Encontré Joyas Espirituais 2020 2021, Semana De 28 de dezembro a 3 de janeiro, Levítico 16 a 17, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais 2020: 28 de dezembro, 3 de janeiro de 2021, LEVÍTICO 16-17, Respostas.




Encontré Joyas Espirituais  Escondidas (10 min.)


Le 16:10. Em que sentido o bode para Azazel representa o sacrifício de Jesus? (it-1 261).


Foi em um sentido simbólico, uma vez por ano, no dia da expiação, o sumo sacerdote tinha que "colocar as duas mãos na cabeça do bode vivo e confessar sobre ele todos os erros dos filhos de Israel" antes de enviá-lo para o deserto de o que em um sentido simbólico tirará os pecados do povo. da mesma forma, com base no sacrifício de Jesus, ele "carrega" ou tira os pecados da humanidade, e desta forma os pecados são completamente banidos, tornando possível a milhões de pessoas e tendo fé nele serem abençoados com vida eterna aqui na terra.


RESPOSTA OPCIONAL


O bode para azazel recebeu poder expiatório de outro bode que foi sacrificado, assim ele te carregou com todos os pecados do povo e o levou para o deserto onde ele se perdeu com eles, da mesma forma, Jesus foi uma vítima expiatória, pois carregou com todos os pecados e doenças da humanidade, e tirá-los nos deu a oportunidade de viver para sempre.



COMENTÁRIOS ADICIONAIS


Em primeiro lugar, a tradução mais popular da palavra Azazel é "bode desaparecido". O que isto significa? No Dia da Expiação, o sumo sacerdote que preparou a oferta diante da Arca da Aliança, ou seja, diante da presença de Deus para o perdão dos pecados que todas e todas as pessoas cometeram. O sumo sacerdote tinha que oferecer dois bodes machos. Entre os dois, foi decidido qual dos dois foi sacrificado enquanto o outro permaneceu vivo e foi enviado para o deserto. O que isso tem a ver com Jesus? Um dos bodes, o sacrificado, foi designado para Jeová e o outro para Azazel, o último permanecendo vivo diante da presença de Jeová para fazer expiação por ele, e então ele foi enviado para o deserto. Nós sabemos da santidade do sangue,no sangue está a vida que só Deus pode dar e por isso é sagrado para todos os cristãos.


Pois bem, o bode sacrificado, seu sangue conferia uma faculdade expiatória, ou seja, de perdão dos pecados ao bode Azazel, o valor do sangue, da vida do sacrificado era transmitido para aquele que permaneceu vivo e que era para Azazel.


Esse bode não foi sacrificado, mas carregou sobre ele o mérito expiatório, o valor da vida que vinha do outro animal, e isso foi aceito por esse bode que permaneceu vivo por estar na presença de Jeová quando esse procedimento ocorreu. Esta cabra enviada a Azazel por um homem preparado para ela foi enviada ao deserto onde perdeu e com ela, os pecados do povo de todo o ano, que desapareceram no referido deserto. Esses dois animais eram considerados uma única oferta pelo pecado.


Desta forma, o bode para Azazel representou o sacrifício de Jesus. Jesus, cujo sangue como uma vida humana perfeita e que sempre viveu lealmente a Deus, tem muito mais valor do que o sangue de todos os animais que foram abatidos até então. Jesus foi a vítima expiatória pelos pecados da humanidade, Jesus carregou todas as nossas enfermidades, transgressões, pecados e os levou embora, carregou o pecado de todos aqueles que exercem fé no valor do seu sacrifício, o Resgate.


Le 17:10, 11. Por que não aceitamos transfusões de sangue? (w14 11/15 10 par. 10)


Esses textos dizem que nenhum "homem da casa de Israel ou algum residente forasteiro" deve comer sangue. Da mesma forma, os servos de Deus não podem aceitar a prática médica de tirar uma certa quantidade de sangue humano e dar em transfusões para prolongar a vida. Mesmo em situações em que nossa própria vida está em perigo, estamos determinados a cumprir este mandato, entendemos que o sangue representa a vida e é sagrado para Deus, portanto, não aceitamos transfusões de sangue, às quais haverá quem nos ridicularize por Não aceitamos, visto que é mais importante obedecermos a Jeová do que tentar estender nossa própria vida desobedecendo às suas regras.


RESPOSTA OPCIONAL


Por amor a Jeová e seus mandamentos, Visto que desde o tempo dos israelitas proibia comer sangue e em Atos 15:29 não se lembrou mais uma vez de se abster de sangue, o que inclui transfusões, por isso nos mantemos firmes em esta decisão, mesmo que nossas vidas estivessem em perigo.


