TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 23 a 29 de novembro de 2020, “Um sinal de gratidão”, Discurso preparado.

Tesouros da Bíblia,  “Um Sinal de Gratidão” , Discurso, 23-29 de novembro de 2020.

  


“Uma demonstração de apreciação” (10 min.)


Na semana passada, vimos as diferentes ofertas pela culpa e pelo pecado que os israelitas fizeram para reconquistar a aprovação de Jeová e fazer as pazes com Ele. Sabemos que hoje, Seus servos fiéis não fazem essas ofertas por meio de animais, mas ainda somos humanos imperfeitos como os israelitas e também cometemos erros e somos culpados de nossas ações, nossa imperfeição e os testes de Satanás nem sempre nos fazem agir da maneira adequada de um cristão. Em nossas orações temos consciência dessa imperfeição e dos erros que cometemos todos os dias, a maioria deles inconscientemente, por isso pedimos perdão por todos esses erros.


Não apenas nos voltamos para Deus para pedir perdão por nossos pecados, mas por muitas outras coisas. É o meio que Deus nos deu para nos comunicarmos diretamente com Ele, para Lhe contar sobre nossas conquistas, nossas preocupações, nossa gratidão por tudo o que Ele nos deu, assim como os israelitas fizeram com as ofertas pacíficas. Por meio da oração, nos achegamos a Jeová e nos tornamos amigos ainda melhores de nosso Pai celestial, conforme mencionado por Filipenses 4: 6,7, que diz: Não se aflija por nada. Em vez disso, em qualquer situação, por meio de orações e súplicas e dando graças, faça seus pedidos conhecidos a Deus, e a paz de Deus, que está além do que qualquer ser humano pode entender, protegerá seus corações e mentes por meio de Jesus Cristo


Os israelitas assim o fizeram e por esse motivo foi oferecido outro tipo de oferta totalmente diferente das ofertas pelo pecado, para entender melhor por favor, abra sua bíblia e vá para o livro de Levítico capítulo 7 e versículos 11 e 12, se você encontrar, junte-se a mim A leitura é assim: E esta é a lei do sacrifício pacífico que alguém pode apresentar a Jeová. Se você o apresentar como um sinal de agradecimento, você apresentará junto com o sacrifício da apreciação bagels sem fermento feitos com óleo, biscoitos finos sem fermento umedecidos em óleo e bagels feitos de farinha fina bem misturada e embebida em óleo.


Como acabamos de ler neste texto, as ofertas pacíficas eram acompanhadas do sacrifício de animais, alguns bagels sem fermento e alguns biscoitos. Esta oferta de agradecimento foi um momento íntimo entre a família que a apresenta e Jeová, como se comesse com Ele, também os sacerdotes que preparavam e faziam a oferta. Esse momento indicou o bom relacionamento da família com Jeová.


Então, quais eram as ofertas pacíficas? Este tipo de oferta não foi feita porque pecaram e tiveram que limpar a sua culpa, pelo contrário, foram um sinal de gratidão a Jeová por tudo o que ele lhes deu, fez por eles e um sinal do amor que sentem por Ele. Por meio das ofertas pacíficas, os israelitas mostraram sua profunda gratidão a Deus e o quanto se importam. Essas ofertas pacíficas também eram chamadas de ofertas de participação em comum. E como dissemos antes, o fato de eles se chamarem de paz não significa que eles tenham cometido um erro ou feito algo errado e agora eles tinham que fazer as pazes com Deus como poderia com as ofertas pelo pecado. O conceito de paz nessas ofertas significa que são gratos a Jeová, são felizes e sentem amor por ele.


Hoje, o termo paz se refere à ausência de guerras, diferentes tipos de conflitos ou distúrbios, mas na verdade ao que a Bíblia se refere com a expressão "Paz". Bem, agora vamos ler os versículos 13 a 15 do mesmo Capítulo 7 do Levítico diz assim: Ele apresentará sua oferta junto com bagels levedados e com o sacrifício de ação de graças de suas ofertas pacíficas. Com essa oferta, ele deve apresentar um de cada tipo de pão como porção sagrada a Jeová. Isso será do sacerdote que borrifa o sangue dos sacrifícios de paz. A carne do sacrifício de ação de graças de seus sacrifícios pacíficos deve ser comida no mesmo dia em que ele o oferece. Ele não deveria guardar nada para a manhã seguinte.


