Estudo de Livro de Congregação, Semana de 7 a 13 de dezembro de 2020, Capítulo 1, parágrafos. 15 a 19 e caixa 1B. Respostas

Estudo de Livro de Congregação, 7-13 de dezembro de 2020, Capítulo 1, parágrafos. 15-19 e Caixa 1B, Respostas.

 



 

Estudo Bíblico de Congregação (30 min. Ou menos): rr ch. 1 paras. 15-19 e Caixa 1B.


15. O que Jeová fez contra os rebeldes no jardim do Éden? E o que ele fez para cumprir seu propósito?


Jeová pronunciou a sentença contra os três rebeldes na ordem em que pecaram, primeiro Satanás, depois Eva e finalmente Adão, então profetizou que produziria uma semente que repararia o dano causado pelo promotor da rebelião e explicou em termos simbólicos que essa prole desempenharia um papel fundamental no cumprimento de seus propósitos em relação à adoração pura.


RESPOSTA OPCIONAL


Vemos que Jeová pronunciou sentença contra os três rebeldes na ordem em que pecaram, primeiro Satanás, depois Eva e finalmente Adão, e também profetizou a chegada de um descendente que anularia os efeitos da rebelião, cumprindo assim o propósito de Jeová com a relação com a adoração pura.


COMENTÁRIOS ADICIONAIS


As duas primeiras pessoas que Jeová criou na Terra o deixaram muito, muito triste. Ele os colocou em um paraíso porque seu propósito era que com o tempo o planeta estaria cheio de pessoas que iriam adorá-lo de sua própria escolha. Depois da rebelião de Satanás e do primeiro casal humano, Jeová os condenou.


Deus tem um propósito que vai cumprir e que não pode ser frustrado, Jeová queria que este planeta fosse o lar ideal para o homem e a mulher, criado à sua imagem, mas após a rebelião, Jeová profetizou a chegada de um descendente que anularia todos os efeitos da rebelião cumpririam assim o propósito de Jeová.


16. Depois da rebelião no Éden, o que Jeová fez para levar avante seu propósito?


Jeová continuou a trabalhar para cumprir seu propósito, por exemplo, ele estabeleceu os requisitos de que humanos imperfeitos precisam ser capazes de adorá-lo de maneira aceitável e também usou homens como Isaías, Jeremias e Ezequiel para escrever profecias emocionantes sobre a restauração da adoração pura, a A esse respeito, em Gálatas 3:16 é mencionado que Jeová escolheu Jesus Cristo como a semente prometida e que ele, como um defensor fiel da adoração pura, libertaria o povo de Deus da escravidão espiritual e faria com que a adoração pura voltasse a ocupar seu devido lugar.


RESPOSTA OPCIONAL


Vemos que Jeová continuou a trabalhar para cumprir seu propósito, por exemplo, ele estabeleceu o que era necessário para que humanos imperfeitos pudessem adorá-lo de maneira aceitável, ele também inspirou alguns homens como Isaías Jeremias e Ezequiel a escreverem profecias emocionantes sobre a restauração da adoração pura , que é um tema de grande importância na Bíblia.


 COMENTÁRIO ADICIONAL


Jeová queria que seu propósito continuasse apesar da rebelião, então ele estabelece o descendente prometido que é Jesus, o principal defensor da adoração pura e que nos liberta do cativeiro espiritual onde a rebelião no Jardim do Éden nos deixou


Que decisão você vai tomar?


17. Por que as profecias de restauração significam tanto para nós?


Eles significam muito para nós porque nos fazem ver o futuro com confiança e ilusão porque chegará o tempo em que todos no céu e na terra estarão unidos para dar adoração pura ao soberano Senhor Jeová também nos dá esperança sólida porque veremos as maravilhosas promessas cumpridas que Jeová nos preparou conforme seu propósito original. 