COMENTÁRIOS ADICIONAIS


Como vimos na pergunta anterior, o valor do sangue é sagrado, contém a vida valiosa que temos e todos os seres vivos têm à disposição e que só Jeová pode dar, por isso só pertence a ele e não para homens.


Além disso, os verdadeiros cristãos com profunda fé em Deus e em sua palavra entendem o grande valor do sangue que talvez seja diferente do valor que muitas pessoas dão a ele. No entanto, estamos cientes de tudo o que ele representa e sempre estaremos firmes no mandamento bíblico, mesmo em situações onde vidas estão em risco.


Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?


SOBRE JEOVÁ


Levítico 16:22 . O Dia da Expiação era celebrado no dia 10 de Tisri do ano sagrado e era a expiação de todos os pecados do povo. Hoje, muito mais pessoas vivem e com muito mais pecados, e todos esses pecados são carregados por Jesus com o sacrifício que ele fez por toda a humanidade que coloca fé no resgate e na Palavra de Deus, isso reflete uma grande demonstração de amor por Jeová.


Levítico 16:22, no texto vemos que Jeová exigiu que seu povo cumprisse esta oferta no Dia da Expiação, a fim de ficar limpo dos pecados. Isso me ensina sobre o imenso amor que Jeová tem pela humanidade, pois ele cuida de nós e não nos abandona, por isso devemos valorizar tudo o que ele faz por cada um de nós.


Em Levítico 17: 11-12 , vemos que quando Jeová proíbe os israelitas de usarem sangue como alimento, ele lhes dá razões pelas quais não deveriam usá-lo, e isso me ensina que Jeová não quer que tenhamos fé cega nele, ao contrário A nossa fé tem que ter motivos fundados e raciocínios lógicos, por isso a Bíblia nos deixou a sua palavra, onde nos explica tudo, por isso devemos analisá-la profundamente.


Levítico 16: 1 , O texto mostra que qualquer desrespeito ou violação das instruções divinas sobre como se aproximar do Deus soberano Jeová era pena de morte, como no caso de dois dos filhos de Arão. Isso me ensina que se aproximar de Jeová não é algo que se possa dar como certo ou que se acredite ser impossível, pois ele é o maior dignitário do universo, mas Jeová providenciou amorosamente ao se aproximar dele, graças ao sacrifício de resgate e serviço sacerdotal de Jesus Cristo. Portanto, devemos cumprir E respeitar os requisitos que ele nos deu, para que tenhamos a honra de ter uma amizade com ele para sermos mais dignos do universo nosso Deus Jeová.


Levítico 16; 2 , Jeová manifestou sua presença por meio de uma nuvem brilhante, esse esplendor sobrenatural no santuário deu confiança ao sumo sacerdote e, por meio dele, a todos os israelitas de que a presença protetora de Jeová estava cuidando deles e atendendo às suas necessidades. Isso me ensina que Jeová é a fonte de iluminação, por isso podemos ter certeza de que ele é nosso pastor protetor e pai amoroso, continuando a nos iluminar no caminho que conduz à vida. Pois em breve, no novo mundo, a brilhante e nobre luz espiritual de Jeová influenciará a humanidade e desfrutaremos plenamente os benefícios de sua luz. 


Levítico 16: 23-25 , No Dia da Expiação, depois de apresentar as ofertas pelo pecado e antes de fazer o mesmo com os holocaustos, o sumo sacerdote lavava-se e trocava-se, tirando as vestes brancas da Imaculada e colocando Suas belas vestes, é um sinal de que Jeová pediu limpeza e roupas adequadas para adorá-lo. Isso me ensina que não devemos levar a questão da limpeza ou das roupas levianamente, este texto não lembra que os servos de Deus devem estar sempre limpos e vestir-se adequadamente, visto que não temos que usar roupas caras, mas deve ser limpo, de bom gosto e modesto, apresentável para adorar e servir ao nosso santo Deus Jeová.


Esses capítulos do livro de Levítico , Eles falam dos sacrifícios que os israelitas sempre tiveram que fazer por seus erros, hoje ainda somos pecadores como eles. Mas, graças ao imenso amor de Jeová, não precisamos mais fazer tais sacrifícios, visto que ele enviou seu filho como sacrifício por todos, Ele diz que devemos mostrar nossa gratidão a ele servindo-o de coração.


Levítico 17: 3,4 . Nestes versículos vemos a importância do valor do sangue, que nós cristãos sabemos, a vida é por meio dele, e somente Jeová pode decidir sobre isso. É assim que essa pessoa seria eliminada de seu povo. Os cristãos respeitam a vida e não temos o poder de decidir ou julgar sobre ela, só Jeová pode.


