jeová, o único a receber devoção, Jacó sabia disso e nunca incorreu em adoração falsa.


Além disso, ele construiu vários altares, mas sempre para Jeová, ele sabia quem era o destinatário de qualquer adoração e, embora até mesmo parte de sua família estivesse corrompida, Jacó permaneceu firme e disse-lhes para se lavar. Tanto o destinatário, a qualidade, o método e os motivos de Jacó sempre foram corretos até mesmo nas cidades onde ele viveu e suas práticas, a Bíblia considera Jacó um homem sem culpa, um homem e um exemplo para nós da aprovação de Deus.


Além disso, ele sempre desenvolveu uma adoração pura perante Jeová, e quando Deus lhe ordenou algo, ele imediatamente obedeceu e seguiu todas as instruções e detalhes. Quando o enviou a Betel para construir um altar, ele imediatamente começou a trabalhar. Jacó sabia da corrupção que existia e primeiro ordenou a seu povo que se livrasse de todos os deuses estrangeiros que possuíam, que se purificassem porque haviam pecado e seriamente. Jacó sempre colocou Jeová em primeiro lugar e, portanto, era um homem sem culpa.


21. O que o exemplo dos patriarcas nos ensina sobre a adoração pura?


Ela nos ensina que também vivemos em um ambiente onde as pessoas, inclusive nossos familiares, podem nos distrair e nos impedir de adorar exclusivamente a Jeová. A questão é que, se cedermos, arruinaremos nosso relacionamento com Deus, por isso devemos desenvolver profunda fé em Jeová e nos convencer de que seus padrões são os melhores. E como diz Tiago 2: 18-24, são nossas ações que mostram se temos fé firme ou não, por isso é importante adorar e obedecer a Jeová em tudo e com motivos puros, assim ele nos considerará justos.


COMENTÁRIOS ADICIONAIS


Aprendemos que devemos desenvolver uma fé profunda, fortalecê-la a cada dia e continuar a aprofundar e aprender na Bíblia além de nos encorajar e fortalecer com nossos irmãos, pois nos são apresentados muitos testes que em qualquer deles podemos baixar a guarda e dar um O ato de falsa adoração a Satanás é a única coisa que ele deseja, um simples deslize em alguma decisão que possamos ter.


Além disso, muitos desses testes virão a nós externamente com desejos ou estímulos de Satanás para que obtenhamos as riquezas que este mundo oferece, seja dinheiro ou entretenimento doentio. Porém, um teste muito mais forte pode ser nosso ambiente mais próximo e até mesmo nossa família, pode ser um motivo de tropeços que nos distrai e caímos em práticas imorais, por isso temos que ter cuidado.


A única maneira que temos de demonstrar nossa fé pura e robusta, nossa adoração pura a Jeová, é obedecendo-o e praticando todas as normas divinas, usando nosso tempo, força e recursos para servi-lo. Esta adoração de nossa parte dando-lhe o nosso melhor, com motivos puros e sem incorrer em falsa adoração, estaremos sendo justos com ele.


O texto de Tiago 2:28 diz: “Você tem fé e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu mostrarei a minha fé através das minhas obras ”. É muito claro, a fé sem obras é inútil. Uma pessoa pode dizer que acredita muito em Deus e tem muita fé nele e ser imoral em todas as suas ações e até na maneira como fala. Uma fé sem obras não é nada e não tem utilidade para Deus. Nossa fé, fé profunda, deve ser refletida em todas as nossas ações.


Uma nação dedicada à adoração pura


22-24. Por que sabemos que a Lei deu importância a:


a) para o destinatário


Em Levítico 20: 3-5, Jeová deixou claro que o destinatário da adoração dos israelitas era Ele, pois ele ordenou: não ter medo dos outros deuses que existiam naquela época.


b) para a qualidade


Levítico 1: 3 mostra que a lei ordenava que os animais oferecidos pelos israelitas em sacrifício deviam ser saudáveis ​​e sem mancha, ou seja, deviam ser da melhor qualidade.


c) ao método


E, quanto ao método, os israelitas deram instruções específicas; Eles sabiam que sacrifícios oferecer, onde fazê-los e como apresentá-los a Jeová. Visto que em Êxodo 40: 1-3, Jeová encarregou seu povo de construir um tabernáculo que se tornasse o centro da adoração pura, esses detalhes específicos e claros nos mostram que era muito importante para Jeová que os israelitas tivessem o cuidado de obedecer com os requisitos para a adoração pura.


COMENTÁRIOS ADICIONAIS


O destinatário, Deus deixou bem claro, em Êxodo 20: 3 diz que "não tenha outros deuses além de mim". Nenhuma imagem será adorada ou algo semelhante será construído ... lembramos do bezerro que estudamos recentemente e o que aconteceu e como Deus se sentiu. Jeová sempre deixou claro que exige devoção exclusiva e é totalmente proibido adorar outros ídolos.


