Estudo de Livro de Congregação, Semana de 14 a 20 de dezembro de 2020, Capítulo 2, parágrafos 1-9, Análise de Vídeo, Respostas.
Estudo de Livro de Congregação, 14-20 de dezembro de 2020, Capítulo 2, parágrafos 1-9, Análise de Vídeo, Respostas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min. Ou menos): rr ch. 2 paras. 1-9 e vídeo.
1-3. a) Que perguntas iremos responder? (Veja o desenho no início).
As perguntas são: Por que Deus aceitou a adoração de Abel, mas não a de Caim? Que lições podemos aprender da história de Caim? E o que o exemplo de outros homens mencionados em Hebreus capítulo 11 nos ensina? .
b) De quais quatro requisitos fundamentais da adoração pura vamos falar?
Aprenderemos cerca de 4 requisitos fundamentais da adoração que Jeová aprova, o primeiro é o destinatário a quem a adoração é dirigida, visto que deve ser somente a Jeová, o segundo é a qualidade, deve ser o melhor, o terceiro o método , pois deve ter o aprovação de Deus e, por último, são os motivos , que têm de ser puros.
ILUSTRAÇÃO
Por que Deus rejeitou a adoração de Caim?
4, 5. O que levou Caim a pensar que o destinatário de sua oferta deveria ser Jeová?
Caim sabia que o destinatário de sua oferta era Jeová, com certeza seus pais lhe disseram que Jeová havia criado seres vivos e que seu propósito original para a humanidade era muito diferente do que eles estavam sofrendo, também é possível que ele e seus irmãos tenham visto de longe, o jardim do Éden e os querubins bloqueando El Paso.
Além disso, Jeová havia ditado uma profecia que falava de uma “Semente” e, como o primeiro filho, é possível que ele pensasse que era a “Semente” prometida.
E em Gênesis 4: 6 é mencionado que Jeová falou com Caim o que nos mostra que Jeová tinha comunicação com humanos imperfeitos, levando em consideração todos esses pontos que Caim sabia que Jeová merecia ser adorado.
6, 7. Explique se houve algum problema com a qualidade da oferta de Caim ou com o método que ele usou para apresentá-la.
Na verdade, não havia problema com a qualidade da oferta, nem com o método que ele usava para apresentá-la, dizemos isso porque Caim "apresentou alguns produtos da terra", que eram os únicos alimentos para consumo humano, e não era fácil obtê-los. , visto que Jeová amaldiçoou a terra que ficava fora do Éden, o que significa que ele teve que trabalhar muito para cultivá-la e nos números 15: 8,9, diz-se que na lei dada a Moisés, Jeová indicou que aceitava que tipo de sacrifícios. Como vemos, Jeová ainda não aprovou a oferta de Caim.
Além disso, também não poderia ser o método, porque a Bíblia não menciona que Jeová culpou Caim pelo método que ele seguiu ou que ele lhe disse que o estava oferecendo incorretamente, a verdade é que a Bíblia não menciona como ambos Caim apresentaram suas ofertas como Abel.
8, 9. (a) Por que Jeová não gostou da oferta de Caim? b) O que você destacaria sobre as informações que a Bíblia fornece sobre Caim e Abel?
Em Hebreus 11: 4, o apóstolo Paulo nos ajuda a entender por que Jeová não ficou feliz com a oferta de Caim, pois o texto menciona que Jeová aceitou a oferta de Abel por causa de sua fé, indicando que Caim não tinha fé e seus motivos ao apresentar sua oferta, eles não eram puros.
Em 1 João 3:12 está escrito que as ações de Caim foram más, Jeová sabia o que ele tinha em seu coração e como um pai amoroso ele tentou corrigi-lo, mas não permitiu, ao invés disso, ele deixou seu ciúme e ódio crescerem e a A consequência de não permitir a correção de Jeová foi que Caim até matou seu irmão.
ANÁLISE DE VÍDEO
Neste capítulo, veremos 4 requisitos que são fundamentais Para que Deus aceite nossa adoração, aprenderemos por que Jeová adora Abel, mas não Caim.
Também veremos o que aprendemos com o exemplo de outros personagens mencionados em Hebreus capítulo 11, porque ao revisarmos a história da adoração pura, o escravo sugere que paremos e meditemos no exemplo de homens fiéis como Noé, Abraão e Jacó assim entenderemos muito melhor o que temos de fazer para dar a Jeová a adoração pura que ele merece.
Comentários
Postar um comentário