Le 16: 12,13 . O sumo sacerdote tinha que oferecer incenso na presença de Jeová com muito respeito o que ele fazia antes de oferecer os sacrifícios e assim se certificou de que tinha a aprovação de Jeová, também podemos dizer que nossas orações são como incenso por Jeová, portanto, Quando passamos por provações, suplicamos a Jeová que nos ajude porque queremos agradá-lo.


O MINISTÉRIO


Levítico 16: 4 , Mostra que Jeová ordenou a Arão que vestisse certas vestes para entrar no Lugar Santo, de modo que podemos ver que Jeová deu instruções detalhadas a respeito das roupas. Embora Jeová não nos diga exatamente o que vestir hoje, sabemos que ele deseja que sejamos recatados e que nossas roupas reflitam o que o servimos, e não apenas quando estamos em reuniões ou pregando.


Ao longo do capítulo 16 de Levítico , vemos que Jeová incorporou um sistema sacrificial para o povo, que era um sistema bem definido, pois explicava como eles deveriam oferecê-los se quisessem ser amados por Jeová. Portanto, este capítulo não pode ser usado com nossos alunos para mostrar a eles que não apenas basta ser bom para Jeová aceitar nossa adoração, porque ele deseja que eles o adorem de acordo com seus mandamentos e leis que se encontram na Bíblia.


Levítico 17:13 , diz que se alguém matasse um animal para comer, eles tinham que derramar seu sangue e cobri-lo com pó e isso porque a terra é o escabelo dos pés de Deus, então ao derramar o sangue do animal na terra , a pessoa certa que devolveu aquela vida ao doador da vida e mostrou o devido respeito pela vida. Os cristãos de hoje são muito claros que não devemos comer sangue, mas também podemos estar desrespeitando a vida, se a colocarmos em perigo por coisas desnecessárias ou pura diversão.


Levítico 16:13 . Este incenso bem preparado causou uma nuvem que protegeu a Arca e o compartimento onde estava o sumo sacerdote. O Salmo 141: 2 diz que nossas orações devem ser como este incenso, e é que nos oferecem proteção, por exemplo no ministério, através da oração pedimos espírito santo para nos proteger e nos ajudar no que estamos fazendo. prestes a nos enfrentar. As orações que fazemos têm que ser bem preparadas como este incenso.


Le 17: 3-5 . Se os israelitas quisessem comer carne, algo que não era muito frequente em sua dieta, eles tinham que sacrificar um animal para comê-la, eles tinham que levar para o santuário, alguns eram comidos no mesmo dia, e isso devido ao clima quente da Palestina e a ausência de Por meio de refrigeração, bactérias como Salmonella poderiam ser originadas, então essa foi uma medida para protegê-los de doenças futuras, o que me ensina o amor que Jeová demonstra por seu povo, pois seus mandatos protegiam seu povo de muitas doenças.


Levítico 16:23 . Aarão, para o Dia da Expiação, teve que trocar de roupa e colocar as vestes sagradas. Essas vestimentas eram diferentes das que ele usava em seu papel sacerdotal com outras ofertas pelo pecado. Como Arão, temos que respeitar nosso serviço a Deus e escolher as vestimentas adequadas para cada uma das facetas de nosso serviço a Deus, assim refletiremos respeito e humildade para com sua Obra.


OUTROS TEMAS


Levítico 17: 7 , Este texto mostra que os israelitas foram afetados até certo ponto pela falsa adoração do Egito, visto que Jeová os proibiu de fazer sacrifícios a demônios na forma de bodes. Isso me ensina que os demônios ainda exercem uma influência terrível sobre os humanos, por isso devemos ser cautelosos, pois eles podem nos afastar da adoração pura de Jeová. Visto que aqueles de nós que querem servir a Jeová temos que olhar para os belos de todos os objetos relacionados a eles, como livros, revistas, cartazes de filmes e gravações musicais ou amuletos, também se lermos e estudarmos a Bíblia todos os dias nossa fé será fortalecida e não servirá como escudo contra a influência de espíritos malignos.


Levítico 16:15 , Este texto mostra que no dia da expiação, o sacrifício do bode em favor do povo, representava o sacrifício de Jesus Cristo que beneficia a humanidade que não faz parte do Israel espiritual ou sacerdotal. Isso me ensina que Jesus abriu o caminho para que todas as pessoas se acheguem a Jeová. Portanto, se exercermos fé nesse sacrifício, podemos ganhar uma posição limpa perante Deus e desfrutar a bênção de prestar serviço sagrado a Ele. Portanto, esforcemo-nos continuamente para nos achegarmos a nosso pai celestial. Isso resultará em abundantes bênçãos agora, bem como a perspectiva de nos aproximarmos cada vez mais de Jeová por toda a eternidade.