Na época dos israelitas, a palavra paz também tinha outros significados muito importantes, referindo-se ao bom relacionamento mantido com Jeová, um relacionamento próspero, alegre e feliz. Eram ofertas voluntárias, um presente para Jeová e uma honra para a família, por poder mostrar seu amor por ele e passar um momento e um tempo com Deus, mostrando o quanto o amam. Essas ofertas expressavam a profunda gratidão sentida pelas famílias que as apresentaram e também foi celebrada a condição de paz com Deus, ou seja, tiveram a aprovação de Jeová. Este momento íntimo entre os envolvidos neste sacrifício (a família que apresentou a oferta e os sacerdotes que a prepararam, oferecendo o sangue e a gordura a Jeová, como vimos nas semanas anteriores,dois aspectos que pertencem a Deus) denotavam a relação pacífica que existia entre eles, eles eram participantes de uma refeição simbólica junto com Jeová.


Ora, esta relação tinha que ser pura e sincera, esta oferta não poderia ser oferecida se houvesse culpa ou pecado, a lei estipulava que apenas as pessoas que estivessem limpas e não contaminadas tivessem o privilégio de oferecer esta oferta e participar nesta refeição simbólica com Jeová, então o que aconteceria se houvesse culpa ou pecado na oferta? Vamos agora ler Levítico 7:20 diz: Mas qualquer que for impuro e comer a carne do sacrifício pacífico, que é para Jeová, deve ser eliminado de sua Cidade.


Segundo o texto lido, se uma pessoa ou família impura por ato anterior ou por qualquer outra circunstância que quisesse aproveitar a oferta pacífica ou da comunhão e tivesse o maravilhoso privilégio de estar em paz com Jeová, estaria cometendo um pecado, tentando enganar a relação pacífica que afirmavam ter com Deus e seriam eliminados de seu povo, esse era um pecado grave e, portanto, essa consequência que lemos em Levítico 7:20. No entanto, se essa pessoa for impura ou poluída, isso não significa que ela não possa estabelecer esse tipo de relacionamento com Jeová, mas primeiro ela tinha que apresentar uma oferta pelo pecado ou culpa que incorreu a fim de recuperar a condição de estar limpo e puro aos olhos de Deus quando você aceita este holocausto pelo seu pecado.


Como aconteceu naquela época, queremos ser puros e limpos para estabelecer esse bom relacionamento com Jeová, desta forma, Tiago 5:14 diz: Há alguém doente entre vocês? Chame os anciãos da congregação e ore por ele, aplicando óleo nele em nome de Jeová.


E acima de tudo, o perdão dos nossos pecados é possível graças ao grande sacrifício que Jeová fez, neste caso, por todos nós, através de seu Filho, Jesus, dando a vida por todos, por todos que colocam fé em Deus.


Como servos de Jeová, mostramos nossa gratidão e oferecemos sinais de apreço por meio de nosso comportamento, conforme mencionado em 1 João 2: 1,2 que diz: Meus filhos, escrevo estas coisas para vocês, para que não cometam pecado. Mas, se alguém comete um pecado, temos um ajudador que está ao lado do Pai: Jesus Cristo, aquele que é justo. Ele é um sacrifício de reconciliação pelos nossos pecados, mas não só pelos nossos, mas também pelos do mundo inteiro.


Demonstramos nossa gratidão e oferecemos sinais de apreço por meio de nosso comportamento, vestindo a cada dia a nova personalidade cristã, distanciando-nos das práticas deste mundo e obedecendo às leis bíblicas e junto com a oração, demonstramos e estabelecemos uma bela e íntima relação com Jeová.


É por isso que devemos refletir sobre como podemos agradecer a Jeová por meio de nossas orações por tudo o que ele nos deu e como deixá-lo saber, mesmo que Jeová saiba disso, nossos sentimentos mais profundos em relação a ele, e isso é o que 1 Tessalonicenses 5 diz: 18: Agradeça por tudo. Esta é a vontade de Deus para você em Cristo Jesus. 


Além disso, já pensamos nos benefícios que recebemos pessoalmente quando somos gratos a Jeová? Com certeza, isso nos torna pessoas melhores, cultivamos gratidão e, dessa forma, seremos gratos também às pessoas mais próximas a nós e a todas as outras pessoas, tornando a Jeová ainda mais feliz.


Deus aceitará nossa adoração, ouvirá nossas orações e nos abençoará dia após dia. Cometemos erros todos os dias, se é verdade que existem alguns mais graves do que outros, que podem ser ofensas menores inconscientes. No entanto, em todos os casos, temos que ser rápidos e corrigir quaisquer erros ou transgressões que cometemos contra as leis divinas. No momento, não oferecemos o sangue de um animal como sacrifício, como holocausto pelo pecado, mas temos muitos meios que Jeová nos deu para podermos fazer as pazes com ele e sermos verdadeiramente dignos de seu Reino e de suas bênçãos. Um desses meios que ele nos forneceu são os anciãos de nossa congregação.


Queremos manter a integridade em todas as nossas ações, para que sejamos limpos e puros, e possamos, graças à nossa oração e ao nosso serviço a Jeová, mostrar gratidão e estabelecer um relacionamento achegado com nosso amoroso Pai Jeová.

Comentários