RESPOSTA OPCIONAL


Porque graças a essas profecias podemos olhar para o futuro, desejando que chegue o tempo em que todos no céu e na terra estão unidos para dar adoração pura ao soberano Senhor Jeová, além disso, eles também os enchem de esperança, pois contém alguns das promessas bíblicas que mais nos confortam, como a ressurreição, porque ansiamos por pedir aos nossos entes queridos que adormeceram na morte e também porque podemos viver num paraíso e gozar de perfeita saúde.


COMENTÁRIO ADICIONAL


Olhar para o futuro com esperança nos faz colocar nossos problemas atuais sob a perspectiva de esperar o tempo em que a adoração a Deus na terra será como no céu e o sofrimento, a morte e as doenças acabarão.


18. O que estudaremos neste livro?


Estudaremos as profecias do livro bíblico de Ezequiel, lá aprenderemos que muitas dessas profecias se concentram na restauração da adoração pura e descobriremos que relação existe entre a profecia de Ezequiel e outras profecias, e como ela será cumprida por meio de Cristo e que eles têm a ver conosco.


RESPOSTA OPCIONAL


Estudaremos as fascinantes profecias do livro bíblico de Ezequiel, muitas das quais enfocam a restauração da adoração pura. 


COMENTÁRIO ADICIONAL


Desde 1972 com a edição do livro “As nações saberão que eu sou Jeová” ... como? Nenhum outro livro foi apresentado que explicasse as profecias de Ezequiel e como elas serão cumpridas, no QUADRO INFORMATIVO 1B ele explica em termos gerais como o livro de Ezequiel está dividido e como iremos estudá-lo em ordem cronológica e por temas que não facilitarão o poder de obter o máximo deste livro hoje e no futuro. 


CAIXA INFORMATIVA 1B


E como podemos ver na caixa de informações, por exemplo, nos capítulos 1 a 3 eles vão falar sobre as visões que Ezequiel recebeu de Jeová e a comissão de ser um profeta para os judeus que estão próximos ao rio Kebar, 


Nos capítulos 4 a 24, serão discutidas as profecias declaradas por Ezequiel, que contêm mensagens de condenação contra Jerusalém e seus habitantes por sua rebelião e devoção aos ídolos. 


Nos capítulos 25 a 32 será dito que Ezequiel para de proclamar mensagens de condenação contra Jerusalém e começa a proclamá-las contra as nações inimigas que cercavam Israel: Amom, Edom, Egito, Filístia, Moabe, Sidom e Tiro.


Nos capítulos 33 a 48, veremos que é ele quem enfoca uma mensagem de esperança a emocionante restauração da adoração pura de Jeová Deus.


19. O que você está determinado a fazer e por quê?


Devemos estar determinados a mostrar com palavras e ações que queremos adorar apenas nosso Deus Jeová para sempre, porque ele está determinado a nos separar da adoração pura e não devemos permitir isso. O estudo profundo deste livro nos ajudará a alcançar esse objetivo, Pois isso fortalecerá nossa decisão de rejeitar Satanás e adorar a Jeová com um coração puro.


RESPOSTA OPCIONAL


Vemos que satanás está decidido a nos afastar de Jeová, da mesma forma devemos estar determinados a fortalecer nossa fé, de modo que possamos demonstrar com palavras e ações que só vamos adorar a Jeová.


COMENTÁRIO ADICIONAL


Estou decidido a (a) imitar Jesus que enfrentou 3 tentações de Satanás quando estava com fome e cansado no deserto e conseguiu demonstrar que está do lado da adoração pura e, assim, ver cumprir o propósito glorioso de Jeová. 


ADORAÇÃO PURA E VOCÊ


Que táticas Satanás usou nas primeiras duas vezes em que tentou Jesus? E que estratégias semelhantes você usa conosco?