Levítico 17:14 , A Bíblia relaciona a vida com o sangue dizendo "A alma de todos os tipos de carne é o seu sangue." É claro que a palavra de Deus trata a vida e o sangue como sagrados. Isso me ensina que Jeová mostrou que eles não deixaram aos seres humanos a escolha de usar a vida ou abusar dela como queriam, pois cada ser vivo tem um propósito e um lugar na criação de Deus. E nenhum homem tem o direito de tirar uma vida exceto quando Deus o permite e de acordo com a maneira que ele diz. portanto, nossos pensamentos e ações devem mostrar que valorizamos e respeitamos devidamente a dádiva da vida e do sangue, pois vêm de Jeová.


Levítico 17:10 , diz que o próprio Jeová enfrentaria a pessoa que não obedecer à ordem de não comer sangue, Então vemos que é um assunto muito sério e não deve ser levado levianamente, porque se não respeitarmos podemos perder a esperança de viver sob o Reino de Deus


Levítico 16: 12-15 , diz que o sumo sacerdote tinha que queimar o incenso antes de oferecer os sacrifícios, da mesma forma, antes de oferecer sua vida em sacrifício, Jesus tinha que obedecer realmente a Deus durante toda a sua vida, para que ele fosse aceitará seu sacrifício. Isso me ensina que, se quisermos que nosso sacrifício de louvor a Jeová seja aceito, devemos primeiro obedecer a Deus E cumprir seus mandamentos em nossa vida diária.


Levítico 16; 29 , neste texto vemos que no dia da expiação os israelitas deveriam se humilhar e buscar o perdão dos pecados, por isso jejuaram, assim como deveriam provar que realmente lamentaram seus pecados. reconheça e peça perdão a Jeová de coração se em algum momento falharmos com ele.


Levítico 17:10 , neste texto vemos que, assim como Jeová ordenou aos israelitas que não comessem sangue de qualquer espécie, da mesma forma devemos continuar a cumprir esta ordem, pois mesmo quando Jesus veio à Terra, ele usou pão e Veio como símbolo de sua carne e sangue, por isso não podemos comê-los no dia da comemoração, pois é algo sagrado.


Levítico 17:11 , neste texto vemos que para Jeová o sangue tem o mesmo valor que a vida, isso é algo que beneficia toda a humanidade, visto que, com base nessa lei, Deus tornou possível o perdão dos pecados , com o sacrifício de Jesus. Isso me ensina sobre o amor de Jeová e de Jesus, porque graças a esse sacrifício, podemos ter a oportunidade de ter a vida eterna.


Levítico 16: 4 . Nossos locais de reunião e congregações também são sagrados e, portanto, devemos usar as vestes sagradas que dão louvor e honra a Jeová. O ministério também, e nossas roupas devem se adaptar a ele. Mas é que toda a nossa vida é santa, pois prometemos dedicá-la a Deus, por isso a nossa forma de vestir todos os dias deve ser correta, sem ser influenciada pelas modas deste sistema.


Levítico 16: 6 . Nossa oração é como aquele incenso bem preparado que produzia um grande aroma agradável a Jeová. É o meio que temos para nos comunicarmos com ele, para tudo o que precisamos e para pedir perdão por nossas faltas. Por isso as orações devem ser bem preparadas e realizadas com respeito para que gerem este aroma agradável, e por isso, não pedimos apenas perdão pelas nossas faltas mas também pelas de nossa família.


Levítico 16:10 . O bode enviado a Azazel foi mantido vivo na presença de Deus como um símbolo de aceitação desse mérito expiatório do bode sacrificado. Os fiéis cristãos de Deus são testemunhas do sacrifício de Jesus como vítima expiatória e, por isso, demonstramos uma profunda fé no resgate que ele deu por toda a humanidade e o anunciamos em nossas boas novas a todas as pessoas.


Levítico 17:12 . A ordem dada é clara e direta: "nenhum homem deve comer sangue". No sangue está a vida do animal que só Deus foi capaz de dar. Os cristãos respeitam a santidade do sangue, e nossa comida e alimentos estão livres dele.


Levítico 17:13 . Se um homem pegasse um animal que pudesse ser comido, primeiro ele teria que derramar todo o seu sangue e cobri-lo com poeira. A cozedura que devemos fazer dos alimentos que ingerimos tem de ser correcta, pois nem sequer um vestígio de sangue pode permanecer nas nossas refeições.


