Encontré Joyas Espirituais 2020: 21 a 27 de dezembro de 2020, LEVÍTICO 14 a 15, Respostas.
Vamos Encontrar Pérolas Escondidas (10 min.)
Le 14:14, 17, 25, 28. O que significava colocar sangue e óleo na orelha, na mão e no pé do leproso curado? (it-2.528 par. 2; w14 11/15 9 par. 7).
Foi uma ação que indicou que a pessoa estava livre da doença e não representava mais perigo para ninguém. Foi semelhante à ação que Moisés fez ao colocar sangue de um carneiro na orelha, no polegar da mão e no dedão do pé direito de Aron e seus filhos. Indicava que os sacerdotes seriam obedientes e fariam um esforço para cumprir suas tarefas .no caso da pessoa que sofreu da doença da lepra em. Essa ação significava que ela estava saudável e livre de doenças.
RESPOSTA OPCIONAL
Por exemplo, quando o sacerdócio foi instalado, Moisés colocou sangue de carneiro na orelha direita, mão direita e pé direito de Arão e seus filhos, indicando que ele se esforçaria para fazer tudo o que Jeová lhes havia ordenado. Assim como a pessoa que foi curada da hanseníase, a partir de agora ela teve que ficar atenta à orientação de Deus E obedecer a ela.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Quando o sangue foi colocado na orelha indicava que eles deveriam ouvir os lembretes de Jeová, nos pés de que deveriam fazer a coisa certa para se comportar de acordo com o que Deus disse, o sangue seria visível a todos, então era de se esperar que o comportamento de alguém quem tinha sido leproso tinha que demonstrar total obediência às estipulações dadas por Jeová, tinha que demonstrar que se comportaria como Deus disse, dando um exemplo claro a outros em diferentes situações e andando nas leis de Jeová a partir de agora que foram declaradas limpo.
Le 14: 43-45. O que a lei de Jeová ensinou aos israelitas sobre a lepra maligna em um lar? (g 1/06 14, inserção).
Ensinou-lhes que Jeová é um Deus que não só se preocupa com o seu bem-estar espiritual, mas também com a sua saúde física, por isso esta lei ordenava que retirassem tudo o que estava infectado, e se mesmo assim esse tipo de bolor reaparecesse em casa a casa teve que ser demolida e tudo jogado fora.
RESPOSTA OPCIONAL
A lei divina ordenou que o dono de uma casa que foi infectada pela "Peste da Lepra", raspar completamente o interior da casa e se livrar de todo o material suspeito, jogando-o "em um lugar sujo" fora da cidade, se a peste reaparecesse, a casa tinha que ser declarada suja, posta em ordem e os materiais descartados. Essas instruções detalhadas de Jeová refletiam seu profundo amor por seu povo, bem como sua preocupação com o bem-estar físico deles.
COMENTÁRIO ADICIONAL
O amor reflete a profunda preocupação que Jeová sentia e sente por seu povo, pois protegia sua saúde física, já que a primeira recomendação era que retirassem, jogassem fora e raspassem qualquer pedra ou elemento contaminado ou suspeito. Mas se reapareceu, era lepra maligna e a casa teve que ser totalmente demolida. O que mostra que a saúde física e o bem-estar são mais importantes do que as posses, reflete o amor pela vida e o amor pela vida de todos os israelitas.
A obediência a Jeová era fundamental e hoje nós também devemos estar dispostos a obedecer a Deus e nos livrar de tudo que interfira em nossa amizade com ele.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
SOBRE JEOVÁ
Levítico 15:25 25 , é mencionado que a mulher que estava menstruada era considerada impura e não podia ter relações sexuais com o marido. Esta lei além de ser religiosa, também era benéfica para a saúde porque os estudos médicos atribuem parcialmente a baixa proporção de câncer uterino entre mulheres judias que se abstêm de ter relações sexuais durante a menstruação, o que me ensina sobre Jeová que ele é um Deus que se preocupa com a saúde de seus servos.