Satanás é hábil em usar táticas enganosas e palavras astutas para distorcer o pensamento de uma pessoa, um exemplo delas é o que disse a Jesus "se és filho de Deus", porque queria semear dúvidas em Jesus, queria que se perguntasse se Você verá que seu pai se importou e se ele pudesse confiar nele, Satanás usa estratégias semelhantes hoje, ele espera e quando vê que estamos fracos ou desanimados, ele vem e nos ataca, ele tenta nos fazer acreditar que é impossível que Jeová nos ame ou nos ame. Dê sua aprovação, o tentador procura maneiras de nos convencer de que não podemos confiar em Jeová e que ele não cumprirá sua promessa que está na Bíblia.


RESPOSTA OPCIONAL


Vemos que quando tentou Jesus o fez tentando semear dúvidas em Jesus, porque queria que ele se perguntasse se seu pai realmente importava e se ele podia confiar nele, e hoje Satanás usa estratégias semelhantes, por exemplo, quando vê que somos fracos ou desanimado tenta nos fazer acreditar que é impossível que Jeová nos ame ou aprove.


COMENTÁRIO ADICIONAL


Satanás queria semear em Jesus dúvidas sobre o amor e o interesse que Jeová sente por ele, exemplo que temos na primeira tentação de transformar pães em pedras. Satanás queria que ele se perguntasse “Como é que tu, que és o Filho de Deus, Seu Pai não vai alimentá-lo aqui, neste deserto árido? Mas Jesus rejeitou essa ideia - ele confiou em Jeová e nada mudaria isso.  


Como vimos na terceira tentação, o que Satanás deseja obter de nós? E o que podemos fazer para evitar cair em suas armadilhas?


Satanás quer que o adoremos e não a Jeová, por isso ele nos tenta da mesma forma que fez com Jesus, por isso nos apresenta grandes oportunidades de obter dinheiro, autoridade ou uma boa posição social, com essas tentações ele finge que nos entregamos e partimos adoração pura, mas podemos rejeitar Satanás e suas tentações usando o extraordinário dom de Jeová, o "Livre Arbítrio", para termos a liberdade de escolher ser leais a Jeová e defender com firmeza a adoração pura.


RESPOSTA OPCIONAL


Satanás tenta fazer com que entreguemos a ele em vez de a Jeová; é por isso que nós, como Jesus, devemos sempre confiar na palavra de Jeová para que seja mais fácil rejeitar as tentações de Satanás.


COMENTÁRIOS ADICIONAIS


Satanás não mudou nem sua tática nem suas intenções hoje ele quer que lhe demos nossa adoração, a adoração baseada em mentiras que a falsa religião lhe dá não é suficiente, ele quer que os verdadeiros cristãos vão contra a vontade de nosso Deus e vamos dar a ele nossa adoração direta ou indiretamente.


Podemos usar o dom que Jeová nos deu, a liberdade de escolha, porque ninguém pode nos forçar a deixar a adoração pura, temos o poder de decidir a quem vamos adorar e se permanecermos firmes, Satanás fugirá de nós assim como promete Santiago. 4: 7.


Como você pode mostrar que concorda com a declaração “Adore a Jeová, seu Deus”?


Podemos fazer isso com nossas palavras e ações, o que significa que nossa maneira de pensar, nossos gostos, motivos e planos para o futuro devem mostrar que queremos adorar apenas a Jeová para sempre,


RESPOSTA OPCIONAL


Conforme mencionado em Apocalipse 12:17, podemos demonstrar isso se obedecermos aos mandamentos de Deus e cumprirmos a missão que Ele nos confiou de dar testemunho, ou seja, pregar a todas as pessoas.


COMENTÁRIO ADICIONAL


Ser Testemunhas de Jeová nos permitiu conhecer a verdade e desfrutar de bênçãos, por isso estamos mais do que determinados a mostrar com palavras e ações que queremos adorar nosso Deus Jeová por causa das poucas coisas que um humano imperfeito pode dar a Jeová é seu Adoração exclusiva.

Comentários