Os sacrifícios que eram oferecidos deviam ser da mais alta qualidade, como podemos ler em Malaquias 1: 6-8, o animal que deveria ser apresentado voluntariamente deveria estar em um nível alto que merecesse respeito a Deus, assim como o Ao governante de um país seria oferecido o melhor para não ficar descontente com o servo, mais razão do que oferecer o melhor de nós para Deus que nos deu a vida.


Em todo este capítulo, vimos muitos servos fiéis de Deus que ofereciam sacrifícios de acordo com o método que julgavam mais apropriado, e Jeová sempre os aceitou porque o fizeram pelos motivos certos e com o máximo respeito. Mais tarde, porém, Jeová deu aos israelitas muitas diretrizes e instruções sobre como uma coisa ou outra deveria ser apresentada e o tempo apropriado, de modo que Jeová valorizava muito como uma oferta deveria ser apresentada.


25. Explique o que era mais importante ao oferecer sacrifícios.


Os motivos mais importantes , em Deuteronômio 6: 4-6, mostram que Jeová esperava que os israelitas dessem a ele “devoção exclusiva” e que o amarão e a seus padrões de todo o coração. Os israelitas tiveram que fazer sacrifícios de forma que fossem aceitos aos olhos de Deus, não de forma forçada ou pensando que poderiam enganá-lo mostrando devoção, mas fazendo coisas que o desagradavam, devemos ter claro que Jeová não se deixa levar pelas aparências porque ele conhece nosso coração e sabe se nossos motivos são puros por adorá-lo.


COMENTÁRIOS ADICIONAIS


O destinatário, a qualidade e o método são muito importantes para Jeová. Mas acima de tudo isso eram os seus motivos, deviam ser puros e desinteressados, que a oferta que apresentavam saísse mesmo do coração, porque queriam fazer, caso contrário, se fosse por obrigação ou relutância, obviamente Jeová o fazia. rejeitado.


Os motivos são a coisa mais importante que pode mover uma pessoa. Vamos imaginar que uma pessoa nos dê um presente. Nos sentimos bem e gratos. Mas, depois que percebemos que este presente nos foi dado por obrigação ou compromisso, agora nos sentimos da mesma forma? Claro que não, o mesmo acontece com os motivos pelos quais adoramos a Deus, devem ser puros, de coração, porque o amamos realmente, e não por interesse.


Adoração no templo


26. Qual foi o primeiro papel do templo de Salomão na adoração pura?


O templo que Salomão construiu atendia, a princípio, aos quatro requisitos para a adoração pura, Jeová era o único destinatário dos sacrifícios que ali eram apresentados, Salomão e seus súditos ofereciam sacrifícios de Grande qualidade, também seguiam o método indicado em A lei de Deus, e é importante que cumprissem os motivos, visto que Salomão destacou essa ideia na dedicação do templo, convidou o povo a servir a Jeová de todo o coração, andando de acordo com seus padrões e obedecendo aos seus mandamentos.


COMENTÁRIO ADICIONAL


Salomão, ao seu alcance, construiu um grande templo, muito valioso, com ofertas de alta qualidade e o método que Jeová aprovou. E ele fez isso não como demonstração de poder, mas porque Jeová merece o melhor que todos podem dar. Então ele disse: "Sirva a Jeová nosso Deus de todo o coração de acordo com seus padrões e obedecendo aos seus mandamentos." Salomão providenciou tudo o que era necessário para que os israelitas dessem o melhor de si a Jeová neste templo, e no início assim foi.


27. a) O que aconteceu aos reis de Israel e seu povo?


Tanto os reis de Israel como o povo permitiram que seu coração se corrompesse, perderam a fé em Jeová e ignoraram seus padrões justos.


COMENTÁRIO ADICIONAL


A princípio, eles deram ouvidos aos sábios conselhos de Salomão até deixarem de fazê-lo, deixando de cumprir um ou mais requisitos de sua adoração pura, permitindo que seu coração se corrompesse, perdendo a fé em Jeová e desrespeitando seus padrões justos.


27. b) Como Jeová lidou com essa situação?


Em Jeremias 7: 25,26, diz que Jeová enviava profetas a eles, dia após dia e vez após vez, a fim de corrigi-los e adverti-los das consequências de suas ações, mas eles eram teimosos e se recusavam a ouvi-lo.


COMENTÁRIO ADICIONAL


Jeová, diante das falhas contínuas que cometiam, foi paciente e gentil ao enviar profetas vez após vez para corrigi-los e também para alertá-los das consequências que suas ações estavam tendo, como foi o exemplo de Ezequiel, um homem fiel em um momento decisivo na história da adoração pura e ele teve que advertir e corrigir a conduta desses reis de Israel e de seu povo.

Comentários