Em Levítico 15:31 , vemos que Jeová não aceitou pessoas impuras porque poderiam contaminar todo o acampamento e isso me faz perceber que Jeová não aceita uma duração contaminada, por isso devemos ver que o serviço que prestamos a Jeová é de todo o coração já que ele exige devoção exclusiva.
Levítico 14:21 . Mais uma vez, a generosidade e a bondade de Jeová se refletem na Bíblia. Ele nunca pede mais do que uma pessoa pode ter ou possuir. Ele nunca leva uma pessoa além do limite que ela pode suportar e isso é por causa do grande amor que ele tem por nós.
Levítico 14: 1-10 . O estudo de Levítico está nos ensinando a quantidade de detalhes e procedimentos em diferentes situações, muitos deles, como esta, com grande impacto na saúde dos israelitas. Todo esse nível de detalhe deve refletir para nós o amor que Jeová sente por nós e que estamos bem no sentido físico e espiritual como a obra de Deus para conosco com instruções muito precisas e muito importantes, hoje também as temos por meio de sua organização , e é o que nos permite exercer a adoração pura.
Levítico 15 19 e 32 , Mostra que as normas da lei sobre menstruação não discriminavam as mulheres, já que os homens também estavam sujeitos à impureza devido aos fluxos de seu sexo, obviamente homens e mulheres são diferentes, mas não significa que a mulher seja inferior. Isso me ensina que mesmo nesses aspectos se destaca a consideração e o respeito que Jeová sente pelas mulheres, ao lembrar aos maridos tanto do passado como do presente, de levar em consideração os ciclos biológicos da esposa e suas limitações, tanto física e também emocional. portanto, na congregação cristã o marido ama, respeita e mostra consideração por sua esposa "assim como ele ama a si mesmo".
Levítico 15: 2,3 , Vemos que as disposições legais da lei com relação às emissões de sêmen causaram “impureza” temporária. Isso lembrou aos israelitas que eles não eram mais puros, o que indica claramente que todos os humanos descendentes de Adão e Eva sofrem os efeitos do pecado herdado, que são a imperfeição e a morte. Isso nos ensina que a lei apoiou a santidade de Jeová por manter imaculados seus adoradores, ao mesmo tempo nos faz cientes de que precisamos que Jeová nos mostre constantemente sua benignidade imerecida, ou seja, nos perdoe e nos redima para podermos nos aproximar dele desde que ele é um Deus santo.
Levítico 14: 1,2 , Mostra uma das medidas úteis que a lei mosaica estipulava para combater a lepra, uma vez que os enfermos tinham que ser separados dos saudáveis, então o sacerdote tinha que sair do acampamento para examinar o Israelita e ver se ele tinha curado. Isso me ensina que a Bíblia contém princípios que demonstram "Conhecimento Superior", tudo em matéria de saúde que previne infecções em massa para parar epidemias. Atualmente, essas medidas continuam a ser úteis para combater a epidemia que vivemos em todo o mundo. Portanto, não baixemos a guarda, vejamos essas medidas de isolamento como uma demonstração de amor e proteção de Jeová.
Levítico 14: 1,2 , vemos que as instruções que Jeová deu sobre a identificação, o tratamento e as instruções para ser declarado impuro ou limpo tinham uma longa lista de detalhes específicos, poderia ser esmagadora porque eram muitos. No entanto, estes foram um verdadeiro reflexo do interesse pelo seu povo e pela pessoa que tinha esta doença, hoje podemos pensar que as instruções bíblicas são tão repetitivas ou mesmo avassaladoras em certas ocasiões, mas isso é uma demonstração clara de como Jeová mostra o seu amor usando o escravo fiel para nos instruir e nos ajudar a ver os princípios bíblicos que se aplicam às diferentes situações de nossa vida e tudo isso para manter um relacionamento excelente com Jeová.