Le 16: 2 . Aqui é explicado que Jeová apareceu em uma nuvem acima da cobertura, esta nuvem estava suspensa sobre a arca entre os querubins dourados, esta nuvem iluminava o Santíssimo, e cada vez que era o Dia da Expiação, o sumo sacerdote tinha que aparecer na presença de Jeová, representado pela nuvem que iluminava toda a sala.


Le 16:16 . O lugar onde morava Jeová, no caso o tabernáculo, eram lugares sagrados devido à sua presença, visto que esse lugar estava localizado no meio do povo israelita que estava em condição pecaminosa, o tabernáculo tinha que ser purificado de forma simbólica periodicamente da sujeira do pessoas espirrando sangue dos animais abatidos.


Le 4:29 . Os israelitas tinham que se humilhar perante Jeová ou como a Bíblia menciona com referências “para afligir suas almas”, esse era o sentido que durante o Dia da Expiação, eles deveriam buscar o perdão dos pecados e por eles faziam um jejum naquele dia, pois estava relacionado com o reconhecimento dos pecados.


Le 17: 1, 2 . Os sacerdotes e os israelitas receberam por meio de Moisés, o representante de Jeová, as leis do sangue que significavam um traço distintivo que serviria para identificar o povo de Deus, hoje os cristãos também estão sob o mesmo mandato de se abster de sangue , por isso continuamos constantemente a receber instruções sobre este assunto por meio do escravo fiel e sábio.


Le 17:13 . Visto que o sangue é algo sagrado para Jeová, ele espera que também o consideremos sagrado, até nos abstenhamos dele quando vamos comer, a Lei estipulava que se um animal fosse caçado com o propósito de comê-lo, seu sangue deveria ser derramado no chão Devemos também evitar comer qualquer alimento que contenha sangue em seu preparo.


Le 17:15 . É interessante notar que a Lei sobre a santidade do sangue se aplicava a israelitas e estrangeiros que abraçaram a adoração verdadeira e ficaram sob o pacto da Lei, embora as pessoas de todas as nações estivessem sob o mandato de Gênesis. 9: 3, 4 sobre também se abster de sangue, Jeová esperava que aqueles que o adoravam cumprissem plenamente seu mandato


Levítico 16: 2 , Texto mostra que Jeová deu um aviso a Arão, Podemos perceber o quão importante é obedecer aos mandamentos e princípios que Jeová nos ordenou em sua palavra a Bíblia, ela nos ensina que cabe a cada um de nós se queremos sobreviver ou morrer, porque nossas ações e palavras mostrarão que desejamos o prazer de Jeová; portanto, se quisermos viver para sempre, o mais importante é a total obediência que temos a Jeová.


Levítico 16: 5,6 , o texto mostra que eram necessários dois bodes, visto que um era como sacrifício e o outro era levado para o deserto por causa dos seus pecados. Esses textos nos ensinam que Jeová deu instruções específicas para o povo de Israel quando um pecado é cometido, então este texto nos faz pensar hoje, porque talvez como todos nós somos imperfeitos, devemos recorrer a Jeová em busca de perdão, e o que Fazemos pelos meios que ele deixou, quais são os nossos presbíteros da congregação, dessa forma estaremos obedecendo às instruções que ele nos deu através de sua palavra a Bíblia.


Levítico 16: 30,31 , Este texto nos diz que Jeová, se perdoa as pessoas que se arrependem de coração, para isso devemos nos esforçar para cumprir os requisitos que ele ordenou por meio de sua lei. Portanto, se hoje somos culpados de Jeová, devemos pedir seu perdão o mais rápido possível e assim ser agradáveis ​​aos seus olhos, e nunca nos esqueçamos de que Jeová, com seu imenso amor, nos perdoará.


Levítico 17: 3,4 , O texto nos faz pensar que nossa duração deve ser pura e para isso devemos cumprir os mandatos e princípios que Jeová nos ordenou, Peña que um ato de desobediência pode nos custar a vida e perdê-la para sempre, por isso Não vamos esquecer o que Jeová mencionou em sua palavra, a Bíblia, visto que nossa vida depende de nossa obediência.


Levítico 17:10 , este texto nos ensina claramente que Jeová não gosta que nenhum ser humano coma sangue de qualquer espécie, por isso, se um israelita comesse carne E depois descobrisse que essa carne não havia sido sangrada, ele era culpado de Pecado, por isso, como diz o versículo, isso o eliminaria do seu povo, ou seja, tiraria a vida dele, sem dúvida como naquela época também devemos seguir esta instrução para estar no auge da adoração que Jeová deseja.

Comentários