TESOUROS DA BÍBLIA, Semana De 2 a 8 de novembro de 2020, “Moisés seguiu as instruções ao pé da letra”, Discurso Preparado

Tesouros da Bíblia, “Moisés seguiu as instruções ao pé da letra”, Discurso, 2-8 de novembro de 2020.





“Moisés seguiu as instruções ao pé da letra” (10 min.)

A Bíblia menciona muitos personagens bíblicos que obedeceram voluntariamente às instruções de Jeová, embora essas recomendações não parecessem importantes ou não entendessem os motivos, pois mesmo assim foram obedientes e obedeceram à ordem de Jeová, um deles foi Moisés, Pois ele, apesar de ter limitações e às vezes não entender muito bem os motivos pelos quais Jeová lhe dava algumas orientações, era obediente a todas as instruções de Jeová. Porque temos certeza disso, bem para responder a essa pergunta abra sua bíblia por favor, vamos procurar juntos o livro de Êxodo 39:32, se você o encontrou junte-se à leitura que diz assim: Enfim tudo relacionado ao tabernáculo foi terminado, isto é, com a tenda de reunião. Os israelitas fizeram tudo que Jeová ordenou a Moisés.Eles fizeram exatamente como ele havia dito. 

Pelo que lemos, vemos que "Moisés era de longe o mais manso de todos os homens na superfície do solo." Qual foi uma das maneiras pelas quais você manifestou essa atitude mansa? Seguindo humildemente as ordens divinas, pois na Bíblia não o vemos questionando os mandamentos do Criador repetidamente ou reclamando de suas decisões. Pense apenas na ordem de Jeová de que um tabernáculo fosse construído para ele, uma tenda onde seria adorado. Moisés recebeu indicações muito precisas sobre a confecção dos tecidos, a cor dos fios, a quantidade de laçadas e muitos outros detalhes. Ao longo da história, Jeová usou superintendentes em sua organização para guiar seu povo. Claro, podemos ficar desanimados quando eles dão instruções que parecem muito meticulosas para nós.Mas nosso Pai celestial é um superintendente perfeito e sabe como confiar em seus servos e delegar autoridade a eles. Portanto, sempre que ele dá muitos detalhes, ele o faz com um bom motivo. 

Ora, quando Moisés recebeu tantas especificações para o tabernáculo, ele não ficou zangado com Jeová nem pensou que ele o estava menosprezando ou sufocando sua criatividade e liberdade. O oposto. Ele foi muito complacente e certificou-se de que os trabalhadores desempenhavam suas funções exatamente como havia sido combinado. Moisés não mostrou muita humildade? Sem dúvida, ele reconheceu que era a obra de Deus e que ele nada mais era do que seu instrumento. Nesta palestra falaremos dos motivos que temos para seguir as instruções que nos foram dadas, pois veremos como podemos aplicá-las em nossas reuniões de serviço de campo, para enfrentar uma emergência médica e enfrentar situações de emergência.

Com base na primeira imagem mostrada em nosso Guia de Atividades, Caros irmãos, como podemos aplicar este exemplo em nossas reuniões para o serviço de campo? Podemos fazê-lo não objetando ou questionando as decisões tomadas pelo Superintendente do Grupo. Imaginemos que o irmão que vemos na imagem decida não comentar com o pequenino, porque pela nossa imperfeição, diríamos dentro de nós que o irmão se equivoca ou que não está qualificado para assumir esse papel, mas se imitarmos o exemplo de Moisés, vamos nos esforçar para ver que Jeová é quem dirige sua organização e usa esses irmãos para dirigir sua organização, se vermos desse ponto de vista, será mais fácil sermos obedientes aos que tomam a dianteira na congregação.

E de que outra forma podemos mostrar obediência? Vamos ver agora em que outro campo da nossa vida cristã podemos aplicar este exemplo da obediência de Moisés, para isso vamos ler agora o versículo 43 do mesmo livro de Êxodo, se você o encontrou, diz assim : Quando Moisés examinou seu trabalho, ele viu que eles tinham feito exatamente como Jeová havia ordenado. E Moisés os abençoou.

O versículo é muito claro, visto que menciona que Moisés “examinou sua obra”, ele estava esperando que as instruções de Jeová fossem cumpridas exatamente como Jeová lhes havia ordenado. Esta é uma excelente lição, queridos irmãos, já que podemos aplicá-la em vários campos, mas vamos nos concentrar em uma situação especial, para isso vamos ver a imagem a seguir do nosso guia de atividades, porque ali podemos ver uma irmã que, como o Moisés inspecionando algo. 

Eu percebi do que se trata? Claro! Nossa irmã está observando atenta e cuidadosamente seu DPA, assim como Moisés estava "inspecionando" para cumprir as instruções de Jeová ao pé da letra, e nós, o que podemos aprender tanto com o exemplo de Moisés e com a fotografia do nosso guia? O que aprendemos Queridos irmãos e irmãs, é verdade que agora Jeová não se dirige a cada um de nós diretamente, mas o faz por meio de sua organização, pois designou Servos que nos dão orientações para o nosso próprio bem e nós o fazemos Muito bem obedecê-los, porque se obedecermos a esses Servos designados por Jeová, estaremos obedecendo ao próprio Jeová.

Agora vamos pensar nos problemas que Moisés teve que enfrentar, vamos lembrar que ele teve que liderar um povo reclamante, quando era mais jovem Moisés sabia que seus verdadeiros pais eram escravos. Bem, depois de matar um egípcio por bater em um israelita ele teve que fugir, então podemos ver que Moisés teve problemas e o texto que vamos ler mostra que ele também foi obediente apesar dos problemas que enfrentou. Vamos agora ler Êxodo capítulo 40 e os versículos 1, 2 e 16, é assim: Então Jeová disse a Moisés: “No primeiro dia do primeiro mês armarás o tabernáculo, isto é, a tenda de reunião. O versículo 16 diz: Moisés fez tudo o que o Senhor lhe ordenou, exatamente como havia dito.

O texto lido transmite a ideia de que “Moisés, como servo, foi fiel”, como diz Hebreus 3: 5. O que fez do profeta Moisés um servo fiel? Ao construir e instalar o tabernáculo, “Moisés passou a fazer segundo tudo o que Jeová lhe ordenara. Ele fez exatamente isso ”. Nós, adoradores de Jeová, mostramos fidelidade com obediência. 

Vamos agora ver a última imagem do nosso guia, pois ali vemos uma família se preparando antes de um desastre, referindo-se a esse assunto no nosso guia de atividades do mês de maio nos foram dadas algumas recomendações para quando surgirem situações de emergência, como nos foi recomendado uma mochila de emergência, dados de contato pessoal, um telefone celular e manter uma boa comunicação com os idosos antes, durante e depois de um desastre, preparar um kit de emergência e discutir os tipos de desastres que podem acontecer e o que fazer em cada um caso. Isso, é claro, inclui permanecer leal a ele quando passarmos por provações ou infortúnios. No entanto, nossa aprovação em grandes testes não é o único fator que determina se somos fiéis ou não. Jesus disse que “quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito,e o injusto no mínimo também é injusto no muito ”. Precisamos ser fiéis mesmo em assuntos que podem parecer de pouca importância.

Assim como Moisés seguiu cuidadosamente as instruções detalhadas de Jeová para construir e montar o tabernáculo. Nós também devemos seguir as instruções da organização de Jeová e obedecê-las rápida e voluntariamente. Devemos fazer isso mesmo que eles não pareçam importantes para nós ou não entendamos os motivos; se o fizermos, Jeová nos abençoará muito, assim como fez com Moisés.

Comentários