Levítico 15:18 , este texto indica que as prescrições do pacto da lei indicavam que as relações sexuais e o parto, mesmo que ocorressem dentro do casamento, causavam impureza temporária, pois lembramos que transmitiam pecado herdado, tais disposições não diminuíam esses dons divinos limpos Pelo contrário, eles apoiaram a santidade de Jeová por manter seus adoradores imaculados em contraste com as nações vizinhas que denegriram essa prática. Hoje, Jeová continua a esperar que os casais cristãos continuem a ver o dom das relações sexuais como algo digno de mostrar amor e não imite este mundo que perverteu que distorceu com práticas vergonhosas e impuras este dom que Jeová deu.
Levítico 14: 21,22 , Jeová sempre mostrou sua bondade e generosidade para com todos e, nesses versículos que lemos, ele não mostra novamente, perguntando aos israelitas o que suas circunstâncias permitem. Mostra assim que é justo e equitativo com os seus servos, não tenta impor algo que está fora do seu alcance, hoje é o mesmo que continua a mostrar o seu apreço pelo sacrifício de cada alma que lhe oferecemos, compreende a situação de cada um e o seu coração, e se alegra quando prestamos um serviço para a alma inteira sem fixar uma quantia específica, mas sim o que emana de um coração agradecido, uma demonstração clara de como Jeová é generoso, amoroso e justo em aceitar o que cada um pode dar.
Le 14:21 . Sabemos que Jeová teve consideração pelos pobres, mas desta vez a situação vai um pouco mais longe, pois era alguém que havia sofrido uma doença horrível, que por causa dessa doença deveria ser isolado das pessoas, sem dúvida aquele sinal de amor de Jeová deve ter tocado o fundo do seu coração, o mesmo sentimento que sentimos quando vemos as provas do amor de Jeová. '
Le 14: 33-57 . Para Jeová, as casas eram um centro de instrução da adoração pura, visto que desempenhavam um papel importante, a Lei que explicava o que deveria ser feito com as casas infectadas com lepra era um lembrete de que suas casas deveriam ser limpas do ponto de vista de Deus, portanto, devemos evitar todos os objetos relacionados a coisas que Jeová odeia.
Le 15 . As prescrições da Lei indicavam que as secreções de homens e mulheres causavam impureza cerimonial, embora fossem dadas indicações sobre o que fazer nesses casos, essas disposições não diminuíam os dons divinos para dar vida, antes refletiam o senso de pureza e santidade de Jeová. Portanto, por darem essas provisões, eles apoiaram a santidade de Jeová por manter seus adoradores sem mancha.
O MINISTÉRIO
Levítico 14: 8 , diz que quem quiser ser puro diante de Jeová deve purificar, e este versículo podemos usar com nossos estudantes da Bíblia e explicar a eles que se quisermos que Jeová nos considere puros, temos que ser limpos em todos os aspectos de nossas vidas. E deixe a sujeira do mundo para trás
Levítico 14: 7 , diz que o sacerdote espirrou sete vezes no paciente com lepra e o número 7 na Bíblia significa completo e isso me faz pensar que nossa purificação espiritual de todas as falsas doutrinas deve ser completa, portanto, ao nos tornarmos servos de Jeová, não deve haver resquícios da religião falsa e de nós.
Levítico 14: 2,3 , Menciona que devem levar o enfermo com lepra ao sacerdote, para que seja examinado, isso nos ensina que quando estamos espiritualmente enfermos devemos ir aos anciãos para que nos ajudem e assim nos recuperem, ou sabemos de alguém que está espiritualmente em declínio, devemos aconselhá-lo a ir aos anciãos.
Levítico 14:32 . Jeová deu oportunidades a todos os tipos de pessoas. Mais para os menos ricos e que haviam passado por esta terrível doença. Aprendemos com esse versículo que devemos dar nossa ajuda, apoio e apoio a todos os tipos de pessoas que encontramos no ministério, sem julgar de forma alguma, nem pela aparência, posses ou qualquer outro tipo de coisa.
No capítulo 14 de Levítico , vemos a exatidão científica da Bíblia, pois apesar de não ser um livro de ciências, quando fala dela o faz com uma exatidão muito à frente de seu tempo, pois neste capítulo encontramos as leis sobre higiene e quarentena, mesmo muito antes de os germes e formas de infecção serem descobertos.
Le 14: 8 . Podemos mostrar com este texto que a Bíblia estava muito à frente de seu tempo em procedimentos seguros para garantir a higiene pessoal como a saúde e que seguindo essas dicas os israelitas se mantinham saudáveis, muito diferente de algumas culturas que até usavam resíduos para fins médicos Com isso podemos mostrar que a Bíblia é um livro prático e atual.
Levítico 14: 8 , O israelita que tinha uma doença infecciosa tinha que ficar fora do acampamento, o que indica que deveria ter limites fixos, graças a isso e aos vários regulamentos sanitários a saúde e a pureza do povo podiam ser mantidas. Isso me ensina que, da mesma forma, para manter a saúde espiritual e a pureza na congregação, devemos estar dentro dos limites morais que nos separam da adoração falsa e dos comportamentos mundanos. Portanto, se queremos a aprovação de Jeová, temos que obedecer a essas demarcações de natureza espiritual.
OUTROS TEMAS
Levítico 15: 1 e 3 , vemos que as leis sanitárias, assim como as normas sobre moralidade sexual, salvaguardavam os israelitas da doença e da depravação, visto que outros povos foram contaminados, hoje o mundo em que vivemos valoriza o sexo e pornografia, portanto, obedecer às leis de Jeová me mantém livre dessas coisas, sem cair na imoralidade e ser dominado pelas concupiscências da carne.
No capítulo 14 , vemos que parte dos deveres sacerdotais consistia em lidar com casos de impureza, é que hoje, os anciãos têm um dever semelhante dentro da congregação porque eles têm que estar vigilantes e manter a congregação limpa de todos os pecados.
Levítico 14: 34-36 , vemos que a lei dizia que quando eles vissem uma mancha na casa, eles deveriam ir ao sacerdote e deixar passar muito tempo. Isso me ensina que os servos de Jeová devem estar constantemente testando a nós mesmos. Bem, se encontrarmos uma fraqueza, podemos agir. pois se formos descuidados ou se deixarmos passar, nossa casa, por assim dizer, pode acabar coberta de mofo.
Levítico 14:14 , vemos que o sangue de animais foi usado para a purificação, isso nos lembra que Jesus também deu seu sangue para a purificação de toda a humanidade, por isso devo ser grato e valorizar este sacrifício sendo leal a Jeová .
Levítico 15:31 . Quando lemos certos capítulos de Levítico, podemos pensar que os israelitas tinham muitas coisas para serem impuras e para se purificarem. Mas a verdade é que as tentações que Satanás nos apresenta, as várias provas que existem hoje, excedem em muito, este sistema de coisas é cruel e buscará nos corromper. Não cedamos nem baixemos a guarda, que nossa posição seja sempre firme e nos mantenhamos sempre puros e limpos.
Levítico 14: 1-10 . A sutileza e o desenvolvimento tecnológico tornaram possível colocar conteúdo imoral nas mãos das pessoas em questão de segundos. Isso pode ser de diferentes formas, de textos provocativos, imagens a áudios ou vídeos. É preciso ter muito cuidado e evitar todo esse tipo de conteúdo multimídia e eliminá-lo imediatamente caso chegue até nós de alguma forma. A pornografia nos torna impuros como esses israelitas e pecamos contra Deus.
Levítico 14:45 . Se um mau pensamento ou sentimento que removemos de nossa mente, ou nos desligamos de objetos que podem nos incitar a algo imoral, ainda é um problema. Teremos que tomar medidas mais drásticas, como se for necessário derrubar uma casa para que nossa fé não enfraqueça, se tivermos que cortar alguns relacionamentos isso será feito, temos que fazer todo o necessário para que o mofo não inunde nossas mentes e corações com coisas impuras. .
Levítico 14:41, 42 . Assim como os israelitas rasgaram, quebraram e esmagaram as paredes, paredes ou pedras, caso essa lepra se manifestasse na forma de mofo ou de outra forma nas casas, devemos fazer o mesmo quando um pensamento nos ocorrer ou sentindo que pode ser uma pedra de tropeço em nossa fé, precisamos nos livrar disso imediatamente.
Levítico 14: 19,20 . Os padres sabiam o que fazer nesta situação porque Deus havia escrito assim. Os anciãos da congregação também sabem agir diante de um mal que pode contaminar a congregação ou um irmão, por isso a Bíblia também diz e é por isso que temos que confiar no trabalho que fazem e no processo que levam. Desta forma, a congregação será mantida limpa.
Levítico 14:11 . A severidade de Jeová salvou muitos israelitas dessa terrível doença. O método e os procedimentos que ele ditou eram claros e deviam ser seguidos em todos os níveis de detalhe. As instruções foram claras, precisas e concisas, detalhando cada etapa. Cada passo para obter a vida eterna também é detalhado na Bíblia e, como os israelitas, temos que cumprir cuidadosamente todas as diretrizes que nos dizem.
Levítico 14: 3 . Quando o leproso está curado e deve ser declarado limpo pelo sacerdote. O leproso espera na porta do pátio da tenda de reunião que o sacerdote o examine e ele esteja efetivamente curado, para depois oferecer a oferta para terminar sua purificação. Aprendemos na cautela que tinha que ser tomada e havia dito Deus para o bem de todos. Hoje, mais do que nunca, devemos ser muito cautelosos todos os dias com as armadilhas de Satanás para nos manter limpos.
Levítico 15:18 mostra que as prescrições da lei do pacto indicavam que a relação sexual, mesmo dentro do casamento, causava impureza temporária. Tal disposição não diminuiu esse dom divino, pelo contrário, cumpriram uma grande tarefa: manter o povo no favor de Jeová, visto que os separava das práticas pecaminosas das nações corruptas ao seu redor. Isso me ensina que a lei de Jeová é perfeita e promove um estilo de vida em que ensina homens e mulheres a respeitar os órgãos sexuais e a defender elevados valores morais. além disso, enfatiza a santidade e que devemos nos manter separados das práticas impuras que são aceitas no mundo.
Levítico 14: 46,47 , vemos que uma das medidas para prevenir a propagação da doença da lepra era que se um israelita entrasse em uma casa infectada, ele tinha que lavar suas roupas, cumprindo esta medida impedia a transmissão infecciosa, e também, foi um sinal de amor à família e ao próximo. Isso me ensina que a Bíblia incentiva a limpeza, portanto, devemos lavar a roupa, pois evita doenças e problemas de pele e evitamos agentes infecciosos que possam infectar nossa família ou conhecidos. Talvez nossas roupas não sejam da última moda; Mas deve ser sempre limpo, ao mesmo tempo que ajudamos as pessoas a fazer uma boa imagem da adoração de Jeová.
Le 14: 8 . É interessante ver que já no antigo Israel já existiam métodos para evitar o contágio de doenças infecciosas, neste caso quem já havia se curado da hanseníase tinha que lavar a roupa, raspar todo o cabelo e se banhar em água, com esta garantia a saúde das pessoas, sem dúvida seguir as recomendações sobre questões de saúde pode nos ajudar a cuidar da nossa saúde.
Le 15 . Podemos nos perguntar por que os relacionamentos íntimos assim como o parto eram considerados impuros, bem, devemos ter em mente que Jeová arranjou tais atos para trazer uma nova vida, para isso, os do casamento foram elevados ao nível de santidade, separados pois as prescrições para esses casos resultaram em benefícios higiênicos para ambas as partes.
Le 3:24. Esta lei limitava as relações íntimas mesmo dentro do casamento, além das implicações sobre a pureza e santidade deste mandato, era também um sinal de consideração e autocontrole que o homem grosso deveria se manifestar, sem dúvida todo marido deveria ter consideração por sua esposa em todos os sentidos , Você deve prestar atenção a ele e, o mais importante, mostrar-lhe a qualidade mais importante, o amor.
Comentários
Postar um comentário